Segunda-feira, 26 de outubro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, diretamente de Brasília


JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
Os fatos que são destaques na cena política nacional
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia

A semana começa com esperança na corrida contra a Covid: a Universidade de Oxford informou que a vacina induziu “forte resposta imune” em idosos. Filmada agredindo a empregada doméstica, embaixadora das Filipinas no Brasil é obrigada a deixar o país. E tem notícia diretamente do espaço: a Nasa anuncia que existem moléculas de água na superfície da Lua. 🌕

Imunização

Oxford anuncia que vacina induziu 'fortes respostas imunes' em voluntários idosos em teste
Oxford anuncia que vacina induziu ‘fortes respostas imunes’ em voluntários idosos em teste 
VÍDEO  www.foconapolitica.com.br
A vacina da Universidade de Oxford e da farmacêutica laboratório AstraZeneca “induziu fortes respostas imunes em idosos” durante testes da fase 2 no Reino Unido. Essa etapa verifica a segurança e a capacidade do fármaco de gerar uma resposta do sistema de defesa. A farmacêutica afirmou que o resultado é “encorajador”. No Brasil, a vacina britânica é uma das quatro que passam por testes da fase 3, que é a última.

O imunizante voltou a ser pauta neste começo de semana: o presidente Jair Bolsonaro afirmou que um juiz “não pode decidir se você vai ou não tomar vacina”.

  • MPF questiona Ministério da Saúde e Anvisa sobre escolha de vacinas
  • Drauzio Varella: ‘Vamos eliminar o coronavírus, mas vai ser pela vacinação’

Panorama Covid

Em outubro, o mundo bateu 9 vezes o recorde de novos casos diários da doença, segundo a Organização Mundial de Saúde. O número é o maior desde janeiro, quando os recordes foram batidos 12 vezes. A OMS demonstrou preocupação, principalmente com o Hemisfério Norte, e pediu que a pandemia não seja politizada.

Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, o Brasil registrou 288 mortes nas últimas 24 horas, chegando ao total de 157.451 óbitos. Já são 5.411.550 brasileiros infectados pelo coronavírus, com 17.791 desses registrados no último dia. Oito estados apresentam indicativo de alta de mortes: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Acre, Amazonas, Amapá, Ceará e Pernambuco.

  • Após descobrir um novo caso, cidade chinesa vai testar 4 milhões

Denúncia

Vídeo: embaixadora das Filipinas no Brasil agride empregada doméstica
Vídeo: embaixadora das Filipinas no Brasil agride empregada doméstica
VÍDEO  www.foconapolitica.com.br
governo das Filipinas ordenou a volta da embaixadora acusada de bater na empregada doméstica. A decisão foi tomada após a divulgação de imagens de câmeras de segurança que mostram Marichu Mauro agredindo a funcionária dentro da residência diplomática, em Brasília. O vídeo foi exibido pelo Fantástico e faz parte de uma denúncia feita contra a filipina no fim de agosto.

📌 Eleições 2020

Funciona Assim: como é feita a apuração dos votos
Funciona Assim: como é feita a apuração dos votos
VÍDEO  www.foconapolitica.com.br

Já ouviu falar em zerésima, registro digital de voto e boletim de urna? Eles fazem parte da apuração do voto. No novo episódio da série Funciona Assim, o G1 explica todo o processo — desde a hora do voto até o anúncio dos vencedores. Assista no vídeo acima.

  • Eleição em SP: após ter candidatura indeferida pelo TRE, Sabará diz que vai recorrer

Nova Constituição 📃

Manifestantes comemoram resultado do referendo sobre uma nova constituição chilena, em Valparaíso, Chile — Foto: Rodrigo Garrido/Reuters
Manifestantes comemoram resultado do referendo sobre uma nova constituição chilena, em Valparaíso, Chile — Foto: Rodrigo Garrido/Reuters

Em um plebiscito histórico, 78% dos eleitores chilenos decidiram que o país terá uma nova Constituição, uma das principais demandas dos manifestantes que ocuparam ruas do país por meses. A atual Carta remonta a 1980 e é uma herança do regime militar de Pinochet. A maioria também decidiu que a Assembleia Constituinte será 100% eleita, com paridade de gênero e sem parlamentares do atual Congresso.

Corrida à Casa Branca

A oito dias da eleição presidencial nos Estados Unidos, quase 60 milhões de americanos já votaram antecipadamente. O número equivale a 43,1% de todos os votos da eleição de 2016. Do total deste ano, 40 milhões foram pelo correio e 19,4 milhões, presenciais. Pesquisa aponta Biden à frente de Trump em Wisconsin, estado-chave que preferiu o republicano em 2016

  • Sandra Cohen: o que acontece se Trump e Biden empatarem no Colégio Eleitoral?
  • Os efeitos das decisões do presidente norte-americano no poder

Descoberta histórica 🌜

Cientistas descobrem água na superfície da lua
Cientistas descobrem água na superfície da lua
VÍDEO  www.foconapolitica.com.br 

Nasa revelou que tem mais água na Lua do que se imaginava. Um estudo conduzido pela agência espacial dos Estados Unidos informa ter localizado moléculas de H2O presas em grãos minerais. Na visão de cientistas, o anúncio é a primeira confirmação de indícios já levantados por pesquisadores desde a década passada. A descoberta pode acelerar a exploração espacial, que prevê a instalação de uma base lunar.

PIB brasileiro 📉

4,81% é a nova projeção de retração da economia em 2020 Pela primeira vez desde maio, os analistas do mercado financeiro estimam que o tombo do PIB será menor do que 5%. A expectativa de inflação, porém, sobe e se aproxima de 3% neste ano. Os dados são do relatório “Focus”, divulgado nesta segunda (26) pelo Banco Central.

A Boa do Dia 🍷

Fachada do restaurante Balthazar, em Nova York — Foto: Reprodução/Instagram/Keith McNally
Fachada do restaurante Balthazar, em Nova York — Foto: Reprodução/Instagram/Keith McNally

Imagina a cena: você vai até um badalado restaurante de Nova York e pede o vinho mais barato. Até que é informado de que o gerente se enganou e levou uma garrafa de US$ 2 mil, cerca de R$ 11 mil. Calma que o casal de clientes não precisou lavar a louça e, sim, tirou a sorte grande ficando com a bebida pelo preço barato. Entenda a história.

O Assunto 🎧

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E mais…

ESTA EDIÇÃO COMPLETA COM Vídeos, Fotos e Links…

Clicar abaixo:

www.foconapolitica.com.br