8 de fevereiro, segunda-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Faça sua inscrição no site www.abracambrasil.org.br/eventos

INSTAGRAM DA ABRACAM - https://www.instagram.com/p/CKxF3ttjLlG/?utm_source=ig_embed&ig_mid=9F6F9CAE-ADDD-4867-AF67-21C8656F93F6

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

n o t í c i a s

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


A semana começa com a volta às aulas nas redes de ensino do estado de São Paulo e da cidade do Rio de Janeiro. Em São Paulo, a liberação ocorre respeitando medidas de proteção contra a Covid-19. Na capital carioca, o retorno dos alunos na rede municipal ainda será remoto. O Instituto Butantan começa a produzir mais doses da CoronaVac e a Fiocruz já está com os insumos da vacina de Oxford. Tem ainda o ‘BBB Voice’ com a edição mais musical do reality, que formou seu segundo paredão depois da desistência de Lucas Penteado.

Números da pandemia

Total de mortes por Covid no Brasil chega a 231.561, aponta consórcio de imprensaTotal de mortes por Covid no Brasil chega a 231.561, aponta consórcio de imprensa

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

País contabilizou 9.522.132 casos e 231.561 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa. Já são 18 dias seguidos com a média móvel de mortes acima de 1 mil.

O país registrou 492 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 231.561 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.004. Já são 18 dias com essa média acima da marca de 1 mil.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 9.522.132 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 43.637 desses confirmados no último dia.

Idosos falam do alívio ao serem vacinadosIdosos falam do alívio ao serem vacinados

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Histórias como a do casal Hélio e Dirce, que foram juntos receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em São Paulo, se repetem. Só na capital paulista, mais de 10 mil idosos com mais de 90 anos já foram vacinados.

Já o balanço da vacinação contra Covid-19 aponta que o Brasil já aplicou 3.598.838 de doses, segundo dados divulgados até as 20h deste domingo. A segunda dose já foi aplicada em 25.688 pessoas nos estados de Pernambuco e Minas Gerais.

  • Variante britânica se espalha com rapidez e pode dominar casos de Covid nos EUA
  • África do Sul suspende uso da vacina de Oxford após evidência de limitação contra a variante

No fim de semana, a Fiocruz recebeu os insumos para fabricação da vacina de Oxford aqui no Brasil. Em São Paulo, o Instituto Butantan já começou a produzir mais doses da CoronaVac com a matéria-prima que chegou da China na semana passada.

  • Cidade de São Paulo ganha novos postos de vacinação drive-thru para imunização de idosos contra a Covid-19; veja endereços

Volta às aulas

Crianças em aula presencial durante a pandemia do coronavírus em São Paulo — Foto: Werther Santana/Estadão ConteúdoCrianças em aula presencial durante a pandemia do coronavírus em São Paulo — Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

As escolas estaduais de São Paulo estão liberadas para o retorno das aulas presenciais a partir desta segunda-feira (8), desde que sigam protocolos de proteção contra a Covid-19. Há uma semana, o retorno aconteceu nas instituições privadas do estado, e está marcado para o dia 15 de fevereiro na rede pública municipal da capital paulista.

O ensino público estadual possui cerca de 3,3 milhões de alunos, que estudam em 5.100 escolas do estado. Essas unidades estão autorizadas a funcionar de forma híbrida, com parte do ensino virtual e parte na escola novamente.

A retomada será gradativa, em esquema de rodízio entre os alunos, com 35% dos estudantes presentes a cada dia.

  • 15 estados definiram volta às aulas para fevereiro, ao menos com ensino remoto; confira situação na sua região

Rio de Janeiro

No Rio, os alunos da rede municipal voltam às aulas remotamente nesta segunda. O ensino presencial será retomado a partir do dia 24, começando pela pré-escola, 1º ano e segundo ano. Os demais têm retorno previsto para março e abril.

Também nesta segunda, a rede estadual começa uma “avaliação diagnóstica” de todos os alunos. O retorno às aulas está previsto para 1º de março no sistema híbrido: o aluno poderá escolher entre o ensino on-line ou presencial.

Enem digital

Segundo dia de provas do Enem digital registra 67,5% de abstenção — Foto: Lucio Alves / TV GloboSegundo dia de provas do Enem digital registra 67,5% de abstenção — Foto: Lucio Alves / TV Globo

A primeira edição do Enem digital teve uma abstenção total de 71,3%. O número foi divulgado neste domingo (7) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

  • 2º dia do Enem digital teve questão sobre vacina na prova de ciências

Eram esperados 93.079 candidatos, mas compareceram 26.7609 (28,7%) e faltaram 66.370 (71,3%). O número exclui os inscritos no Amazonas (que teve as provas suspensas na pandemia) e candidatos de um local de prova de Macapá, que teve problemas estruturais e a prova foi cancelada.

Sobre a prova deste ano, o Inep informou que o exame está sendo planejado para ocorrer em novembro ou dezembro.

O Assunto

Desde 1995, segundo dados oficiais, mais de 55 mil pessoas foram libertadas de situações análogas à escravidão no Brasil. A maioria estava no campo, mas o crime ocorre também nas cidades, com uma frequência que chama a atenção das autoridades envolvidas nos flagrantes.

No caso mais recente a ganhar destaque no noticiário, uma mulher de 63 anos passou quatro décadas a serviço de uma família que, além de submetê-la a condições humilhantes, ficava com toda a sua suposta remuneração -inclusive o auxílio emergencial da pandemia.

Os responsáveis “tiram as referências da vítima e se aproveitam disso”, explica Alexandre Lyra, auditor fiscal do trabalho que participou dessa operação de resgate, num bairro do Rio de Janeiro que se chama Abolição.

Ouça o episódio abaixo:

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Tráfico no avião da FAB

O Fantástico mostrou detalhes inéditos da investigação da Polícia Federal sobre o uso de aviões da Força Aérea Brasileira no tráfico internacional de drogas.

Em junho de 2019, um sargento da FAB foi preso em Sevilha, na Espanha, transportando 39 quilos de cocaína pura em um voo da comitiva presidencial.

São documentos que revelam as primeiras conexões dessa rede de traficantes. Um caso que ainda tem muitas lacunas a serem preenchidas. Veja a reportagem abaixo:

Investigação aponta possíveis cúmplices de militar que transportava cocaína na comitiva de BolsonaroInvestigação aponta possíveis cúmplices de militar que transportava cocaína na comitiva de Bolsonaro

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

O Fantástico destaca informações inéditas de um caso que constrangeu o governo brasileiro: o transporte de malas com quase 40 quilos de cocaína pura, pelas mãos de um sargento da FAB em um voo da comitiva presidencial.

Concursos

Pelo menos 92 concursos públicos no país estão com inscrições abertas — Foto: DivulgaçãoPelo menos 92 concursos públicos no país estão com inscrições abertas — Foto: Divulgação

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Pelo menos 92 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (8) para preencher quase 9,5 mil vagas. Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade.

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Esporte

O Flamengo perdeu a chance de assumir a liderança do campeonato ao empatar com o Bragantino neste domingo. Com o resultado, o time carioca ficou dois pontos atrás do Internacional, que joga na quarta-feira. Neste segunda-feira, o rebaixado Botafogo encara o Grêmio, que luta por uma vaga na Libertadores.

Flamengo empata com Bragantino e fica a um ponto do Inter, líder do BrasileirãoFlamengo empata com Bragantino e fica a um ponto do Inter, líder do Brasileirão

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Em Goiânia, o Atlético Goianiense também empatou com o Santos. Veja a corrida da classificação do Campeonato Brasileiro.

No Mundial de Clubes, o Palmeiras foi derrotado por 1 a 0 pelo Tigres, do México, e deu adeus ao sonho de título. Al Ahly e Bayern de Munique jogam, às 15h, para decidir quem será o segundo finalista. Quem perder, enfrenta o time brasileiro na disputa do 3º lugar na próxima quinta-feira.

Palmeiras é eliminado pelo Tigres na final do Mundial de ClubesPalmeiras é eliminado pelo Tigres na final do Mundial de Clubes

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Oito dias após conquistar o bicampeonato da Libertadores, Verdão não joga bem e é derrotado por time mexicano com gol de Gignac, de pênalti; Weverton faz grandes defesas, mas não consegue evitar eliminação alviverde.

No Super Bowl, Tom Brady liderou os Buccaneers e conquistou seu 7º título, o segundo do time de Tampa. A partida contra o Kansas City Chiefs aconteceu na Flórida neste domingo. O show do intervalo foi comandado pelo The Weeknd e os tradicionais comerciais milionários tiveram participação de celebridades.

The Weeknd durante show do Super Bowl em Tampa, na Flórida — Foto: Getty Images via AFPThe Weeknd durante show do Super Bowl em Tampa, na Flórida — Foto: Getty Images via AFP

Mundial de Clubes

15h: Al Ahly-EGI x Bayern de Munique-ALE

Campeonato Brasileiro

20h: Botafogo x Grêmio

Previsão do tempo

Nesta segunda pode chover forte em Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro. Mesma previsão para Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre. No Sul, uma massa de ar seco predomina. Veja a previsão do dia:

Previsão alerta para risco de temporal e ventos fortes em MG nesta segunda-feira (8)Previsão alerta para risco de temporal e ventos fortes em MG nesta segunda-feira (8)

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Pode chover forte também no Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro. Mesma previsão para Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre. No Sul, uma massa de ar seco predomina nesta segunda-feira (8).