Sexta-feira, 6 de novembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, selecionados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

 


JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia

·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

N O T Í C I A S

‘Só acaba quando termina’. No 4º dia de suspense eleitoral nos Estados Unidos, a vantagem de Joe Biden aumenta na Pensilvânia, e Geórgia fará recontagem dos votos.O Amapá segue no escuro e moradores relatam desespero. A Dinamarca irá sacrificar 17 milhões de visons por causa de uma mutação do coronavírus; mais de 200 trabalhadores de fazendas foram infectados.

Eleições americanas

Contagem dos votos na Filadélfia, no estado da Pensilvânia, nesta sexta-feira (6). — Foto: REUTERS/Eduardo Muñoz
Contagem dos votos na Filadélfia, no estado da Pensilvânia, nesta sexta-feira (6). — Foto: REUTERS/Eduardo Muñoz

Até a publicação desta reportagem, o democrata Joe Biden está a 6 votos no Colégio Eleitoral de se tornar o novo presidente dos Estados Unidos, segundo projeções da agência de notícias Associated Press. Biden lidera a corrida com 264 delegados — para vencer é preciso de 270. Donald Trump tem 214 e deve conquistar 3 votos considerados certos no Alasca. Acompanhe em tempo real.

A disputa segue emocionante neste 4º dia depois da votação. O democrata assumiu a liderança em dois estados cruciais: Pensilvânia e Nevada. Já a Geórgia vai recontar os votos porque a diferença entre os dois candidatos é pequena demais. E a campanha de Trump diz que a eleição não acabou.

  • OEA vai acompanhar apuração e pede que ‘todo voto seja contado’
  • Disputa acirrada e demora para sair o resultado viram meme

Reação Brasil

Bolsonaro diz que Trump 'não é a pessoa mais importante do mundo'
Bolsonaro diz que Trump ‘não é a pessoa mais importante do mundo’
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/video/bolsonaro-diz-que-trump-nao-e-a-pessoa-mais-importante-do-mundo-9001343.ghtml

“Trump não é a pessoa mais importante do mundo“, disse o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta sexta, em Florianópolis (SC). Segundo a jornalista Andréia Sadi, assessores do presidente observam com preocupação os desdobramentos da eleição americana, em caso de derrota do candidato republicano, e avaliam, nos bastidores, reflexos para a reeleição de Bolsonaro em 2022. O grupo defende que o presidente adote, cada vez mais, uma postura pragmática e moderada.

  • ‘Vamos dançar com todo mundo’, diz Guedes sobre possível mudança na presidência dos EUA

Novo ministro do STF

Nunes Marques — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
Nunes Marques — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Primeiro ministro indicado para o Supremo Tribunal Federal pelo presidente Jair Bolsonaro, Nunes Marques chega à Corte com mais de 1,6 mil processos deixados por Celso de Mello, que se aposentou. Entre as ações já distribuídas, o novo ministro herdará uma que envolve o foro do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) no caso das ‘rachadinhas’.

Esquema das ‘rachadinhas’

A denúncia do Ministério Público contra o senador Flávio Bolsonaro, do Republicanos, afirma que o miliciano Adriano da Nóbrega também era parte do esquema da “rachadinhas” na Assembleia Legislativa do Rio. Investigadores dizem que o ex-policial, por meio da mãe e da mulher, transferiu R$ 400 mil para Fabrício Queiroz, acusado de ser o operador de Flávio no esquema. A defesa de Flávio nega as acusações.

Julgamentos suspensos

Superior Tribunal de Justiça (STJ) — Foto: STJ/Divulgação
Superior Tribunal de Justiça (STJ) — Foto: STJ/Divulgação

A Polícia Federal identificou hacker que invadiu o sistema do Superior Tribunal de Justiça, informou o diretor-geral. O delegado Rolando Alexandre de Souza afirmou à TV Globo que o suspeito pediu pagamento para não destruir dados do sistema do STJ. O Tribunal prevê retomada do sistema na terça.

Estado no Escuro

Apagão no Amapá — Foto: Rede Amazônica/Reprodução
Apagão no Amapá — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que pretende restabelecer toda a energia no Amapá em até 10 dias. Ele explicou que o plano para tentar restaurar a energia em 70% do estado até esta quinta (5) não deu certo porque a operação é “complexa”.

Enquanto isso, o Amapá está no 4º dia de apagão, com quase 90% da população, cerca de 765 mil pessoas, há 60 horas sem energia elétrica. Com comida estragando e usando água da chuva, moradores relatam desespero: ‘Estamos abandonados’. Na noite desta sexta, equipamentos para a manutenção de um transformador chegaram ao estado.

  • Ana Flor: apagão no AP deixa Alcolumbre furioso com o governo, e Lei do Gás sofrerá mudanças no Senado

📌Eleições municipais

Pesquisa Datafolha sobre o 1º turno das eleições para prefeito, divulgada na quinta, também levantou as intenções de votos por sexo, idade, renda, escolaridade, religião e raça das seguintes capitais:

São PauloRio de JaneiroBelo Horizonte

Veja também: ferramenta do G1 reúne todos os candidatos a vereador nas 26 capitais
Listas: quem são os candidatos a prefeito nas 26 capitais
Cobertura do G1 terá podcast e ferramentas exclusivas
Veja as mais recentes pesquisas de intenção de voto para prefeito
Da boca do candidato: o que andam dizendo os candidatos a prefeito de 54 cidades

IPCA

0,86% foi o avanço, em outubro, do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, segundo o IBGE. Foi a maior alta para o mês desde 2002, puxada pelos preços dos alimentos e das passagens aéreas. No acumulado em 2020, o IPCA registra avanço de 2,22% e, em 12 meses, de 3,92%, ainda abaixo da meta central do governo para o ano, que é de 4%.

  • Alimentos já subiram 9,4% este ano; veja itens com maiores altas e maiores quedas nos preços

Economia

Com a inflação acelerando em outubro, a caderneta mais uma vez ficou sem ganho real no mês, acumulando nos últimos 12 meses, descontando o IPCA do período, perdas de 1,40%, de acordo com levantamento da provedora de informações financeiras Economatica.

Segundo a Economatica, o retorno negativo de 1,40% registrado em outubro é o pior resultado para a poupança no acumulado em 12 meses desde dezembro de 2015, quando a rentabilidade ficou negativa em 2,28%, descontada a inflação.

  • Impulsionada pelo auxílio, poupança tem mais depósitos que saques pelo 8° mês seguido

Pandemia no Brasil

O Brasil chegou a 162 mil mortos por Covid-19. Ao longo desta sexta-feira (6), problemas no sistema de registro de dados do Ministério da Saúde impossibilitaram a divulgação de dados de algumas secretarias estaduais, incluindo SP, o estado com mais casos e mortes por Covid. Além de São Paulo, também Amazonas e Santa Catarina ficaram sem dados divulgados até as 20h. No Rio de Janeiro, a secretaria também teve problemas e não divulgou atualização de óbitos, apenas de casos. Já o Amapá novamente não teve atualizações. Segundo a Secretaria de Saúde, o apagão segue impossibilitando o fechamento do boletim. Veja os dados dos demais estados.

Alerta pelo mundo

Máscara jogada no chão de Washington, capital dos EUA, em foto de 27 de maio — Foto: Kevin Lamarque/Reuters
Máscara jogada no chão de Washington, capital dos EUA, em foto de 27 de maio — Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Um dia depois de registrar o recorde de casos diários de Covid-19, os Estados Unidos voltaram, na quinta, a ultrapassar a marca, com mais de 123 mil infecções em 24 horas, segundo o balanço da Universidade Johns Hopkins. Quanto ao número diário de mortes, foram 1.226 novos óbitos nas últimas 24 hora. Apesar de se manter abaixo do pico registrado durante a primavera no hemisfério norte, este é o 3º dia consecutivo que os EUA voltaram a ter mais de mil óbitos diários, dado que não era registrado desde o início de setembro. Mais de 9,6 milhões de pessoas já se infectaram pelo coronavírus e 234 mil morreram por causa da doença no país.

  • França terá segunda onda de coronavírus ‘violenta’, alerta diretor-geral de saúde
  • Portugal terá estado de emergência sanitária a partir de segunda-feira

Mutação do coronavírus

A foto mostra um vison em uma fazenda próxima a Naestved, no centro-oeste da Dinamarca, nesta sexta-feira (6). — Foto:  Ritzau Scanpix/Mads Claus Rasmussen via Reuters
A foto mostra um vison em uma fazenda próxima a Naestved, no centro-oeste da Dinamarca, nesta sexta-feira (6). — Foto: Ritzau Scanpix/Mads Claus Rasmussen via Reuters

Além da 2ª onda pelo mundo, uma mutação do coronavírus preocupa as autoridades da Dinamarca. Os ministérios de Relações Exteriores e da Saúde do país informaram que 214 trabalhadores de fazendas de vison – animal utilizado na indústria de peles – tiveram variantes da Covid-19 transmitidos pelos bichos. Diante dos riscos, o governo ordenou o abate dos 17 milhões de visons do país. Um lockdown também foi decretado em sete municípios no entorno das criações dos pequenos mamíferos.

Tempestade na Guatemala

Tempestade tropical ETA matou cerca de 100 pessoas na Guatemala até este 6 de novembro. — Foto: Cruz Vermelha
Tempestade tropical ETA matou cerca de 100 pessoas na Guatemala até este 6 de novembro. — Foto: Cruz Vermelha

Fortes chuvas da tempestade Eta mataram cerca de 100 pessoas na Guatemala depois que uma avalanche soterrou metade de um vilarejo na região central de Alta Verapaz, disse um porta-voz do Exército nesta sexta-feira (6), citando números preliminares. Pelo menos 75 mil guatemaltecos foram diretamente afetados pelas chuvas, que também atingiram outros países da América Central.

Susto no mar 😱 🐋

Baleia quase engole caiaque — Foto: Reprodução/Twitter/FoxNews
Baleia quase engole caiaque — Foto: Reprodução/Twitter/FoxNews

Duas mulheres que estavam observando baleias em um caiaque na costa de Avila Beach (Califórnia, EUA) foram surpreendidas por uma jubarte. O animal emergiu exatamente onde o caiaque estava, fazendo-o virar. Elas não se machucaram. Veja o vídeo.

A Boa do Dia 🍍

Abacaxi — Foto: Divulgação
Abacaxi — Foto: Divulgação

‘Segura esse abacaxi’, mas o sentido da expressão é bom dessa vez! O mês de novembro é tempo de alimentos mais refrescantes, como o abacaxi, a manga e o pepino. Na série ‘Calendário da Feira’, o G1 mostra, todo mês, quais alimentos estão na safra e, por isso, podem ficar mais em conta. Saiba mais aqui.

E para o fim de semana, aprenda uma receita de bolo de abacaxi com doce de leite. 😋

Receita Nosso Campo: aprenda a fazer um bolo de abacaxi com doce de leite
Receita Nosso Campo: aprenda a fazer um bolo de abacaxi com doce de leite
/https://globoplay.globo.com/v/8906604/

O Assunto

www.abracambrasil.org.br