7 de dezembro, segunda-feira- DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem- informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

n o t í c i a s

O STF vetou a reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre para presidir a Câmara e o Senado. O governo de São Paulo deve anunciar o plano de vacinação da CoronaVac. O Assunto fala sobre a epidemia eterna na terra yanomami. Eleições: Josiel e Dr. Furlan vão decidir em 2º turno quem será o próximo prefeito de Macapá (AP). O ministro Luís Roberto Barroso lança em evento virtual o livro “Sem Data Venia – Um olhar sobre o Brasil e o mundo”. Marília Mendonça lidera paradas de clipes, lives e streaming. E “Kubanacan” chega ao Globoplay.

Maia e Alcolumbre fora da disputa

STF barra possibilidade de reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre
VÍDEO - https://g1.globo.com/globonews/jornal-das-dez/video/stf-barra-possibilidade-de-reeleicao-de-rodrigo-maia-e-davi-alcolumbre-9079969.ghtml

STF barra possibilidade de reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por maioria, em plenário virtual, que os atuais presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), não podem se candidatar à reeleição para os postos em 2021.

O julgamento começou na última sexta-feira (4) e se estende até o fim da próxima semana. Os 11 votos já foram registrados mas, até que o resultado seja proclamado, os ministros ainda podem mudar de posicionamento.

  • ANA FLOR: decisão do STF ‘vira página’ no Congresso e abre disputa

O julgamento ficou com “dois placares”. Confira:

Sobre uma eventual reeleição de Rodrigo Maia:

  • 7 votos contra: Nunes Marques, Marco Aurélio, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Luiz Fux
  • 4 votos a favor: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski

Sobre uma eventual reeleição de Davi Alcolumbre:

  • 6 votos contra: Marco Aurélio, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Luiz Fux
  • 5 votos a favor: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski

Vacinação em SP

O governo de São Paulo anuncia nesta segunda-feira (7) o plano de vacinação da CoronaVac. Produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, a previsão do governo paulista é a de que a aplicação na população começa em janeiro de 2021.

A vacina ainda está na terceira fase de teste, em que a eficácia precisa ser comprovada antes de ser liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

  • Saiba como o Reino Unido está se preparando para iniciar vacinação
  • Pfizer desaconselha vacina para gestantes e mulheres que estão amamentando

Coronavírus

Brasil tem a maior média móvel de mortes por Covid em quase 2 meses. Números indicam 588 óbitos por dia na última semana. Total de vítimas fatais se aproxima de 177 mil.

O Assunto

Epidemia eterna na terra yanomami. Em três meses, o números de casos de Covid-19 deu um salto de 250% na maior reserva indígena do Brasil, que se estende pelos Estados do Amazonas e de Roraima, onde vivem cerca de 27 mil índios das etnia Yanomami e Ye’kwana. Mas não é só o coronavírus que atormenta a região. Entenda na entrevista de Renata Lo Prete com Dario Kopenawa, vice-presidente da Associação Hutukara, que representa os yanomamis.

LINK no www.foconapolitica.com.br

 

Eleições em Macapá

Josiel e Dr. Furlan, que disputam o 2º turno em Macapá — Foto: Gabriel Penha/Photopress/Estadão Conteúdo; Erich Macias Rodrigues/Futura Press/Estadão ConteúdoJosiel e Dr. Furlan, que disputam o 2º turno em Macapá — Foto: Gabriel Penha/Photopress/Estadão Conteúdo; Erich Macias Rodrigues/Futura Press/Estadão Conteúdo

Josiel, do DEM, e Dr. Furlan, do Cidadania, vão decidir em 2º turno, no próximo dia 20 de dezembro, quem será o próximo prefeito de Macapá (AP). O 1º turno aconteceu neste domingo (6), após a Justiça adiar o pleito em função de crise de energia que atingiu o Amapá em novembro.

Com 100% das urnas apuradas às 19h30, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Josiel recebeu 59.511 votos (29,47% dos votos), ante 32.369 votos para Dr. Furlan – o que representa 16,03% dos votos.

Mega-assalto

Ladrões que atacaram um banco em Criciúma roubaram cerca de R$ 80 milhões, informou a polícia. Até agora, só R$ 1 milhão foi recuperado e 12 suspeitos estão presos.

‘Sem Data Venia’, de Luís Roberto Barroso

Ministro Barroso, do STF, lança livro "Sem Data Venia: Um Olhar sobre o Brasil e o Mundo"
VÍDEO - https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews-edicao-das-18/video/ministro-barroso-do-stf-lanca-livro-sem-data-venia-um-olhar-sobre-o-brasil-e-o-mundo-9079948.ghtml

Ministro Barroso, do STF, lança livro “Sem Data Venia: Um Olhar sobre o Brasil e o Mundo”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso lança em evento virtual o livro “Sem Data Venia – Um olhar sobre o Brasil e o mundo”. Será a primeira obra de Barroso voltada ao público geral, e não ao mundo jurídico. Em entrevista à GloboNews (veja vídeo acima), ele comentou trechos da obra, entre eles, a declaração de que um de seus sonhos sempre foi “fazer um país melhor”.

“Quando eu estava na faculdade, na segunda metade da década de 1970, minhas preocupações eram como acabar com a tortura, como acabar com a censura, como criar instituições democráticas em um país e um continente com tradição de golpes, contragolpes e quebras da legalidade. Hoje, as minhas, as nossas preocupações são como melhorar a qualidade da educação, o sistema eleitoral, como convencer governantes e a sociedade que a preservação ambiental é essencial para o futuro da vida na terra. Portanto, eu considero que a qualidade do debate público e das nossas preocupações mudou muito.”

Saúde

Câncer de útero: entenda a doença de Fátima Bernardes; apresentadora passou por cirurgia
https://globoplay.globo.com/v/9079924/

Câncer de útero: entenda a doença de Fátima Bernardes; apresentadora passou por cirurgia

Câncer de útero: entenda a doença de Fátima Bernardes. Apresentadora de 58 anos passou por cirurgia neste domingo e está bem, dizem médicos.

Rainha Marília Mendonça

Semana Pop explica por que 2020 foi o ano de Marília Mendonça na música
VÍDEO - https://g1.globo.com/pop-arte/video/semana-pop-explica-por-que-2020-foi-o-ano-de-marilia-mendonca-na-musica-9077586.ghtml

O seu vídeo começa em 00:09

Semana Pop explica por que 2020 foi o ano de Marília Mendonça na música

Em 2020, só deu ela. Marília Mendonça lidera paradas de clipes, lives e streaming e vira rainha em ano de “sofrência”. Artista mais ouvida do ano, ela foi impulsionada por adaptação do sertanejo a momento difícil do mercado. Mas não esconde que também teve saúde mental abalada em 2020. VÍDEO explica motivos por trás do sucesso.

‘Kubanacan’ no Globoplay

Marcos Pasquim e Adriana Esteves em 'Kubanacan', 2003 — Foto: João Miguel Júnior/Globo  Marcos Pasquim e Adriana Esteves em ‘Kubanacan’, 2003 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Veja curiosidades e fotos e relembre confusões políticas e amorosas de “Kubanacan”, que chega ao Globoplay nesta segunda. Novela de Carlos Lombardi tem Stenio Garcia, Betty Lago, Humberto Martins, Marcos Pasquim, Danielle Winits, Vladimir Brichta, Adriana Esteves e Carolina Ferraz.

Curtas e rápidas:

  • País tem 90 concursos públicos abertos para preencher quase 11,6 mil vagas
  • INSS: veja as principais mudanças para dar entrada na aposentadoria

Futebol

Campeonato Brasileiro

  • 20 horas: Atlético-GO x Goiás

Clique aqui e veja como está a classificação do Brasileirão. O São Paulo lidera. E veja, no vídeo abaixo, os gols do fim de semana.

Gols do Fantástico: São Paulo bate o Sport e abre vantagem na liderança
VÍDEO - https://globoplay.globo.com/v/9079965/

Gols do Fantástico: São Paulo bate o Sport e abre vantagem na liderança

E MAIS...

 

ESTA EDIÇÃO COMPLETA,
COM FOTOS VÍDEOS E LINKS
NO SITE ABAIXO