O RESUMO DOS JORNAIS DE HOJE (08) NO PAÍS

Os destaques dos matutinos brasileiros

Pneumonia retém Bolsonaro no hospital

O presidente Jair Bolsonaro vai ficar no hospital por pelo menos mais 7 dias para tratar um quadro de pneumonia detectado após a realização de uma tomografia. A Folha de S.Paulo lembra que Bolsonaro passou por uma cirurgia no dia 28 de janeiro para retirada da bolsa de colostomia colocada após a facada que o presidente sofreu em setembro.

Apesar do aumento no número de antibióticos para tratar a pneumonia, Bolsonaro usou as redes sociais para dizer que está tranquilo. "Cuidado com o sensacionalismo. Estamos tranquilos e seguimos firmes", escreveu o presidente. Nesta quinta-feira (7), Bolsonaro ainda permanecia em uma unidade semi-intensiva com visitas restritas apenas aos familiares. "Pneumonia estica estada de Bolsonaro em hospital", sublinha a manchete da Folha.

Os militares e a Previdência

O Estado de S.Paulo dá destaque às declarações do ministro Paulo Guedes (Economia) noas quais ele diz que os militares vão participar da reforma da Previdência junto com os demais brasileiros. Segundo o ministro, os militares não estarão na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pois suas regras são previstas em lei.

"A legislação que trata da previdência dos militares é diferente e não está na Constituição. Os militares vão conosco na reforma, mas não na Proposta de Emenda à Constituição", disse Guedes. O ministro Fernando Azevedo e Silva (Defesa) disse também que será possível chegar a um entendimento com 100% dos militares. "Militares aceitam regras mais duras na sua Previdência", mostra o título principal do Estadão.

Temporal no Rio

O Globo mostra que a prefeitura do Rio de Janeiro poderia ter evitar ou diminuído os danos causados pelo temporal que aconteceu nesta quarta-feira (6) na cidade. Segundo o matutino, já havia alertas sobre fortes chuvas desde a terça-feira (5) e, desde as 17h de quarta, a chuva que caía em Paraty já estava se deslocando para a capital.

O Globo lembra que 6 pessoas foram vítimas do temporal e, além das mortes, a chuva deixou árvores caídas, carros e lojas destruídos, deslizamentos e um cenário de caos na cidade. O fechamento da Avenida Niemeyer, por exemplo, poderia ter evitado duas mortes, segundo o matutino. "Despreparo fatal", destaca a manchete do Globo.

Governadores pedem ao STF para cortar salário de servidores

O Estadão também informa que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), entregou ao STF uma carta na qual os secretários da Fazenda de Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Alagoas e Mato Grosso do Sul pedem a aprovação de proposta que permite a redução de salário e carga horária de servidores públicos quando os gastos com a folha de pagamento superarem o limite previsto em lei. O julgamento está marcado para o dia 27 deste mês.

Atletas da categoria de base do Flamengo morrem em incêndio no Centro de Treinamento

Dez pessoas morreram. Fogo atingiu alojamento das categorias de base do time no Ninho do Urubu, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio. Não há identificação dos mortos. Três adolescentes saíram feridos

Jovens atletas do Flamengo estão entre os dez mortos em um incêndio em um alojamento no Ninho do Urubu, na Zona Oeste do Rio, no início da manhã desta sexta-feira (8). O Fla-Flu deste sábado, válido pela semifinal da Taça Guanabara, deve ser adiado. O governador Wilson Witzel decretou luto oficial de três dias.