Terça-feira, 24 de novembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, selecionados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


n o t í c i a s


Dados do Imperial College de Londres, no Reino Unido, apontam que o Brasil tem a maior taxa de transmissão do novo coronavírus desde maioRússia anuncia vacina Sputnik V contra a Covid-19 com eficácia acima de 95% — dados são preliminares e não foram publicados em revista científica. Ministro Ricardo Lewandowski adianta voto no STF para que o governo apresente plano de vacinação contra a Covid.

Transmissão em alta

Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil é a maior desde maio, aponta estudo
Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil é a maior desde maio, aponta estudo
https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews-edicao-das-10/video/taxa-de-transmissao-da-covid-19-no-brasil-e-a-maior-desde-maio-aponta-estudo-9047850.ghtml

Nesta terça-feira (24), o Imperial College de Londres, no Reino Unido, divulgou dados que apontam que a taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus (Sars-CoV-2) para esta semana no Brasil é a maior desde maio. A informação se refere à semana que começou na segunda (23).

O relatório mostra que o índice está em 1,30. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 130. Pela margem de erro das estatísticas, essa taxa pode ser maior (Rt de até 1,45) ou menor (Rt de 0,86). Nesses cenários, cada 100 pessoas com o vírus infectariam outras 145 ou 86, respectivamente.

Também nesta terça, o país passou a marca de 170 mil mortos por Covid, e a média móvel indica mais de 30 mil casos registrados por dia. Dez estados apresentaram alta na média móvel de mortes: RS, SC, ES, MG, RJ, SP, GO, MS, AM e CE.

  • Por que morrem mais homens por Covid do que mulheres?
  • Pandemia gera escassez de matéria-prima e faz preços subirem no país

Corrida pela vacina

Rússia diz que vacina contra Covid-19 teve eficácia 'acima de 95%' após segunda dose
Rússia diz que vacina contra Covid-19 teve eficácia ‘acima de 95%’ após segunda dose
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/video/russia-diz-que-vacina-contra-covid-19-teve-eficacia-acima-de-95-apos-segunda-dose-9047381.ghtml

Nesta terça-feira (24), a Rússia anunciou que a vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya contra a Covid-19, teve eficácia “acima de 95%” 21 dias após a segunda dose do imunizante e 42 dias após a primeira dose. Os dados ainda são preliminares e não foram publicados em revista científica. Veja os principais pontos do anúncio.

Enquanto isso, cientistas buscam respostas pelo percentual obtido na meia dose da vacina de Oxford contra a novo coronavírus. O fármaco desenvolvido pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca apresentou 90% de taxa de eficácia.

O CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot, afirmou em coletiva de imprensa que uma dose menor na primeira aplicação da vacina significa que mais pessoas podem ser vacinadas em um intervalo menor.

“Poder vacinar mais pessoas mais rapidamente é realmente uma grande vantagem”, afirmou Soriot.

  • Insumos, aprovação e transporte: o caminho até a vacinação contra a Covid-19

Falta de planejamento

O Ministro Ricardo Lewandowski durante sessão plenária no Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília (DF), nesta quinta-feira (24), para votação sobre prisão em 2ª instância — Foto: Fátima Meia/Futura Press/Estadão Conteúdo

O Ministro Ricardo Lewandowski durante sessão plenária no Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília (DF), nesta quinta-feira (24), para votação sobre prisão em 2ª instância — Foto: Fátima Meia/Futura Press/Estadão Conteúdo

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu nesta terça-feira (24) o voto a favor de que o governo seja obrigado a apresentar em 30 dias o plano de vacinação contra a Covid-19.

Ao todo, o STF analisa quatro ações relacionadas à futura vacina contra a Covid. O julgamento de duas dessas ações, entre as quais a que define o prazo para apresentação do plano, está marcado para 4 de dezembro. Lewandowski decidiu antecipar o voto. Entenda todos os detalhes do julgamento.

  • Governo não apresenta plano de vacinação contra a Covid-19 e recorre ao TCU
  • Brasil tem 6,8 milhões de testes de Covid-19 prestes a vencer em depósito
  • Comissão do Congresso quer ouvir Pazuello sobre retenção de testes e reuniões com laboratórios
  • Valdo Cruz: negacionismo de Bolsonaro inibe ações, alertam assessores
  • Ana Flor: proposta sobre vacinação está parada no Senado
www.abracambrasil.org.br/evento

Assassinato no supermercado

Funcionária que viu e filmou espancamento diz que não ouviu gritos de socorro de João Alberto — Foto: Reprodução/TV GloboFuncionária que viu e filmou espancamento diz que não ouviu gritos de socorro de João Alberto — Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Civil informou que nesta terça-feira (24) prendeu temporariamente Adriana Alves Dutra, funcionária do Carrefour envolvida na morte de João Alberto Silveira Freitas. Agente de fiscalização do estabelecimento, ela é a mulher que aparece de blusa branca nas imagens, junto dos seguranças agressores.

Em gravações feitas no momento do espancamento, Adriana aparece filmando a cena. Um motoboy que registrou o crime afirma que foi ameaçado por ela.

Segundo a delegada Vanessa Pitrez, diretora do Departamento de Homicídios, a polícia acredita que a mulher teve participação decisiva nas agressões sofridas por João Alberto, porque ela teria poder de comando sobre os dois seguranças.

  • Reconhecer racismo é 1° passo para Brasil resolvê-lo, diz órgão da ONU
  • Carrefour anuncia fundo de R$ 25 milhões para combate ao racismo

Fim do apagão

Apagão no Amapá entra no 22º dia com ativação de novo transformador em subestação que pegou fogo — Foto: Emiliano Capozoli/LMTE/DivulgaçãoApagão no Amapá entra no 22º dia com ativação de novo transformador em subestação que pegou fogo — Foto: Emiliano Capozoli/LMTE/Divulgação

Após 22 dias de apagão no estado do Amapá, o rodízio de energia terminou e o fornecimento foi normalizado, segundo a distribuidora de energia e o governo federal. A retomada de 100% do fornecimento foi possível após a energização, na madrugada desta terça-feira (24), de um segundo transformador na subestação Macapá, a principal do estado e que pegou fogo no dia 3 de novembro.

O anúncio foi feito pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) às 8h12 desta terça.

“O rodízio do fornecimento de energia foi oficialmente encerrado. […] Com este transformador operando, o fornecimento foi garantido em 100% para atender os 13 municípios que foram afetados com o acidente na Subestação Macapá no dia 3 de Novembro”, declarou a CEA, em nota.

  • Veja a cronologia da crise de energia elétrica
  • Vídeo: entenda, em 8 pontos, o apagão no Amapá
  • Valor Econômico: Falhas múltiplas levaram a apagão, aponta ONS
  • Trabalhadores afetados pelo apagão relatam cautela com retorno da energia no AP

📌 Eleições 2020

TSE: 64 mil doadores de campanha receberam auxílio emergencial
TSE: 64 mil doadores de campanha receberam auxílio emergencial
https://g1.globo.com/globonews/estudio-i/video/tse-64-mil-doadores-de-campanha-receberam-auxilio-emergencial-9048518.ghtml

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou quase 64 mil beneficiários do auxílio emergencial entre os doadores de campanhas do 1º turno das eleições municipais de 2020. Ao todo, esses doadores foram responsáveis por repasses que somam mais de R$ 54,5 milhões.

O levantamento obtido pela TV Globo foi concluído na segunda-feira (23) pelo Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral do tribunal.

E de acordo com um levantamento divulgado nesta terça-feira (24) pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, o Brasil registrou, até novembro, 264 crimes de violência contra candidatos ou pré-candidatos às eleições municipais de 2020. Veja todos os detalhes aqui.

  • Datafolha SP: Bruno Covas, 48%; Guilherme Boulos, 40%
  • Prefeitos de 3,4 mil cidades devem ter apoio da maioria da Câmara Municipal

‘No dia em que eu saí de casa…’

Francisco de Camargo com filhos Zezé e Luciano — Foto: Reprodução/Instagram

Francisco de Camargo com filhos Zezé e Luciano — Foto: Reprodução/Instagram

Francisco José de Camargo, pai de Zezé Di Camargo e Luciano, morreu na noite de segunda feira (23), aos 83 anos, após 14 dias internado em um hospital particular em Goiânia. A informação foi confirmada pela assessoria da dupla.

Por meio de nota, o Hospital Órion, onde Francisco estava internado, informou que o paciente morreu às 23h05 por causa de uma parada cardiorrespiratória e uma “instabilidade hemodinâmica”.

Maior incentivador da carreira de Zezé Di Camargo e Luciano, Francisco José de Camargo ficou nacionalmente conhecido após ter sua história contada no filme que levava seu nome, “2 Filhos de Francisco”, em 2005. A obra mostrou um homem que não mediu esforços para ver os filhos realizando o sonho de alcançar o sucesso no meio musical. Leia o perfil completo.

  • Zezé sobre a morte do pai: ‘Não tem palavra que conforte nessa hora’
  • Com Covid, Luciano não vai a enterro do pai: ‘Saudade infinita’
  • Corpo de Seu Francisco é velado em Goiânia
  • Zilu, sertanejos e famosos lamentam morte

‘Alô, você!’

O jornalista esportivo Fernando Antonio Vanucci Braz, nascido em Uberaba, Minas Gerais. — Foto: Reprodução/Youtube

O jornalista esportivo Fernando Antonio Vanucci Braz, nascido em Uberaba, Minas Gerais. — Foto: Reprodução/Youtube

O dia foi de luto também no jornalismo. Famoso pelo bordão “Alô, você!”, o apresentador e jornalista Fernando Vannucci morreu aos 69 anos, em Barueri, na Grande São Paulo, na tarde desta terça-feira (24). Ele deixa quatro filhos — Fernandinho, Frederico, Júlia e Antônio Henrique. Segundo Fernandinho Vannucci, filho do apresentador, ele passou mal em casa, em Alphaville, e foi levado para o hospital na manhã desta terça-feira. Leia sobre a trajetória do apresentador.

‘Parecia filme do Rambo’

Moradora relata sobre tiroteio em tentativa de assalto a bancos em Araraquara
Moradora relata sobre tiroteio em tentativa de assalto a bancos em Araraquara
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/jornal-da-eptv/videos/v/moradora-relata-sobre-tiroteio-em-tentativa-de-assalto-a-bancos-em-araraquara/9047408/

Durante uma tentativa de roubo a duas agências bancárias em Araraquara (SP) na madrugada desta terça-feira (24), duas pessoas foram usadas como escudo humano, informou a Polícia Militar na coletiva de imprensa.

Moradores contaram que viveram momentos de tensão durante troca de tiros entre Polícia Militar e a quadrilha armada com fuzis.

“Chegou uma hora que parecia filme do Rambo. Era tanto tiro, tanto tiro, que eu me escondi no corredor com medo de bala perdida”, contou a advogada Sandra Piqueri.

Ainda segundo a polícia, os reféns eram dois motoristas que passavam pelo local no momento da ação e foram soltos horas depois, nas proximidades da rodovia Washington Luís (SP-310). O 13º Batalhão da Polícia Militar de Araraquara foi um dos alvos dos criminosos. Houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido.

Transição na Casa Branca

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, passará a receber os relatórios de inteligência que são enviados a Donald Trump. A decisão foi tomada pela Casa Branca, informaram as agências Reuters e Associated Press nesta terça-feira (24).

Além disso, pela primeira vez desde o resultado da apuração das eleições americanas, Donald Trump se manifestou sobre a transição do seu governo para a chegada do democrata Joe Biden à Casa Branca. Em sua conta no Twitter, Trump disse que recomenda que seja “feito o que precisa ser feito” em relação “aos protocolos iniciais” da transição de governo.

De acordo com a publicação, a agência federal americana responsável pela passagem informou em uma carta à equipe de Joe Biden que poderia iniciar formalmente a transição de governos.

Também nesta terça, os dois principais estados na batalha da eleição presidencial dos EUA, Pensilvânia e Nevada, certificaram a vitória do democrata Joe Biden após três semanas de contagem de votos e uma série de contestações judiciais fracassadas feitas por Donald Trump.

Já Biden apresentou formalmente parte da equipe do novo governo e, pela primeira vez na história do país, uma mulher irá chefiar a inteligência dos EUA e um latino na Segurança Interna e Imigração. Em um pronunciamento na cidade de Wilmington, no Delaware, o presidente eleito falou que os EUA vão reassumir o papel de liderança global e que sua equipe vai curar e unir os americanos.

  • SANDRA COHEN: Os veteranos de Obama na Casa Branca de Biden

Economia 📈

O Banco Central informou nesta terça-feira (24) que o PIX, novo sistema de pagamentos, registrou 12,2 milhões de operações e movimentou R$ 9,3 bilhões nos primeiros 7 dias de funcionamento.

“O valor médio da operação está subindo. Isso significa que as pessoas estão ganhando confiança”, afirmou Angelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC.

As transações desta fase inicial do PIX se concentraram em transferências entre pessoas físicas. Segundo o chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt, isso aconteceu porque estabelecimentos comerciais ainda dependem da integração dos seus sistemas com as instituições financeiras.

A Boa do Dia

Modelo mineira Lea T. (esq.) e professora paulista Cibele Racy (dir.) em foto montagem — Foto: Reprodução/Redes SociaisModelo mineira Lea T. (esq.) e professora paulista Cibele Racy (dir.) em foto montagem — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Duas brasileiras entraram na lista das 100 mulheres inspiradoras de 2020, organizada pela rede britânica, BBC. A modelo mineira Lea T e a professora paulista Cibele Racy acompanham personalidades como a atriz Jane Fonda e a primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin.

Lea T foi lembrada pela publicação por causa de seu trabalho na defesa da população transgênero e por seu ativismo contra a discriminação à comunidade LGBTQI+. “O mundo está sempre mudando e estamos sempre em movimento perpétuo — mas as mulheres não podem andar sozinhas”, disse Lea T à BBC.

Reconhecida como uma das pioneiras no ensino da igualdade racial na educação básica, a professora paulista Cibele Racy é diretora pedagógica e trabalha para que seu ambiente escolar seja inclusivo tanto para alunos como para os funcionários. “Para você se tornar antirracista, é um esforço diário”, disse Racy em entrevista à GloboNews (assista à reportagem no vídeo abaixo).

Lista das 100 mulheres mais influentes de 2020 tem duas brasileiras
Lista das 100 mulheres mais influentes de 2020 tem duas brasileiras
https://g1.globo.com/globonews/estudio-i/video/lista-das-100-mulheres-mais-influentes-de-2020-tem-duas-brasileiras-9048707.ghtml

E teve mais notícia boa no dia! O Grammy 2021 anunciou sua lista de indicados e os destaques nas categorias principais foram Beyoncé e Dua Lipa, que concorrem nas categorias principais. Beyoncé, aliás, lidera co nove indicações. Veja a lista.

Grammy 2021: Veja lista de indicados de melhor música do ano
Grammy 2021: Veja lista de indicados de melhor música do ano
https://globoplay.globo.com/v/9043898/

O Assunto 🎧

www.abracambrasil.org.br
www.abracambrasil.org.br

 

E MAIS...

EDIÇÃO COMPLETA COM FOTOS, VÍDEOS E LINKS NO SITE

www.foconapolitica.org.br