6 de novembro, sexta-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.



JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


N  O  T  Í  C   I  A  S 

‘É teste pra cardíaco, amigo!’. As contagens das cédulas nas eleições dos Estados Unidos ainda não terminaram. Com vantagem caindo em estados decisivos, Trump volta a falar em fraude sem apresentar provas. Já Biden pede calma aos eleitores ansiosos com a apuração. No Brasil, Macapá decreta estado de calamidade pública após 48 horas de apagão. A Polícia Federal instaura um inquérito para apurar a invasão de computadores do Superior Tribunal de Justiça. E tem novidade no ‘zap’: WhatsApp agora terá mensagens que desaparecem depois de 7 dias.

Eleições americanas

Funcionários eleitorais do Condado de Chester, na Pensilvânia, processam cédulas de votação enviadas pelo correio e cédulas ausentes para as eleições gerais de 2020 dos Estados Unidos na Universidade de West Chester, nesta quarta-feira (4)   — Foto: Matt Slocum/AP
Funcionários eleitorais do Condado de Chester, na Pensilvânia, processam cédulas de votação enviadas pelo correio e cédulas ausentes para as eleições gerais de 2020 dos Estados Unidos na Universidade de West Chester, nesta quarta-feira (4) — Foto: Matt Slocum/AP

As contagens das cédulas nas eleições dos Estados Unidos ainda não terminaram. Os dados da agência de notícias Associated Press (AP) indicam que Joe Biden conta com 264 delegados e que faltariam seis para chegar a 270 – o número mínimo para ser considerado vencedor. No entanto, outros jornais ou serviços de contagem não consideram que a disputa acabou no Arizona, cujos delegados a AP atribui ao candidato democrata. A contagem se arrasta em estados decisivos: a Geórgia ainda precisa apurar os últimos votos; já Nevada desacelera e promete atualização nesta sexta.

  • Veja os dados em tempo real
  • Protestos se espalham em meio à apuração dos votos; FOTOS

Discursos

Donald Trump realiza pronunciamento na Casa Branca sobre a eleição, nesta quinta-feira (5) — Foto: Carlos Barria/Reuters
Donald Trump realiza pronunciamento na Casa Branca sobre a eleição, nesta quinta-feira (5) — Foto: Carlos Barria/Reuters

Na noite desta quinta, o presidente americano Donald Trump disse, mais uma vez sem apresentar provas, que está sendo roubado na apuração dos votos da eleição presidencial. Desta vez, entre outras acusações, ele apontou como fraudulentas as quedas nas margens que tinha de liderança em alguns estados.

  • Republicanos reagem a acusações de fraude sem provas de Trump: ‘Indefensável’
  • Justiça recusa pedidos de Trump para parar contagem em Michigan e Geórgia
  • GUGA CHACRA: ‘Discurso de Trump é um ataque à democracia’
  • FLÁVIA OLIVEIRA: ‘Instituições precisam responder à altura’
Joe Biden faz pronunciamento em meio à apuração de votos, em Wilmington, Delaware, nesta quinta-feira (5) — Foto: Kevin Lamarque/Reuters
Joe Biden faz pronunciamento em meio à apuração de votos, em Wilmington, Delaware, nesta quinta-feira (5) — Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Mais cedo, seu rival, Joe Biden, repetiu a iniciativa de pedir calma aos eleitores mais ansiosos com a apuração. Em um discurso rápido, o democrata evitou falar de assuntos polêmicos.

  • Vídeo: Por que a contagem dos votos demora tanto?

📌Eleições municipais de 2020

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para prefeito:

  • São Paulo: Covas, 28%; Russomanno, 16%; Boulos, 14%; França, 13%
  • Rio de Janeiro: Paes, 31%; Crivella, 15%; Martha Rocha, 13%; Benedita, 8%
  • Belo Horizonte: Kalil, 65%; João Vitor Xavier, 7%; Áurea, 5%; Engler, 4%
  • Recife: João Campos, 31%; Marília Arraes, 21%; Mendonça Filho, 16%; Delegada Patrícia, 14%

E mais:

  • Veja Datafolha para prefeito de SP por sexo, idade, renda, escolaridade, religião e raça
  • Veja Datafolha para prefeito do Rio por sexo, idade, renda, escolaridade, religião e raça

Apagão no Amapá

Macapá e outros municípios ficaram no escuro na madrugada — Foto: Rede Amazônica/Reprodução
Macapá e outros municípios ficaram no escuro na madrugada — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

O prefeito de Macapá, Clécio Luís (sem partido), decretou estado de calamidade pública na capital por 30 dias. A medida é em virtude do apagão que acontece em 13 dos 16 municípios do Amapá desde terça-feira (3). O problema afetou serviços básicos, comércios, telecomunicações e bancos, e os moradores formaram filas em postos de gasolina e tentaram estocar água potável. Para a recuperar a eletricidade no estado, o Gabinete de Crise do governo federal lançou três planos para reverter o apagão.

O apagão no estado é tema do podcast O Assunto. Renata Lo Prete conversa com o jornalista Arilson Freires, repórter da Rede Amazônica, e ouve o relato do médico Alieksei Mello. Ouça abaixo:

Dados da Covid no Brasil

Brasil tem menor média móvel de casos de Covid desde 23 de maio
Brasil tem menor média móvel de casos de Covid desde 23 de maio
https://globoplay.globo.com/v/9000057/

O Brasil registrou mais 609 mortes por Covid em 24 horas e se aproximou de 162 mil óbitos. A média móvel de novos casos foi de 16.837 por dia, a menor desde maio. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 5.614.258 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. Veja a situação do seu estado.

Covid na Europa

Passageiros usam máscara em bonde em Lisboa, capital de Portugal — Foto: Rafael Marchante/Reuters
Passageiros usam máscara em bonde em Lisboa, capital de Portugal — Foto: Rafael Marchante/Reuters

A partir de segunda-feira (9), Portugal estará em estado de emergência sanitária pelas próximas duas semanas, permitindo que o governo fortaleça as medidas restritivas na tentativa de frear a pandemia. Entre as medidas que o decreto permitirá está “a proibição de circular em via pública em certos períodos do dia ou em dias da semana”. O primeiro-ministro de Portugal, Antonio Costa, não descarta aplicar um toque de recolher como em vários países europeus.

Auxílio na pandemia

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, defendeu que o governo deve passar a concentrar nas empresas, e não nas pessoas físicas, os programas de auxílio voltados ao alívio dos efeitos da pandemia na economia. Campos Neto afirmou que país vem registrando aumento nas horas trabalhadas e foi um dos que mais gastaram com auxílio a pessoas físicas na pandemia.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Brasil tinha ao final de setembro 13,5 milhões de desempregados, número recorde. Já a taxa de desemprego passou de 13,6% em agosto para 14% em setembro, a maior de todo o período.

  • Auxílio emergencial: Caixa paga nova parcela a mais 3,6 milhões nesta sexta-feira

Invasão de computadores

Superior Tribunal de Justiça (STJ) — Foto: STJ/Divulgação
Superior Tribunal de Justiça (STJ) — Foto: STJ/Divulgação

A Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar a invasão de computadores do Superior Tribunal de Justiça. Na quarta (4), o STJ informou que o sistema de informática da Corte foi alvo de um ataque hacker. Em nota, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, afirmou que a invasão não afetou as informações relacionadas aos processos em tramitação. Todas as sessões de julgamentos foram suspensas até que a área técnica consiga restabelecer a segurança no sistema.

  • STF e TSE reforçam segurança após invasão no STJ

Novidade no ‘zap’ 📱👀

WhatsApp lança mensagens temporárias que desaparecem após sete dias — Foto: Divulgação Whatsapp
WhatsApp lança mensagens temporárias que desaparecem após sete dias — Foto: Divulgação Whatsapp

O WhatsApp anunciou uma nova função de mensagens temporárias que desaparecem depois de sete dias após o envio. O novo recurso poderá ser habilitado em cada chat separadamente. Nas conversas individuais, os dois participantes podem ativar ou desativar os envios. Já nos grupos, somente os administradores têm esse controle. Entenda melhor aqui.

Calendário da feira 🍍🍏🍎🍐🥑🥦🥬

Abacaxi — Foto: Hans/Creative Commons
Abacaxi — Foto: Hans/Creative Commons

Novembro é tempo de safra de alimentos mais refrescantes, como o abacaxi, a manga e o pepino. Tem ainda uma oferta forte de abobrinha, tomate, melão, uva e muito mais.

Na série Calendário da Feira, iniciada em julho, o G1 mostra, todo mês, quais alimentos estão na safra e, por isso, podem ficar mais em conta. Veja aqui.

Previsão do tempo

Confira os destaques da previsão do tempo
Confira os destaques da previsão do tempo
/https://globoplay.globo.com/v/9000081/
www.abracambrasil.org.br