Quarta-feira, 4 de novembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, selecionados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

 


JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia

·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

N O T Í C I A S

Haja coração: até a última atualização desta matéria, na corrida à Casa Branca, Joe Biden tinha vencido no estado do Michigan e precisava de mais seis delegados para ser eleito presidente dos Estados Unidos. A demora para sair o resultado virou meme nas redes sociais. No Brasil, o Senado derruba veto de Bolsonaro à desoneração da folha.
Disputa acirrada

Trump e Biden em seus discursos durante apuração acirrada da eleição nos EUA, na madrugada desta quarta-feira (4).  — Foto: MANDEL NGAN; ANGELA WEISS/AFP
Trump e Biden em seus discursos durante apuração acirrada da eleição nos EUA, na madrugada desta quarta-feira (4). — Foto: MANDEL NGAN; ANGELA WEISS/AFP

Até as 20h desta quarta-feira (4), a apuração das eleições americanas seguia sem resultado definido. As projeções confirmavam a vitória do candidato democrata, Joe Biden, em Michigan, totalizando então 264 delegados contra 214 de Donald Trump. O estado, que tem direito a 16 votos eleitorais, foi um dos principais campos de batalha desta eleição. Faltando apenas 6 delegados para a vitória do adversário do atual presidente, a disputa entra na reta final (acompanhe em tempo real).

  • 270 é o número-chave: saiba como funciona
  • Correios dos EUA dizem que é impossível rastrear 300 mil cédulas
  • Pesquisas erraram? Compare os números em alguns estados

Durante a madrugada no Brasil, Trump falou em fraude eleitoral sem apresentar provas — e declarou vitória. O diretor de campanha do candidato à reeleição, Bill Stepien, disse que o republicano irá pedir a recontagem dos votos no estado de Wisconsin. Além disso, declarou que entrou com uma ação para interromper a contagem em Michigan e na Pensilvânia.

  • Demétrio: ‘Trump está subvertendo as regras da democracia americana’
  • Americanos vivem expectativa pelo resultado da apuração; veja fotos

Já seu rival Joe Biden fez um pronunciamento na tarde desta quarta para afirmar que está confiante que será o vencedor quando a apuração for concluída. O democrata também rebateu, sem citar o adversário, as tentativas de bloquear a apuração.

“Todos os votos precisam ser contados. Ninguém vai tirar nossa democracia, nem hoje nem nunca” – Joe Biden, candidato democrata

Biden quebrou o recorde de votos na história das eleições presidenciais, com mais de 70 milhões. O ex-presidente Barack Obama, de quem o candidato foi vice, detinha o recorde anterior: 69.498.516

Eleição de memes 😅

Memes das eleições nos EUA — Foto: Reprodução/Redes sociais
Memes das eleições nos EUA — Foto: Reprodução/Redes sociais

“Só vim pelos memes”: no país chamado internet, a disputa acirrada entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden pela presidência dos Estados Unidos, assim como a demora em sair o resultado da eleição, resultaram em muita criatividade nas redes sociais. Veja os melhores memes em meio ao clima de tensão.

Congresso americano 🗳

Conheça Sarah McBride, a primeira senadora transgênero dos EUA
Conheça Sarah McBride, a primeira senadora transgênero dos EUA
VÍDEO https://g1.globo.com/mundo/video/conheca-sarah-mcbride-a-primeira-senadora-transgenero-dos-eua-8994185.ghtml

As eleições norte-americanas trouxeram mudanças importantes no Senado e na Câmara dos Deputados. Pela primeira vez, uma senadora transgênero foi eleitanos Estados Unidos. Sarah McBride, de 30 anos, conquistou a cadeira pelo estado de Delaware com 86% dos votos contra o republicano Steven Washington. Ela foi estagiária na Casa Branca em 2012, durante a administração do ex-presidente Barack Obama, período em que seu interesse pela política foi despertado.

“Estou concorrendo para fazer a diferença nesta comunidade e representá-la da melhor maneira possível”, disse McBride à revista People, quando anunciou sua candidatura ao Senado.

  • Dakota do Norte elege candidato que morreu de Covid em outubro
  • Grupo conspiratório QAnon chega ao Congresso com deputada eleita
  • Oregon vira o 1º estado americano a descriminalizar todas as drogas
  • Eleitores aprovam nova bandeira do Mississippi, sem símbolo racista

No Novo Méxicoapenas mulheres de minorias étnicas representarão o estado na Câmara dos Deputados. Na decisão pelos três assentos do estado, a democrata Deb Haaland, da etnia indígena Laguna Pueblo, foi reeleita; Teresa Leger Fernandez, democrata também eleita, é latina; e a republicana Yvette Herrell, da nação indígena Cherokee, derrotou a democrata no cargo, a latina Xochitl Torres Small. Conheça alguns dos candidatos eleitos para o Congresso, segundo projeções da agência de notícias Associated Press (AP).

Estado do Novo México se tornou o primeiro estado a eleger apenas  mulheres de minorias étnicas na Câmara dos Deputados. São elas: Deb Haaland, Teresa Leger Fernandez e Yvette Herrell — Foto: Reprodução/Twitter Deb Haaland; Reprodução/YouTube/Teresa Leger Fernandez; Reprodução/Twitter Yvette HerrellEstado do Novo México se tornou o primeiro estado a eleger apenas mulheres de minorias étnicas na Câmara dos Deputados. São elas: Deb Haaland, Teresa Leger Fernandez e Yvette Herrell — Foto: Reprodução/Twitter Deb Haaland; Reprodução/YouTube/Teresa Leger Fernandez; Reprodução/Twitter Yvette Herrell

Panorama Covid

Brasil registrou 622 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 161.170 óbitos. Com isso, a média móvel foi de 384 — maior do que a da véspera, porém ainda abaixo da marca de 400. Em casos confirmados, foram 5.590.941 infectados, com 23.815 desses registrados no último dia. Três estados apresentam indicativo de alta de mortes: Santa Catarina, Ceará e Piauí. Outros 11 estados e o DF têm curvas que apontam queda.

  • Itália coloca 4 regiões, incluindo a Lombardia, em lockdown
  • Portugal entra em confinamento parcial por duas semanas

Busca pela imunização

Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Ministério da Saúde não dá tratamento diferenciado às vacinas em desenvolvimento da China e da Universidade de Oxford. A manifestação assinada pelo presidente e pela Advocacia-Geral da União diz que a compra de qualquer imunizante exige comprovação científica de segurança e eficácia, além da aprovação da Anvisa. Em 21 de outubro, Bolsonaro afirmou nas redes sociais que o Brasil não irá comprar “a vacina da China”.

  • Oxford deve divulgar resultados da vacina até o fim do ano

Desoneração da folha 💰

Congresso derruba veto sobre desoneração da folha de pagamento
Congresso derruba veto sobre desoneração da folha de pagamento
VÍDEO https://globoplay.globo.com/v/8996501/

Por 64 votos a 2, o Senado derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro à prorrogação, até 2021, da desoneração da folha de pagamentos de empresas de 17 setores da economia. Juntos, eles geram seis milhões de empregos. Mais cedo, os deputados também rejeitaram o veto e, com a decisão dos senadores, a prorrogação será promulgada.

  • Congresso aprova proposta que repassa R$ 1,4 bi da Educação para obras

Caso das ‘rachadinhas’

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) fala com a imprensa ao deixar o prédio do Senado Federal, em Brasília, após prestar depoimento, nesta segunda-feira, 20. Em depoimento ao Ministério Público Federal hoje, o senador negou ter recebido informações privilegiadas sobre a Operação Furna da Onça, que revelou movimentações financeiras atípicas nas contas de seu ex-assessor Fabrício Queiroz e o arrastou para o centro de uma investigação criminal sobre desvios de salários de funcionários na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Ele foi ouvido na condição de testemunha em seu gabinete. — Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDOO senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) fala com a imprensa ao deixar o prédio do Senado Federal, em Brasília, após prestar depoimento, nesta segunda-feira, 20. Em depoimento ao Ministério Público Federal hoje, o senador negou ter recebido informações privilegiadas sobre a Operação Furna da Onça, que revelou movimentações financeiras atípicas nas contas de seu ex-assessor Fabrício Queiroz e o arrastou para o centro de uma investigação criminal sobre desvios de salários de funcionários na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Ele foi ouvido na condição de testemunha em seu gabinete. — Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) denunciou à Justiça o senador Flávio Bolsonaro, do Republicanos, o ex-assessor Fabrício Queiroz e mais 15 investigados por organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e apropriação indébita no esquema das “rachadinhas”, na época em que o filho do presidente era deputado estadual.

A denúncia foi ajuizada em 19 de outubro e encaminhada na terça-feira (3) ao desembargador responsável pelo processo no Tribunal de Justiça do Rio. A defesa do senador disse que está impedida de comentar informações em segredo de Justiça, mas pode afirmar que o parlamentar não cometeu qualquer irregularidade e que ele desconhece supostas operações financeiras entre ex-servidores da Alerj.

Produção industrial 📈

Indústria - Fábrica de papelão ondulado para embalagens no interior de São Paulo — Foto: Fabio Tito/G1
Indústria – Fábrica de papelão ondulado para embalagens no interior de São Paulo — Foto: Fabio Tito/G1

2,6% foi o crescimento em setembro da produção industrial brasileira na comparação com agosto, a 5ª alta seguida, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A atividade industrial no país agora se encontra 0,2% acima do nível de fevereiro. Embora tenha recuperado o patamar pré-pandemia, o setor ainda se encontra 15,9% abaixo do seu nível mais alto, alcançado em agosto de 2018.

A Boa do Dia 📖

Brasileira está entre os 10 finalistas do Global Teacher Prize
Brasileira está entre os 10 finalistas do Global Teacher Prize
VÍDEO https://g1.globo.com/educacao/video/brasileira-esta-entre-os-10-finalistas-do-global-teacher-prize-8993914.ghtml

Doani Emanuela Bertan, professora brasileira de ensino bilíngue em libras e português em Campinas (SP), está entre os 10 finalistas do Global Teacher Prize 2020, feito pela Varkey Foundation em parceria com a Unesco. Ela foi selecionada entre 12 mil inscritos de mais de 140 países.

Além de Doani, outros dois brasileiros estavam entre os pré-selecionados ao Global Teacher Prize: Francisco Celso Freitas, professor do sistema socioeducativo do DF; e Lília Melo, da periferia de Belém (PA). O anúncio do vencedor será no dia 3 de dezembro e o prêmio é de US$ 1 milhão.

O Assunto 🎧

www.abracambrasil.org.br

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E mais…

ESTA EDIÇÃO COMPLETA COM Vídeos, Fotos e Links…

Clicar abaixo:

www.foconapolitica.com.br