Quarta-feira, 18 de novembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

 

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

n o t í c i a s

Pfizer e BioNTech concluem estudos da última fase dos testes clínicos da vacina contra Covid e anunciam 95% de eficácia. Após 16 dias de apagão e um novo blecaute total na terça (17), distribuidora de energia do Amapá pede “paciência” aos clientes. O Ibope divulga pesquisas de intenção de voto para o 2º turno em São Paulo, Recife e no Rio. Em um passo importante para a redução de poluentes, Reino Unido antecipa proibição de carros a gasolina e diesel para 2030.

Corrida contra Covid

Pfizer e BioNTech se tornam as primeiras a concluir testes da vacina anti-CovidPfizer e BioNTech se tornam as primeiras a concluir testes da vacina anti-Covid

A farmacêutica americana Pfizer e o laboratório alemão BioNTech publicaram, nesta quarta, a conclusão da fase final de testes da candidata à vacina contra o coronavírus desenvolvida por eles. A BNT162b2que está sendo testada no Brasil, foi o primeiro imunizante a ter a 3ª etapa dos ensaios clínicos concluída. Os resultados mostraram que a eficácia alcançada foi de 95% na prevenção da doença, sem efeitos colaterais graves.

  • 3 vacinas apresentam eficácia contra a Covid. Quando estarão disponíveis?
  • Anvisa aprova medidas para acelerar registro de vacina contra o coronavírus

A Pfizer afirmou que fez uma proposta ao governo brasileiro para a comercialização do fármaco. Além disso, a farmacêutica afirmou que traçou estratégias para contornar o que vem sendo apontado como um dos pontos de atenção em relação ao imunizante: a necessidade de conservação em baixíssimas temperaturas de -70°C; entenda.

Delete

Postagem do Ministério da Saúde que foi apagada dizia que não há remédios contra a Covid-19 e que o isolamento é a maior prevenção — Foto: Reprodução
Postagem do Ministério da Saúde que foi apagada dizia que não há remédios contra a Covid-19 e que o isolamento é a maior prevenção — Foto: Reprodução

Em sua conta no Twitter, o Ministério da Saúde escreveu que não existem remédios ou outras substâncias que previnam ou curem a Covid-19. E acrescentou que a “maior ação” contra o vírus são o isolamento social e a adoção de medidas de proteção individuais. Cerca de uma hora depois, porém, a postagem foi apagada. Questionada, a pasta não respondeu o motivo pelo qual o texto foi excluído. Desde o início da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro defende, sem comprovação científica, a hidroxicloroquina e ataca o isolamento.

  • Valdo Cruz: Bolsonaro minimiza, mas eventual 2ª onda preocupa aliados

Panorama Covid

Brasil registrou 754 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, chegando ao total de 167.497 óbitos. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias foi de 584, a maior desde o dia 11 de outubro. Treze estados apresentaram alta de óbitos: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Amapá, Rondônia, Tocantins e Rio Grande do Norte. Veja a situação da sua região.

Em casos confirmados, 5.947.403 brasileiros foram infectados desde o início da pandemia, com 38.401 desses registrados no último dia.

  • ‘Brasil já está na 2ª onda’, diz pesquisador da USP
  • Mundo volta a registrar maior número diário de mortes
  • França avalia saída progressiva do confinamento antes do Natal
  • Mortes nos EUA chegam a 250 mil, diz monitoramento
  • Vídeo: igreja em Nápoles, na Itália, vira centro de testagem

Amapá no escuro

Moradores da capital do Amapá, em Macapá, fazem protestos — Foto: Maksuel Martins/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Moradores da capital do Amapá, em Macapá, fazem protestos — Foto: Maksuel Martins/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Após 16 dias de apagão, a Companhia de Eletricidade do Amapá pediu “paciência” aos clientes. Já a Eletronorte, responsável pela ativação da energia térmica, declarou que geradores termelétricos — movidos a combustível — devem ser ativados até sábado (21). A previsão do governo federal é que a integração de 45 megawatts ao sistema leve energia para os 13 dos 16 municípios do Amapá que foram afetados por um novo apagão, motivo de protestos em Macapá. Assim, o serviço pode ser normalizado, mesmo que provisoriamente, até que os transformadores da principal subestação do estado voltem a funcionar.

  • Racionamento, eleições adiadas, novo blecaute: a cronologia da crise
  • Ana Flor: apagões no Amapá são alerta para outras regiões
  • Andréia Sadi: Alcolumbre quer conversa com Bolsonaro sobre apagão

Acidente na Bahia

Carro cai de área de prédio em Salvador  — Foto: Arquivo pessoal
Carro cai de área de prédio em Salvador — Foto: Arquivo pessoal

O homem que morreu após o carro em que ele estava cair de uma altura de cerca de 5 metros, em um prédio do bairro da Graça, em Salvador (BA), na manhã desta quarta, foi identificado como Jorge Lima, de 51 anos. Ele era advogado, ex-conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil seção Bahia (OAB-BA) e ex-presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (ABAT). Segundo a síndica do edifício vizinho, Jorge manobrava o veículo quando perdeu o controle da direção, quebrou uma parede e caiu.

Família soterrada

Parte de falésia desaba em Pipa e deixa três vítimas
Parte de falésia desaba em Pipa e deixa três vítimas -
VÍDEO - http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/videos/t/g1-rn/v/parte-de-falesia-desaba-em-pipa-e-deixa-tres-vitimas/9031403/

 

Uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, enviada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, vai realizar uma inspeção no trecho da falésia que desabou em Pipa, no litoral do Rio Grande do Norte, nesta quinta (19). O desabamento causou a morte de uma família. Hugo Pereira, de 32 anos, Stela Souza, de 33, o filho do casal, Sol Souza Pereira, que tinha 7 meses de vida, e o cachorro deles morreram soterrados. A Prefeitura de Tibau do Sul interditou o trecho da praia, inclusive para passeios turísticos, e dez estabelecimentos no topo das falésias.

  • Prefeitura sabia de risco de desabamento de falésias
  • O que causou o desabamento em Pipa? Veja o que falta esclarecer
  • Amigos deixam flores em local onde família morreu
  • ‘Se amavam muito’, diz mãe de vítima sobre casal morto

📌 Eleições 2020

Homem, branco, casado, com ensino médio completo, 44 anos e vereador como profissão declarada: esse é o perfil médio dos vereadores eleitos no pleito deste ano, segundo levantamento do G1 a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Leia mais sobre os 58 mil escolhidos para as Câmaras municipais do país.

  • Primeira vereadora negra eleita em Joinville (SC) é vítima de injúria racial e ameaças
  • Mais de 5 mil candidatos não recebem nem um voto sequer nesta eleição

2º turno 📊

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para prefeito:

  • São Paulo: Bruno Covas, 47%; Guilherme Boulos, 35%
  • Rio de Janeiro: Paes, 53%; Crivella, 23%
  • Recife: Marília Arraes, 45%; João Campos, 39%

13º salário 💰

Em nota técnica, o governo informou que o 13º salário deve ser pago integralmente para quem teve a jornada de trabalho reduzida em função da pandemia. Segundo o documento, o benefício deve ser calculado com base na remuneração integral do mês de dezembro, sem influência das reduções temporárias de jornada e salário.

  • Teve o salário reduzido na pandemia? Tire dúvidas

No caso dos contratos suspensos, o período em que o funcionário não trabalhou não será considerado para o cálculo, a não ser que ele tenha prestado serviço por mais de 15 dias no mês.

Redução de poluentes

Reino Unido antecipa para 2030 a proibição de venda de novos carros a gasolina ou diesel
Reino Unido antecipa para 2030 a proibição de venda de novos carros a gasolina ou diesel

VÍDEO - https://g1.globo.com/mundo/video/reino-unido-antecipa-para-2030-a-proibicao-de-venda-de-novos-carros-a-gasolina-ou-diesel-9033931.ghtml

Reino Unido vai proibir a venda de carros e vans novos a gasolina ou óleo diesel a partir de 2030, cinco anos antes da promessa anterior, anunciou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. O objetivo é zerar no país as emissões de carbono — gases que provocam o aquecimento do planeta — até 2050 e “criar e sustentar” até 250 mil empregos em energia, transportes e tecnologia. A Alemanha anunciou a ajuda do governo da premiê Angela Merkel em até 5 bilhões de euros para o fomento de veículos elétricos.

Homem mais sexy de 2020 😻

Michael B. Jordan é eleito o homem mais sexy do mundo de 2020 pela revista 'People'
Michael B. Jordan é eleito o homem mais sexy do mundo de 2020 pela revista ‘People’

VÍDEO - https://g1.globo.com/pop-arte/video/michael-b-jordan-e-eleito-o-homem-mais-sexy-do-mundo-de-2020-pela-revista-people-9033661.ghtml

O posto de homem mais sexy do mundo de 2020 ficou com Michael B. Jordan. Eleito pela revista “People”, o ator de “Pantera Negra” e “Creed” disse que as mulheres de sua família estão orgulhosas com o título dado pela publicação. Para celebrar, Jordan escreveu em uma rede social:

“Quando minha avó era viva, era algo que ela colecionava, e naturalmente minha mãe lia muito, assim como minhas tias. Esta [edição] será uma que elas colocarão em um lugar especial”, escreveu Michaell B. Jordan.

A Boa do Dia 🎥

Hector Babenco em cena de "Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou” — Foto: Divulgação
Hector Babenco em cena de “Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou” — Foto: Divulgação

O filme “Babenco: Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou”, dirigido por Bárbara Paz, é o indicado pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2021. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema. Escolhido entre 19 obras inscritas, o longa agora tenta vaga entre os cinco lugares na categoria de Melhor Filme Internacional da premiação.

A obra, uma homenagem ao cineasta Hector Babenco (1946-2016), é uma coprodução GloboNews e foi premiada como Melhor Documentário no Festival de Veneza de 2019. Ao G1, Bárbara Paz, que foi casada com o diretor, falou sobre a emoção com a seleção.

“Estou muito emocionada porque o Hector merecia muito. Estou vendo o sorriso dele aqui na minha frente”, disse Bárbara Paz.

O Assunto 🎧

www.abracambrasil.org.br

E MAIS…

EDIÇÃO COMPLETA COM FOTOS, VÍDEOS E LINKS

NO SITE ABAIXO

www.foconapolitica.com.br