15 de dezembro, terça-feira – DESTAQUES DO DIA

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília



JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

n o t í c i a s

Brasil perde cinco posições no ranking mundial de Índice de Desenvolvimento Humano. Governo e Abin terão que explicar ao STF supostos relatórios para ajudar Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas. Brasil se aproxima de 182 mil mortes pela Covid-19. Luto na música: Paulinho, vocalista do Roupa Nova, morre em decorrência da doença. Bolsonaro quer exigir termo de responsabilidade de quem for vacinado contra Covid-19 no Brasil; especialistas criticam. ‘O Assunto’ debate o que precisa ser feito para garantir aos brasileiros a vacinação. EUA iniciam imunização e atingem 300 mil mortos por causa do novo coronavírus no mesmo dia. 2020 pode não deixar saudades, mas reuniões online, carteira digital, a vida nas nuvens e mais tendências que “salvaram” em tempos de pandemia vão continuar cada vez mais na sua vida; veja na retrospectiva do G1. E Putin reconhece a vitória e parabeniza Biden.

Desenvolvimento Humano

O Brasil perdeu cinco posições no ranking mundial de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2019. País agora ocupa posição 84 entre 189 países analisados, apesar de índice ter tido uma leve melhora. Média brasileira é menor do que a de Chile, Argentina, Uruguai e Colômbia; ranking é liderado pela Noruega.

Caso das rachadinhas

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República prestem informações, em 24 horas, sobre supostos relatórios produzidos para orientar a defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no caso das rachadinhas.

Segundo Cármen Lúcia, a suposta produção dos documentos é “grave”, e o Tribunal tem entendimentos consolidados que proíbem o uso de órgãos públicos para fins pessoais. Em nota conjunta, os órgãos disseram que vão “aguardar a notificação e responder dentro do prazo estipulado pela ministra.

Entenda: de acordo com reportagem publicada pela revista “Época” na última sexta (11), a Abin produziu ao menos dois relatórios de orientação para Flávio Bolsonaro e seus advogados sobre o que deveria ser feito para obter os documentos que permitissem embasar um pedido de anulação do caso.

Termo de responsabilidade?

Jair Bolsonaro afirmou que deve assinar nesta terça-feira (15) a MP que destina R$20 bi a compra das vacinas
 VÍDEO - globoplay.globo.com/v/9101537/

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que deverá assinar hoje uma Medida Provisória para abrir crédito para a compra de vacinas contra a Covid-19 e outra MP que determinará que a vacina – qualquer uma que for adotada no Brasil – não será obrigatória e que irá exigir de quem tomá-la a assinatura de um termo de responsabilidade. O procedimento, porém, não foi adotado em nenhuma parte do mundo, e especialistas reagiram.

O Assunto

‘O Assunto’ debate o que precisa ser feito para superar a omissão e a inoperância do governo para garantir aos brasileiros vacinação eficaz contra o novo coronavírus. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Gonzalo Vecina, médico, fundador da Anvisa, e Cristiana Toscano, infectologista e epidemiologista.

  • Anvisa diz que decisão sobre ‘uso emergencial de vacinas’ será tomada até 10 dias após o pedido

Pandemia no Brasil

Brasil registra 526 mortes por Covid em 24 horas
VÍDEO  https://globoplay.globo.com/v/9101323/

Brasil registra 526 mortes por Covid em 24 horas

O Brasil registrou 520 mortes pela Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 181.939 óbitos. Com isso, a média móvel de mortes foi de 650 — valor mais alto desde 6 de outubro. Dezessete estados e o Distrito Federal apresentaram alta na média. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 6.929.409 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. Veja os dados detalhados.

  • Justiça autoriza restaurantes de SP a venderem bebida após as 20h
  • Prefeitura do Rio tem 48 horas para explicar por que não tomou medidas mais rígidas
  • Psicólogo explica comportamento de pessoas que deixam de se proteger da Covid, mesmo sabendo dos riscos
  • GERSON CAMAROTTI: governo ignorou recomendação da Anvisa sobre testes de viajantes que chegam ao Brasil

Luto na música

Paulinho, vocalista do Roupa Nova, morre no Rio aos 68 anos — Foto: Jamile Alves/G1 AMPaulinho, vocalista do Roupa Nova, morre no Rio aos 68 anos — Foto: Jamile Alves/G1 AM

O cantor Paulo César Santos, o Paulinho, integrante do grupo Roupa Nova, morreu na noite desta segunda-feira (14), aos 68 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Copa D’or, na Zona Sul do Rio, tentando se recuperar de complicações da Covid-19.

Paulinho foi diagnosticado com coronavírus enquanto se recuperava de um transplante de médula óssea que havia feito em setembro para tratar um linfoma – no procedimento, foram utilizadas as próprias células do paciente, que respondeu bem ao tratamento. No entanto, em novembro, ele precisou ser novamente internado, desta vez com Covid-19.

  • FOTOS: a trajetória do cantor
  • Músico estava na banda desde a formação original, nos anos 1980
  • ‘Um dos mais afinados e precisos’ e ‘ídolo master’: artistas lamentam morte

Imunização no mundo

Aviões de carga e caminhões estão distribuindo doses da vacina Pfizer-BioNTech para os 50 Estados. — Foto: Getty Images via BBCAviões de carga e caminhões estão distribuindo doses da vacina Pfizer-BioNTech para os 50 Estados. — Foto: Getty Images via BBC

A maior campanha de imunização dos Estados Unidos começou com 3 milhões de doses da vacina Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 encaminhadas a hospitais em todos os 50 estados através de aviões de carga e caminhões. Nesta primeira etapa de aplicação da vacina, receberão o tratamento profissionais de saúde e idosos vivendo em asilos.

Sandra Lindsay, enfermeira do Centro Médico Judaico de Long Island, foi imunizada ao vivo. As imagens foram transmitidas no Twitter do governador de Nova York, Andrew Cuomo.

Em um contraste com a esperança da imunização, os EUA vivem os piores dias em números de casos e mortes pelo novo coronavírus: nesta segunda, atingiu a marca dos 300 mil óbitos.

  • OMS defende que precauções contra transmissão da Covid sejam mantidas mesmo por quem já estiver vacinado

Restrições pelo mundo

Pessoas caminham pela Regent Street, rua da região central de Londres, em 14 de dezembro de 2020 — Foto: Henry Nicholls/ReutersPessoas caminham pela Regent Street, rua da região central de Londres, em 14 de dezembro de 2020 — Foto: Henry Nicholls/Reuters

Londres voltará a fechar bares, restaurantes e museus por causa da alta de casos da Covid-19. O ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, anunciou que a capital britânica passará para a fase de “risco muito alto” e que vai ampliar as restrições na região a partir da 0h01 de quarta (16).

Outro país europeu que ampliou as restrições para frear o avanço da pandemia foi a Holanda, que vai adotar um ‘lockdown’ por cinco semanas. Todas as lojas, exceto as essenciais como supermercados, lojas de alimentos e farmácias, devem fechar a partir desta terça, e as escolas a partir da quarta. As pessoas só poderão receber dois convidados diários, segundo primeiro-ministro Mark Rutte.

Eleições americanas

Joe Biden, presidente eleito dos EUA, acena a fotógrafos após deixar uma clínica médica em Filadélfia, na Pensilvânia, no sábado (12) — Foto: Susan Walsh/AP PhotoJoe Biden, presidente eleito dos EUA, acena a fotógrafos após deixar uma clínica médica em Filadélfia, na Pensilvânia, no sábado (12) — Foto: Susan Walsh/AP Photo

O Colégio Eleitoral confirmou a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. A etapa é mais uma das formalidades entre a votação de novembro e a posse do democrata como novo presidente, prevista para 20 de janeiro. Neste processo, os 538 eleitores dos 50 estados e do Distrito de Columbia depositaram publicamente seus votos. As cédulas serão enviadas até 23 de dezembro para a capital Washington, onde serão formalmente recebidas e contadas em uma solenidade em janeiro no Congresso americano; veja o cronograma.

  • ‘A democracia prevaleceu’: Joe Biden faz 1º discurso após confirmação da vitória no Colégio Eleitoral
  • Procurador-geral dos EUA William Barr irá deixar o cargo, anuncia Donald Trump

Putin parabeniza Biden

O presidente russo Vladmir Putin  — Foto: Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin via ReutersO presidente russo Vladmir Putin — Foto: Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin via Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou Joe Biden por sua vitória na eleição presidencial dos Estados Unidos, e se diz disposto a trabalhar com o americano.

“De minha parte, estou pronto para uma colaboração e para estabelecer contatos com vocês”, escreveu Putin em um telegrama enviado, segundo o Kremlin.

O presidente russo é um dos poucos líderes que esperou o voto do colégio eleitoral norte-americano a favor de Biden para parabenizá-lo. Ele explicou a demora devido à recusa de Donald Trump em reconhecer a derrota e apresentar vários apelos à Justiça dos EUA.

“Putin desejou sucesso ao presidente eleito e assegurou-lhe que está convencido de que a Rússia e os Estados Unidos … podem, apesar de suas divergências, resolver numerosos problemas e desafios no mundo”, acrescentou o Kremlin em seu comunicado.

Em tempo: o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, ainda não se manifestou sobre a eleição de Joe Biden nos EUA.

Eleições 2020

Com menos de 24 horas para o fim do prazo para a prestação das contas eleitorais, um levantamento feito pelo G1, com base nos dados apurados até esta segunda pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que 314 prefeitos eleitos gastaram mais do que arrecadaram durante a campanha. O saldo negativo soma R$ 16,7 milhões. Pelo prazo da Justiça Eleitoral, os candidatos têm esta terça (15) para informar os valores de todas as doações obtidas, além das despesas contratadas. No grupo considerado no levantamento, há ainda 129 candidatos que não informaram o total das doações ou não informam o total das despesas. Leia mais.

Economia

Dois em cada três brasileiros acreditam que o tempo de recuperação da economia brasileira vai passar de um ano. E diante desse cenário de crise e incerteza, 35% das pessoas pretendem reduzir o nível de consumo de bens e serviços em 2021, na comparação com o período pré-pandemia, e 41% devem manter, apontou a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O estudo também traçou um panorama do auxílio emergencial. Dos entrevistados, 42% se cadastraram e conseguiram receber o auxílio emergencial do governo federal, enquanto 11% fizeram o cadastro, mas não receberam o auxílio. Veja os dados completos.

Retrospectiva 2020

Retrospectiva 2020: relembre gafes e descuidos durante reuniões e eventos onlineRetrospectiva 2020: relembre gafes e descuidos durante reuniões e eventos online

2020 pode não deixar saudades, mas algumas tendências em tempos de pandemia vão continuar cada vez mais na sua vida. O computador e o celular viraram nossos olhos, braços e pernas durante o isolamento pelo coronavírus. Ninguém escapou: das crianças em aulas online improvisadas, ao vovô aprendendo às pressas como atender às chamadas em vídeo para matar a saudade da família, até a correria para montar “home office” às pressas. Veja como 7 tendências de 2020 devem continuar tendo impacto na sua vida digital, segundo especialistas ouvidos pelo G1.

E o G1 conta histórias de quem tenta sobreviver e de quem se reinventou em uma ano marcado por crise econômica e pandemia.

Previsão do tempo

Previsão do tempo para terça, 15/12
VÍDEO  - https://globoplay.globo.com/v/9101498/

E MAIS...

ESTA EDIÇÃO COMPLETA COM FOTOS, VÍDEOS E LINKS NO SITE

www.foconapolitica.com.br