30 de outubro, SEXTA-FEIRA – DESTAQUES DO DIA – ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, diretamente de Brasília.

 

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia

n o t í c i a s


A França em alerta contra o terror: homem esfaqueia e mata três pessoas em basílica em Nice. Entre as vítimas, uma brasileira. Anvisa recebe pedido de ‘avaliação prévia’ de documentos da vacina russa. O SUS é tema do podcast ‘O Assunto’, e o médico Drauzio Varella é um dos convidados. Os Estados Unidos voltam a bater recorde diário de casos de Covid: 91 mil em 24 horas. Na corrida à Casa Branca, Trump e Biden fazem comícios na Flórida, estado-chave na eleição. Já nas eleições municipais brasileiras, na disputa pelo voto, os quatro principais candidatos a prefeito de São Paulo e Rio de Janeiro travam uma outra batalha: no mundo digital. E #sextou: saiba as lives de hoje.

Terror na França

A brasileira Simone Barreto Silva, de 44 anos, nascida em Salvador (BA), está entre as vítimas do atentado terrorista na basílica Notre-Dame, em Nice, nesta quinta. Simone chegou a fugir e a se abrigar em um restaurante, mas não resistiu aos ferimentos. Ela estava na França havia 30 anos e deixou três filhos. O Itamaraty divulgou uma nota oficial na qual repudia o ataque e lamenta a morte da brasileira.

O presidente francês, Emmanuel Macron, classificou o ataque como um “ato terrorista islâmico” e disse que os franceses não vão abrir mão de seus valores. As outras vítimas são uma idosa, que foi decapitada, e o sacristão da basílica. O suspeito de 21 anos, que é da Tunísia, foi baleado e preso. Ele teria gritado ‘Allahu Akbar’ (Deus é grande).

Ivana Gomes Amorim, amiga de Simone, contou que a mulher era brincalhona e que tinha o sonho de rodar o mundo com um food truck. E a prima Rita de Cássia Barreto, que é brasileira e também mora na França, diz que está sem chão.

  • Há duas semanas, professor foi degolado por mostrar charge de Maomé em aula

Vacina russa

Enfermeira prepara dose da vacina Sputnik V, desenvolvida pela Rússia para proteger população da Covid-19 — Foto: Tatyana Makeyeva/Reuters
Enfermeira prepara dose da vacina Sputnik V, desenvolvida pela Rússia para proteger população da Covid-19 — Foto: Tatyana Makeyeva/Reuters

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que recebeu “documentos prévios que tratam da vacina Sputnik V contra a Covid-19”. O órgão regulador esclarece, no entanto, que esse “ainda não é um pedido formal” de aprovação para as pesquisas clínicas – testes em humanos – no Brasil.

Relembre: a Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, em Moscou, foi a primeira vacina registrada contra a Covid-19 no mundo. No Brasil, o governo do Paraná já havia demonstrado interesse no imunizante e, o da Bahia, também assinou um acordo para conduzir testes clínicos de Fase III.

Panorama Covid

O Brasil chegou a 159 mil mortos por Covid, com a média móvel de 439 óbitos. Na véspera, essa média chegou a 432, a menor marca desde o dia 5 de maio, quando estava em 411. Agora, volta a subir, após três dias em queda. Cinco estados apresentam indicativo de alta de mortes: Espírito Santo, Acre, Amazonas, Amapá e Ceará. Outros 11 estados e o DF têm curvas que apontam queda. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia. Segundo o consórcio de veículos de imprensa, 5.496.684 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus.

Covid nos EUA

Aumento de casos de Covid nos EUA — Foto: JG
Aumento de casos de Covid nos EUA — Foto: JG

Os Estados Unidos registraram 91.290 novos casos do coronavírus em apenas 24 horas, informou a Universidade Johns Hopkins, sendo o recorde diário em diagnósticos desde o início da pandemia. A nova onda da doença no país, que está perto dos 9 milhões de infectados, ocorre a menos de uma semana da eleição presidencial americana. Mais de 228 mil pessoas morreram de Covid-19 nos EUA.

Corrida à Casa Branca

Trump e Biden — Foto: Jonathan Ernst/Reuters e Brian Snyder/Reuters
Trump e Biden — Foto: Jonathan Ernst/Reuters e Brian Snyder/Reuters

Os dois candidatos a presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden, visitaram apoiadores na Flórida, estado considerado essencial na disputa das eleições americanas de 3 de novembro.

Em Tampa, milhares de pessoas, muitas delas sem máscaras, se aglomeraram em um evento ao ar livre para ouvir Trump. Por sua vez, Biden promoveu um comício drive-in em uma faculdade no Condado de Broward, ao norte de Miami, onde os presentes permaneceram em seus carros para evitar a possível propagação do novo coronavírus.

Veja também:

  • Lista de políticos que apoiam ou Biden ou Trump
  • Votos de cidadãos negros podem ser decisivos nos EUA
  • Sem voto obrigatório, campanhas se desdobram para motivar ida às urnas
  • Conheça os candidatos que tiveram mais votos, mas não viraram presidente

📌 Eleições 2020

Na disputa pelo voto, os quatro principais candidatos a prefeito de São Paulo e Rio de Janeiro travam uma outra batalha: no mundo digital. Batalha essa que já gerou até agora neste ano eleitoral mais de 17 milhões de engajamentos. Um levantamento feito pelo G1 apresenta pela primeira vez nesta eleição dados das estratégias adotadas pelos candidatos das duas capitais nas suas postagens no Twitter. Na batalha virtual em SP, Boulos aparece em destaque. Na capital fluminense, Benedita da Silva e Eduardo Paes dominam a rede social. Leia mais.

  • Ritmo dos jingles: forró é estilo mais presente nas campanhas para prefeito em capitais; veja mapa

Pesquisa Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para prefeito:

  • Belo Horizonte: Kalil, 63%; João Vitor Xavier, 8%; Áurea, 5%; Engler, 3%
  • Porto Alegre: Manuela, 27%; Marchezan, 14%; Melo, 14%; Fortunati, 13%
  • Recife: João Campos, 31%; Marília Arraes, 18%; Delegada Patrícia, 16%; Mendonça Filho, 13%
  • Boa Vista: Ottaci, 27%; Arthur Henrique, 25%; Shéridan, 8%; Linoberg, 8%

E mais:

  • Veja o que é #FATO ou #FAKE nas declarações dos candidatos à Prefeitura do Rio na 5ª semana de campanha
  • Veja o que é #FATO ou #FAKE nas declarações dos candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte na 5ª semana de campanha

O Assunto

O SUS é o tema desta sexta no podcast ‘O Assunto’. Para falar do alcance e das características do sistema de saúde público e os dos desafios para sustentá-lo, dois convidados: o médico Drauzio Varella e o economista Rudi Rocha.

Desemprego

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga hoje dados de agosto sobre o desemprego no Brasil. Em julho, a taxa de desemprego no Brasil subiu para o recorde de 13,8%, atingindo 13,13 milhões de pessoas, com um fechamento de 7,2 milhões de postos de trabalho em apenas 3 meses.

  • Auxílio emergencial:Caixa começa a pagar 2ª parcela de R$ 300 a trabalhadores fora do Bolsa Família; saiba quem recebe nesta sexta

Críticas à Febraban

Paulo Guedes criticou a Febraban — Foto: Adriano Machado/Reuters
Paulo Guedes criticou a Febraban — Foto: Adriano Machado/Reuters

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é uma “casa de lobby” e que a instituição agiu para derrubá-lo. Vale lembrar que o lobby é exercido por grupos de interesse junto a agentes públicos com o objetivo de tentar influenciar na aprovação de projetos ou atender a demandas de um determinado setor. A prática é bastante comum nos órgãos públicos.

As declarações foram dadas durante audiência pública na comissão mista do Congresso que acompanha as medidas de enfrentamento à Covid-19. Consultada, a Febraban emitiu nota defendendo teto de gastos e sustentabilidade fiscal, mas não respondeu à acusação.

  • Guedes defende criação de imposto digital, mas depois diz que tributo está ‘morto’

Novo serviço de pagamento

O Pix se assemelha a operações já conhecidas, mas tem peculiaridades e vantagens frente às opções já utilizadas.  — Foto: Divulgação
O Pix se assemelha a operações já conhecidas, mas tem peculiaridades e vantagens frente às opções já utilizadas. — Foto: Divulgação

O Banco Central (BC) aprovou novas funcionalidades para o PIX, sistema de pagamentos instantâneos que entra em operação no próximo dia 3 para uma base restrita de clientes e no próximo 16 para todos os usuários.

Uma das novas funcionalidades aprovadas é o PIX Cobrança, que, segundo o BC, permitirá a lojistas, prestadores de serviços e outros empreendedores emitir um QR Code — o consumidor escolherá o produto, apontará o celular para o QR Code e a compra estará concluída. Saiba mais.

  • Veja perguntas e respostas sobre o novo sistema de pagamentos

#Sextou 🎤

Pitty — Foto: Autorretrato
Pitty — Foto: Autorretrato

Chegou a sexta-feira e tem live sim! 😍 Pitty, Fióti, Boogarins fazem shows; veja horários e links.

Previsão do tempo

Veja a previsão do tempo para o feriado de Finados em todo o país
A virada no tempo prevista para as regiões Sul e Sudeste está confirmada. O frio e a chuva devem ser os destaques em parte das duas regiões. Veja no vídeo acima como será o feriado de Finados, na segunda-feira (2).
ASSISTA AO VÍDEO
https://globoplay.globo.com/v/8982085/

Curtas e rápidas:

  • Rio tem mais operações em áreas do tráfico do que nas dominadas pela milícia, segundo estudo
  • Queimadas no Pantanal podem afetar água dos rios e quantidade de peixes, alerta especialista

E mais…

ESTA EDIÇÃO COMPLETA COM Vídeos, Fotos e Links…

Clicar abaixo:

www.foconapolitica.com.br

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E mais…

ESTA EDIÇÃO COMPLETA COM Vídeos, Fotos e Links…

Clicar abaixo:

www.foconapolitica.com.br