8 de dezembro, terça-feira – DESTAQUES DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacadps pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

n o t í c i a s


Dia histórico no Reino Unido: começa hoje a vacinação contra a Covid-19 no país. No Brasil, o governo deve assinar nesta semana intenção de compra da vacina da Pfizer. O governo de São Paulo anuncia a imunização a partir de 25 de janeiro — a CoronaVac ainda não foi aprovada pela Anvisa, que diz não ter recebido dado ‘essencial para avaliação’ do imunizante. Caso Marielle completa mil dias sem respostas sobre motivações e possíveis mandantes. O tema de ‘O Assunto‘ é a sucessão na Câmara e no Senado, com o veto à reeleição para a presidência das Casas. E a Mega-Sena pode pagar R$ 32 milhões nesta terça.

‘Dia V’

Momento histórico: a vacinação contra a Covid-19 começou, nesta terça (8), no Reino Unido. Margaret Keenan, de 90 anos, foi a primeira britânica a ser imunizada. Ela recebeu a dose da vacina da Pfizer/BioNtech em um hospital em Coventry, na região central da Inglaterra. Na próxima semana, ela completará 91 anos.

“Sinto-me muito privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19”, disse Keenan. “É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo, depois de estar sozinha na maior parte do ano.”

Cerca de 800 mil doses devem estar disponíveis na primeira semana. Maiores de 80 anos, funcionários de saúde na linha de frente e funcionários e moradores de casas de repouso terão prioridade nessa primeira fase da vacinação. A imunização em massa dos britânicos com mais de 50 anos, além dos adultos com alguma doença pré-existente deve acontecer em 2021.

A imprensa britânica diz que a rainha Elizabeth II e o príncipe Phillip não vão furar fila, mas os dois estão no grupo prioritário. A rainha tem 94 anos e o príncipe vai completar 100 anos.

  • Brasileira está entre primeiros na fila para receber vacina na Inglaterra

Imunização no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou uma nota na noite desta segunda (7) na qual informou que deve assinar nesta semana o memorando de intenção de compra de 70 milhões de doses da vacina produzida pela Pfizer e pela Biontech contra a Covid-19. Segundo a nota, as negociações “avançam” e a vacina deve ser fornecida em 2021. A data, contudo, não foi especificada.

O governador do Estado de São Paulo, João Doria anuncia durante 150ª coletiva de imprensa sobre o combate ao Covid-19, o plano estadual de imunização da população com a vacina CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantã em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, nesta segunda-feira (07) no Palácio dos Bandeirantes no bairro do Morumbi. Doria informou que a fase 1 da vacinação começa em 25 de janeiro para os profissionais da saúde. — Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O governador do Estado de São Paulo, João Doria anuncia durante 150ª coletiva de imprensa sobre o combate ao Covid-19, o plano estadual de imunização da população com a vacina CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantã em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, nesta segunda-feira (07) no Palácio dos Bandeirantes no bairro do Morumbi. Doria informou que a fase 1 da vacinação começa em 25 de janeiro para os profissionais da saúde. — Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Mais cedo, o governo de São Paulo disse que o plano de vacinação com a CoronaVac — vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan — começa no dia 25 de janeiro de 2021. O primeiro grupo a receber o imunizante engloba profissionais de saúde, indígenas e quilombolas. A previsão é que 9 milhões de pessoas sejam vacinadas na primeira fase; veja o calendário completo.

O fármaco ainda está na terceira fase de teste, em que a eficácia precisa ser comprovada antes de ser liberada pela Anvisa. A agência afirma que não recebeu dado ‘essencial para avaliação’ da CoronaVac. Segundo o governo de SP, os documentos serão entregues à Anvisa no próximo dia 15.

  • Ministério negocia compra de 330 milhões de seringas e agulhas
  • Sem dar data, Bolsonaro promete vacina gratuita e não obrigatória
  • Congresso definirá plano de vacinação com ou sem governo, diz Maia

Escalada da pandemia

Média móvel de mortes por Covid no Brasil volta a ficar acima de 600 por dia
 VÍDEO - https://globoplay.globo.com/v/9082878/

Média móvel de mortes por Covid no Brasil volta a ficar acima de 600 por dia

A média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil voltou a ficar acima de 600 por dia, com 17 estados e Distrito Federal com alta nos óbitos. O país ultrapassou 177 mil vítimas da doença, com 409 registradas nas últimas 24 horas. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 6.628.065 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. Veja os dados detalhados.

  • Quase 400 pacientes de Covid esperam por internação no Rio
  • Governo da Bahia anuncia reabertura de mais de 100 leitos de UTI
  • Com mais de 81% de leitos ocupados, lotação em UTI no RS volta a preocupar

Caso Marielle

Marielle e Anderson — Foto: GloboNews

Marielle e Anderson — Foto: GloboNews

Desde o dia 14 de março de 2018, são quase 24 mil horas, mil dias, em que imprensa, famílias, polícia e ativistas no mundo inteiro se perguntam: por que mataram a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes?

Nesta terça (8), completam-se mil dias desde que a Polícia Civil foi chamada para o local do homicídio, no Centro do Rio. O G1 conversou com três pessoas próximas de Marielle para falar sobre como cada uma delas passou por esse período, repleto de dúvidas, incerteza e luta para encontrar respostas sobre o crime. Leia na reportagem.

Vidas interrompidas

Emilly e Rebeca foram assassinadas enquanto brincavam na porta de casa, em Duque de Caxias — Foto: Reprodução/TV GloboEmilly e Rebeca foram assassinadas enquanto brincavam na porta de casa, em Duque de Caxias — Foto: Reprodução/TV Globo

As famílias de Emilly e Rebeca, mortas a tiros em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, se reuniram com o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, no Palácio Guanabara, sede do governo. Os parentes cobraram uma solução para o crime.

Lembre o caso: as meninas foram atingidas por balas perdidas enquanto brincavam na porta de casa, na comunidade do Barro Vermelho, na sexta-feira (4). Na versão de testemunhas, Emilly e Rebeca foram baleadas quando policiais militares tentaram abordar duas pessoas que estavam em uma motocicleta. Eles dizem que os PMs entraram atirando na rua e atingiram as crianças. A corporação, no entanto, nega que tenha realizado qualquer disparo.

  • 12 crianças morreram baleadas no Rio de Janeiro em 2020

O Assunto

sucessão na Câmara e Senado, com o veto do STF à reeleição para a presidência das Casas, é o tema do episódio desta terça.

  • Maia diz que o candidato que apoiará precisa representar ‘independência’ da Câmara
  • Gerson Camarotti: Alcolumbre sinaliza que quer agir para eleger sucessor e busca perfil independente; Anastasia é cotado
  • Andréia Sadi: Decisão do STF traz alívio para Planalto, que medirá forças com Maia para eleger sucessor

Lava Jato

A Procuradoria-Geral da República (PGR) prorrogou os trabalhos das forças-tarefa da Operação Lava Jato nos estados do Paraná e do Rio de Janeiro. Pela decisão da PGR, as atividades dos procuradores do Paraná serão estendidas até outubro do ano que vem, e os procuradores do Rio tiveram a atuação prorrogada até o fim de janeiro. Leia mais.

Transição nos EUA

General Lloyd Austin III, em foto de 2015. Ele deverá ser o escolhido de Joe Biden para chefiar o Pentágono — Foto: Pablo Martinez Monsivais/Arquivo/ReutersGeneral Lloyd Austin III, em foto de 2015. Ele deverá ser o escolhido de Joe Biden para chefiar o Pentágono — Foto: Pablo Martinez Monsivais/Arquivo/Reuters

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escolherá o general Lloyd J. Austin III para o cargo de Secretário de Defesa, informaram veículos de imprensa americanos. Caso a escolha se confirme, o militar será o primeiro homem negro a chefiar o Pentágono na história.

Para ser efetivado, o general de 67 anos ainda precisará ter o nome aprovado pelo Congresso. Isso porque ele foi para a reserva há apenas quatro anos, e a lei americana estabelece que militares precisam passar por sabatina caso tenham saído da ativa em no máximo sete anos.

  • Biden escolhe latino-americano para chefiar Secretaria de Saúde

Educação

Inscrições para Prouni e Fies em 2021 abrem em janeiro — Foto: Reprodução/RBS TVInscrições para Prouni e Fies em 2021 abrem em janeiro — Foto: Reprodução/RBS TV

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que estão previstas para janeiro a abertura das inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os editais com as datas ainda não foram publicados mas, segundo a pasta, o Prouni 2021 terá inscrições abertas de 12 a 15 de janeiro e o Fies 2021 abrirá inscrições de 26 a 29 de janeiro.

O problema é que estas datas são “incompatíveis” com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, afirma a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). E a nota do Enem é um dos critérios de seleção para os programas de acesso ao ensino superior. As provas foram remarcadas para janeiro e fevereiro e o resultado será divulgado em 29 de março. Com isso, estudantes criticaram o cronograma. Entenda.

  • Saiba mais: Nota do Enem serve como vestibular em universidades públicas e privadas, além de dar acesso a bolsas e financiamentos; confira as opções

Problemas na memória

Um estudo realizado em camundongos idosos pela Universidade de San Francisco, na Califórnia, com a utilização de uma droga experimental, conseguiu reverter problemas de memória relacionados à idade. Para os pesquisadores, perdas cognitivas que afetam a memória por conta da idade não são permanentes e podem ser restauradas.

A pesquisa mostrou ainda que a droga pode oferecer uma rápida restauração das habilidades cognitivas – manifestadas durante a juventude – nos animais idosos, seguida de um rejuvenescimento do cérebro e das células imunológicas. Leia mais.

Mega-Sena

O concurso 2.325 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 32 milhões para quem acertar as seis dezenas no sorteio que ocorre às 20h desta terça. A aposta mínima custa R$ 4,50 e pode ser realizada pela internet – saiba como fazer.

Curtas e Rápidas:

  • Posso colocar no currículo empregos sem registro em carteira? Veja dicas
  • Apreensões de produtos piratas pela Receita crescem no país mesmo com pandemia; estado de SP lidera em vestuário falsificado

E MAIS...

A EDIÇÃO COMPLETA COM FOTOS, VÍDEOS E LINKS NO SITE

www.foconapolitica.com.br