19 de janeiro, terça-feira -DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


Combate à Covid-19: 10 estados e o DF devem vacinar a partir desta terça-feira. Ontem, 16 unidades federativas começaram a imunização após o atraso na entrega de doses da CoronaVac. O governo antecipou a distribuição após pressão de governadores. O Instituto Butantan espera insumos parados na China para envasar novas doses no país. O Brasil chega a 210,3 mil mortes pela doença, com média móvel de 959 por dia. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, mente ao dizer que não recomendou “tratamento precoce”. STF rebate Bolsonaro e diz que nunca proibiu governo de atuar contra pandemia. O oxigênio doado pela Venezuela chega ao Amazonas nesta terça. Portas abertas ou fechadas? Trump libera entrada de brasileiros nos EUA, mas Biden deve manter restrição. E ainda: o Prouni 2021 divulga candidatos selecionados na primeira chamada hoje.

Vacinação no Brasil 💉

Dulcineia da Silva Lopes recebe dose da CoronaVac aos pés do Cristo Redentor, nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro. — Foto: REUTERS/Ricardo MoraesDulcineia da Silva Lopes recebe dose da CoronaVac aos pés do Cristo Redentor, nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro. — Foto: REUTERS/Ricardo Moraes

Dezesseis estados já têm os primeiros moradores vacinados contra a Covid-19. Até as 3h desta terça (18), 22 estados haviam recebido doses da CoronaVac; veja como está a distribuição em tempo real.

Os estados escolheram profissionais de saúde e moradores de abrigo, parte do grupo prioritário da vacina, para receber a primeira dose. Em Mato Grosso do Sul, a primeira vacinada foi uma indígena. A segunda dose deve ser administrada em cerca de 21 dias. Saiba quem foram os primeiros vacinados em cada unidade federativa.

Por pressão dos governadores, o Ministério da Saúde antecipou o início da campanha de imunização — que, a princípio, seria somente na quarta-feira. O ministro Eduardo Pazuello disse que a vacinação seria iniciada a partir das 17h de segunda em todo o país. No entanto, a entrega das doses atrasou após a pasta alterar voos para os estados. Das 6 milhões de doses da CoronaVac, 4.636.936 serão enviadas aos estados brasileiros. As outras 1.357.640 distribuídas em SP, segundo o governo estadual.

  • Saiba quais vacinas e quantas doses o Brasil tem para imunizar a população contra Covid

Neste domingo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial das vacinas CoronaVac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. Momentos depois, o governo de São Paulo aplicou a primeira dose do imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac e que será produzido pelo Instituto Butantan.

  • Butantan envia à Anvisa pedido para uso emergencial de doses da CoronaVac envasadas no instituto
  • Matéria-prima para a fabricação da CoronaVac e da vacina de Oxford vem da China
  • Butantan espera insumos parados na China para produção de novas doses
  • Fiocruz também aguarda matéria-prima de Oxford para iniciar produção

Vacinas da Índia sem data para chegada

Nesta segunda, Pazuello foi perguntado sobre as 2 milhões de doses da vacina de Oxford que o Brasil pretende importar da Índia — o imunizante obteve aprovação da Anvisa também neste domingo. O governo mobilizou um avião no fim de semana para buscá-las, mas a Índia atrasou a entrega. Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a viagem poderia ocorrer “em dois ou três dias”. Porém, o ministro não definiu um prazo e disse que a diferença de fuso horário complica as negociações.

Mudança no discurso

Pazuello muda o discurso e diz que ministério nunca recomendou 'tratamento precoce' para Covid
Pazuello muda o discurso e diz que ministério nunca recomendou ‘tratamento precoce’ para Covid

Esta Edição Completa, com vídeo, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, mentiu ao afirmar que o ministério nunca recomendou ‘tratamento precoce’ para Covid-19.

“Não confundam atendimento precoce com que remédio tomar”, declarou Pazuello em coletiva de imprensa.

Em 21 de maio, com Pazuello à frente da pasta ainda como ministro interino, o Ministério da Saúde divulgou uma nova versão de um documento técnico no qual recomenda que médicos receitem cloroquina e a hidroxicloroquina mesmo em casos leves de Covid-19. Já nesta segunda-feira (18), o ministro afirmou que nunca autorizou o Ministério da Saúde a fazer protocolo que indicasse tratamento. Ainda nesta segunda, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender o uso precoce de remédio para tratar a doença. Ao aprovar o uso emergencial de duas vacinas no último domingo (17), a Anvisa afirmou que não há tratamento precoce para a doença.

  • STF contesta Bolsonaro e diz em nota que nunca proibiu governo federal de atuar contra pandemia

Dados da pandemia

Brasil ultrapassa as 210 mil mortes por Covid
Brasil ultrapassa as 210 mil mortes por Covid

Esta Edição Completa, com vídeo, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

O Brasil ultrapassou a marca de 210 mil mortes pela Covid-19, com média móvel de 959 óbitos por dia. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 8.512.238 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. Onze estados apresentam alta nas mortes: MG, RJ, SP, GO, AM, RO, RR, TO, AL, PE e SE.

O estado do Ceará não divulgou boletim até as 20h desta segunda.

  • Veja a situação da pandemia no seu estado
  • Seis a cada dez brasileiros com Covid que precisaram ir para UTI morreram, diz estudo

Falta de oxigênio

Carretas com oxigênio atravessam fronteira do Brasil com a Venezuela — Foto: José Martí/Arquivo pessoal
Carretas com oxigênio atravessam fronteira do Brasil com a Venezuela — Foto: José Martí/Arquivo pessoal

O governo federal sabia do ‘iminente colapso do sistema de saúde’ do Amazonas dez dias antes de a crise estourar e faltar oxigênio para pacientes no estado, mostra um ofício que a Advocacia-Geral da União enviou ao Supremo Tribunal Federal. Atendendo a uma determinação do ministro Ricardo Lewandowski, o documento da AGU relatou as ações para enfrentar a crise no estado.

Nesta segunda, caminhões carregados com oxigênio da Venezuela cruzaram a fronteira do Brasil com destino a Manaus. As cargas têm mais de 100 mil m³ de oxigênio, distribuídos em cinco caminhões, doados pelo governo venezuelano e chegam nesta terça ao Amazonas.

O Assunto 🎧

O tema do episódio desta terça é como a catástrofe em Manaus recolocou em pauta a discussão sobre quem vai responder pela sequência de erros e omissões na gestão da pandemia no Brasil. Renata Lo Prete conversa com Vanja Santos, integrante da mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde do Amazonas, e com Oscar Vilhena, diretor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Ouça o podcast abaixo:

Esta Edição Completa, com vídeo, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Presidência da Câmara

A deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), candidata à presidência da Câmara — Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
A deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), candidata à presidência da Câmara — Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Com a candidatura da deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), a eleição para suceder Rodrigo Maia na presidência da Câmara dos Deputados chegou a oito candidatos. A votação será no dia 1º de fevereiro.

A bancada do PSOL conta com 10 deputados, e a decisão pela candidatura própria acabou dividindo os parlamentares. Parte deles defendia o apoio ao deputado Baleia Rossi (MDB-SP), assim como os demais partidos de oposição. O parlamentar do MDB é o nome defendido pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e, até agora, tem o apoio de 12 partidos. Já o seu principal adversário é o deputado Arthur Lira (PP-AL), que conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro e fechou um bloco com nove siglas.

  • Solidariedade muda de lado e anuncia apoio a Baleia Rossi na disputa à presidência da Câmara

Licença de 10 dias

Prefeito de SP, Bruno Covas (PSDB), faz juramento de posse na Câmara Municipal da cidade. — Foto: Afonso Braga/Rede Câmara SP
Prefeito de SP, Bruno Covas (PSDB), faz juramento de posse na Câmara Municipal da cidade. — Foto: Afonso Braga/Rede Câmara SP

O prefeito Bruno Covas (PSDB) se licenciou do cargo por 10 dias nesta segunda-feira (18) para uma nova etapa de tratamento contra um câncer diagnosticado na cárdia, transição entre estômago e esôfago.

De acordo com o boletim médico do Hospital Sírio Libanês, Covas foi submetido a uma sessão complementar de radioterapia e se ausentará da Prefeitura de SP “para repouso e cuidados pessoais”. Após esse período, a previsão é de que o prefeito continue com a imunoterapia e exames de controle (veja íntegra).

Enem na pandemia

Alunos chegando para prestar o Enem 2020 em 17 de janeiro; prova teve abstenção recorde — Foto: Reuters
Alunos chegando para prestar o Enem 2020 em 17 de janeiro; prova teve abstenção recorde — Foto: Reuters

A Defensoria Pública da União (DPU) encaminhou à Justiça Federal um pedido para adiar o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, marcado para domingo (24). A ação também pede que a prova seja remarcada para quem não compareceu ao exame no primeiro dia, quando o índice de abstenção atingiu o recorde de toda a história do Enem: 51,5%.

Embora o Inep, autarquia do Ministério da Educação responsável pelo exame, tenha assegurado que seguiria protocolos de segurança para fazer a prova em plena pandemia, houve candidatos barrados na porta da sala de prova porque os locais já estavam com a lotação acima do que estabelecia o protocolo contra a Covid. O G1 conversou com alguns deles.

  • E quem foi barrado no Enem 2020? E quem pegou Covid na véspera? Quando sai o gabarito oficial? Confira o calendário
  • Confira o GABARITO EXTRAOFICIAL

Aulão do Enem

Nesta terça, às 13h, o G1 faz um aulão de preparação para o Enem sobre a prova de ciências da natureza, que é no próximo domingo. Serão abordados tópicos sobre física e mecânica, biologia e ecologia, química e eletroquímica, eletricidade e ondulatória, além de temas transversais. Tem dúvidas sobre o assunto? Deixe nos comentários.

Prouni 2021

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021 divulga hoje os nomes dos candidatos aprovados na primeira chamada. Os selecionados terão até a próxima quarta-feira (27) para comprovar as informações prestadas na inscrição. O resultado da segunda chamada ocorre em 1º de fevereiro. Saiba mais.

O Prouni seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares. Um dos critérios de seleção é o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o adiamento do Enem 2020 por causa da pandemia, a nota desta edição só será divulgada no fim de março. Por isso, a seleção do Prouni deste primeiro semestre adotou as notas do Enem 2019.

Entrada liberada?

Passageiros chegam ao Aeroporto Internacional Seattle-Tacoma, nos EUA, em meio à epidemia mundial de coronavírus — Foto: Karen Ducey/Getty Images/AFP
Passageiros chegam ao Aeroporto Internacional Seattle-Tacoma, nos EUA, em meio à epidemia mundial de coronavírus — Foto: Karen Ducey/Getty Images/AFP

O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu as restrições de viagem que incluem o Brasil. A medida entraria em vigor dia 26 de janeiro, mesma data em que passa a valer exigência de testes negativos para todos os visitantes internacionais que desejarem entrar nos Estados Unidos. No entanto, a equipe de Joe Biden afirmou que o momento é de apertar as restrições, e não de flexibilizá-las.

Momentos depois de a Casa Branca publicar a ordem flexibilizando as restrições, a porta-voz do futuro governo Biden, Jen Psaki, disse que a nova gestão não levará adiante a reabertura. Leia mais.

Transição na Casa Branca

Helicóptero Marine One, com Donald Trump à bordo, aterrisa na Casa Branca em 12 de janeiro de 2021 — Foto: Manuel Balce Ceneta/AP
Helicóptero Marine One, com Donald Trump à bordo, aterrisa na Casa Branca em 12 de janeiro de 2021 — Foto: Manuel Balce Ceneta/AP

A partir desta quarta-feira (20), a Casa Branca tem um novo inquilino. Joe Biden faz seu juramento como o 46º presidente dos Estados Unidos e, com isso, recebe o direito de ocupar a sede da presidência e a residência oficial. Já o atual morador, Donald Trump, se não tiver deixado a casa até essa data limite – e se recusar a sair de forma voluntária –, pode ser considerado um invasor e escoltado para fora por agentes de segurança. Membros aposentados do Serviço Secreto chegaram a dizer à revista americana “Vanity Fair” que, se não sair, Trump pode ser expulso, e até mesmo ser acusado e responder pelo crime de invasão – como qualquer cidadão comum.Entenda.

Previsão do tempo 🌧

Previsão é de chuva forte no litoral de SP nesta terça-feira
Previsão é de chuva forte no litoral de SP nesta terça-feira

Esta Edição Completa, com vídeo, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Queridinho da quarentena 🍷

Taças de vinho — Foto: Maksym Kaharlytskyi/UnsplashTaças de vinho — Foto: Maksym Kaharlytskyi/Unsplash
Na contramão de outros setores, a venda de vinhos teve alta de 31% em 2020, impulsionada pela quarentena. A pandemia reduziu comemorações que priorizavam outras bebidas. Já a expectativa para 2021 é mais contida por conta da crise econômica.

O levantamento foi cedido com exclusividade ao G1 pela Ideal Consulting, empresa que mede o comércio entre as vinícolas e supermercados, lojas e restaurantes, somando importações. Os números captam, portanto, a formação de estoque e não a venda na ponta. Leia mais.

Brasileirão

Palmeiras goleia o Corinthians e Flamengo derrota o Goiás pelo Campeonato Brasileiro
Palmeiras goleia o Corinthians e Flamengo derrota o Goiás pelo Campeonato Brasileiro

Esta Edição Completa, com vídeo, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Finalista em duas competições (Copa do Brasil e Libertadores), o Palmeiras segue vivo na briga pelo Brasileirão. Na noite desta segunda, a equipe alviverde recebeu o Corinthians e goleou o rival por 4 a 0, diminuindo a diferença para o líder São Paulo para 6 pontos – e com um jogo a menos.

  • Confira a classificação e os jogos do Brasileirão

Quem também foi feliz nesta segunda foi o Flamengo, que derrotou o Goiás, fora de casa, por 3 a 0, chegou aos 52 pontos e entrou para o G-4. Na outra ponta, o Goiás segue na zona de rebaixamento, com apenas 26 pontos.

Esta Edição Completa, com vídeo, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br