Segunda-feira, 9 de novembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília


JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
· ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
· FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
· BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
· PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
· Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
N O T Í C I A S

Pfizer e a BioNTech anunciam mais de 90% de eficácia nos testes preliminares da vacina contra a Covid-19. No Brasil, a Anvisa suspende temporariamente ensaio clínico da CoronaVac. Nos Estados Unidos, o presidente eleito Joe Biden cria uma força-tarefa para combater a doença. O Amapá entra no 7º dia de apagão e moradores relatam falhas no rodízio de distribuição de energia.

Busca pela imunização

Foto ilustrativa com frascos e seringa na frente de logotipo da farmacêutica Pfizer — Foto: Dado Ruvic/Reuters

As farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram que sua candidata a vacina anti-Covid, a BNT162b2, é mais de 90% eficaz na prevenção à doença, segundo dados iniciais do estudo da fase 3. As informações ainda não foram publicadas em revista científica.

  • Entenda os conceitos em jogo nos testes e na imunização contra Covid

Após o anúncio, o coordenador dos estudos no Brasil, o médico Edson Moreira, informou que a farmacêutica deverá enviar os dados para registro do imunizante ainda em novembro, junto com um pedido para uso emergencial.

Evento adverso grave

CoronaVac — Foto: Jornal Nacional
CoronaVac — Foto: Jornal Nacional

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente os testes em humanos da vacina chinesa CoronaVac. A interrupção aconteceu por causa de um “evento adverso grave”, e foi anunciada nesta segunda-feira (9).

Essa é uma das candidatas a vacina contra o coronavírus e é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan (São Paulo). Com a interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado.

Panorama Covid

O Brasil registrou mais 264 mortes nas últimas 24 horas, chegando ao total de 162.638 óbitos desde o começo da pandemia. Em casos confirmados, já são 5.675.766 brasileiros infectados, com 15.211 desses registrados no último dia. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amapá não divulgaram dados nesta segunda (9).

  • EUA superam 10 milhões de infectados, apontam dados da Johns Hopkins
  • Mundo ultrapassa 50 milhões de casos da doença

Impeachment no Peru

O presidente do Peru, Martin Vizcarra, faz sua declaração durante julgamento por impeachment no Congresso, em Lima, na segunda-feira (9) — Foto: Andres Valle/Peruvian Presidency/AFP
O presidente do Peru, Martin Vizcarra, faz sua declaração durante julgamento por impeachment no Congresso, em Lima, na segunda-feira (9) — Foto: Andres Valle/Peruvian Presidency/AFP

O Congresso do Peru aprovou nesta noite a destituição do presidente Martín Vizcarra por “incapacidade moral”, ao final de seu segundo julgamento de impeachment em menos de dois meses. Ele foi denunciado por receber propinas quando era governador em 2014. Líder do Legislativo, Manuel Merino, assumirá a chefia do governo até o fim do mandato atual, que termina em 28 de julho de 2021.Transição de governo nos EUA

Biden — Foto: JIM WATSON / AFP
Biden — Foto: JIM WATSON / AFP

Joe Biden criou uma força-tarefa contra a Covid, que terá uma brasileira. Em discurso nesta segunda (9), o presidente eleito defendeu o uso de máscara e afirmou que uma possível vacina será gratuita nos Estados Unidos:

“Eu serei o presidente de todos os americanos, esta eleição acabou”, disse ele, ao afirmar que é preciso ter união para derrotar o vírus. “Uma máscara não é uma declaração política, mas uma boa forma de unir o país”.

De acordo com a Universidade Johns Hopkins, os EUA ultrapassaram, nesta segunda, a marca de 10 milhões de casos do novo coronavírus.

Já na Casa Branca, ainda sem reconhecer a derrota nas urnas, o presidente Donald Trump demitiu Mark Esper do posto de secretário de Defesa e nomeou Christopher Miller, que era o diretor do Centro Nacional Antiterrorismo.

  • Trump se recusa a iniciar processo de transição, diz jornal
  • Veja quem é a brasileira que fará parte da equipe de Biden no combate à Covid

Otimismo no mercado

R$ 5,3877: o dólar teve um dia de volatilidade e fechou estável (recuo de 0,08%), com a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais americanas. Também impactou a análise preliminar que apontou que a vacina da Pfizer contra a Covid-19 é mais de 90% eficaz. Já a Bovespa fechou em alta de 2,5%, acompanhando as bolsas internacionais, em dia forte otimismo nos mercados globais.

7º dia de apagão

Amapá entra no 7º dia de apagão — Foto: Maksuel Martins/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Amapá entra no 7º dia de apagão — Foto: Maksuel Martins/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O Amapá segue enfrentando problemas com o abastecimento de energia elétrica. Um incêndio em uma subestação causou o apagão que atinge 13 cidades do estado há uma semana. No sábado, parte do fornecimento foi restabelecido com um rodízio com duração de 6 horas por regiões. Mas os moradores reclamam da solução provisória e relatam que há locais onde a energia voltou por apenas duas horas.

  • ‘Quem deve dar a resposta é o governo federal’, diz governador sobre apagão no AP
  • Valdo Cruz: apagão reforça urgência de obras de infraestrutura

Política ambiental

Um dos problemas enfrentados em muitas terras indígenas brasileiras é o avanço do garimpo — Foto: MARIZILDA CRUPPE/AMAZÔNIA REAL por BBC
Um dos problemas enfrentados em muitas terras indígenas brasileiras é o avanço do garimpo — Foto: MARIZILDA CRUPPE/AMAZÔNIA REAL por BBC

O governo federal quer aprovar um marco regulatório com regras para controlar as organizações não governamentais (ONGs) na Amazônia e permitir a atuação somente daquelas que atendam aos ‘interesses nacionais’. A informação é do jornal ‘O Estado de S.Paulo’, que obteve documentos do Conselho da Amazônia no qual estão listadas metas do órgão. Questionado por jornalistas, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que o documento sobre o marco regulatório das ONGs não passou por ele.

  • André Trigueiro: ‘Não controlam desmatamento, mas querem controlar ONG’

📌Eleições em números

Até o momento, a maioria dos partidos tem descumprido as regras eleitorais sobre o repasse de recursos destinados ao financiamento das campanhas de negros e mulheres. É o que aponta um levantamento do G1 considerando os repasses feitos a candidatos até o dia 5. Vale lembrar que a legislação determina que os partidos devem lançar pelo menos 30% de candidatas e que os recursos do Fundo Eleitoral transferidos devem seguir a mesma proporção. No entanto, o levantamento mostra que 22 dos 32 partidos do país destinaram menos verba do que deviam.

  • Vídeo: como funciona a cota para mulheres nas eleições?
  • Série do G1 explica as regras da disputa
  • Jogo eleitoral: descubra qual candidato tem mais a ver com você

Pesquisa Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para prefeito:

  • São Paulo: Covas, 32%; Boulos, 13%; Russomanno, 12%; França, 10%
  • Rio de Janeiro: Paes, 33%; Crivella, 15%; Martha, 14%; Benedita, 9%
  • Belo Horizonte: Kalil, 62%; João Vitor Xavier, 7%; Áurea, 5%; Engler, 4%
  • Recife: João Campos, 33%; Marília Arraes, 21%; Mendonça Filho, 17%; Delegada Patrícia, 12%

Morte de ciclista

Frases são escritas no asfalto onde Marina Kohler Harkot foi atropelada, na Zona Oeste de São Paulo. — Foto: Rodrigo Rodrigues/G1
Frases são escritas no asfalto onde Marina Kohler Harkot foi atropelada, na Zona Oeste de São Paulo. — Foto: Rodrigo Rodrigues/G1

A Polícia Civil de São Paulo procura o motorista que atropelou e matou a ciclista Marina Kohler Harkot, de 28 anos, na Zona Oeste de São Paulo. Segundo os investigadores, o homem que consta como dono do veículo foi identificado, mas alegou que o carro foi vendido em 2017. Nesta segunda, as vias amanheceram marcadas com várias frases em memória da cicloativista.

Lembre o caso: a jovem pedalava na Avenida Paulo VI, no início da madrugada do último domingo (8), quando foi atingida por um Tucson na cor prata. O motorista fugiu sem prestar socorro.

Despedida na música 🎼

Vanusa, em foto de agosto de 2015 — Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo/Arquivo
Vanusa, em foto de agosto de 2015 — Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo/Arquivo

O corpo da cantora Vanusa foi velado em São Paulo, nesta segunda, em uma cerimônia restrita a parentes e amigos. Vanusa morreu, de insuficiência respiratória, aos 73 anos, em uma casa de repouso em Santos. Com mais de 20 discos lançados ao longo da carreira, a cantora e compositora era mais identificada com a canção popular do que com a MPB, mas flutuou entre outros gêneros. Relembre a trajetória da artista.

  • Artur Xexéo sobre Vanusa: ‘Nunca teve medo de ser quem ela é’

Mistérios do espaço 🪐

O telescópio Chime observa o céu na província canadense de British Columbia — Foto: Andre Renard/Chime Collaboration
O telescópio Chime observa o céu na província canadense de British Columbia — Foto: Andre Renard/Chime Collaboration

Cientistas deram um passo rumo a decifrar um dos sinais mais enigmáticos do universo. Pela primeira vez, conseguiram rastrear uma rápida rajada de ondas de rádio em nossa galáxia até uma fonte específica, um tipo de estrela morta altamente magnetizada, conhecida como magnetar (ou magnetoestrela). A descoberta foi feita por dois conjuntos de radiotelescópios independentes na América do Norte. Leia mais.

‘Amore mio’ 📺

Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda em 'Terra Nostra' — Foto: R Marques/Globo
Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda em ‘Terra Nostra’ — Foto: R Marques/Globo

“Terra Nostra” mostrou ao Brasil a imigração italiana no país e uma história de amor e desencontro entre os personagens de Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio nos anos 1999 e 2000. Vinte anos depois, a novela de Benedito Ruy Barbosa chega ao Globoplay nesta segunda (9). Raul Cortez, Maria Fernanda Cândido, Antonio Fagundes e Débora Duarte fazem parte do elenco. Para ajudar a relembrar a história, o G1 publica curiosidades, com dados do Memória Globo.

A Boa do Dia 🎶

Anitta faz apresentação direto de Salvador para o MTV Miaw 2020 — Foto: Divulgação
Anitta faz apresentação direto de Salvador para o MTV Miaw 2020 — Foto: Divulgação

O Grammy Latino anunciou, nesta segunda, os artistas que vão se apresentar no prêmio, no dia 19 de novembro. E tem show de ‘Anira’! Direto dos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, a cantora fará uma performance do sucesso ‘Me Gusta’. Além de Anitta, Céu, Caetano Veloso e Emicida estão entre os brasileiros indicados; veja a lista completa.

O Assunto 🎧

www.abracambrasil.org.br