Sexta-feira, 11 de dezembro – RESUMO DO DIA

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


Em rede social, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirma que o governo pretende requisitar todos as vacinas contra Covid. Já o Ministério da Saúde diz não ter proposto confisco. Segundo a revista ‘Época’, a Agência Brasileira de Inteligência produziu relatórios para orientar a defesa de Flávio Bolsonaro no caso Queiroz. O secretário de Cultura, Mário Frias, é levado a hospital em Brasília com ‘princípio de infarto’. Para se emocionar: mãe dá à luz no carro, em frente a hospital: ‘Alívio com felicidade’.

Imunização

VÍDEO: "A pandemia não acabou", diz Eduardo Pazuello
VÍDEO: “A pandemia não acabou”, diz Eduardo Pazuello

Após encontro com o ministro Eduardo Pazuello, o governador Ronaldo Caiado (DEM-GO) publicou, em suas redes sociais, que o Ministério da Saúde deve editar uma medida provisória para “tratar de centralização e distribuição igualitária das vacinas”, além de requisitar todas as vacinas contra o coronavírus. Já a pasta informou que em nenhum momento se manifestou sobre confisco ou requerimento de imunizantes adquiridos pelos estados.

Após a declaração, o governador de São Paulo, João Doria, criticou a postura do parlamentar: “Insanidade de Bolsonaro foi adotada por Caiado”. Pazuello, que esteve em Goiânia na inauguração de uma maternidade, disse que a “pandemia não acabou”, e que “nenhum estado será tratado de forma diferente”.

➖ Panorama Covid

Secretário municipal da Saúde de SP comenta sobre as aglomerações na região do Brás
Secretário municipal da Saúde de SP comenta sobre as aglomerações na região do Brás

Enquanto o Brás, tradicional região de comércio popular na capital paulista, registrou a taxa de 267 mortes por Covid por 100 mil habitantes — a 2ª mais alta da cidade —, o governo de São Paulo anunciou nesta sexta a ampliação do horário de operação de lojas e shoppings e a redução do horário de funcionamento de bares. Também para conter o avanço do vírus, o governo de Mato Grosso do Sul instituiu toque de recolher das 22h às 5h — municípios que descumprirem deverão se explicar ao governo estadual.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, o Brasil ultrapassou a marca de 180 mil mortes pela doença, com 652 óbitos registrados nas últimas 24 horas. Foram confirmados 52.770 novos casos do coronavírus, totalizando 6.836.313 infectados desde o começo da pandemia. Dezenove federações e o Distrito Federal apresentaram alta na média móvel de mortes; veja a situação do seu estado.

No vídeo, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta diz que avisou Bolsonaro sobre 180 mil mortes: ‘Tragédia anunciada’.

Mandetta sobre números da Covid no Brasil: ‘Tragédia anunciada’
Mandetta sobre números da Covid no Brasil: ‘Tragédia anunciada’

Corrida científica

AstraZeneca vai avaliar segurança e eficiência de duas vacinas combinadas contra Covid-19
AstraZeneca vai avaliar segurança e eficiência de duas vacinas combinadas contra Covid-19

farmacêutica AstraZeneca anunciou nesta sexta um programa de pesquisa para avaliar segurança e eficiência de duas vacinas combinadas: a desenvolvida em conjunto com a Universidade de Oxford e a russa Sputnik V, criada pelo Instituto Gamaleya, em Moscou. Segundo pesquisadores, o uso combinado dos dois fármacos de tecnologias semelhantes pode aumentar a eficácia da imunização contra o coronavírus.

Nos Estados Unidos, o secretário de Saúde, Alex Azar, disse que a aprovação da vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech ‘deve sair nos próximos dois dias’, e que ‘na segunda ou terça-feira’ os norte-americanos poderão começar a ser imunizados. Se for autorizada, país será o 4º a liberar a aplicação da vacina Pfizer/BioNTech na população.

Princípio de infarto

O secretário de Cultura, Mário Frias, durante cerimônia no Palácio do Planalto em 10 de novembro — Foto: Mateus Bonomi/Agif/Estadão ConteúdoO secretário de Cultura, Mário Frias, durante cerimônia no Palácio do Planalto em 10 de novembro — Foto: Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo

O secretário de Cultura, Mário Frias, foi levado ao hospital Santa Lúcia Norte, em Brasília, com ‘princípio de infarto’. A Secretaria de Comunicação da Presidência informou que Frias foi submetido a um cateterismo, mas não detalhou o estado de saúde do secretário.

💰 Fundo da educação

Novo Fundeb: Câmara aumenta recursos da educação para instituições filantrópicas
Novo Fundeb: Câmara aumenta recursos da educação para instituições filantrópicas

No Brasil existe um fundo chamado Fundeb, que redistribui recursos para a educação básica pública. É um cofre abastecido por impostos municipais e estaduais, com contribuições do governo federal. Na quinta-feira (10), a Câmara dos Deputados decidiu que escolas ligadas a igrejas também podem ser beneficiadas. Entenda o que pode mudar caso a proposta seja aprovada pelo Senado.

Caso das rachadinhas

PGR deve analisar representação de uso da Abin para Flávio Bolsonaro
PGR deve analisar representação de uso da Abin para Flávio Bolsonaro

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin), órgão do governo federal, produziu ao menos dois relatórios para orientar a defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, a pedir a anulação do caso Queiroz. A revelação foi feita pela revista ‘Época’ na edição desta sexta. Segundo a publicação, nesses documentos a Abin especifica a finalidade de ‘defender FB [Flávio Bolsonaro] no caso Alerj’; leia mais detalhes.

Assassinato no Carrefour

VÍDEO: Inquérito da Polícia Civil do RS cita racismo estrutural para explicar agressão contra cidadão negro
VÍDEO: Inquérito da Polícia Civil do RS cita racismo estrutural para explicar agressão contra cidadão negro

Seis pessoas foram indiciadas pela morte de João Alberto Freitas, cidadão negro que foi espancado e asfixiado no supermercado Carrefour, em Porto Alegre, no dia 19 de novembro. O inquérito concluiu que houve exagero nas agressões impostas à vítima por dois seguranças. A situação foi classificada como “degradante” e “desumana”. Não houve indiciamento por racismo, mas a delegada Roberta Bertoldo, responsável pela investigação, falou em “racismo estrutural” como uma das causas para determinar a conduta das pessoas envolvidas no crime (assista ao vídeo acima).

Luto no samba 🌹

Ubirany, um dos líderes do Fundo de Quintal, introduziu o repique de mão no samba
Ubirany, um dos líderes do Fundo de Quintal, introduziu o repique de mão no samba

cantor Ubirany Félix do Nascimento, um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal, morreu de Covid-19 aos 80 anos, no Rio. Ele estava internado há mais de uma semana na Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. O sambista chegou a ter uma breve melhora no quadro clínico, mas não resistiu. Revolucionário do samba, Ubirany foi responsável por introduzir o repique de mão no gênero, instrumento que deu identificação ao grupo que ajudou a fundar na década de 1970.

O amigo Zeca Pagodinho lamentou a perda: ‘Vamos nos lembrar dele assim: sorrindo’ (assista no vídeo abaixo).

Zeca Pagodinho grava vídeo em homenagem a Ubirany, do grupo Fundo de Quintal
Zeca Pagodinho grava vídeo em homenagem a Ubirany, do grupo Fundo de Quintal

📍 Retrospectiva 2020

Legislativo GIF Bolsonaro — Foto: Arte/G1

A menos de 3 semanas para o fim de 2020, o G1 relembrou, mês a mês, alguns dos principais fatos do ano relacionados ao três Poderes. No Executivo, Bolsonaro minimizou efeitos da Covid, rompeu com Moro e a Saúde teve três ministros. No Judiciário, STF sofreu onda de ataques, passou a realizar sessões virtuais e teve a saída de Celso de Mello. Já na Câmara e no Senado, parlamentares aprovaram o chamado “orçamento de guerra”.

📊 Economia

1,7% foi o crescimento do volume de serviços prestados no Brasil em outubro, na comparação com setembro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da 5ª alta seguida, o setor ainda não conseguiu recuperar o patamar pré-pandemia e mostrou desaceleração do ritmo de reação. No acumulado em 12 meses, o tombo é de 6,8%, o maior já registrado pela pesquisa do IBGE.

A Boa do Dia 👨‍👩‍👧

Mulher dá a luz a bebê dentro do carro, na porta da maternidade, no bairro Cruzeiro, em BH — Foto: Andressa Cassetti

Mulher dá a luz a bebê dentro do carro, na porta da maternidade, no bairro Cruzeiro, em BH — Foto: Andressa Cassetti

“Alívio com felicidade”, declarou Isabelle Damasceno Alves Carneiro ao dar à luz a pequena Helena dentro do carro, dois minutos depois que o pai Felipe Carneiro parou o veículo na porta da maternidade, em Belo Horizonte. Antes do nascimento, 43km separavam a família da clínica. A equipe médica já estava na entrada do hospital, aguardando por eles.

“Durante todo o trajeto tentei manter a calma no trânsito. O médico ligou e ficou passando orientações para Isabelle”, contou o pai da bebê.

O Assunto 🎧

E MAIS...

EDIÇÃO COMPLETA COM VÍDEOS, FOTOS E LINKS, 

NO SITE

www.foconapolitica.com.br