27 de outubro, terça-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, selecionados pelo jornalista Milton Atanazio, diretamente de Brasília.

 

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia

Quem eu escolho? Ferramenta exclusiva do G1 reúne todos os candidatos a vereador das 26 capitais do país. A Câmara decide hoje se envia caso Flordelis ao Conselho de Ética, que pode cassar o mandato da deputada. O mundo bate 9 recordes de casos diários de Covid-19 em outubro. Nos Estados Unidos, a juíza ultraconservadora indicada por Trump toma posse na Suprema Corte. As eleições americanas entram na reta final. O plebiscito histórico no Chile é tema do podcast ‘O Assunto’. E a previsão é de chuva forte em quase todo país.

n o t í c i a s

📌 Eleições 2020

Quem eu escolho?

As eleições municipais estão chegando. Não conhece os candidatos a vereador? Se você vota em uma das 26 capitais do país, o G1 preparou ferramenta para te ajudar. Clique aqui e faça a sua escolha.

Eleições em números

Mais de 80% dos vereadores tentam se eleger novamente em 2020, ou seja, quatro em cada cinco eleitos em 2016 disputam novamente as eleições neste ano, segundo levantamento do G1 feito com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos 57.707 que ganharam na última eleição, 47.489 (82,3%) estão na corrida eleitoral.

Candidatura indeferida

Com a maior parte dos pedidos de registro de candidaturas julgados pela Justiça Eleitoral, mais de 10 mil postulantes ao cargo de vereador, prefeito e vice-prefeito em todo o Brasil tiveram a candidatura indeferida. A falta de documentos é o principal motivo das impugnações, seguido pela Ficha Limpa. O prazo final para a conclusão dos julgamentos terminou ontem, mas 112 mil pedidos ainda aguardam parecer da Justiça Eleitoral.

Veja também: Investigações no STF podem ajudar a identificar ‘milícias digitais’, diz Moraes

Busca pela imunização

Pesquisas da vacina de Oxford começaram no fim de abril — Foto: Reuters via BBCPesquisas da vacina de Oxford começaram no fim de abril — Foto: Reuters via BBC

Após disputa política em torno da CoronaVac, o Ministério Público Federal (MPF) abriu um procedimento para acompanhar o processo de escolha de possíveis vacinas contra a Covid-19 e o planejamento para a vacinação da população brasileira. As procuradorias de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco questionam o governo federal, que fechou acordo apenas para a compra dos imunizantes produzidos pela COVAX Facility, liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e desenvolvida por AstraZeneca/Oxford.

Nesta segunda, a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca anunciaram que a vacina induziu “uma forte resposta imune” em idosos durante testes de fase 2 feitos no Reino Unido. Leia mais.

Veja também: Johnson & Johnson se prepara para retomar testes da vacina nos EUA
‘Não pode um juiz decidir se você vai ou não tomar vacina’, diz Bolsonaro

Covid no Brasil

No Brasil, 8 estados (PR, RS, SC, AC, AM, AP, CE e PE) estão com tendência de alta em mortes por Covid. O país registra 157.451 óbitos, com média móvel de 461 por dia. Os casos registrados chegam a 5,4 milhões.

No Amazonas, pacientes voltaram a lotar UTIs de hospital. O Sindicato dos Médicos do estado denunciou uma série de irregularidades no tratamento e internação de pacientes do Hospital 28 de Agosto, em Manaus. Vídeos gravados dentro da unidade mostram macas amontoadas e aglomeração entre pacientes e acompanhantes.

Covid no mundo

Equipe médica cuida de paciente com Covid em UTI de hospital em Liege, na Bélgica, durante a segunda onda do novo coronavírus na Europa — Foto: Francisco Seco/APEquipe médica cuida de paciente com Covid em UTI de hospital em Liege, na Bélgica, durante a segunda onda do novo coronavírus na Europa — Foto: Francisco Seco/AP

Em outubro, o mundo bateu 9 vezes o recorde de novos casos diários de Covid-19, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O número é o maior desde janeiro, quando os recordes foram batidos 12 vezes. A OMS demonstrou preocupação e pediu que a pandemia não seja politizada.

Em meio ao avanço da segunda onda de infecções na Europa, o porta-voz do Ministério da Saúde da Bélgica, Yves Van Laethem, alertou que os hospitais do país podem ficar sem leitos de UTI em duas semanas se o número de internações continuar a aumentar no ritmo atual.

  • China resolve testar cidade inteira após descoberta de apenas um caso de Covid-19

Sinal verde nos EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa durante a posse de Amy Coney Barrett na Corte Suprema dos EUA,  na Casa Branca, na segunda-feira (26) — Foto: AP Photo/Alex Brandon
O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa durante a posse de Amy Coney Barrett na Corte Suprema dos EUA, na Casa Branca, na segunda-feira (26) — Foto: AP Photo/Alex Brandon

O Senado dos Estados Unidos aprovou o nome da juíza Amy Coney Barrett, de 48 anos, para a Suprema Corte. Ela tomou posse em seguida, durante cerimônia na Casa Branca. A magistrada, uma católica de perfil conservador, foi escolhida há um mês pelo presidente Donald Trump para substituir a progressista Ruth Bader Ginsburg, que morreu em setembro. Com a aprovação, juízes conservadores ampliam maioria na mais alta instância da Justiça americana.

Corrida à Casa Branca

selo eleição nos EUA feed - reta final — Foto: AP Photo; Guilherme Gomes/G1
selo eleição nos EUA feed – reta final — Foto: AP Photo; Guilherme Gomes/G1

As pesquisas de intenção de voto apontam que o candidato democrata Joe Biden, adversário de Donald Trump nas eleições americanas, mantém uma sólida vantagem em Wisconsin, um dos estados-chave na disputa eleitoral. A gestão da crise sanitária é vista como um dos fatores que mais pesam na decisão final dos eleitores.

  • Por que o nº 269 é o pesadelo da eleição americana? Sandra Cohen explica
  • Quase 60 milhões já anteciparam voto nos EUA
  • Barack Obama, primeiro presidente negro dos EUA, enfrentou mentiras sobre sua origem na campanha de 2008

O Assunto

Plebiscito no Chile: qual capítulo da história do país se encerra e o que esperar da Assembleia Constituinte? Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com o doutor em história política Leandro Gavião e, direto de Santiago, a correspondente da GloboNews, Camilla Viegas.

Fundo Amazônia

Macaco-barrigudo: desmatamento pode resultar no desaparecimento de um dos maiores primatas da Amazônia.  — Foto: Thiago Cavalcante/Arquivo pessoal
Macaco-barrigudo: desmatamento pode resultar no desaparecimento de um dos maiores primatas da Amazônia. — Foto: Thiago Cavalcante/Arquivo pessoal

O Fundo Amazônia, que capta doações para projetos de preservação e fiscalização do bioma, tem cerca de R$ 2,9 bilhões parados e está sem atividade desde 2019, apontou a rede Observatório do Clima, em uma audiência pública que analisa a paralisação das contas do Fundo pelo governo federal. A paralisação afeta recursos destinados ao combate ao desmatamento do bioma.

Entenda: convocada por Rosa Weber, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), a audiência pública teve início na sexta-feira (23). O tribunal analisa uma ação de partidos de oposição, que apontam omissão da União ao não executar a verba doada pelos países europeus. Eles pedem a retomada imediata das atividades do Fundo Amazônia.

  • Governo decide manter militares na Amazônia até abril

Distribuição de recursos

O governo do Rio de Janeiro informou que o governador em exercício Cláudio Castro se reunirá hoje à tarde com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, em Brasília, a fim de pedir o adiamento do julgamento de uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) que questiona as regras para divisão dos royalties do petróleo entre os estados.

No julgamento, marcado para 3 de dezembro, o STF decidirá se mantém uma decisão liminar (provisória) que suspendeu as novas regras de divisão dos royalties — uma compensação paga a estados e municípios pela extração de petróleo.

Caso Flordelis

Deputada Flordelis vira ré, acusada de mandar matar o marido, o pastor Anderson do Carmo — Foto: JN
Deputada Flordelis vira ré, acusada de mandar matar o marido, o pastor Anderson do Carmo — Foto: JN

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados tem reunião marcada para esta manhã para decidir se envia o caso da deputada Flordelis ao Conselho de Ética. O processo pode levar à cassação do mandato dela.

Lembre o caso: a parlamentar é acusada de ser a mandante do assassinato do próprio marido, o pastor Anderson do Carmo, morto a tiros em junho de 2019. Ela nega as acusações.

Governo de Santa Catarina

Daniela Reinehr — Foto: Mauricio Vieira/Secom/Divulgação
Daniela Reinehr — Foto: Mauricio Vieira/Secom/Divulgação

A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido), assume interinamente o governo do estado. Ela fica no cargo enquanto o governador Carlos Moisés (PSL) estiver afastado, o que pode durar até 180 dias.

Moisés foi afastado pelo tribunal especial de julgamento, que analisou a denúncia contra ele e Reinehr relacionada ao aumento salarial dado aos procuradores do estado em 2019.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) vota hoje para escolher os cinco deputados que vão compor, junto com os cinco desembargadores selecionados na segunda (26), o tribunal especial de julgamento do segundo pedido de impeachment contra o governador.

Influência religiosa

Capa do single 'Tempo', de Luciano Camargo — Foto: Divulgação
Capa do single ‘Tempo’, de Luciano Camargo — Foto: Divulgação

‘Minha prioridade hoje é cantar para Jesus’, diz o cantor Luciano Camargo sobre o seu novo álbum gospel. Sem o irmão, Zezé Di Camargo, o cantor garante que não entrou nessa por modismo, tendência de mercado ou inspiração na pandemia. Ao G1, o sertanejo conta que projeto solo é ‘paralelo’:

‘Não existe Zezé Di Camargo sem o Luciano e não existe o Luciano sem Zezé Di Camargo’.

Veja a entrevista.

Previsão do tempo

Confira os destaques da previsão do tempo
Confira os destaques da previsão do tempo
https://globoplay.globo.com/v/8972176/

A previsão é de chuva forte para quase todo o país. No Sul, um novo ciclone pode se formar hoje. Veja no vídeo acima.

Curtas e rápidas:

  • Auxílio emergencial: 5,4 milhões terão acesso a parcela do benefício nesta terça
  • Pesquisa mostra os 10 cargos mais difíceis de preencher em tecnologia
  • 10 empresas abrem vagas de emprego; veja lista

Futebol

Copa do Brasil

  • 21h30: Botafogo x Cuiabá
www.abracambrasil.org.br

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E mais…

ESTA EDIÇÃO COMPLETA COM Vídeos, Fotos e Links…

Clicar abaixo:

www.foconapolitica.com.br