Quinta-feira, 29 de outubro – RESUMO DO DIA – ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado,selecionados pelo jornalista Milton Atanazio, diretamente de Brasília.

 

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia

n o t í c i a s

França em alerta contra o terror: na cidade de Nice, homem esfaqueia e mata três pessoas em basílica. Entre as vítimas, uma brasileira. Cientistas afirmam ter identificado nova variante do coronavírus na Europa, continente que vive uma segunda onda de Covid-19. No Brasil, a ministra do STF Rosa Weber suspende decisão do Conama que revogou proteção a manguezais e restingas.

Terror na França

'Nosso país foi golpeado', diz Emmanuel Macron
‘Nosso país foi golpeado’, diz Emmanuel Macron

brasileira Simone Barreto Silva, de 44 anos, nascida em Salvador (BA), está entre as vítimas do atentado terrorista na basílica Notre-Dame, em Nice. Simone chegou a fugir e se abrigar em um restaurante, mas não resistiu aos ferimentos, segundo testemunhas. Ela estava na França havia 30 anos e deixou três filhos.

O presidente francês, Emmanuel Macron, classificou o atentado como um “ato terrorista islâmico”. As outras vítimas do ataque são uma idosa, que foi decapitada, e o sacristão da basílica.

O prefeito da cidade, Christian Estrosi, afirmou que o suspeito, de 21 anos, gritou “Allahu Akbar” (“Deus é grande”) várias vezes antes de ser baleado e preso. Segundo a agência de notícias France Presse, o homem é de origem tunisiana e vivia no país há pouco tempo.

  • Tensão aumentou após professor morrer por mostrar charge de Maomé

Panorama Covid

Cientistas da Suíça e da Espanha afirmaram, nesta quinta (29), ter identificado uma nova variante do coronavírus (Sars-CoV-2) na Europa. Ela foi batizada de 20A.EU1. O estudo aponta que a nova “versão” do vírus surgiu em junho, no início do verão europeu, provavelmente na Espanha, e se espalhou por vários países. O continente enfrenta uma segunda onda da doença. Um dia depois do anúncio de um lockdown parcial, o governo francês detalhou as regras. Entre elas, a multa de R$ 900 para quem desrespeitar o isolamento; veja outras medidas.

No Brasil, foram registrados 553 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 159.033 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes volta a subir e fica em 439. Já são 5.496.402 casos confirmados da doença, com 26.647 desses registrados no último dia. Cinco estados apresentam indicativo de alta de mortes: Espírito Santo, Acre, Amazonas, Amapá e Ceará.

‘Boiolagem’

Bolsonaro faz piada homofóbica ao beber refrigerante rosa no Maranhão
Bolsonaro faz piada homofóbica ao beber refrigerante rosa no Maranhão

bancada do Maranhão no Congresso e o governador Flávio Dino (PCdoB) condenaram as declarações do presidente Jair Bolsonaro em viagem ao estado nesta quinta (29). O presidente fez uma piada homofóbica ao se referir aos maranhenses e ao refrigerante cor-de-rosa Guaraná Jesus. (Assista ao vídeo acima)

“Agora virei boiola, igual maranhense, é isso? [risoshttps://s2.glbimg.com/Gmf_Dxb7XhmywfC10r0GnHTFCP8=/0x749:720x1160/1008x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/g/4/Aknz7zScufjZH70eg2GQ/salles-chama-maia-de-nhonho.png" alt="Ministro do Meio Ambiente chama presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de 'Nhonho', em rede social — Foto: Reprodução/Twitter" style="margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font: inherit; vertical-align: bottom; max-width: 100%; height: auto;" />

Ministro do Meio Ambiente chama presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de ‘Nhonho’, em rede social — Foto: Reprodução/Twitter

Após uma postagem chamando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de “Nhonho” (personagem do seriado “Chaves”), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que sua conta no Twitter foi usada indevidamente. Pouco depois, o perfil do ministro na rede social foi apagado. Usado de forma pejorativa por bolsonaristas, o apelido foi postado em resposta a mensagem em que Maia diz que Salles “não satisfeito em destruir o meio ambiente do Brasil, agora resolveu destruir o próprio governo”.

  • Andréia Sadi: para aliados de Maia, Salles quer ocupar lugar de Weintraub na ‘ala ideológica’
  • André Trigueiro: Salles estava em Noronha no momento do post

Freio na ‘boiada’ de Salles

Rosa Weber suspende decisão do Conama que revogou proteção a manguezais e restingas
Rosa Weber suspende decisão do Conama que revogou proteção a manguezais e restingas

ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF),suspendeu a decisão do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que revogou regras de proteção a áreas de manguezais e de restingas. Presidido pelo ministro Ricardo Salles, o Conama derrubou em setembro resoluções que restringiam o desmatamento. A suspensão vale até a análise, pelo Supremo, das ações relacionadas ao tema apresentadas à Corte por partidos.

  • Com 2.825 pontos de incêndio, Pantanal tem pior outubro da história, indicam dados do Inpe

Mercado de trabalho 📈

313.564 empregos com carteira assinada foram criados em setembro, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério da Economia. Esse foi o melhor resultado, para meses de setembro, desde o início da série histórica em 1992. No ano, porém, o saldo ainda é negativo em 559 mil postos.

📌 Eleições 2020

Mortos, eleitores com renda incompatível e desempregados aparecem como doadores de R$ 22 milhões para financiar candidatos, apontou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O núcleo de inteligência do órgão identificou indícios de 7 mil fraudes no financiamento ou prestação de serviços no pleito deste ano. As informações, que ainda passarão por análise mais apurada, serão enviadas para a Justiça Eleitoral julgar as contas dos candidatos.

  • Ibope em BH: Kalil, 63%; João Vitor Xavier, 8%; Áurea, 5%; Engler, 3%
  • Ibope em Porto Alegre: Manuela, 27%; Marchezan, 14%; Melo, 14%; Fortunati, 13%
  • Ibope no Recife: João Campos, 31%; Marília Arraes, 18%; Delegada Patrícia, 16%; Mendonça Filho, 13%

Corrida à Casa Branca

Sistema eleitoral dos EUA tem características que podem retardar resultado da eleição

Sistema eleitoral dos EUA tem características que podem retardar resultado da eleição

A eleição presidencial americana terá resultado conhecido em um dia ainda incerto, pois é esperado que a enorme quantidade de votos enviados pelo correio, por causa da pandemia, torne a apuração mais lenta. Diferentemente do Brasil, as regras para o início da contagem de votos variam bastante de estado para estado. Entenda como funciona.

  • Sandra Cohen: Trump reduz liderança e acumula fã-clube autoritário

Cineminha 🎬

Semana Pop explica como ficou o calendário de filmes para os próximos meses

Semana Pop explica como ficou o calendário de filmes para os próximos meses

“007”, “Viúva Negra”, “Mulher Maravilha”: o calendário de estreias da sétima arte virou do avesso em 2020. Com a reabertura dos cinemas no Brasil, o primeiro grande lançamento foi o thriller ‘Os Novos Mutantes’. Mas como ficaram as demais estreias? Veja as datas.

  • Globoplay estreia a série “A Voz Mais Forte – O Escândalo de Roger Ailes”

A Boa do Dia 🍷

Venda de vinhos dispara no Brasil durante a pandemia e produtores tentam segurar novo consumidor. — Foto: Giphy

‘O queridinho da quarentena’: não houve ano melhor para a venda de vinhos no país do que 2020. Diferentemente do restante da economia, as políticas de isolamento social tiveram papel importante para impulsionar o setor.

De janeiro a agosto, foram 313,3 milhões de litros, 37% mais que no mesmo período de 2019. Só em julho, foram comercializados 63,4 milhões de litros da bebida, três vezes mais que o mês de março, com 21,3 milhões. Em agosto, com a reabertura, teve desaceleração, e produtores tentam segurar os novos consumidores.

O Assunto 🎧

www.abracambrasil.org.br

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E mais…

ESTA EDIÇÃO COMPLETA COM Vídeos, Fotos e Links…

Clicar abaixo:

www.foconapolitica.com.br