17 de dezembro, quinta-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

 


JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

n o t í c i a s

Relator, ministro Ricardo Lewandowski, vota no STF a favor de medidas restritivas para obrigar vacinação contra Covid-19. O julgamento continua hoje. Data da imunização: o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, volta a citar o mês de fevereiro. Sem dados de São Paulo, Brasil registra 968 mortes por Covid em 24 horas. A prefeitura da capital paulista cancela queima de fogos da virada. No Rio de Janeiro, a Justiça determina que turistas deixem Búzios em 72 horas. Tribunal ouve testemunhas no processo de impeachment de Wilson Witzel. A contagem regressiva para o fim do auxílio emergencial é o tema de ‘O Assunto’. E em meio à pandemia, a equipe do Fato ou Fake fez mais de mil verificações; veja lista com as 10 mais lidas.

Julgamento no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) continua, nesta quinta-feira (17), o julgamento de duas ações que discutem a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19.

Na quarta (16), o relator, ministro Ricardo Lewandowski, votou a favor de medidas restritivas indiretas a fim de obrigar a população a se vacinar contra o vírus. Para o ministro, a vacinação obrigatória não significa a imunização “forçada” da população.

Os demais ministros ainda devem apresentar seus votos. O julgamento foi suspenso após o voto do relator e terá continuidade com o ministro Luís Roberto Barroso, relator de outra ação, que questiona se pais podem deixar de vacinar os filhos com base em “convicções filosóficas, religiosas, morais e existenciais”.

Imunização no Brasil 💉

Bolsonaro e Zé Gotinha — Foto: Reprodução/GlobonewsBolsonaro e Zé Gotinha — Foto: Reprodução/Globonews

As primeiras vacinas contra a Covid-19 podem estar disponíveis para distribuição e aplicação na população brasileira a partir de meados de fevereiro, segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O ministro citou a previsão considerando o atual estágio dos imunizantes em desenvolvimento por AstraZeneca/Oxford e Sinovac/Butantan.

Em entrevista coletiva após o lançamento do Plano Nacional de Vacinação, Pazuello também afirmou que todos os imunizantes fabricados no Brasil terão prioridade no Sistema Único de Saúde (SUS). E que será necessária a assinatura de um termo de responsabilidade apenas para quem tomar vacina de uso emergencial.

  • Ponto a ponto: o que há no plano de vacinação lançado pelo governo
  • Gerson Camarotti: Governo federal decide comprar CoronaVac; Butantan aguarda carta de intenção de ministério

Números da pandemia

Brasil ultrapassa os 7 milhões de casos de Covid
Brasil ultrapassa os 7 milhões de casos de Covid
VÍDEO - www.foconapolitica.com.br
O Brasil ultrapassou a marca de 7 milhões de casos confirmados de Covid-19. Mais de 183 mil brasileiros perderam a vida por causa da doença — 968 nas últimas 24 horas, sem contar os dados do estado de São Paulo, que não divulgou boletim. Dezessete estados e o DF apresentaram alta na média móvel de mortes; veja os dados detalhados.
  • SP confirma 1º caso de reinfecção por coronavírus no estado
  • Ocupação de UTIs da capital paulista quase dobra em 2 meses
  • Natal sem abraço: Fiocruz recomenda ceia só com quem vive na mesma casa

Réveillon sem festa

Queima de fogos marca a passagem de ano no réveillon da Paulista — Foto: Ricardo Bastos/Fotoarena/ Estadão ConteúdoQueima de fogos marca a passagem de ano no réveillon da Paulista — Foto: Ricardo Bastos/Fotoarena/ Estadão Conteúdo

A Prefeitura de São Paulo voltou atrás e cancelou a tradicional queima de fogos do réveillon. A decisão é para evitar aglomerações em meio à pandemia do coronavírus. No ano passado, a festa reuniu cerca de 2 milhões de pessoas.

Já na Baixada Santista, os prefeitos da região estão buscando, de forma conjunta e em parceria com o governo do estado, alternativas para conter a ida de turistas para o litoral paulista durante as festas de fim de ano. Uma das alternativas avaliadas é proibir o acesso às praias, segundo informado pelo prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSDB).

Praia de Geribá é uma das mais visitadas de Búzios — Foto: Maria Luiza LimaPraia de Geribá é uma das mais visitadas de Búzios — Foto: Maria Luiza Lima

No Rio de Janeiro, a Justiça determinou que Búzios, na Região dos Lagos, volte para a ‘Bandeira Vermelha – Risco 3’ de combate a pandemia. Com isso, os turistas que estão na cidade devem deixar o município em até 72 horas.

A bandeira vermelha sinaliza o risco muito elevado de colapso da rede de saúde e necessidade de isolamento social completo. Saiba mais.

Eleição na Câmara

O deputado Arthur Lira, líder do PP e do Centrão, que anunciou nesta quarta (9) sua candidatura à presidência da Câmara — Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão ConteúdoO deputado Arthur Lira, líder do PP e do Centrão, que anunciou nesta quarta (9) sua candidatura à presidência da Câmara — Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

Na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, o partido Republicanos anunciou o apoio à candidatura do deputado Arthur Lira (Progressistas-AL), que é um dos principais articuladores do “Centrão” e aliado do presidente Jair Bolsonaro.

Arthur Lira será o principal adversário do nome a ser apoiado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O grupo de Maia articula apoiar Baleia Rossi (MDB-SP) ou Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB). Os dois deputados não anunciaram candidatura.

  • MDB decide lançar candidato à presidência do Senado; nome ainda não foi definido

Diretrizes do Orçamento

Congresso aprova a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 — Foto: JNCongresso aprova a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 — Foto: JN

O Congresso Nacional aprovou o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 — que prevê salário mínimo de R$ 1.088 e rombo de R$ 247 bilhões. O placar foi de 444 votos a 10 na Câmara. No Senado, houve votação simbólica, sem contagem nominal. Agora, o texto vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Entenda: a LDO estabelece as regras básicas para a execução do orçamento do ano seguinte, incluindo as previsões de receitas e despesas. Os gastos são detalhados na Lei Orçamentária (LOA), que ficará para ser votada em 2021. A aprovação do projeto neste ano é crucial para não travar a partir de janeiro os pagamentos do governo federal, inclusive de despesas obrigatórias, como salários e aposentadorias.

O Assunto

A contagem regressiva para o fim do auxílio emergencial é o tema da conversa de Renata Lo Prete com Pedro Fernando Nery, economista e colunista Estadão, e com o jornalista Valdo Cruz.

com Link no www.foconapolitica.com.br

 

Guardiões do Crivella

Ministério Público denuncia prefeito do Rio no caso 'Guardiões do Crivella'

 Ministério Público denuncia prefeito do Rio no caso ‘Guardiões do Crivella’

VÍDEO 0 - https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews-edicao-das-18/video/ministerio-publico-denuncia-prefeito-do-rio-no-caso-guardioes-do-crivella-9107424.ghtml

O Ministério Público Eleitoral (MPE) denunciou o prefeito Marcello Crivella, a candidata a vice na chapa dele na disputa pela reeleição, tenente coronel Andrea Firmo, e o assessor especial de gabinete Marcos Luciano por abuso de poder político e conduta vedada em razão do caso “Guardiões do Crivella”. Veja mais no vídeo acima.

  • ‘Guardiões do Crivella’: entenda as denúncias sobre esquema para impedir reportagens sobre a saúde no Rio

Governador afastado do RJ

Foto de arquivo de 26 de março de 2020 do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), no Palácio Guanabara, sede do governo estadual. — Foto: Wilton Junior/Estadão ConteúdoFoto de arquivo de 26 de março de 2020 do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), no Palácio Guanabara, sede do governo estadual. — Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

O Tribunal Especial Misto que julga o processo de impeachment do governador afastado, Wilson Witzel, convocou 27 testemunhas para prestar depoimento nesta quinta-feira (17). As testemunhas em prisão domiciliar ou em presídios poderão ser ouvidas por videoconferência. Entre as principais, estão Edmar Santos, ex-secretário de Saúde e que firmou delação premiada que implica Witzel em um esquema de corrupção na pasta; Mário Peixoto, empresário preso na operação Tris In Idem e apontado como principal articulador do esquema durante o governo Witzel; e Helena Witzel, esposa do governador afastado.

  • Edmar Santos, ex-secretário de Saúde do RJ, continua recebendo salários da PM e da Uerj

Retrospectiva 2020

Fato ou Fake: Retrospectiva 2020
Fato ou Fake: Retrospectiva 2020
VÍDEO - https://g1.globo.com/fato-ou-fake/video/fato-ou-fake-retrospectiva-2020-9092433.ghtml
Mil e dez checagens. Uma a cada oito horas, em média. Em um ano marcado pela disseminação de mensagens falsas em meio à pandemia do novo coronavírus, a equipe do Fato ou Fake fez mais de mil verificações. Veja lista das 10 mais lidas em 2020.

E mais: privatizações empacadas

A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, teve grande dificuldade para avançar em 2020 com o programa federal de privatizações. Em dois anos de governo, nenhuma estatal de controle direto da União foi vendida e muitos dos leilões de concessão ou de parceria com a iniciativa privada previstos para o ano foram adiados ou cancelados. Lista de projetos adiados inclui, além da venda de estatais, o leilão do 5G, aeroportos, rodovias, ferrovias e parques. Nova meta do Ministério da Economia é realizar 9 privatizações em 2021.

Live de fim de ano 🎶

Alok — Foto: Divulgação/Gil InoueAlok — Foto: Divulgação/Gil Inoue

Alok pensou em desmarcar o especial de fim de ano deste sábado (19), com transmissão do Multishow. Ele não conseguia pensar em outras coisas que não fossem os problemas na família. Romana, esposa do DJ, deu à luz a Raika, em um parto de emergência no começo deste mês.

“Eu vou todo dia para o hospital, fico com a Raika até umas duas, três da manhã. E aí pegar ela no colo e tal foi muito bom, porque eu não pude pegar no dia que ela nasceu. Eu estava com Covid, então começou tudo a estabilizar.”

Veja a entrevista do DJ ao G1 e como será a live deste sábado.

Mega-Sena

 Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt/G1Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt/G1

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.328 da Mega-Sena. O prêmio acumulou e foi a R$ 52 milhões. Veja as dezenas sorteadas: 08 – 11 – 14 – 39 – 48 – 53.

  • A quina teve 67 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 49.966,34.
  • A quadra teve 5.059 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 945,34.

E MAIS..

EDIÇÃO COMPLETA DESTA EDIÇÃO

com fotos, vídeos e links

NO

www.foconapolitica.com.br