23 de novembro, segunda-feira- RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

 

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


n o t í c i a s

Na busca pelo imunizante, Fiocruz prevê fabricar 65 milhões de doses da vacina contra Covid a cada semestre de 2021; segundo resultados preliminares, fármaco britânico tem até 90% de eficácia conforme dosagem. Aumento no número de infectados no Rio de Janeiro preocupa especialistas e UTI atinge 92% de ocupação na rede pública. São Paulo também tem aumento no número de internações pela segunda semana seguida. Em depoimento, testemunha do caso João Alberto afirma ter alertado duas vezes sobre sinais de asfixia na vítima. Os seguranças só o teriam soltado quando ele já estava morto.

Corrida pela imunização 💉

Expectativa é que 65 milhões de pessoas sejam vacinadas já no início de 2021, diz Krieger
Expectativa é que 65 milhões de pessoas sejam vacinadas já no início de 2021, diz Krieger
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/video/expectativa-e-que-65-milhoes-de-pessoas-sejam-vacinadas-ja-no-inicio-de-2021-diz-krieger-9044766.ghtml

Em entrevista à GloboNews nesta segunda-feira (23), o vice-presidente de produção e inovação em saúde da Fiocruz, Marco Krieger, disse que a previsão da fundação é vacinar 65 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2021 e outras 65 milhões no segundo, considerando o esquema vacinal de maior eficácia divulgado pela Universidade de Oxford. A Fiocruz tem um acordo de transferência de tecnologia com a farmacêutica AstraZeneca para a produção da vacina britânica em solo brasileiro.

“Nós estaríamos prevendo no primeiro semestre termos 100 milhões de doses para oferecermos 2 doses para 50 milhões de cidadãos no Brasil, e vamos poder chegar já no primeiro semestre a duas doses e 65 milhões de brasileiros. E no segundo semestre, com a produção 100% nacional da vacina na Fundação Oswaldo Cruz, chegaremos a outros 65 milhões, então o total de 130 milhões de brasileiros [que poderão ser vacinados]”, disse.

A vacina da AstraZeneca/Oxford mostrou eficácia de até 90% conforme a dosagem, segundo resultados preliminares divulgados nesta segunda. Os dados ainda não foram revisados por outros cientistas nem publicados em revista científica.

  • 10 anos em 10 meses: como cientistas de Oxford criaram em tempo recorde um novo modelo de vacina contra o coronavírus
  • Eficácia maior com dose menor é ‘intrigante’, diz líder do estudo
  • OMS diz que espera ‘finalizar avaliação’ da vacina de Oxford contra Covid-19 no início de 2021

Panorama Covid

A partir de dados da pandemia, pesquisadores brasileiros divulgaram uma nota técnica na qual afirmam que o país vive o ‘início de uma 2ª onda’. Além do diagnóstico, o grupo formado por cientistas de diferentes universidades públicas fez uma série de recomendações para diminuir o impacto do crescimento dos casos e mortes. Ao menos três fatores influenciaram no ‘aumento explosivo’ ou ‘manutenção da grande circulação do vírus’.

  • Brasil tem média móvel de 496 mortes por Covid a cada dia; 11 estados têm alta de óbitos

O aumento no número de casos no Rio de Janeiro tem preocupado moradores do estado e especialistas. No domingo (22), o índice de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com o novo coronavírus chegou a 92% na rede pública, mesmo índice de maio (período considerado como o mais crítico). Sindicato de professores diz que mais de 100 escolas fecharam na capital fluminense após volta presencial.

No estado de São Paulo, as internações tampebém voltaram a crescer e houve um aumento de 17% nas internações entre os dias 15 e 21 de novembro, após aumento de 18% na semana anterior, de 8 a 14 de novembro. Os dados mostram, portanto, que as internações crescem pela 2ª semana seguida.

  • Andréia Sadi: Câmara cobra explicações sobre 6,8 milhões de testes da Covid que podem perder validade
  • Bolsonaro diz que estados e municípios devem explicar testes de Covid sem uso prestes a vencer
  • As lições da segunda onda de Covid na Europa para os países que ainda não saíram da primeira

Distanciamento esquecido

Prefeitura de Belo Horizonte flagra descumprimento de protocolos contra a Covid-19 na Feira Hippie — Foto: Reprodução/TV Globo
Prefeitura de Belo Horizonte flagra descumprimento de protocolos contra a Covid-19 na Feira Hippie — Foto: Reprodução/TV Globo

No domingo (22), a prefeitura de Belo Horizonte (MG) informou que flagrou expositores da Feira Hippie descumprindo protocolos sanitários de combate à pandemia, como o distanciamento entre barracas. Segundo a prefeitura, a equipe de fiscalização da vigilância sanitária produziu um relatório destacando as irregularidades.

  • Show de pagode tem aglomeração e público sem máscara na Região Metropolitana de BH
  • Rio de Janeiro: Baile funk na Cidade de Deus atravessa a madrugada e provoca aglomeração

Já em São Paulo, as ruas do Brás, no Centro da capital, que registraram aglomerações, filas e congestionamento na manhã desta segunda-feira (23). Com a proximidade das festas de final de ano, o número de pessoas circulando na região cresce, além de excursões de lojistas que vêm de outros estados. (Assista no vídeo abaixo).

Ruas do Brás têm lotação e aglomerações nesta segunda
Ruas do Brás têm lotação e aglomerações nesta segunda
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/video/ruas-do-bras-tem-lotacao-e-aglomeracoes-nesta-segunda-9043722.ghtml

No escuro e debaixo d’água

Vídeo mostra explosões em rede de energia após curto-circuito em Macapá
Vídeo mostra explosões em rede de energia após curto-circuito em Macapá
http://g1.globo.com/ap/amapa/amapa-tv/videos/v/video-mostra-explosoes-em-rede-de-energia-apos-curto-circuito-em-macapa/9045132/

O apagão no Amapá já dura mais de 20 dias e o estado agora sofre com o maior volume de chuva de 2020. Além de terem casas invadidas pela água, moradores relatam o desespero de um curto-circuito que causou explosões na Zona Norte de Macapá, no domingo (22). (Veja a explosão no vídeo acima).

Em nota, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informou que um atrito entre dois cabos de alta tensão provocado pela ventania durante o temporal na capital ocasionou as explosões. A ocorrência foi na rua Laranjeiras, no bairro Brasil Novo. Leia os relatos dos moradores.

  • Webstories: entenda a crise energética no AP

Sinais de asfixia

Testemunha diz ter alertado seguranças sobre sinais de asfixia em João Alberto
Testemunha diz ter alertado seguranças sobre sinais de asfixia em João Alberto
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/video/testemunha-diz-ter-alertado-segurancas-sobre-sinais-de-asfixia-em-joao-alberto-9045855.ghtml

A RBS TV teve acesso ao depoimento de uma cliente do supermercado Carrefour que presenciou a morte de João Alberto Silveira Freitas, na última quinta-feira (19). A testemunha afirmou à polícia, em depoimento, que os seguranças que espancaram e mataram a vítima ficaram “desorientados” ao perceber que ele não respirava mais. (Veja no vídeo acima).

Ainda segundo o depoimento, a testemunha disse que se aproximou da confusão quando estava chegando ao local e viu que havia um homem imobilizado no chão. Ela contou que percebeu que a vítima “apresentava sinais visíveis de asfixia”, e que avisou os seguranças do fato, mas que eles pediram que “não se intrometesse em seu trabalho”.

Um pouco depois, ela teria constatado alteração da tonalidade da cor dos lábios e das extremidades dos dedos de João Alberto. Neste momento, alertou novamente os seguranças, “mas já era tarde”.

Relatos de agressão

Funcionários de padaria de São Paulo falam sobre agressão
Funcionários de padaria de São Paulo falam sobre agressão
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/video/funcionarios-de-padaria-de-sao-paulo-falam-sobre-agressao-9044391.ghtml

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram Lidiane Brandão Biezok ofendendo profissionais e agredindo clientes de uma padaria da Zona Oeste de São Paulo na última sexta-feira (20). Funcionários relatam a humilhação que sofreram no local.

  • Luane da Silva Lopes: “Isso dói para todo mundo”.
  • Osvaldo da Silva Santana: “Ela me chamou de veado, de bicha, de tudo que tinha direito. Para quê essa discriminação? A gente está trabalhando”.

Lidiane foi presa em flagrante pela Polícia Militar, e liberada horas depois pela Justiça para cumprir prisão domiciliar. A mulher se apresentou como advogada, mas OAB disse que ela não tem registro. Ao G1, Lidiane disse sofrer de transtornos psicológicos.

📌 Eleições 2020

Veja a rodada da Pesquisa Ibope com percentuais de intenção de voto para o 2º turno, divulgada nesta segunda-feira.

  • Fortaleza (CE): Sarto tem 53% e Capitão Wagner, 35%
  • Vitória (ES): Delegado Pazolini tem 48% e João Coser, 43%
  • Teresina (PI): Dr. Pessoa tem 55% e Kleber Montezuma, 30%
  • Maceió (AL): JHC tem 42% e Alfredo Gaspar, 38%
  • Cuiabá (MT): Abílio tem 48% e Emanuel Pinheiro, 40%

Um levantamento feito pelo G1 com dados do 1º turno de 2020 mostra que o PSDB continua liderando o número de prefeituras em cidades populosas, embora tenha registrado quedas em municípios menos populosos. O MDB também perdeu prefeituras, mas ainda lidera no grupo de cidades pouco populosas. Os dois partidos foram os que mais perderam prefeitos eleitos, enquanto DEM e PP ampliaram o número de prefeituras. Confira a pesquisa na íntegra.

O Facebook divulgou nesta segunda-feira (23) que removeu mais de 140 mil conteúdos que violavam políticas contra interferência eleitoral nesta rede social e no Instagram durante a campanha do 1º turno das eleições municipais. Segundo a empresa, as publicações continham “informações que poderiam desencorajar eleitores de irem votar, como por exemplo o horário errado de abertura das urnas”.

Guedes ao ‘ataque’

'O fato é que a doença cedeu substancialmente', diz Paulo Guedes sobre casos de Covid-19
‘O fato é que a doença cedeu substancialmente’, diz Paulo Guedes sobre casos de Covid-19
https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews-edicao-das-10/video/o-fato-e-que-a-doenca-cedeu-substancialmente-diz-paulo-guedes-sobre-casos-de-covid-19-9044662.ghtml

Nesta segunda-feira (23), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo federal “vai para o ataque” nos próximos dois anos, com privatizações e reformas. Ele disse que a área econômica falhou no cumprimento de metas de abertura da economia brasileira ao comércio exterior. Porém, acrescentou que isso será feito de maneira “gradual, segura e inexorável”. Veja mais detalhes na reportagem.

“Dedicamos este primeiro ano, ano e meio para atacar as grandes despesas do governo. Jogamos na defesa. No segundo ano, e nos próximos dois anos, vamos para o ataque. Vamos para as privatizações, com abertura, com simplificação, reforma tributária, a reindustrialização em cima de energia barata. É esse o panorama à frente”, declarou.

  • Valdo Cruz: Ala política defende prorrogar auxílio emergencial, mas Bolsonaro ainda não decidiu
  • Camarotti: Com abalo na credibilidade do país, discurso ambiental de Bolsonaro preocupa cada vez mais agronegócio

Novos tempos 🔜

Avril Haines, Alejandro Mayorkas, Jake Sullivan, Linda Thomas-Greenfield, John Kerry e Antony Blinken — gabinete nomeado nesta segunda (23) pelo presidente eleito dos EUA, Joe Biden — Foto: Montagem/Biden-Harris-Transition
Avril Haines, Alejandro Mayorkas, Jake Sullivan, Linda Thomas-Greenfield, John Kerry e Antony Blinken — gabinete nomeado nesta segunda (23) pelo presidente eleito dos EUA, Joe Biden — Foto: Montagem/Biden-Harris-Transition

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira (23) que vai nomear Avril Haines para ser diretora nacional de inteligência e Alejandro Mayorkas para chefiar o DHS (Departamento de Segurança Interna, em tradução livre)— a 1ª mulher e o 1ª latino-americano a ocuparem os respectivos cargos.

A nomeação de Mayorkas é considerada simbólica porque ele, nascido em Cuba e naturalizado americano, ficará na chefia do departamento responsável pela imigração e pela patrulha de fronteiras. Já Haines, terá como principal atribuição supervisionar os relatórios de inteligência enviados à Casa Branca, em um cargo criado depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

  • Trump autoriza início do processo de transição do poder para Biden
  • Michigan certifica vitória democrata e impõe novo revés para Trump

Economia 📈

Os economistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação para 2020 pela 15ª semana seguida e também passaram a estimar um tombo menor do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.

Para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, a expectativa do mercado para este ano passou de 3,25% para 3,45%. Clique aqui e veja a pesquisa feita com mais de 100 instituições financeiras.

  • Superávit da balança comercial soma US$ 50 bilhões na parcial de 2020 e já supera total de 2019

A Boa do Dia 📺

Laila (Julia Dalavia) e Jamil (Renato Góes) passaram por muitos obstáculos em 'Órfãos da Terra'. — Foto: Paulo Belote/Globo
Laila (Julia Dalavia) e Jamil (Renato Góes) passaram por muitos obstáculos em ‘Órfãos da Terra’. — Foto: Paulo Belote/Globo

O Emmy Internacional 2020 anunciou os vencedores de suas 11 categorias nesta segunda. ‘Órfãos da Terra’ ganhou como melhor Telenovela. Escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, a trama das seis tinha como tema central a questão dos refugiados em São Paulo. Nas redes sociais, o elenco comemorou a vitória. ‘O Emmy é nosso! Parabéns, todo mundo’, escreveu Alice Wegmann, que interpretou a vilã Dalila. Assista a todos os capítulos no Globoplay.

  • Um dos grandes sucessos da TV na década de 1980, ‘Top Model’ está de volta; assista.

O Assunto 🎧

 
 
www.abracambrasil.org.br
E MAIS...
EDIÇÃO COMPLETA COM FOTOS, VÍDEOS E LINKS
CLICAR ABAIXO
www.foconapolitica.com.br