29 de dezembro, terça-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasilia.



JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Última parcela do Auxílio Emergencial. Brasil ultrapassa 7,5 milhões de casos de Covid-19, prefeitura do Rio de Janeiro decide fechar a orla no Ano Novo, mas festas seguem acontecendo pelo país. Bloco liderado por Rodrigo Maia costura alianças para emplacar seu candidato na disputa pela Presidência da Câmara. Retrospectiva do G1 relembra os artistas, comunicadores e esportistas que se foram em 2020; confira ainda quais foram as 50 músicas mais ouvidas no ano. O Assunto discute o argumento jurídico usado para livrar assassinos de mulheres. Na Argentina, o Senado pode aprovar projeto de lei que legaliza o aborto no país.

Auxílio Emergencial

Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta terça-feira (29) a última parcela do Auxílio Emergencial a 3,2 milhões de pessoas e, com isso, encerra o calendário de pagamentos do programa lançado para ajudar trabalhadores autônomos e desempregados afetados pela pandemia.

O ciclo de pagamentos chega ao fim e até o momento não há nenhuma indicação de que haverá um novo auxílio em 2021 ou lançamento de um novo programa social ou substituto do Bolsa Família.

Números da pandemia

Brasil registra 495 mortes e 25.490 novos casos de Covid nas últimas 24 horasBrasil registra 495 mortes e 25.490 novos casos de Covid nas últimas 24 horas

O Brasil ultrapassou a marca de 7,5 milhões de casos registrados de Covid-19. De acordo com o levantamento do consórcio de veículos de imprensa, foram 25.490 novos diagnósticos nas últimas 24 horas, elevando o total a 7.506.890.

Já o número total de mortes até as 20h desta segunda-feira (28) é de 191.641, com 495 óbitos nas últimas 24 horas. Oito estados apresentam alta na média móvel: GO, MS, AC, AM, PA, RO, AL e SE.

Disputa pela presidência da Câmara

Reunião virtual de deputados da oposição com Baleia Rossi (MDB-SP) — Foto: ReproduçãoReunião virtual de deputados da oposição com Baleia Rossi (MDB-SP) — Foto: Reprodução

candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara deve oficializar nesta terça-feira o apoio dos partidos de esquerda (PT, PCdoB, PSB e PDT). Candidato do bloco liderado por Rodrigo Maia (DEM-RJ), Rossi se reuniu virtualmente ontem com os líderes das siglas e aceitou as exigências feitas por eles.

“Tudo sinaliza para oficializar o apoio dos partidos de esquerda nesta terça-feira. A reunião foi de convergência”, resumiu Alessandro Molon (PSB-RJ), líder do PSB, ao colunista Gerson Camarotti. A bancada do PT se reúne hoje, às 9h30, para definir a posição do partido.

Rossi é líder do MDB na Câmara e presidente nacional do partido. Ele enfrentará Arthur Lira (PP-AL), apoiado por Jair Bolsonaro e um dos líderes do Centrão. A eleição está marcada para 1º de fevereiro.

Retrospectiva 2020

Relembre as mortes que marcaram 2020 — Foto: Arte/G1Relembre as mortes que marcaram 2020 — Foto: Arte/G1

Do acidente que vitimou o astro Kobe Bryant, em janeiro, ao adeus a Nicette Bruno, vítima da Covid-19, em dezembro. 2020 foi um ano de pandemia, um ano de perdas, e em todas as áreas: no esporte, na TV, na música, no jornalismo… Relembre as personalidades que nos deixaram neste ano na página especial do G1.

🎶 As músicas mais ouvidas de 2020

Dupla Henrique & Juliano — Foto: Júlio César Costa/G1Dupla Henrique & Juliano — Foto: Júlio César Costa/G1

sertanejo continua liderando com folga as músicas mais ouvidas no top 200 do Spotify no Brasil, seguido pelo funk, segundo levantamento do G1 com base em dados da plataforma.

Juntos, os dois gêneros somam 35 faixas no top 50, um número levemente inferior ao alcançado em 2019 (38), mas, ainda assim, consistente. Liderando o ranking está a dupla Henrique e Juliano, com a música “Liberdade provisória”.

💰 Prepare seu bolso para 2021

Cédulas de dinheiro no bolso — Foto: Arquivo/Agência BrasilCédulas de dinheiro no bolso — Foto: Arquivo/Agência Brasil

A crise econômica enfrentada pelo país e a pandemia de Covid-19 afetaram milhões de brasileiros, principalmente no bolso. Mesmo em um cenário de incertezas, a virada do ano pode ser o momento de tentar fazer um planejamento para um 2021 menos turbulento.

G1 ouviu especialistas para saber como, mesmo com tantas dificuldades geradas pelo ano que está acabando, é possível tentar se planejar para o próximo.

Negociar as dívidas que tenham juros mais altos, tentar poupar (nem que seja R$ 10 por mês), fazer empréstimos apenas em casos de emergência e anotar os gastos são alguns dos pontos levantados. Quer saber mais? Então confira as 7 promessas para fazer para o seu bolso na virada do ano.

🎧 O Assunto

O Assunto desta terça-feira discute a “legítima defesa da honra”, argumento jurídico usado por décadas para livrar de punição assassinos de mulheres. Na última semana, a Primeira Turma do STF descartou, por 3 votos a 2, a possibilidade de anulação, seguida de novo julgamento, de absolvições proferidas pelo Tribunal do Júri, mesmo quando na contramão das provas. Em outro recurso, a matéria ainda será analisada pelo plenário do Supremo.

O advogado criminalista Luís Francisco Carvalho Filho, entrevistado pela jornalista Renata Lo Prete neste episódio, lembra que, pelo novo entendimento, Doca Street jamais teria enfrentado um segundo julgamento e cumprido pena de prisão pelo assassinato, em 1976, de Ângela Diniz.

Ouça o episódio abaixo:
O Assunto 🎧

EDIÇÃO COMPLETA COM FOTOS,VÍDEOS E LINKS no site

www.foconapolitica.com.br