18 de dezembro, sexta-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

 

https://foconapolitica.com.br/wp-content/uploads/2020/12/media-300x169.jpg 300w, https://foconapolitica.com.br/wp-content/uploads/2020/12/media-768x432.jpg 768w, https://foconapolitica.com.br/wp-content/uploads/2020/12/media-355x200.jpg 355w, https://foconapolitica.com.br/wp-content/uploads/2020/12/media.jpg 1008w" alt="" width="737" height="415" class="attachment-mh-edition-lite-content size-mh-edition-lite-content wp-post-image" style="margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font: inherit; vertical-align: bottom; max-width: 100%; height: auto; width: 737.292px;" />

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasilia.


https://foconapolitica.com.br/wp-content/uploads/2020/12/JORNALISMO-CONGRESSO-OFICIAL-5-300x212.jpg 300w" alt="" class="wp-image-2476" style="margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font: inherit; vertical-align: bottom; max-width: 100%; height: auto;" />
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

n o t í c i a s

Avanço da pandemia: o Brasil volta a registrar mais de mil mortes por Covid em 24 horas. ‘O Assunto’ fala como a doença se manifesta em crianças. A Prefeitura de São Paulo anuncia o cancelamento dos eventos on-line na virada do ano. E Pernambuco suspende oficialmente o carnaval. Por 10 votos a 1, o STF decide que vacina contra Covid é obrigatória, com sanções para quem recusar. Já o presidente Jair Bolsonaro afirma que não adotará medida restritiva contra quem recusar imunizante. EUA dão mais um passo para aprovação emergencial de 2ª vacina. Sobe para 12 número de mortos após temporal em Santa Catarina. E as promessas do ministro da Economia que ficaram pelo caminho em 2020; veja o que foi ou não cumprido.

Avanço da pandemia

Mapa da Covid nos estados — Foto: Jornal Nacional

Mapa da Covid nos estados — Foto: Jornal Nacional

O Brasil voltou a registrar mais de mil mortes por coronavírus em 24 horas: 1.054, segundo o consórcio de veículos de imprensa. O país não registrava mil óbitos em um dia desde 15 de setembro.

Desde o início da pandemia, 184.876 pessoas morreram e 7.111.527 foram diagnosticadas com a doença. Dezesseis estados e o Distrito Federal apresentam alta na média móvel de óbitos. Já a média móvel de casos foi de 46.855 novos diagnósticos — a maior desde o começo da pandemia. Veja os dados detalhados.

Refugiados no Brasil

Refugiados venezuelanos começam a ser realocados em novo espaço de acolhimento, em Belém, em foto de 5 de maio — Foto: Camila Diger/Agência Belém

Refugiados venezuelanos começam a ser realocados em novo espaço de acolhimento, em Belém, em foto de 5 de maio — Foto: Camila Diger/Agência Belém

Número de pedidos de refúgio no Brasil despenca com a pandemia. Total de solicitações desde março, mês em que o Brasil fechou fronteiras terrestres a OMS declarou a crise da Covid-19 uma pandemia, caiu 76% em relação ao mesmo período em 2019. É o menor número de pedidos desde 2016.

O Assunto

O avanço da Covid-19 entre crianças: como a doença se manifesta nos pequenos e no que os pais devem prestar atenção para detectar sem demora os casos mais sérios. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Daniela Carla de Souza, médica que atua em UTIs pediátricas de São Paulo, e com o administrador Rodrigo Bernardes, que conta que seu filho de 6 anos ficou internado e precisou ser entubado após síndrome provocada pela Covid.

Sem festa

Queima de fogos marca a passagem de ano no réveillon da Paulista — Foto: Ricardo Bastos/Fotoarena/ Estadão Conteúdo

Queima de fogos marca a passagem de ano no réveillon da Paulista — Foto: Ricardo Bastos/Fotoarena/ Estadão Conteúdo

A Prefeitura de São Paulo anunciou o cancelamento dos eventos on-line que seriam realizados na capital paulista durante o Réveillon 2021, em 31 de dezembro. Por causa da pandemia do coronavírus na cidade, as comemorações presenciais estavam suspensas e a prefeitura realizaria shows com artistas famosos na virada de ano com transmissão on-line. Uma das atrações do evento era a dupla sertaneja Maiara e Maraisa. Antes do cancelamento, a Prefeitura de São Paulo já havia comunicado que a tradicional queima de fogos também não aconteceria mais.

Em Pernambuco, o carnaval foi oficialmente suspenso pelo governo do estado. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, a medida vale para festas e shows públicos e privados. No início de dezembro, esses eventos, incluindo de Natal e de Ano Novo, foram proibidos pelo governo estadual.

Imunização no Brasil

STF decide que a vacina contra o coronavírus é obrigatória

STF decide que a vacina contra o coronavírus é obrigatória

Por dez votos a um, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou medidas restritivas para quem não se vacinar contra a Covid-19. Para os ministros, a vacinação obrigatória não é imunização ‘forçada’. Eles entenderam que as medidas são necessárias porque a saúde coletiva não pode ser prejudicada por uma decisão individual. Apenas Nunes Marques divergiu em parte, afirmando que a obrigatoriedade deve ser adotada em último caso. Veja como foi cada voto.

Após o julgamento, em transmissão em uma rede social, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não adotará medida restritiva contra quem se recusar a tomar o imunizante contra a doença provocada pelo novo coronavírus.

“Não tem medida impositiva no ano que vem. Zero. Não tem vacina para todo mundo. Não queiram me obrigar a tomar uma posição que vá na contramão daquilo que eu sou. Então, com todo respeito ao Supremo, tomou uma medida antecipada. Nem vacina tem. Não vai ter para todo mundo”, declarou Bolsonaro.

Imunização no mundo 💉

Frascos e seringas médicas são vistos na frente do logotipo da Moderna — Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

Frascos e seringas médicas são vistos na frente do logotipo da Moderna — Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

Um comitê de cientistas americanos decidiu se posicionar a favor da aprovação da vacina da Covid-19 da empresa americana Moderna, que pode abrir caminho para seu uso nos Estados Unidos nos próximos dias.

Para começar a ser distribuída nos EUA, a vacina ainda depende de aprovação da FDA — agência americana equivalente à Anvisa — e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês). Entenda o processo.

Temporal em SC

Chuvas atingem o interior do Estado de Santa Catarina e causam estragos — Foto: RICARDO SILVA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Chuvas atingem o interior do Estado de Santa Catarina e causam estragos — Foto: RICARDO SILVA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Ao menos 12 pessoas morreram em Santa Catarina durante uma forte chuva que atingiu o estado, segundo a Defesa Civil. Nove vítimas são da cidade de Presidente Getúlio, duas de Rio do Sul e uma de Ibirama – na região do Vale do Itajaí. Os bombeiros ainda buscam por desaparecidos. O temporal provocou enxurrada, alagamentos e deslizamento de terra. Fotos mostram o rastro de destruição.

Atenção: a Defesa Civil recomenda que as pessoas fiquem atentas a qualquer movimento de terra próximo das residências, inclinação de postes e árvores e aparecimento de rachaduras em muros e paredes. Veja as orientações.

Pauta do Supremo

O presidente Jair Bolsonaro participa de cerimônia no Palácio do Planalto em 19 de outubro — Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro participa de cerimônia no Palácio do Planalto em 19 de outubro — Foto: Adriano Machado/Reuters

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para o dia 24 de fevereiro de 2021 a retomada do julgamento que vai definir como será o depoimento do presidente Jair Bolsonaro no inquérito que apura se ele interferiu na Polícia Federal. No julgamento, os ministros vão definir se Bolsonaro pode prestar as informações por escrito ou se precisa ser interrogado presencialmente pelos policiais.

Lembre o caso: o inquérito tem como base acusações do ex-ministro da Justiça Sergio Moro. Em abril, quando deixou o cargo, Moro disse que Bolsonaro interferiu na PF ao, por exemplo, demitir o então diretor-geral da corporação, Mauricio Valeixo, indicado por Moro para o cargo.

Assembleia Legislativa de SP

Deputado Fernando Cury passa a mão na deputada Isa Penna — Foto: Reprodução