Terça-feira, 27 de outubro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado,selecionados pelo jornalista Milton Atanazio, diretamente de Brasília.

 


JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia

Duas pacientes morrem em incêndio em hospital no Rio de Janeiro, e mais de 200 são transferidos. Estudos mostram que o nível de anticorpos cai rapidamenteem quem já teve Covid-19, o que aumentaria a possibilidade de reinfecção. E o Ministério da Economia diz que não há previsão para pagamento do 13º do Bolsa Família.

Fogo em hospital

Incêndio atinge Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ), nesta terça-feira (27) — Foto: Ricardo Moraes/Reuters
Incêndio atinge Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ), nesta terça-feira (27) — Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Pacientes foram transferidos às pressas após um incêndio atingir o Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro,nesta terça-feira (27). Duas mulheres que estavam internadas com Covid-19 morreram na tentativa de transferência para outra unidade. Segundo a direção do hospital, o fogo começou por volta das 9h45 no subsolo do Prédio 1 e se alastrou pelo almoxarifado.

  • Pacientes e profissionais relatam correria e tensão; veja vídeos
  • Borracharia vizinha virou hospital de campanha improvisado
  • Gastos do hospital caíram 40% nos últimos 10 anos, aponta levantamento
  • Rio teve outros 3 incêndios em hospitais desde 2019; um deles matou 25

No início da pandemia, o complexo hospitalar chegou a ser anunciado como centro de referência para o tratamento do coronavírus. Mas o hospital — que é a maior unidade de saúde do RJ em volume de atendimentos — tem enfrentado problemas nos últimos anos. Um relatório da Defensoria Pública da União (DPU) de 2019 alertava para problemas na estrutura de combate a incêndios.

Panorama Covid

Estudo aponta que os anticorpos que combatem a Covid começam a cair depois da infecção
Estudo aponta que os anticorpos que combatem a Covid começam a cair depois da infecção https://globoplay.globo.com/v/8972701/

Estudo aponta que os anticorpos que combatem a Covid começam a cair depois da infecção

Dois estudos britânicos publicados nesta semana apontam que o nível de anticorpos cai rapidamente após a infecção pelo coronavírus. Segundo os pesquisadores, os resultados sugerem a possibilidade de diminuição da imunidade da população ao longo do tempo — o que aumentaria a chance de reinfecção. A descoberta reforça ainda a hipótese de que uma dose de reforço seja necessária em eventuais vacinas.

  • Governo e Congresso devem buscar solução sobre vacina, diz Maia
  • Rússia pede à OMS aprovação de uso emergencial da Sputnik V

No Brasil, a média móvel de mortes por Covid ficou abaixo de 450 pela primeira vez em mais de cinco meses. Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, o país registrou 530 mortes nas últimas 24 horas, totalizando 157.981 óbitos desde o começo da pandemia. Já são 5.440.903 infectados pelo coronavírus, com 29.353 desses casos registrados no último dia. Quatro estados apresentam indicativo de alta de mortes: Amazonas, Amapá, Ceará e Pernambuco.

📌 Eleições 2020

Urna eletrônica — Foto: Roberto Jayme/TSE
Urna eletrônica — Foto: Roberto Jayme/TSE

‘Quem eu escolho?’: a ferramenta exclusiva do G1 reúne todos os candidatos a vereador das capitais. Veja nomes e fotos, faça buscas e pesquise por gênero, profissão, partido e patrimônio.

  • Eleição em números: 4 em cada 5 vereadores eleitos em 2016 tentam novo mandato
  • Forças Armadas vão reforçar segurança na eleição em 7 estados
  • PF usará drones para coibir boca de urna e compra de votos

13º do Bolsa Família 💰

Instituído em 2019 e prometido pelo governo, o 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família pode não ser pagoeste ano. Segundo o Ministério da Economia, não há previsão, até o momento, de pagamento da parcela. Para que o benefício fosse assegurado em 2020, seria necessária uma nova medida provisória ou o envio de um projeto de lei para o Congresso aprovar.

Denúncia de racismo

Entregador Elson Oliveira foi vítima de racismo em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Entregador Elson Oliveira foi vítima de racismo em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Um motoboy foi entregar sanduíches em um condomínio de luxo em Goiânia, mas na portaria não foi autorizado a entrar. Nas mensagem enviadas à gerente do restaurante, a cliente que fez o pedido dizia: “Eu não vou permitir esse macaco”.

Mensagens mostram cliente chamando entregador de macaco, em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Mensagens mostram cliente chamando entregador de macaco, em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O entregador Elson Oliveira conta que tem 12 anos de profissão nunca tinha passado por uma situação como essa.

“Todos são iguais. Dói muito saber que ainda tem gente com capacidade de agir assim com as pessoas”, lamentou o entregador.

O aplicativo iFood informou que já identificou a usuária agressora e a baniu imediatamente da plataforma. A empresa orientou o dono do estabelecimento a registrar um boletim de ocorrência.

Infidelidade na pandemia

Cadastros em site de encontros casuais têm salto em pandemia
Cadastros em site de encontros casuais têm salto em pandemia https://g1.globo.com/globonews/estudio-i/video/cadastros-em-site-de-encontros-casuais-tem-salto-em-pandemia-8974318.ghtml

Home office e isolamento social são temas recorrentes em tempos de pandemia. Agora, uma pesquisa botou em pauta a infidelidade conjugal. Desde março, 1,3 milhão de brasileiros se inscreveram em um site criado com o objetivo de ‘ajudar’ pessoas comprometidas a marcarem encontros casuais. E o ritmo dos cadastros só acelera. Uma pesquisa foi feita para entender como a quarentena pode ter influenciado nesse comportamento. Veja as desculpas mais comuns usadas para esconder as traições.

Economia brasileira 📉

Investimentos estrangeiros despencam 48% no 1º semestre no Brasil
Investimentos estrangeiros despencam 48% no 1º semestre no Brasil https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews-edicao-das-18/video/investimentos-estrangeiros-despencam-48-no-1o-semestre-no-brasil-8974726.ghtml

48% foi a queda do investimento estrangeiro direto no país no 1º semestre, segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os maiores destinos desse tipo de recurso, o Brasil teve a terceira maior queda. Ficou atrás apenas da Itália (-74%) e dos Estados Unidos (-61%).

Eleições nos EUA

Joe Biden e Donald Trump concorrem à presidência dos EUA  — Foto: BBC
Joe Biden e Donald Trump concorrem à presidência dos EUA — Foto: BBC

Na reta final das eleições americanas, nesta terça o candidato democrata, Joe Biden, visita a Geórgia, estado tradicionalmente republicano. Enquanto isso, Donald Trump faz comícios em três estados cruciais para sua reeleição: Michigan, Wisconsin e Nebraska. Estes são os ‘battleground states’ — ou seja, “estados campos de batalha”, na tradução do inglês – decisivos por causa do sistema eleitoral americano, que define o vencedor pelo Colégio Eleitoral, não pela maioria de votos. Entenda.

  • Por que o sistema eleitoral dos EUA pode atrasar o resultado?
  • Perfil: 1º presidente negro, Obama foi alvo de mentiras e virou celebridade

A Boa do Dia

'100% novo', diz reitor do Santuário do Cristo Redentor sobre reforma
‘100% novo’, diz reitor do Santuário do Cristo Redentor sobre reforma

🎶 “Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara”. 🎶 Para os 90 anos do monumento, comemorado no dia 12 de outubro de 2021, uma equipe de alpinistas, escultores, geólogos e especialistas será responsável pela restauração do Corcovado. O projeto promete deixar o aniversariante 100% novo. (Assista ao vídeo acima)

O Assunto 🎧

www.abracambrasil.org.br

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E mais…

ESTA EDIÇÃO COMPLETA COM Vídeos, Fotos e Links…

Clicar abaixo:

www.foconapolitica.com.br