O que rola em Brasília e a semana intensa do Congresso

Maia é reeleito e tumulto adia decisão no Senado; Toffoli determina voto fechado na Casa. Veja quais são as notícias de destaque nos matutinos brasileiros

Os principais jornais repercutem as eleições para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado e enfatizam que, enquanto Rodrigo Maia (DEM-RJ) confirmou seu favoritismo e permanece como presidente, os senadores voltarão ao plenário na manhã deste sábado (2) para escolher o líder da Casa.

O Globo informa que Maia teve uma vitória expressiva, com 334 votos, depois de obter o apoio de 16 partidos, incluindo o PSL do presidente Jair Bolsonaro. Durante o discurso, Maia enfatizou a importância da agenda de reformas e se mostrou alinhado à pauta do ministro da Economia, Paulo Guedes.

No Senado, uma votação definindo, por 50 votos a 2, que o voto para a presidência será aberto gerou tumulto entre os parlamentares. O Globo lembra que o voto aberto diminuía o favoritismo de Renan Calheiros (MDB-AL) e enfatiza que, depois de muitas discussões, a eleição para a presidência ficou marcada para as 11h da manhã.

Durante a madrugada, contudo, após o fechamento dos jornais, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a eleição para presidente do Senado seja feita por meio de votação secreta. O magistrado atendeu a um pedido dos partidos Solidariedade e MDB. ”Maia é reeleito na Câmara; voto aberto deflagra tumulto no Senado", destaca a manchete do Globo, terminada antes da decisão judicial.

O Estado de S.Paulo dá destaque ao discurso de Maia na Câmara e lembra que o presidente da Casa afirmou que, "no curto prazo", o governo ainda não tem os 308 votos necessários para aprovar a reforma da Previdência. De acordo com o Estadão, ficaram evidentes as divergências entre Maia e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

O presidente da Câmara ainda destacou que serão necessários pelo menos dois meses de debate para aprovar a reforma, e que apenas um pacto entre governadores e prefeitos sobre a proposta fará com que a reforma avance. "Maia diz que governo ainda não tem votos para Previdência", aponta o título principal do Estadão.

A Folha de S.Paulo afirma que os senadores voltarão ao Senado neste sábado (2) para escolher o presidente da Casa depois de uma sessão cheia de manobras regimentais, como mostrou o blog, e bate-boca. Segundo o matutino, o pano de fundo para a confusão foi a disputa entre os grupos de Renan Calheiros e do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que tenta colocar o aliado Davi Alcolumbre (DEM-AP) no cargo. "Com manobra e bate-boca, eleição no Senado trava", aponta o título principal da Folha.

Ainda na sua primeira página, a Folha publica imagens de uma câmera de segurança localizada na mina vizinha à barragem que se rompeu em Brumadinho (MG), mostrando o momento exato em que o mar de lama começa a avançar.

Segundo o matutino, a Vale sabia que, se houvesse um rompimento da barragem, a onda de rejeitos poderia atingir a área do refeitório e a parte administrativa em apenas 1 minuto. O jornal dá mais detalhes sobre o plano de emergência elaborado em abril de 2018, que já previa que um eventual rompimento destruiria as áreas industriais da mina de Córrego do Feijão.

Vamos aguardar os próximos acontecimentos. A semana promete!