10 de dezembro, quinta-feira – DESTAQUES DO DIA

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília

Brasil volta a registrar mais de 800 mortes por Covid em 24 horas e, pela 1ª vez, a média móvel de óbitos sobe em 21 estados e no DF. Mudança em ministério: Bolsonaro confirma que Gilson Machado é o novo ministro do Turismo. E a troca no comando da pasta é o tema de ‘O Assunto’. Na disputa pela presidência da Câmara, Maia forma bloco com 6 partidos para tentar emplacar sucessor. Novas metas de Salles para o Acordo de Paris liberam mais emissões no Brasil, aponta Observatório do Clima. E neste fim de ano, o G1 selecionou as fotos que marcaram 2020.

Pandemia no Brasil

Brasil tem 848 mortes por Covid em 24h; DF e 21 estados estão com alta na média de óbitos
Brasil tem 848 mortes por Covid em 24h; DF e 21 estados estão com alta na média de óbitos  https://globoplay.globo.com/v/9089147/

Com 848 óbitos por coronavírus em 24 horas, o Brasil teve recorde com alta de mortes em 21 estados e no Distrito Federal. Foi o maior número de óbitos em um dia desde 12 de novembro, quando foram registrados 926. Com isso, a média móvel de mortes foi de 643, a mais alta registrada desde 6 de outubro — nesse dia, a média foi de 652.

O país tem 179.032 óbitos registrados e 6.730.118 diagnósticos de Covid-19 desde o começo da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa. Desde que o consórcio começou a acompanhar as tendências, em 9 de julho, é a 1ª vez que tantos estados aparecem simultaneamente com mortes em alta. Veja os dados detalhados.

  • Santas Casas de quase todos os estados estão com 100% de UTIs ocupadas, diz federação dos hospitais filantrópicos
  • Referência no tratamento a Covid-19 em MS, Hospital Regional enfrenta lotação em Pronto Atendimento

Imunização no mundo

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em foto de 29 de novembro — Foto: Alex Kolomoisky/Pool via AP
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em foto de 29 de novembro — Foto: Alex Kolomoisky/Pool via AP

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou que o país começará a administrar as vacinas contra a Covid-19 em 27 de dezembro, após ter recebido um primeiro lote do imunizante produzido pela Pfizer. Em coletiva de imprensa, Netanyahu detalhou que os serviços de saúde pública poderiam administrar 60 mil doses diárias. Na terça, foi recebido o primeiro lote de um milhão de vacinas.

  • México pretende começar vacinação contra a Covid-19 na próxima semana
  • Canadá aprova uso emergencial da vacina anti-Covid da Pfizer

Mudança em ministério

Gilson Machado (esq.) e o presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega /PR
Gilson Machado (esq.) e o presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega /PR

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Gilson Machado, como novo ministro do Turismo.

Ele substituirá Marcelo Álvaro Antônio, que mais cedo, no grupo de ministros do governo em um aplicativo de mensagens, chamou de “traíra” Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria de Governo, responsável pela articulação política com o Congresso. Álvaro Antônio acusou o colega de ter pedido a demissão dele a Bolsonaro a fim de negociar o cargo com deputados do Centrão, bloco parlamentar de apoio ao governo na Câmara.

Marcelo Álvaro Antônio disse no final da noite que saiu do governo em razão de uma divergência e que se excedeu com Luiz Eduardo Ramos. Veja no vídeo abaixo, exclusivo do G1.

A nomeação de Machado e a exoneração de Álvaro Antônio foram publicadas no Diário Oficial da União. Para a vaga de Machado na Embratur foi nomeado Carlos Alberto Gomes de Brito.

Ministro demitido do Turismo diz que saiu por divergência e porque se excedeu
Ministro demitido do Turismo diz que saiu por divergência e porque se excedeu
 VÍDEO -  https://g1.globo.com/globonews/jornal-das-dez/video/ministro-demitido-do-turismo-diz-que-saiu-por-divergencia-e-porque-se-excedeu-9089439.ghtml

O Assunto

Antes prestigiado pelo presidente, Marcelo Álvaro Antônio, titular da pasta do Turismo, passou incólume pelo escândalo das candidaturas laranja. Agora, diante da crise gerada pelas críticas a Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria de Governo, em um grupo de WhatsApp, foi rifado por Bolsonaro. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com a jornalista Natuza Nery, comentarista da GloboNews.

Disputa no Congresso

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia — Foto: REUTERS/Adriano Machado
Presidente da Câmara, Rodrigo Maia — Foto: REUTERS/Adriano Machado

Líderes de seis partidos anunciaram a formação de um novo bloco na Câmara dos Deputados a partir de 2021. De olho na disputa pelo comando da Casa, o grupo formado por DEM, PSL, MDB, PSDB, Cidadania e PV reúne 147 deputados.

Segundo o líder do DEM, Efraim Filho (PB), a estratégia faz parte da articulação do grupo encabeçado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para eleger o seu sucessor. Até a noite desta quarta, Maia e as legendas ainda não haviam declarado apoio a nenhum deputado – a disputa nos bastidores envolve pelo menos cinco nomes.

Mais cedo, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) lançou sua candidatura à presidência da Casa. Aliado do presidente Jair Bolsonaro e líder do Centrão, Lira deve disputar o cargo com o candidato que Maia decidir apoiar.

  • Governo está ‘desesperado’ pelo comando da Câmara para avançar pauta de costumes, diz Maia

Compromisso internacional

Integrantes de movimentos negros participaram de ato contra rede de supermercados, no Recife — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press
Integrantes de movimentos negros participaram de ato contra rede de supermercados, no Recife — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que ratifica o texto da Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância. Em um primeiro momento da sessão, o texto foi aprovado em primeiro turno. Depois, em segundo turno. Agora, será enviado ao Senado. Se os senadores também aprovarem a proposta, a redação passará a compor a Constituição, na forma de emenda.

  • 417 x 42: veja quais deputados votaram a favor e contra a proposta

Entenda o caso: o texto ratificado pela Câmara foi elaborado em 2013, na Guatemala, durante a Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA). Pelo texto, os países da OEA se comprometerem a prevenir, eliminar, proibir e punir todos os atos e manifestações de racismo, discriminação e formas correlatas de intolerância. No Brasil, o Artigo 5º da Constituição define que a prática do racismo é crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão.

Personalidades negras

Por 69 votos a 3, o Senado aprovou um projeto que restaura as regras para homenagens da Fundação Palmares, readmitindo a possibilidade de que personalidades negras sejam reconhecidas ainda em vida. O projeto que revoga essa alteração ainda será analisado pela Câmara. Se aprovado, vira lei e restaura as regras anteriores – sem passar pela sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Entenda o caso: em novembro, uma portaria da Fundação Palmares alterou as regras para seleção e publicação dos nomes e biografias de negros e negras notáveis. A norma passou a admitir apenas homenagens póstumas, ou seja, feitas a pessoas já falecidas.

Bioma em chamas

Queimadas no Pantanal — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
Queimadas no Pantanal — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

A comissão externa da Câmara dos Deputados, que investiga as queimadas nos biomas brasileiros, apresentou o relatório final sobre o Pantanal. O texto atribui o aumento das queimadas na região a “ações humanas criminosas” e “condutas estatais, no mínimo, ímprobas”. Para a comissão, seria “ingênuo” culpar somente as condições climáticas.

  • Área queimada no Pantanal em 2020 supera em 10 vezes a área de vegetação natural perdida em 18 anos

Meta climática

A nova meta climática apresentada pelo Brasil ao Acordo de Paris permitirá ao país chegar a 2030 emitindo 400 milhões de toneladas de gases do efeito estufa a mais do que o previsto na meta original, de acordo com uma análise do Observatório do Clima, rede de 56 organizações da sociedade civil.

A meta agora atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente foi definida em dezembro de 2015, quando o Acordo de Paris reuniu países que aceitaram se comprometer com o esforço de limitar o aquecimento global a 1,5ºC. Cinco anos depois, oBrasil cumpre a entrega da renovação das metas por ele mesmo estipuladas, mas especialistas fazem alertas.

Presidente eleito

Hunter Biden, de máscara, abraça o pai, Joe Biden, durante evento em Wilmington em 7 de novembro — Foto: Andrew Harnik, Arquivo/AP Photo
Hunter Biden, de máscara, abraça o pai, Joe Biden, durante evento em Wilmington em 7 de novembro — Foto: Andrew Harnik, Arquivo/AP Phot

Hunter Biden, filho do presidente eleito dos Estados Unidos, afirmou que está na mira de uma investigação federal sobre seus impostos. Ele e a equipe de transição chefiada pelo pai, Joe Biden, negam qualquer irregularidade. O caso vem em um momento problemático para Biden neste momento de transição. Ele ainda escolherá o procurador-geral de seu governo, e a nomeação depois da divulgação das investigações pode gerar críticas ou questionamentos.

Ao longo da campanha eleitoral, o presidente e candidato Donald Trump tentou usar Hunter Biden como um calcanhar de Aquiles da candidatura democrata. Relembre o caso.

Bambino D’Oro

Paolo Rossi na Copa do Mundo de 1982 — Foto:  Getty Images
Paolo Rossi na Copa do Mundo de 1982 — Foto: Getty Images

Eternamente associado à história da seleção brasileira por ter feito os três gols que eliminaram o Brasil da Copa de 1982, o ex-atacante italiano Paolo Rossi morreu nesta quarta-feira, aos 64 anos.

Operação Tempo Perdido

Material com conteúdo do cantor Renato Russo é apreendido em depósito usado por gravadora — Foto: Divulgação / Polícia Civil
Material com conteúdo do cantor Renato Russo é apreendido em depósito usado por gravadora — Foto: Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil apreendeu material do cantor e compositor Renato Russo, líder da Legião Urbana, em um depósito usado por uma gravadora em Cordovil, na Zona Norte do Rio. Foram apreendidas 91 fitas que, segundo a polícia, contêm material inédito do artista e serão entregues a Giuliano Manfredini, filho e herdeiro do compositor.

100 anos de Clarice

Um passeio pelo Rio de Janeiro de Clarice Lispector: veja lugares frequentados pela escritora, que faria 100 anos — Foto: G1
Um passeio pelo Rio de Janeiro de Clarice Lispector: veja lugares frequentados pela escritora, que faria 100 anos — Foto: G1

Neste 10 de dezembro, celebram-se os 100 anos de Clarice Lispector. No centenário da autora, o G1 visitou cinco caminhos “claricianos” do Rio de Janeiro marcantes na vida e na obra da eterna nômade. Veja na reportagem.

  • Escritora que teve vida e obra ligadas ao Recife se torna cidadã pernambucana

Fim de ano do ‘Porta dos Fundos’

Fábio Porchat interpreta Jesus em 'Teocracia em vertigem', especial de Natal do Porta dos Fundos — Foto: Daniel Chiacos/Divulgação
Fábio Porchat interpreta Jesus em ‘Teocracia em vertigem’, especial de Natal do Porta dos Fundos — Foto: Daniel Chiacos/Divulgação

O Porta dos Fundos lança hoje o seu especial de Natal de 2020. “Teocracia em vertigem” tem estrutura e narração que fazem lembrar “Democracia em vertigem”, documentário brasileiro que concorreu ao Oscar.

Especial do ano passado: no fim de 2019, a sede do grupo de humor sofreu um ataque com coquetéis molotov. A divulgação da produção de Natal chegou a ser suspensa pelo Tribunal de Justiça do Rio, mas foi liberada pelo STF, com votos de ministros argumentando pela defesa da liberdade de expressão.

Ao G1, ator e roteirista Fábio Porchat falou sobre o atendado em 2019 e garantiu que piadas bíblicas nunca vão se esgotar. Confira a entrevista.

‘Festa da firma’ na pandemia

Banda Jota Quest fará live para a festa de confraternização da empresa Ingredion — Foto: Divulgação
Banda Jota Quest fará live para a festa de confraternização da empresa Ingredion — Foto: Divulgação

A pandemia trouxe a necessidade de distanciamento social e fez as empresas adaptarem as tradicionais festas de final de ano para os profissionais. Para evitar aglomerações, a saída é fazer as celebrações de forma virtual ou compensar a ausência de confraternizações com kits de Natal.

As mudanças refletem o que esperam os profissionais. De acordo com levantamento realizado pela empresa de recrutamento especializado Robert Half no LinkedIn com 1,6 mil pessoas, 48% deles preferem que não sejam realizadas festas, pois não estão no clima para celebrações. Em contrapartida, 44% responderam que esperam por confraternizações adaptadas ao “novo normal”. Veja algumas das ‘soluções’ encontradas pelas empresas.

Retrospectiva 2020

7 de junho - Manifestantes jogam estátua do traficante de escravos Edward Colston no porto de Bristol, durante manifestação Black Lives Matter, em Bristol, na Inglaterra — Foto: Ben Birchall/PA via AP7 de junho – Manifestantes jogam estátua do traficante de escravos Edward Colston no porto de Bristol, durante manifestação Black Lives Matter, em Bristol, na Inglaterra — Foto: Ben Birchall/PA via AP

O G1 selecionou as fotos que marcaram o ano; confira mês a mês.

Curtas e rápidas:

  • Mega-Sena pode pagar R$ 34 milhões nesta quinta-feira
  • Escolas públicas disputam final do prêmio Gestão Escolar 2020 por ações desenvolvidas na pandemia
  • ‘O céu da meia-noite’ poderia ser excelente, mas se divide em dois filmes incompletos; G1 já viu