28 de outubro, quarta-feira - DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, diretamente de Brasília.

 

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia

n o t í c i a s

As Forças Armadas vão reforçar a segurança na eleição em 7 estados e a Polícia Federal usará drones para coibir boca de urna e compra de votos. O Ministério da Economia não garante 13º do Bolsa Família. O Pronampe pode ter juros maiores e limite de crédito menor. Incêndio em hospital deixa 3 mortos no Rio; todos os pacientes serão transferidos. O Brasil se aproxima de 158 mil mortes por Covid. ‘O Assunto’ debate a volta da doença com força ao Hemisfério Norte. A uma semana da eleição americana, Biden vai a reduto rival e Trump ataca em 3 estados. G1 já viu o 1º grande lançamento na volta dos cinemas. E a Mega-Sena pode pagar R$ 45 milhões nesta quarta-feira.

13º do Bolsa Família

Bolsa Família Maceió Alagoas — Foto: Ascom/Semas
Bolsa Família Maceió Alagoas — Foto: Ascom/Semas

Instituído no ano passado e prometido pelo governo, o 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família pode não ser pago este ano. Segundo o Ministério da Economia, não há previsão, até o momento, de pagamento da parcela. Para que o benefício fosse assegurado em 2020, seria necessária uma nova Medida Provisória ou o envio de um projeto de lei para o Congresso aprovar. Leia mais.

📌 Eleições 2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, o envio de tropas federais a 345 localidades em sete estados (AC, AP, MA, MS, PA, RN e TO) durante o primeiro turno das eleições municipais, marcado para o dia 15 de novembro. Os militares das Forças Armadas vão atuar para garantir a segurança durante a votação e a apuração dos votos.

E o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, e o diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre, apresentaram ao TSE o plano de segurança para o pleito deste ano. Entre outros pontos, o plano prevê uso de drones para tentar coibir crimes como compra de voto, boca de urna e transporte irregular de eleitores.

E mais: desde o início da campanha eleitoral, em 27 de setembro, 6 candidatos a prefeito desistiram de disputar as eleições nas capitais brasileiras; outros 11 têm a candidatura questionada na Justiça Eleitoral por não atender a algum requisito legal – para nove deles, ainda cabe recurso.

  • Ferramenta do G1 reúne todos os candidatos a vereador nas capitais
  • 4 em cada 5 vereadores eleitos em 2016 vão tentar um novo mandato

Tragédia no Rio

Bebês são transferidos de Hospital de Bonsucesso após incêndio no Rio — Foto: Reprodução/GloboNews
Bebês são transferidos de Hospital de Bonsucesso após incêndio no Rio — Foto: Reprodução/GloboNews

O Hospital Federal de Bonsucesso terá todos os pacientes internados na unidade transferidos para outros hospitais por recomendação do Corpo de Bombeiros. Na noite desta terça, o Ministério da Saúde informou que subiu para três o número de mortos em consequência do incêndio.

No início da pandemia, o complexo hospitalar chegou a ser anunciado como centro de referência para o tratamento de coronavírus. Mas o hospital — que é a maior unidade de saúde do RJ em volume de atendimentos — tem enfrentado problemas nos últimos anos. Um relatório da Defensoria Pública da União (DPU) de 2019 alertava para problemas na estrutura de combate a incêndios.

Veja o que se sabe sobre o incêndio no Hospital de Bonsucesso.

  • Gastos do Hospital de Bonsucesso caíram 40% nos últimos 10 anos, aponta levantamento

Pronampe

O projeto da terceira rodada do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) prevê juros maiores e limite de crédito menor. Pela proposta, taxa da linha emergencial passará dos atuais 3,25% ao ano para 8%. O projeto foi protocolado após negociação com governo e bancos e pode ser votado no Senado na semana que vem, por meio de sessão virtual. Se aprovado, o texto seguirá para a Câmara.

Panorama Covid

Covid: Brasil tem média móvel de mortes abaixo de 450 pela primeira vez em mais de 5 meses
Covid: Brasil tem média móvel de mortes abaixo de 450 pela primeira vez em mais de 5 meses
https://globoplay.globo.com/v/8975167/

O Brasil tem a média móvel de mortes por Covid abaixo de 450 pela primeira vez em mais de 5 meses. O país registrou 530 mortes pela doença em 24 horas, chegando ao total de 157.981 óbitos desde o começo da pandemia. Em casos confirmados, 5.440.903 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. Quatro estados apresentam indicativo de alta de mortes: Amazonas, Amapá, Ceará e Pernambuco. Outros 11 estados têm curvas que apontam queda. Veja a situação do seu estado.

  • Impacto da Covid em funções cognitivas pode equivaler a envelhecimento de 10 anos do cérebro, sugere estudo

O Assunto

A volta da Covid com força ao Hemisfério Norte: como a chegada dos meses de baixas temperaturas contribui para acelerar o contágio e o que os países estão fazendo na tentativa de evitar novos lockdowns. Neste episódio, Renata Lo Prete ouve dois correspondentes: Bianca Rothier e Ismar Madeira.

Economia

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reunirá nesta quarta, e a previsão de analistas é que a taxa básica de juros, a Selic, seja mantida em 2% ao ano (menor percentual da série histórica). A decisão será anunciada por volta das 18h.

Corrida à Casa Branca

Home da página de campanha de Donald Trump, candidato a reeleição como presidente dos EUA — Foto: Reprodução
Home da página de campanha de Donald Trump, candidato a reeleição como presidente dos EUA — Foto: Reprodução

Tim Murtaugh, diretor de comunicação de Donald Trump, disse que o site oficial da campanha sofreu um ataque e saiu do ar. Segundo ele, não houve vazamento de dados sensíveis, e a página voltou ao ar momentos depois.

Na reta final das eleições americanas, nesta terça, o candidato democrata, Joe Biden, visitou a Geórgia, estado tradicionalmente republicano. Enquanto isso, Donald Trump faz comícios em três estados cruciais para sua reeleição: Michigan, Wisconsin e Nebraska. Estes são os “battleground states” — ou seja, “estados campos de batalha”, na tradução do inglês – decisivos por causa do sistema eleitoral americano, que define o vencedor pelo Colégio Eleitoral, não pela maioria de votos. Entenda.

E mais: veja artistas que se envolvem na campanha e apoiam Trump ou Biden, e brasileiros que votam por lá explicam a escolha por Biden.

  • Joe Biden é a aposta democrata para aproximar o eleitor da imagem de um cidadão comum
  • Blog da Sandra Cohen: Por que conquistar a Pensilvânia é tão crucial para Trump e Biden?

Meio Ambiente

Ministro Ricardo Salles, em Brasília, no dia 22 de outubro. — Foto: REUTERS/Adriano Machado
Ministro Ricardo Salles, em Brasília, no dia 22 de outubro. — Foto: REUTERS/Adriano Machado

A Justiça Federal adiou a análise do pedido de afastamento de Ricardo Salles do cargo de ministro do Meio Ambiente. O julgamento deveria ter ocorrido ontem, mas foi transferido para o dia 3 de novembro. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) não deu detalhes do motivo do adiamento.

O pedido de afastamento foi movido pelo Ministério Público Federal (MPF), em julho. Segundo o órgão, Salles promoveu uma “desestruturação dolosa das estruturas de proteção ao meio ambiente”. O ministro nega as acusações e diz que o pedido é uma “tentativa de interferir em políticas públicas”.

  • Andréia Sadi: Gestão de Salles vira assunto em jantar de Toffoli, Maia e Ramos

O G1 viu 🎬

John David Washington e Robert Pattinson em cena de ‘Tenet’ — Foto: Divulgação

Primeiro grande lançamento após reabertura de alguns cinemas no Brasil, “Tenet”, 11º filme de Christopher Nolan (“Dunkirk”), é a obra mais marcada pelos grandes símbolos da carreira do cineasta – um grande espetáculo visual em um gênero conhecido, com toques de ficção científica, que embala discussões e temas mais profundos.

Apesar do belíssimo elenco, encabeçado por John David Washington (“Infiltrado na Klan”) e de Robert Pattinson (“O farol”), e das criativas cenas de ação, “Tenet” consegue a proeza de confundir o público ao mesmo tempo em que é de certa forma previsível. G1 já viu.

Veja também: Em ‘Tenet’, Christopher Nolan foca no tema principal de sua carreira: ‘tempo é o mais cinemático dos assuntos’

Agora sou gospel

Whindersson Nunes e Luciano Camargo têm um ponto em comum: em paralelo à suas carreiras, eles decidiram também investir em canções religiosas. Luciano é o novato no mercado. Mas a vontade de se dedicar a louvores vem de anos atrás, quando ouviu o pedido da mãe para uma gravação nessa linha.

Whindersson Nunes durante gravação do clipe de ‘Paraíso’, parceria com o cantor Luan, nos Lençóis Maranhenses — Foto: Reprodução/Instagram

Em 2019, Whindersson Nunes compôs “Girassol”. A faixa fala de um processo de cura interior e foi escrita pelo artista enquanto ela lidava com a dor da perda de um amigo, o cantor Gabriel Diniz, que morreu em um acidente de avião, aos 28 anos, em maio daquele ano. Leia mais.

Previsão do tempo

Veja como fica a previsão do tempo
https://globoplay.globo.com/v/8975273/
Veja como fica a previsão do tempo

O calor vai ser destaque em todas as regiões. Em poucas capitais, a temperatura deve ficar abaixo dos 30ºC. Veja no vídeo acima.

Mega-Sena

O prêmio acumulou, e o valor previsto para quem acertar as seis dezenas no sorteio de hoje subiu para R$ 45 milhões. Veja como jogar e probabilidades.

Curtas e rápidas:

  • Auxílio emergencial: 5,2 milhões recebem nova parcela nesta quarta
  • 24% das empresas não têm funcionárias negras, diz pesquisa; 1 em 4 não têm mulheres em cargos de chefia
  • 27 empresas abrem vagas de emprego; veja lista

Futebol

Copa do Brasil
16h: Santos x Ceará
19h: Atlético-GO x Internacional
21h30: Athletico-PR x Flamengo
21h30: Corinthians x América-MG

www.abracambrasil.org.br