9 de fevereiro, terça-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


Faça sua inscrição no site www.abracambrasil.org.br/eventos

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

n o t í c i a s

Imunização no Brasil: cidades vacinam profissionais fora da linha de frente antes dos idosos e provocam críticas. Especialistas apontam ‘desordem’ nas primeiras semanas de vacinação, e falta de clareza nos critérios chega ao STF. Governo terá 5 dias para definir ordem nos grupos prioritários. ‘O Assunto’ debate a geopolítica da vacina contra a Covid-19. Brasil ultrapassa 232 mil mortes pela doença, com média móvel de 1.015 por dia. Auxílio emergencial: Bolsonaro diz que negocia com ministros; Rodrigo Pacheco vê ‘expectativa positiva’. Nos Estados Unidos, o julgamento de impeachment de Donald Trump no Senado começa nesta terça. E o ‘BBB21’ faz quase todos os cantores do reality crescerem no streaming.

Vacinação no Brasil

“Desordem”, “falta de planejamento” e “erro”. Especialistas ouvidos pelo G1 analisam de forma negativa um dos aspectos das primeiras semanas da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Os alvos da crítica são as cidades que passaram a vacinar profissionais da área de saúde que não atuam na linha de frente do combate à pandemia. Biólogos, psicólogos e educadores físicos, entre outros profissionais, ganharam prioridade em locais onde as doses não começaram a chegar aos idosos.

Nesta segunda (8), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo defina uma ordem de preferência, entre os grupos prioritários, para orientar a imunização contra a doença. Segundo o ministro, essa ordem deve seguir critérios-científicos, e a divulgação tem de ser feita em até cinco dias após o governo ser notificado.

Entenda o caso: o Plano Nacional de Vacinação atualizado em janeiro afirma que 77,2 milhões de pessoas pertencem aos grupos prioritários, incluindo idosos e médicos que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Mas, segundo Lewandowski, não está claro qual desses grupos deveria ser atendido primeiro, em um cenário no qual as vacinas ainda são escassas no país.

Antes de ser divulgada a determinação do ministro do STF, o Ministério da Saúde alertou que as “primeiras etapas” da campanha nacional de vacinação não têm previsão de atender 100% dos profissionais de saúde. Segundo o alerta do governo enviado para estados e municípios, um dos focos específicos da “primeira fase” da vacinação é atender 34% dos trabalhadores da saúde, apenas aqueles que atuam diretamente na linha de frente contra a pandemia. No entanto, o texto da pasta não tem o detalhamento pedido por Lewandowski.

  • Brasil já aplicou ao menos uma dose de vacina em 3,81 milhões, aponta consórcio de imprensa
  • Vacina contra a Covid-19 no Brasil: veja como está vacinação hoje na sua cidade
  • Variantes da Covid-19: entenda como o perfil das vacinas influencia na eficácia contra as mutações

O Assunto

Geopolítica da vacina: neste episódio, as estratégias de Rússia, China e Índia para suprir o vácuo deixado pela reserva desenfreada de doses pelos países ricos e as consequências mundiais da desigualdade da cobertura vacinal contra a Covid-19.

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Dados da pandemia

Brasil registra 687 mortes por Covid em 24 horasBrasil registra 687 mortes por Covid em 24 horas
EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

O total de mortes pela doença no país é de 232.248, de acordo com os dados coletados pelo consórcio de veículos de imprensa.

O Brasil registrou média móvel de 1.015 mortos por Covid a cada dia. O país contabilizou 9.550.301 casos e 232.248 óbitos desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa. Já são 19 dias seguidos com a média móvel de mortes acima de 1 mil. Sete estados estão com alta nos óbitos; veja os dados detalhados.

O estado de São Paulo está há 31 dias seguidos com média de mortes por Covid-19 acima de 200 por dia. A média diária de novos casos confirmados da doença também segue em patamar elevado, acima de 10 mil nesse período.

  • Governo de SP diz que 88% das escolas estaduais reabriram as portas nesta segunda; sindicato estima que 5% dos alunos foram às aulas
  • Senador e ex-governador da Paraíba, José Maranhão morre aos 87 anos
  • Entenda por que mesmo quem já teve Covid precisa usar máscara
  • Sistema de saúde entra em colapso em Rondônia

‘Tratamento precoce’

Parentes de pacientes internados em Manaus fazem fila para compra de oxigênio no dia 18 de janeiro. — Foto: Bruno Kelly/ReutersParentes de pacientes internados em Manaus fazem fila para compra de oxigênio no dia 18 de janeiro. — Foto: Bruno Kelly/Reuters
EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

O ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU), deu dez dias para a Secretaria de Saúde de Manaus responder se foi pressionada pelo Ministério da Saúde a tratar pacientes com Covid-19 com os remédios cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina. Os três medicamentos são ineficazes para o combate à doença, de acordo com estudos científicos realizados no Brasil e no exterior. No entanto, desde o início da pandemia o presidente Jair Bolsonaro insiste no tratamento com os medicamentos.

No despacho, Zymler faz menção a uma visita de uma força-tarefa do Ministério da Saúde a Manaus, no início de janeiro, quando a cidade já registrava disparada nos casos de Covid-19. Dias depois, o sistema de saúde de Manaus entrou em colapso.

  • Grupo de médicos e cientistas protocola pedido de impeachment de Bolsonaro
  • TJ rejeita denúncia do MP contra governo do Pará sobre suposta compra irregular de respiradores

Volta do benefício

O presidente da república, Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira, 08 de fevereiro — Foto: MATEUS BONOMI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDOO presidente da república, Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira, 08 de fevereiro — Foto: MATEUS BONOMI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro disse estar “negociando” uma possível retomada do auxílio emergencial com ministros. Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), falou sobre o tema em entrevista à GloboNews. Pacheco afirmou ver “expectativa positiva” de um anúncio ainda nesta semana. No entanto, os políticos não citaram valores ou o número de beneficiários, por exemplo.

“Estamos negociando com [os ministros] Onyx Lorenzoni [Cidadania], Paulo Guedes [Economia], Rogério Marinho [Desenvolvimento Regional], entre outros, a questão de um auxílio ao nosso povo, que está ainda em uma situação bastante complicada”, afirmou Bolsonaro.

  • Gerson Camarotti: Para compensar fim do auxílio emergencial, governo estuda benefício de R$ 200 por três meses

Mudança de cadeira

Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, no Piauí — Foto: Foto: Rafael Carvalho/Min. CidadaniaMinistro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, no Piauí — Foto: Foto: Rafael Carvalho/Min. Cidadania
EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, assumirá o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. A troca de cadeira de Onyx era aguardada a fim de abrir espaço no Ministério da Cidadania — que cuida do Bolsa Família e respondeu pelo auxílio emergencial — para contemplar aliados do governo que votaram nos candidatos de Bolsonaro nas eleições do Congresso Nacional.

O posto de ministro da Secretaria-Geral está vago desde o final de dezembro, quando o então titular Jorge Oliveira deixou o governo para assumir uma cadeira de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

  • Andréia Sadi: Aliado de ACM Neto, deputado é cotado para ocupar ministério da Cidadania
  • EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Congresso Nacional

Arthur Lira em Manaus — Foto: REUTERS/Bruno KellyArthur Lira em Manaus — Foto: REUTERS/Bruno Kelly
EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), eleito para o posto no último dia 1º, decidiu mudar o local destinado à imprensa na Casa para instalar no lugar o novo gabinete da presidência. Com isso, os jornalistas atualmente alocados em um comitê com acesso direto ao plenário passarão a trabalhar em um espaço distante da área onde são realizadas as sessões da Câmara.

Alta dos combustíveis

Petrobras sobe preços do diesel, gasolina e GLP — Foto: Reprodução / EPTVPetrobras sobe preços do diesel, gasolina e GLP — Foto: Reprodução / EPTV
EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Começa hoje a vigorar o aumento dos preços médios de venda às distribuidores da gasolina, diesel e GLP, segundo a Petrobras. O preço médio de venda da gasolina passará a ser de R$ 2,25 por litro, refletindo aumento médio de R$ 0,17 por litro. Já o preço médio de venda de diesel passará a ser de R$ 2,24 por litro, refletindo aumento médio de R$ 0,13 por litro.

É a terceira alta do ano nos preços da gasolina, e a segunda no valor do litro do diesel. Desde o início do ano, a Petrobras já elevou em 22% o preço da gasolina – em dezembro, o litro custava R$ 1,84. Já o diesel subiu 10,9%. Com as novas altas, o litro da gasolina passou a custar mais caro que o do diesel às distribuidoras.

  • Como são formados os preços da gasolina e diesel?

Pauta na Câmara

Sede do Banco Central em Brasília  — Foto: REUTERS/Adriano MachadoSede do Banco Central em Brasília — Foto: REUTERS/Adriano Machado
EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Relator na Câmara do projeto que estabelece a autonomia do Banco Central, o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) afirmou que o parecer sobre o texto já foi chancelado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e pelo próprio presidente do BC, Roberto Campos Neto. Segundo o parlamentar, a versão final do texto será apresentada em uma reunião de líderes hoje e, se o acordo se mantiver, o tema vai à votação em plenário até quarta (10).

Lembre o caso: a autonomia do BC já foi aprovada no Senado e estabelece, entre outras mudanças, mandatos de quatro anos para os diretores da instituição.

Estados Unidos

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e a ex-primeira-dama Melania Trump deixam a Casa Branca em 20 de janeiro de 2021, dia da posse Joe Biden — Foto: Leah Millis/ReutersO ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e a ex-primeira-dama Melania Trump deixam a Casa Branca em 20 de janeiro de 2021, dia da posse Joe Biden — Foto: Leah Millis/Reuters EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Com previsão de duração menor do que na primeira ocasião – quando se arrastou por três semanas – começa nesta terça-feira (9) o julgamento do segundo impeachment de Donald Trump no Senado americano.

Único presidente na história dos Estados Unidos a ser condenado duas vezes pela Câmara, ele agora é acusado de incitar à violência que resultou na invasão ao Capitólio, a sede do Congresso, em 6 de janeiro.

A aprovação do impeachment parece improvável pela composição da Casa, mas Trump corre o risco de perder direitos políticos. Veja como será o julgamento.

Previsão do tempo

Confira os destaques da previsão do tempo3 minConfira os destaques da previsão do tempo

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br