Terça-feira, 3 de novembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Eleição nos Estados Unidos: primeiros estados começam a fechar as urnas, dando início à contagem de votos; cem milhões votaram antecipadamente. Na Europa, Estado Islâmico reivindica ataques em Viena, e 14 suspeitos são presos. Governadores discutem compra de vacina contra Covid-19 com Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. Os ataques à blogueira Mariana Ferrer durante julgamento sobre estupro provocam indignação.

Disputa histórica

Biden e Trump disputam eleição marcada por polarização e votação antecipada — Foto: Jim Bourg/Pool via AP; Elcio Horiuchi/G1

Biden e Trump disputam eleição marcada por polarização e votação antecipada — Foto: Jim Bourg/Pool via AP; Elcio Horiuchi/G1

Dia histórico nos Estados Unidos: os americanos foram às urnas escolher entre o candidato republicano, Donald Trump, e o candidato democrata, Joe Biden, em uma das eleições presidenciais mais divididas em décadas. Antecipadamente, 100 milhões de eleitores votaram, um recorde no país. No início da noite desta terça-feira (3), os primeiros estados começaram a fechar as urnas, dando início à contagem de votos. (Acompanhe em tempo real)

  • Webstories: famosos votam para presidente
  • Para ficar de olho: veja quais estados podem decidir a eleição
  • 270 é o número-chave; veja como funciona apuração
  • Resultados podem demorar para sair; saiba por quê

Donald Trump afirmou que ‘ainda’ não tem um discurso pronto em caso de derrota ou vitória. ‘Vencer é fácil; perder nunca é fácil’. O presidente disse que está ‘muito bem’ na Flórida e no Texas, estados cruciais na disputa. Já seu rival, Joe Biden, pregou a união e declarou que, se for eleito, será presidente de todos. O democrata usou um megafone para falar a apoiadores na Pensilvânia. ‘Queremos a ciência no lugar da ficção’. Acompanhe o mapa da apuração com os números da disputa.

O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia pelo Dia do Aviador, em Brasília — Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia pelo Dia do Aviador, em Brasília — Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre as eleições americanas. Em uma rede social, ele escreveu sobre suspeitas de ingerência externa no resultado final da votação. Segundo o jornalista Gerson Camarotti, auxiliares e aliados próximos do presidente ficaram surpresos com a mensagem publicada. Para esses interlocutores, Bolsonaro explicitou o temor com uma eventual derrota do aliado Donald Trump, mas principalmente, o impacto que isso terá na sua própria tentativa de reeleição.

  • Webstories: o impacto do resultado no governo Bolsonaro
  • Biden ou Trump? Veja possíveis cenários para a economia brasileira
  • Bolsonaro ainda estuda como reagir a possível vitória de Biden

Também nesta terça, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que Brasil e Estados Unidos manterão as “mesmas ligações” em caso de vitória do candidato democrata Joe Biden na corrida presidencial norte-americana.

📌Eleições 2020

Funciona Assim: O que faz o vereador?
 
Funciona Assim: O que faz o vereador?
 
VÍDEO https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2020/funciona-assim/video/funciona-assim-o-que-faz-o-vereador-8830964.ghtml
 

Os vereadores eleitos neste ano vão representar os cidadãos nas Câmaras municipais de 2021 a 2024. No 2º episódio da série Funciona Assim, o G1 explica as funções e os deveres dos vereadores. (Assista no vídeo acima)

  • Pesquisa Ibope em Fortaleza: Sarto, 29%; Capitão Wagner, 27%, Luizianne, 24%
  • Pesquisa Ibope em Vitória: João Coser, 26%; Gandini, 24%; Delegado Pazolini, 18%

Panorama Covid

Brasil registrou 276 mortes nas últimas 24 horas, chegando ao total de 160.548 óbitos. Com isso, a média móvel ficou abaixo de 400, a menor desde abril. A queda em relação a 14 dias é a menor já verificada desde o início da pandemia. Em casos confirmados, 5.567.126 de pessoas já foram infectadas pelo vírus, 13.748 desses registros no último dia. Santa Catarina e Piauí apresentam indicativo de alta de mortes. Outros 16 estados e o Distrito Federal têm curvas que apontam queda.

  • Taxa de transmissão no país volta a ficar acima de 1 após 5 semanas
  • Veja quando foi o pico da pandemia em 9 capitais segundo critério usado por epidemiologistas
  • Pazuello recebe alta hospitalar, informa Ministério da Saúde
  • Algoritmo identifica ‘tossida de Covid’ inaudível para humanos

Vacinação

Governadores vão a Brasília e defendem recursos para os estados
 
Governadores vão a Brasília e defendem recursos para os estados
 
VÍDEO https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews-edicao-das-18/video/governadores-vao-a-brasilia-e-defendem-recursos-para-os-estados-8993319.ghtml
 

Em meio a embates políticos envolvendo a eventual compra da vacina pelo governo e também a obrigatoriedade ou não da vacina contra Covid, governadores se reuniram em Brasília com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para discutir a imunização da população contra a doença.

  • Anvisa autoriza retomada de testes da vacina da Johnson
  • Argentina comprará 25 milhões de doses da vacina russa

O governador do Piauí, Wellington Dias, disse a jornalistas que os governadores defendem que o Brasil adote a 1ª vacina que a Anvisa testar e autorizar. Entre os presentes também estavam Renato Casagrande, governador do Espírito Santo; Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul; e Mauro Mendes, do Mato Grosso.

“A defesa que nós governadores fizemos — e digo aqui, também as entidades dos municípios — é que a primeira vacina que tiver autorização, que tiver aprovação científica, é ela que o Brasil tem que adotar”, afirmou Dias.

Caso Mariana Ferrer

Ataques a blogueira durante julgamento sobre estupro provocam indignação
Ataques a blogueira durante julgamento sobre estupro provocam indignação
VÍDEO https://globoplay.globo.com/v/8993436/
 

tratamento recebido por uma jovem durante o julgamento do homem que ela acusou de estupro em Santa Catarina provocou indignação, reação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e críticas de ministros de tribunais superiores. (Assista no vídeo acima)

A blogueira Mariana Ferrer acusa o empresário André de Camargo Aranha de tê-la estuprado em dezembro de 2018 em uma festa, em Florianópolis. O inquérito policial concluiu que o empresário havia cometido estupro de vulnerável, quando a vítima não tem condições de oferecer resistência. O Ministério Público denunciou o empresário à Justiça.

Terror na Europa

Polícia prende 14 pessoas suspeitas de envolvimento no ataque em Viena, Áustria
 
Polícia prende 14 pessoas suspeitas de envolvimento no ataque em Viena, Áustria
 
VÍDEO https://globoplay.globo.com/v/8992648/

Estado Islâmico reivindicou a série de ataques na noite desta segunda-feira (2) em Viena, na Áustria. O atentado terrorista deixou quatro mortos e mais de 20 feridos, sendo que sete estão internados em estado grave. O agressor, natural da Macedônia do Norte, foi morto. Segundo o ministro do Interior, Karl Nehammer, 14 suspeitos foram detidos e a participação de um segundo atirador, descartada.

  • Reino Unido eleva nível de risco de atentado para o 2º mais alto da escala

Uma estudante de Campinas (SP) que reside desde o início do ano na Áustria relatou momentos de tensão durante o ataque. À EPTV, afiliada da TV Globo, Bruna Angeli contou que estava em um bar a poucos metros do início do tiroteio. (Assista ao relato no vídeo abaixo)

Estudante de Campinas relata momentos de tensão durante atentado na Áustria
 
 
Estudante de Campinas relata momentos de tensão durante atentado na Áustria
 

Ídolo argentino

Diego Maradona em novembro de 2018 — Foto: Reprodução/Reuters

Diego Maradona em novembro de 2018 — Foto: Reprodução/Reuters

craque Diego Armando Maradona vai ser submetido a uma cirurgia para drenar uma pequena hemorragia no cérebro. De acordo com médicos, o problema é decorrente de um trauma, que pode ter ocorrido há pouco tempo ou há vários anos. O ex-jogador, que acaba de completar 60 anos, está lúcido e concorda com a intervenção, segundo seu médico particular.

Tubarão galhudo 🦈

Tubarão de duas cabeças é encontrado no litoral paulista — Foto: Divulgação/Edris Queiroz

Tubarão de duas cabeças é encontrado no litoral paulista — Foto: Divulgação/Edris Queiroz

Mais uma surpresa em 2020: um tubarão de duas cabeças foi achado no litoral de São Paulo. Primeiro tubarão galhudo gêmeo siamês do mundo, o animal foi encontrado por pescadores próximo à costa, na divisa entre Peruíbe e Itanhaém.

“Com essas novidades, talvez seja possível chamar atenção para os problemas sérios que têm ocorrido nos ambientes marinhos. Esse estudo vai ajudar a buscarmos medidas que auxiliem na preservação e conservação das espécies”, afirma Edris.

PIX 🔁

1ª etapa das operações do PIX, o novo sistema de pagamentos eletrônicos desenvolvido pelo Banco Central, começou nesta terça-feira. Até 15 de novembro, apenas clientes selecionados pelos bancos terão acesso a todas as funcionalidades e em horários restritos. A partir do dia 16, o sistema irá funcionar integralmente para todos os clientes cadastrados.

  • Veja perguntas e respostas sobre o novo sistema de pagamentos
  • ATENÇÃO: saiba como evitar golpes no cadastro do PIX
  • Saiba tudo sobre o PIX na página especial do G1

A Boa do Dia 🗳

Foto mostra o eleitor Robert H. Smith Sr, de 99 anos, votando nas eleições presidenciais dos EUA — Foto: Rhonda Smith

Foto mostra o eleitor Robert H. Smith Sr, de 99 anos, votando nas eleições presidenciais dos EUA — Foto: Rhonda Smith

americano Robert H. Smith Sr, de 99 anos, fez questão de ir às urnas para depositar a cédula com seu voto nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Nascido em uma plantação na Louisiana e filho de um agricultor que não concluiu o ensino fundamental, Robert fez doutorado, ensinou em faculdades historicamente negras e só se aposentou há cerca de dez anos. À emissora ABC, Robert disse que se orgulha de votar depois de superar uma série de obstáculos ao longo da vida.

Na Carolina do Sul, a centenária Ora Smith também foi às urnas, no dia 21 de outubro, em Hampton. Seu sobrinho-neto, Quentin Youmans, publicou as fotos do momento no Twitter, que chegaram até o ex-presidente Barack Obama.

“Aos 102 anos, minha tia-avó, nascida no ano de nossa última grande pandemia, foi às urnas para dar seu voto. Se ela pode fazer isso, você também pode!”, escreveu Quentin, que é cardiologista.

 

https://foconapolitica.com.br/wp-content/uploads/2020/11/13ºCongresso-ABRACAM-3-300x212.jpg 300w" alt="" class="wp-image-2108" style="margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font: inherit; vertical-align: bottom; max-width: 100%; height: auto;" />
www.abracambrasil.org.br