Segunda-feira, 7 de dezembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília


JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

n o t í c i a s

Governo de São Paulo anuncia vacinação contra a Covid-19 a partir de 25 de janeiro — a CoronaVac ainda está na fase final de testes e precisa de liberação da Anvisa. Ministro Alexandre de Moraes, do STF, decide que o presidente Jair Bolsonaro não pode desistir previamente de prestar depoimento à Polícia Federal. Segundo relatório do Corpo de Bombeiros, a subestação de energia elétrica que pegou fogo e levou a apagão de mais de 20 dias no Amapá não tinha os sistemas preventivos contra incêndio. E o motorista do ônibus que caiu de viaduto em Minas Gerais se apresenta à polícia.

Imunização

SP anuncia que plano de vacinação contra a Covid-19 deve começar dia 25 de janeiro
VÍDEO - https://globoplay.globo.com/v/9081433/

SP anuncia que plano de vacinação contra a Covid-19 deve começar dia 25 de janeiro

O governo de São Paulo anunciou, nesta segunda (7), que o plano de vacinação com a CoronaVac, fármaco contra a Covid produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, começa no dia 25 de janeiro de 2021. O primeiro grupo a receber o imunizante engloba idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, indígenas e quilombolas de todo o estado; veja o calendário completo.

  • Sem falar em data, Bolsonaro promete vacina gratuita e não obrigatória
  • Estados receberão R$ 59 milhões para usar em refrigeração
  • Mourão diz que 150 milhões devem ser vacinados no Brasil em 2021

A vacina ainda está na 3ª fase de testes, em que a eficácia precisa ser comprovada antes de ser liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A Anvisa, por sua vez, diz que não recebeu dado “essencial para avaliação” da CoronaVac A previsão do governo de SP é de que os documentos sobre a sejam entregues à agência no dia 15 de dezembro.

  • Brasil pode sofrer com falta de seringas e insumos
  • Reino Unido anuncia que vacinação começa nesta terça (8)

Em entrevista coletiva nesta segunda, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a sociedade “entrará em pânico” se o Brasil não tiver um plano de imunização contra o coronavírus, e que o Poder Legislativo definirá uma estratégia com ou sem a participação do governo. No próximo dia 17, o Supremo vai julgar uma ação que discute se o governo deve ou não elaborar um plano de vacinação em até 30 dias.

➖ Panorama Covid

Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, o Brasil registrou 426 mortes nas últimas 24 horas, totalizando 177.388 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes foi de 603, a mais alta registrada desde 10 de outubro. Em casos confirmados, 6.628.065 brasileiros já tiveram ou têm coronavírus, com 25.123 desses registrados no último dia. Dezessete estados e o Distrito Federal apresentaram alta na média móvel de mortes: ParanáRio Grande do SulSanta CatarinaSão Paulo, Mato Grosso do SulMato GrossoAcreAmapáRondôniaRoraimaTocantinsCearáParaíbaPernambucoPiauíRio Grande do Norte e SergipeVeja a situação no seu estado.

  • Fiscalização interdita 3 festas clandestinas em Goiânia
  • Grande Recife tem evento com mais de mil pessoas; VÍDEO
  • Abertura de clube em SC tem aglomeração e público sem máscara
  • Sorocaba tem rave clandestina com milhares de pessoas

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou que a “live da virada”, com apresentações de Ivete Sangalo e Gusttavo Lima no dia 31 de dezembro, foi cancelada. Segundo o prefeito, a medida foi tomada para dar um recado à população em relação ao aumento do número de casos da Covid-19 na capital baiana. Já Pernambuco proibiu as festas de Natal e ano novo no estado devido à pandemia. Também foram vetados shows e festas, com ou sem cobrança de ingresso.

Presidente investigado

Moraes decide que Bolsonaro não pode desistir de prestar depoimento à Polícia Federal
 VÍDEO - https://globoplay.globo.com/v/9081882/

Moraes decide que Bolsonaro não pode desistir de prestar depoimento à Polícia Federal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que o presidente Jair Bolsonaro não pode desistir previamente de prestar depoimento à Polícia Federal sobre suposta interferência política na instituição. Segundo Moraes, relator do inquérito, a Constituição não dá a um investigado ou réu o direito de recusa prévia e genérica de determinações legais. Ele também transferiu para o plenário da Corte a definição sobre a forma do depoimento, se será presencial ou por escrito.

  • PGR prorroga Lava Jato no Paraná e no Rio de Janeiro
  • Natuza Nery: ‘Decisão de Alexandre de Moraes tem um objetivo claro’

Apagão no Amapá

A subestação de energia elétrica de Macapá — que pegou fogo e levou a um apagão de mais de 20 dias no Amapá — não tinha os sistemas preventivos contra incêndio. De acordo com o relatório do Corpo de Bombeiros, as estruturas não eram suficientes e havia, no entorno do transformador, outros equipamentos que poderiam ter se incendiado, como caminhões. No documento, o Operador Nacional do Sistema (ONS) também afirmou que a crise energética na região foi resultado de “contingência múltipla”, ou seja, uma série de falhas.

A comentarista Ana Flor analisa o relatório sobre as causas do apagão no estado.

Ana Flor: relatório aponta que não existiam sistemas preventivos de incêndio no Amapá
 VÍDEO - https://g1.globo.com/globonews/estudio-i/video/ana-flor-relatorio-aponta-que-nao-existiam-sistemas-preventivos-de-incendio-no-amapa-9081720.ghtml

Ana Flor: relatório aponta que não existiam sistemas preventivos de incêndio no Amapá

Eleição no Congresso

VÍDEO: 'Nunca foi minha intenção disputar essa eleição', diz Rodrigo Maia
 VÍDEO -  https://g1.globo.com/politica/video/video-nunca-foi-minha-intencao-disputar-essa-eleicao-diz-rodrigo-maia-9080794.ghtml

VÍDEO: ‘Nunca foi minha intenção disputar essa eleição’, diz Rodrigo Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, em entrevista ao programa “Em Foco com Andréia Sadi”, que nunca teve a intenção de disputar a reeleição ao comando da Casa e que o candidato que apoiará deve representar a independência do Legislativo. O parlamentar também defendeu retomar a pauta de votações, interrompida no período eleitoral (assista ao vídeo acima).

“O governo, de certa forma, antecipou a minha sucessão, esqueceu de projetos importantes. Ninguém votou a PEC emergencial”, disse Maia.

No domingo (6), o Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, que os atuais presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre (DEM-AP), não podem se candidatar à reeleição para os postos dentro da mesma legislatura; entenda.

  • Andréia Sadi: Bolsonaro e Maia agora vão medir forças na Câmara
  • Gerson Camarotti: Alcolumbre sinaliza que vai agir para emplacar sucessor
  • Ana Flor sobre decisão do STF: ‘Vira-se a página’

Vidas interrompidas

VÍDEO: 12 crianças morreram vítimas de balas perdidas no RJ em 2020
VÍDEO -  https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/video/video-12-criancas-morreram-vitimas-de-balas-perdidas-no-rj-em-2020-9080721.ghtml

VÍDEO: 12 crianças morreram vítimas de balas perdidas no RJ em 2020

Em 2020, 12 crianças perderam a vida baleadas no estado do Rio de Janeiro. As duas vítimas mais recentes são as primas Emilly Victoria, de 4 anos, e Rebecca Beatriz, 7, que morreram na sexta (4) enquanto brincavam na porta de casa, na comunidade Santo Antônio, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense. Conheça as vidas que foram interrompidas pela violência.

  • PM diz que seria ‘leviano’ acusar policiais por mortes de primas antes de perícia
  • ‘Governo? Nem sei se existe’, desabafa mãe de Ágatha

De acordo com o 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em outubro pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil teve quase 5 mil mortes violentas de crianças e adolescentes em 2019, sendo que 75% eram negros.

Tragédia em MG

G1 em 1 minuto: Motorista de ônibus de acidente com 19 mortos em MG se apresenta à Polícia Civil
 VÍDEO -  https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/video/video-12-criancas-morreram-vitimas-de-balas-perdidas-no-rj-em-2020-9080721.ghtml

G1 em 1 minuto: Motorista de ônibus de acidente com 19 mortos em MG se apresenta à Polícia Civil

motorista Luiz Viana de Lima, que pulou do ônibus que caiu de um viaduto na BR-381, em João Monlevade (MG), se apresentou à Polícia Civil da cidade nesta segunda. O veículo despencou de uma altura de 30 metros matando 19 passageiros. Luiz fugiu após o acidente acontecer. A polícia procurava por ele desde sexta (4).

  • Maioria das vítimas era de Alagoas; veja quem são

Flaviano Carvalho, representante da empresa Localima, proprietária do veículo, foi à corporação para prestar depoimento e disse que o “motorista prestava serviço temporário”. Ele ainda afirmou que a responsabilidade do ônibus é da JS Turismo. Em situação irregular, o veículo saiu de um povoado na zona rural de Mata Grande (AL) e seguia para São Paulo (SP). Os corpos das vítimas foram levados para os dois estados.

INSS

INSS: veja as principais mudanças para dar entrada na aposentadoria em 2021 — Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão ConteúdoINSS: veja as principais mudanças para dar entrada na aposentadoria em 2021 — Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

reforma da Previdência trouxe uma série de mudanças para o brasileiro conseguir a aposentadoria. Entre elas, há as regras de transição, que permitem que os segurados contribuintes do INSS se aposentem antes da idade mínima estabelecida.

Por exemplo: em 2021, no chamado sistema de pontos, o número passará para 88 pontos para mulheres e 98 para os homens. Se em 2020 uma mulher com 57 anos de idade e 30 de contribuição poderia se aposentar, no ano que vem será preciso ter, no mínimo, 58 anos de idade e 30 de contribuição. Veja as novas regras para dar entrada na aposentadoria.

Aquecimento global

Foto mostra homem de 84 anos tentando salvar casa onde morou por 77 anos em meio a um incêndio em Vacaville, Califórnia, no dia 19 de agosto. — Foto: Noah Berger/AP

Foto mostra homem de 84 anos tentando salvar casa onde morou por 77 anos em meio a um incêndio em Vacaville, Califórnia, no dia 19 de agosto. — Foto: Noah Berger/AP

Novembro teve as temperaturas mais altas para o mês em toda a história, anunciou o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia em relatório divulgado nesta segunda (7). De acordo com as análises, as temperaturas do mês passado foram 0,77ºC mais elevadas do que a média de 1981 a 2010, e superaram em 0,13ºC os recordes anteriores, registrados em 2016 e 2019.

  • Brasil deve reduzir emissão de gases em 81%, propõe Observatório do Clima

Eleições na Venezuela

Servidora à espera de eleitores em uma escola em Caracas — Foto: Cristian Hernandez / AFP PhotoServidora à espera de eleitores em uma escola em Caracas — Foto: Cristian Hernandez / AFP Photo

chavismo retomou o controle da Assembleia Nacional da Venezuela ao vencer, neste domingo (6), a eleição legislativa boicotada por quase toda a oposição e caracterizada por uma abstenção de 69% dos eleitores. Aproximadamente 5,2 milhões de pessoas votaram. Segundo a presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Indira Alfonzo, a aliança do Grande Pólo Patriótico (CPP), que apoia o presidente Nicolás Maduro, obteve 67,7% dos votos apurados em um primeiro boletim, enquanto os opositores que se dispuseram a participar ficaram com 18%.

Segundo o CNE, o comparecimento às urnas foi de 31% do eleitorado. Cerca de 5,2 milhões de eleitores votaram.

  • Sandra Cohen: todos saem perdendo na eleição da Venezuela
  • Chanceler brasileiro chama pleito venezuelano de ‘farsa eleitoral’

A Boa do Dia 🎙

Renata Silveira (selo home G1) — Foto: João Cotta / GloboRenata Silveira (selo home G1) — Foto: João Cotta / Globo

A equipe de narradores da Globo tem agora uma voz feminina: Renata Silveira, nova integrante do departamento de Esportes. Formada em educação física com pós-graduação em jornalismo esportivo, a carioca será a primeira mulher na história a comandar as transmissões de futebol na empresa. Renata começou a carreira na narração ao vencer em 2014 um concurso da Rádio Globo. Como prêmio, narrou os jogos Uruguai x Costa Rica e Croácia x México, pela Copa do Mundo. Saiba mais.

O Assunto 🎧

E MAIS...

EDIÇÃO COMPLETA COM VÍDEOS, FOTOS E LINKS

NO SITE

www.foconapolitica.com.br