27 de novembro, sexta-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


n o t í c i a s

Reta final das eleições 2020: TV Globo e afiliadas realizam debates no segundo turno em 35 cidades nesta sexta. G1 transmitirá ao vivo. O Assunto fala sobre a imobilidade social. O Brasil registra mais de 171 mil mortes por Covid. Nos Estados Unidos, Trump diz que deixará a Casa Branca se o Colégio Eleitoral formalizar vitória de Biden. Adeus ao ídolo do futebol: corpo de Maradona é enterrado em cerimônia familiar após velório com tumulto. ‘Solo para vialejo’, de Cida Pedrosa, é eleito livro do ano no Prêmio Jabuti. E o Memorial da Televisão Aberta Brasileira traz imersão digital e interativa nos 70 anos da TV.

📌Eleições 2020

TV Globo e afiliadas realizam 35 debates nesta sexta  — Foto: Guilherme Gomes/G1TV Globo e afiliadas realizam 35 debates nesta sexta — Foto: Guilherme Gomes/G1

A TV Globo e as suas afiliadas realizam nesta sexta debates entre candidatos à prefeitura de 35 cidades brasileiras, entre as quais 15 capitais, que terão segundo turno nas eleições municipais. O G1 transmitirá os debates ao vivo. O encontro entre os candidatos começa após a novela “A Força do Querer”. Veja a lista de cidades e os links para assistir.

O segundo turno das Eleições 2020 acontece neste domingo (29).

  • 57 cidades terão 2° turno; veja quais são
  • Caneta, identidade e máscara: o que levar no dia da eleição
  • TSE recomenda que eleitor com sintomas de Covid-19 fique em casa
  • Atualize o app do G1 e acompanhe a apuração neste domingo

Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para prefeitos no segundo turno:

  • São Paulo: Bruno Covas, 47%; Guilherme Boulos, 40%
  • Rio de Janeiro: Paes, 55%; Crivella, 23%
  • Recife: Marília Arraes, 43%; João Campos, 40%

E mais: veja o resultado da pesquisa Datafolha de 26 de novembro para prefeito de São Paulo e do Rio de Janeiro por sexo, idade, renda, escolaridade, religião e raça.

  • Veja o que é #FATO ou #FAKE nas declarações dos candidatos à Prefeitura de SP na 2ª semana de campanha do 2º turno
  • Veja o que é #FATO ou #FAKE nas declarações dos candidatos à Prefeitura do Rio na 2ª semana de campanha do 2º turno

O Assunto

Imobilidade social: por que o ponteiro da renda quase não se mexe no Brasil? Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com o economista Paulo Tafner, pesquisador associado da USP e diretor-presidente do recém-lançado Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social.

Transição na Casa Branca

Trump diz que deixará a Casa Branca se Colégio Eleitoral formalizar vitória de Biden — Foto: Reuters

Trump diz que deixará a Casa Branca se Colégio Eleitoral formalizar vitória de Biden — Foto: Reuters

Ao falar com jornalistas no feriado de Ação de Graças, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que deixará a Casa Branca se o Colégio Eleitoral formalizar a vitória de Joe Biden. A declaração foi a mais próxima até agora de uma admissão de sua derrota nas eleições do dia 3 de novembro. Ainda assim, o presidente continua afirmando que houve fraude na votação e se recusou a dizer a jornalistas se compareceria à posse do democrata em 20 de janeiro de 2021.

Corrida pela imunização

Vacina contra Covid — Foto: Jornal NacionalVacina contra Covid — Foto: Jornal Nacional

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota para afirmar, entre outros pontos, que a “aprovação de uma vacina pela autoridade regulatória da China não implica aprovação automática para o Brasil“.

Entenda o caso: a nota foi divulgada pela Anvisa após entrevista de João Doria (PSDB), governador de São Paulo, ao portal Metrópoles. O governador afirmou que a CoronaVac, vacina contra Covid-19 da chinesa Sinovac que está sendo testada no Brasil pelo Instituto Butantan, poderá ser aplicada no país mesmo que não obtenha o registro da Anvisa, desde que receba o aval de agências reguladoras de outros países.

  • Vacina de Oxford: especialistas questionam dados sobre eficácia da meia dose e transparência em testes

Pandemia no Brasil

O Brasil totalizando 171,4 mil óbitos pela Covid-19. A média móvel de casos está em 31,6 mil por dia, a maior marca desde setembro. Veja os números da pandemia no país.

E mais:

  • Pazuello afirma que números mostram ‘repique’ da pandemia: ‘cuidado para não sermos enganados’
  • Bolsonaro diz em ‘live’ que não há vídeo ou áudio em que chame Covid de ‘gripezinha’; veja dois vídeos em que ele usa o termo

Adeus ao ídolo argentino

Família acompanha caixão com o corpo de Maradona, em cemitério de Bella Vista, nesta quinta-feira (26).  — Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFPFamília acompanha caixão com o corpo de Maradona, em cemitério de Bella Vista, nesta quinta-feira (26). — Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP

O corpo do ídolo argentino Diego Maradona foi sepultado por volta das 20 horas desta quinta-feira (26) no Jardim da Paz, em Bella Vista, mesmo cemitério na periferia de Buenos Aires onde seus pais estão enterrados. O acesso ao local foi restrito pela família de Maradona a poucas pessoas.

Mais cedo, uma imensa multidão esteve na Casa Rosada, sede do governo da Argentina, para se despedir do ex-jogador; veja fotos.

  • Herança de Maradona pode ser disputada por até 11 filhos
  • Idolatria no Brasil: eleição teve 66 candidatos com ‘Maradona’ no nome; 5 se elegem

Madeira cobiçada

Floração de ipês em Manaus. — Foto: Márcio James/SemcomFloração de ipês em Manaus. — Foto: Márcio James/Semcom

O governo brasileiro retirou o Ipê — uma das madeiras brasileiras mais cobiçadas no mercado — de uma lista internacional de proteção de espécies ameaçadas.

Entenda o que muda: por causa da crescente exploração e venda ilegal, o Ipê estava numa lista de espécies ameaçadas da convenção sobre o comércio internacional de espécies da fauna e da flora selvagem. Mas, em agosto do ano passado, o próprio governo brasileiro pediu para que a convenção retirasse a espécie da lista, apesar dos alertas de técnicos para preservar o Ipê. Com isso, o Ipê pode ser vendido como uma espécie comum, sem restrições.

Racismo no Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin declarou que “existe racismo no Brasil” e que, na visão dele, o crime de injúria racial deve ser equiparado ao de racismo e tornado imprescritível – ou seja, passível de punição a qualquer tempo.

Entenda: o plenário do STF analisa o caso de uma idosa condenada em 2013 por agredir, com ofensas de cunho racial, a frentista de um posto de gasolina. O julgamento foi interrompido em razão do horário e deve ser retomado na próxima semana. O julgamento foi colocado na pauta da sessão após o assassinato de João Alberto Freitas.

Pedido de impeachment em SC

O julgamento do primeiro pedido de impeachment contra o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), ocorre nesta sexta em Florianópolis. A sessão está marcada para começar às 9h no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). No julgamento, os cinco desembargadores e cinco deputados estaduais que integram o tribunal especial de julgamento vão decidir se Moisés volta ao posto ou perde o cargo de forma definitiva.

O governador é acusado de crime de responsabilidade no aumento salarial dado aos procuradores do estado, com o intuito de equiparar os salários aos dos servidores do legislativo. A defesa de Moisés nega que houve crime e acredita na absolvição.

Caso João Alberto

Funcionária que viu e filmou espancamento diz que não ouviu gritos de socorro de João Alberto — Foto: Reprodução/TV GloboFuncionária que viu e filmou espancamento diz que não ouviu gritos de socorro de João Alberto — Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Civil deve pedir a manutenção da prisão temporária de Adriana Alves Dutra, funcionária do Carrefour presa por envolvimento na morte de João Alberto Silveira Freitas, cidadão negro de 40 anos que morreu após ser espancado por dois seguranças. A fiscal está presa temporariamente desde terça (24) e a defesa pediu a revogação da prisão, mas a Justiça postergou a decisão para ouvir a manifestação da polícia.

Nesta quinta, a Justiça do Rio Grande do Sul aceitou o pedido da polícia gaúcha e prorrogou a investigação por mais 15 dias. O prazo final do inquérito terminaria nesta sexta.

  • Caso João Alberto: veja perguntas e respostas

Tragédia em Taguaí

Ônibus destruído após acidente em Taguaí, SP — Foto: AP Photo/Juliano OliveiraÔnibus destruído após acidente em Taguaí, SP — Foto: AP Photo/Juliano Oliveira

Falha nos freios ou tentativa de ultrapassagem em local proibido: a Polícia Civil trabalha com duas linhas de investigação para determinar as causas do acidente entre um ônibus e um caminhão que matou 41 pessoas em Taguaí (SP). A colisão ocorreu no km 172 da Rodovia Alfredo de Oliveira Carvalho, na manhã de 25 de novembro. Além do motorista, o ônibus transportava 52 trabalhadores de uma empresa têxtil, que fica em Taguaí. Veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o acidente.

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo
Confira a previsão do tempo
https://globoplay.globo.com/v/9055442/

Prêmio Jabuti

'Solo para vialejo', de Cida Pedrosa, é eleito livro do ano no Prêmio Jabuti — Foto: Divulgação/ Prêmio Jabuti‘Solo para vialejo’, de Cida Pedrosa, é eleito livro do ano no Prêmio Jabuti — Foto: Divulgação/ Prêmio Jabuti

O Prêmio Jabuti anunciou os vencedores de sua 62ª edição. O livro de poesia “Solo para vialejo”, da autora Cida Pedrosa, foi eleito livro do ano na premiação. Já o vencedor da categoria romance literário foi “Torto Arado”, do autor baiano Itamar Vieira Junior. No total, são 20 categorias, divididas entre quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação; veja os vencedores.

70 anos da TV 📺

Memorial da Televisão Aberta Brasileira propõem imersão por décadas na história da televisão brasileira — Foto: Divulgação/ABERTMemorial da Televisão Aberta Brasileira propõem imersão por décadas na história da televisão brasileira — Foto: Divulgação/ABERT

Para celebrar os 70 anos da televisão, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) lança o Memorial da Televisão Aberta Brasileira nesta sexta, a partir das 8h. No museu virtual, é possível navegar entre as sete décadas da televisão brasileira e ver 700 fotos, 28 vídeos e mais de mil itens que fizeram parte de cenários, estúdios e programas de televisão. Saiba mais.

Curtas e rápidas:

  • Acordar mais tarde pode ajudar a diminuir a enxaqueca em adolescentes, aponta estudo
  • Homem deixa US$ 3 mil de gorjeta a restaurante nos EUA que fechou por causa do coronavírus
  • Oito em cada dez operações policiais no Rio resultam em morte, diz levantamento
  • 16 empresas abrem vagas de emprego e estágio; veja lista
www.abracambrasil.org.br
www.abracambrasil.org.br

📌 Eleições 2020


www.abracambrasil.org.br
www.abracambrasil.org.br

E MAIS…

Esta EDIÇÃO COMPLETA, com fotos, vídeos e links, está disponível no site

www.foconapolitica.com.br