Terça-feira, 10 de novembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, diretamente de Brasília.

 

O ministro Ricardo Lewandowski dá 48 horas para a Anvisa explicar estudos da CoronaVac após suspensão de testes. O presidente Jair Bolsonaro volta a minimizar a Covid e diz que o Brasil ‘tem que deixar de ser país de maricas’. E o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, ignora a vitória de Joe Biden – e diz que a transição para um 2º mandato de Donald Trump será tranquila.

Imunização

Uma caixa da Sinovac, potencial vacina contra a Covid-19, é vista durante uma entrevista coletiva no Instituto Butantan, em São Paulo, na segunda-feira (9)   — Foto: Amanda Perobelli/Reuters
Uma caixa da Sinovac, potencial vacina contra a Covid-19, é vista durante uma entrevista coletiva no Instituto Butantan, em São Paulo, na segunda-feira (9) — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski determinou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) preste esclarecimentos, em até 48 horas, sobre os critérios usados nos estudos e testes da CoronaVac. O despacho do ministro foi enviado horas após a Anvisa anunciar a suspensão dos testes com a vacina por conta de um “evento adverso grave”. A agência disse que a decisão foi “técnica”, e que recebeu informações “insuficientes” e “incompletas” do Instituto Butantan, que coordena o ensaio clínico no Brasil.

No entanto, o governo de São Paulo afirmou ser impossível relacionar o imunizante ao “evento adverso grave” que acometeu o voluntário. Segundo o boletim de ocorrência da Polícia de São Paulo, a causa da morte dele foi suicídio.

Em uma rede social, o presidente Bolsonaro comemorou o que achava ser um fracasso da vacina do Instituto Butantan e disse que a suspensão dos testes era uma vitória dele. A comemoração do presidente provocou reações de espanto e tornou ainda mais explícita a guerra política que trava contra a CoronaVac.

‘País de maricas’

Bolsonaro: 'Tem que deixar de ser um país de maricas'
Bolsonaro: ‘Tem que deixar de ser um país de maricas’

Em um discurso durante cerimônia sobre o setor de turismo no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro declarou que o Brasil tem que “deixar de ser um país de maricas” e enfrentar a pandemia de Covid-19 de “peito aberto”. Bolsonaro disse lamentar os mortos e voltou a afirmar que o destino de qualquer um é a morte. (Assista no vídeo acima)

“Não adianta fugir disso, fugir da realidade. Tem que deixar de ser um país de maricas. Olha que prato cheio para a imprensa. Prato cheio para a urubuzada que está ali atrás. Temos que enfrentar de peito aberto, lutar. Que geração é essa nossa?”, indagou.

Em uma rede social, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, reagiu às declarações do presidente. “Temos mais de 160 mil mortos, uma economia frágil e um estado às escuras”, escreveu.

Segundo o consórcio de veículos de imprensa, o Brasil chegou a 162,8 mil óbitos provocados pela doença, com 204 mortes confirmadas no último dia. Foram registrados 25.517 novos casos, totalizando 5.701.283 infectados desde o começo da pandemia. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais relataram problema de acesso ao sistema do Ministério da Saúde e não divulgaram dados nesta terça (10).

8º dia de apagão

Apagão no Amapá — Foto: Rede Amazônica/Reprodução
Apagão no Amapá — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Após quatro dias de apagão total, desde domingo (8) cerca de 90% da população do Amapá depende de um rodízio de fornecimento de energia elétrica. Os moradores ainda convivem com falhas e tentam adaptar a rotina para enfrentar períodos de até 12 horas sem luz. O prazo definido pela Justiça para uma solução definitiva do problema termina na quinta sob multa de R$ 15 milhões.

Ministério do Desenvolvimento Regional liberou R$ 21,6 milhões ao estado para o aluguel de geradores e compra de combustível. O governo estima que o atendimento será normalizado no fim de semana. Já a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) investiga se a falta de manutenção causou o apagão.

📌 Eleições 2020

A Pesquisa Ibope sobre o 1º turno das eleições, divulgada nesta segunda (9), também levantou as intenções de votos por sexo, idade, renda, escolaridade, religião e raça/cor. Veja os números para as prefeituras de Belo HorizonteRio de Janeiro e São Paulo.

Economia 📈

2,67% foi o avanço do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) na primeira prévia de novembro, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com este resultado, a taxa em 12 meses passou de 19,45% para 23,79%.

Utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis, o IGP-M sofre influência considerável das oscilações do dólar, além das cotações internacionais de produtos primários, como as commodities e metais.

Mudanças na Casa Branca

Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, participa de coletiva de imprensa em Wilmington nesta terça-feira (10) — Foto: Jonathan Ernst/Reuters
Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, participa de coletiva de imprensa em Wilmington nesta terça-feira (10) — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

Apesar da recusa de Donald Trump em aceitar a derrota nas eleições, o presidente eleito dos Estados UnidosJoe Biden, afirmou que a equipe já começou a transição para que ele tome posse no dia 20 de janeiro. “Nada vai interromper isso”, declarou.

“O fato de que eles não querem reconhecer nossa vitória neste ponto não é algo que traga muita consequência ao nosso planejamento”, disse Joe Biden em um discurso na cidade de Wilmington, em Delaware.

Nesta terça, o secretário de Estado, Mike Pompeo, disse que estava pronto para “iniciar a transição para um segundo mandato de Trump”. Apesar da declaração do chefe da diplomacia americana, Biden já recebeu telefonemas e mensagens de lideranças mundiais e aliados como Emmanuel Macron, Angela Merkel, Boris Johnson, Benjamin Netanyahu e, mais recentemente, Recep Tayyip Erdogan.

Crise política

O presidente do Peru, Martin Vizcarra, faz sua declaração durante julgamento por impeachment no Congresso, em Lima, na segunda-feira (9) — Foto: Andres Valle/Peruvian Presidency/AFP
O presidente do Peru, Martin Vizcarra, faz sua declaração durante julgamento por impeachment no Congresso, em Lima, na segunda-feira (9) — Foto: Andres Valle/Peruvian Presidency/AFP

O Peru tem o seu 3º presidente em apenas 4 anos. Nesta terça, Manuel Merino, presidente do Congresso, assumiu o comando do governo do país após o impeachment de Martín Vizcarra. Ele fica no cargo até as eleições de 2021, quando termina o mandato iniciado por Pedro Pablo Kuczynski, em 2016. Vizcarra foi destituído por “incapacidade moral”, depois de um processo que durou cerca de dois meses. Ele foi denunciado por receber propinas quando era governador em 2014. Leia mais.

Palavra do ano 📝

Praça do Trocadero, que tem vista para a Torre Eiffel, em Paris, ficou vazia nesta terça-feira (17) após o governo determinar confinamento em toda a França  — Foto: Ludovic Marin / AFP
Praça do Trocadero, que tem vista para a Torre Eiffel, em Paris, ficou vazia nesta terça-feira (17) após o governo determinar confinamento em toda a França — Foto: Ludovic Marin / AFP

Não poderia ser diferente: a palavra do ano 2020 tem tudo a ver com a pandemia. “Lockdown” foi eleita pelo grupo que publica o dicionário Collins. Mais de 250 mil usos do termo foram registrados neste ano, contra apenas 4 mil em 2019. O significado todo mundo conhece: é a medida mais restritiva adotada por vários governos ao redor do mundo a fim de limitar a disseminação do coronavírus. No Brasil, a palavra em inglês também foi usada e pode ser traduzida por “confinamento”.

A Boa do Dia 🎼

Celeste — Foto: Divulgação
Celeste — Foto: Divulgação

A quarentena estragou os planos de todos os músicos, mas poucos tiveram tanto azar quanto Celeste: foi tudo no tempo certinho para frustrar as altas expectativas de sucesso. Em janeiro, a cantora de 26 anos, nascida na Califórnia e criada na Inglaterra, foi eleita artista revelação de 2020 em enquete anual da BBC que já adiantou o sucesso de Adele e Sam Smith. Do apartamento dela em Londres, a nova estrela do soul conversou com o G1 sobre a pausa, o novo álbum já pronto para ser lançado e o amor pela bossa nova.

O Assunto 🎧

www.abracambrasil.org.br