Segunda-feira, 19 de outubro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, diretamente de Brasília

Em mensagens enviadas a senadores, Chico Rodrigues (DEM-RR) diz que o dinheiro que a Polícia Federal encontrou em cueca seria usado para pagar seus funcionários. Dos nove mil voluntários no teste da vacina Coronovac, 35% apresentaram reações adversas leves ao fármaco, segundo o governo de São Paulo. Pesquisa inédita aponta que milícia controla área maior do que a de traficantes de drogas no Rio de Janeiro.

www.abracambrasil.org.br

Dados da pandemia

Segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa, o Brasil ultrapassou 154 mil mortes por coronavírus. Nas últimas 24 horas, 341 óbitos foram registrados. É o 8º dia com a curva de mortes indicando queda, após 28 dias em estabilidade. Já são 5.251.127 infectados desde o começo da pandemia, com 18.586 desses confirmados no último dia.

Vacina chinesa

Eficácia de vacina chinesa contra a Covid deve ser comprovada até o fim do ano, diz SP
Eficácia de vacina chinesa contra a Covid deve ser comprovada até o fim do ano, diz SP

Instituto Butantan disse nesta segunda-feira (19) que a vacina chinesa CoronaVac, contra a Covid-19, é a mais segura das que estão em desenvolvimento no Brasil. O diretor do Instituto, Dimas Covas, afirmou que a eficácia do imunizante deve ser comprovada até dezembro de 2020. Em coletiva de imprensa, o governo de São Paulo informou que 35% dos nove mil voluntários que participam dos testes no país apresentaram reações adversas leves à vacina. .

Cenas de aglomeração

O final de semana foi marcado por festas, shows e cenas de aglomeração em meio à pandemia do coronavírus. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra imagens de milhares de pessoas em um baile funk na comunidade Vila Telma, Zona Noroeste de Santos, no litoral de São Paulo, no último domingo (18). 

Milhares de pessoas se aglomeram em baile funk em Santos durante pandemia de coronavirus
Milhares de pessoas se aglomeram em baile funk em Santos durante pandemia de coronavirus

O assunto ‘Telma’ chegou a ser um dos mais comentados do Brasil no Twitter. O baile funk teve início na noite de sábado (17) e se estendeu por toda a madrugada e início da manhã de domingo.

No Paráa cantora Mariana Fagundes reuniu uma multidão em um show na cidade de Tailândia, a 200 km de Belém. Nas imagens da apresentação, divulgadas pela artista em sua rede social, centenas de pessoas se aglomeram, contrariando as recomendações contra a Covid-19 de médicos e especialistas. A prefeitura diz que os protocolos de segurança foram cumpridos.

Cenas assim foram registradas também fora do país. Festas organizadas por produtores e DJs brasileiros nos arredores de Boston, nos Estados Unidos, mostram multidões em eventos clandestinos que ignoram recomendações de uso de máscaras ou distanciamento social. Os eventos chegam a reunir até três mil pessoas, segundo os organizadores. Na última semana, os encontros ganharam atenção de jornais e televisões locais, descritos como “superdisseminadores” do coronavírus.

Eventos costumam ser realizados em locais distantes dos centros de cidades nos arredores de Boston — Foto: Reprodução
Eventos costumam ser realizados em locais distantes dos centros de cidades nos arredores de Boston — Foto: Reprodução

Defesa de Chico Rodrigues

'Não me condenem previamente', pede Chico Rodrigues em mensagem enviada a senadores
‘Não me condenem previamente’, pede Chico Rodrigues em mensagem enviada a senadores

Pressionado a se licenciar do mandato após ter sido pego com dinheiro na cueca, o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) começou a montar uma estratégia de defesa para conquistar o apoio de senadores e evitar um afastamento. Segundo o blog do Valdo Cruz, Rodrigues enviou uma mensagem a senadores dizendo que “nunca tinha sido acordado pela polícia” e que, “num ato de impulso”, protegeu o dinheiro do pagamento dos funcionários. O senador afirmou que reagiu daquela forma porque “se levassem aquele dinheiro ninguém iria receber naquela semana”. De acordo com o senador, “não era dinheiro de corrupção.”

Corrida à Casa Branca

Eleitores votam nesta segunda-feira (19), em Tampa, na Flórida, EUA.  — Foto: Douglas R. Clifford/Tampa Bay Times via AP
Eleitores votam nesta segunda-feira (19), em Tampa, na Flórida, EUA. — Foto: Douglas R. Clifford/Tampa Bay Times via AP

Começou nesta segunda a votação antecipada na Flórida, um dos estados mais importantes para determinar o resultado das eleições presidenciais nos EUA, marcadas para 3 de novembro. No país, 28 milhões de eleitores já depositaram suas cédulas — um número recorde. Os democratas representam 55% dos 10,9 milhões de votos antecipados depositados em estados que divulgam dados de registro partidário; e os republicanos respondem por 24%.

Eleições na Bolívia

O candidato do MAS, Luis Arce (com crachá no pescoço), comemorou o resultado da eleição antes mesmo do término da apuração dos votos — Foto: Luis Arce/Twitter/Reprodução
O candidato do MAS, Luis Arce (com crachá no pescoço), comemorou o resultado da eleição antes mesmo do término da apuração dos votos — Foto: Luis Arce/Twitter/Reprodução

A presidente interina da BolíviaJeanine Añez, disse nesta segunda-feira (19) que o candidato de esquerda, Luis Arcevenceu as eleições presidenciais em primeiro turno. Arce, candidato do partido de Evo Morales, o MAS, aparece como vencedor em duas pesquisas de boca de urna.

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, também admitiu a vitória do MAS e desejou sucesso a Arce. Almagro disse que “a partir da democracia” ele saberá “forjar um futuro brilhante para seu país”.

O Rio das milícias

O domínio de grupos criminosos no Rio — Foto: Reprodução

O domínio de grupos criminosos no Rio — Foto: Reprodução

Uma pesquisa inédita sobre a expansão de organizações criminosas no Rio revela que a milícia e o tráfico estão presentes em 96 dos 163 bairros da cidade. Nessas áreas subjugadas vivem cerca de 3,76 milhões de pessoas, do total de 6.747.815 habitantes — segundo estima o IBGE.

O estudo, batizado de Mapa dos Grupos Armados do Rio de Janeiro, identificou que milicianos controlam uma área maior do que a de traficantes de drogas na capital fluminense.

Levantamento aponta que:

  • 2,1 milhões de pessoas (33% da população) vivem em área sob o comando de milícias;
  • 1,1 milhão de pessoas (18,2% da população) vivem em área dominada pelo Comando Vermelho;
  • 337,2 mil pessoas (5,1% da população) vivem em área dominada pelo Terceiro Comando;
  • 48,2 mil pessoas (0,7% da população) vivem em área dominada pelo Amigos dos Amigos.

📌 Eleições 2020

Além de registrar o sobe e desce da disputa eleitoral, as pesquisas influenciam as estratégias dos candidatos, as escolhas dos próprios eleitores e geram efeitos no mercado financeiro. Mas, afinal, como é feita uma pesquisa eleitoral? Assista ao vídeo.

Funciona Assim: como as pesquisas eleitorais são feitasFunciona Assim: como as pesquisas eleitorais são feitas undefined

Recuperação da economia 📈

economia brasileira registrou crescimento de 2,2% em agosto na comparação com o mês anterior, segundo dados do Monitor do PIB-FGV divulgados pela Fundação Getulio Vargas nesta segunda-feira (19). No entanto, em relação ao mesmo mês de 2019, há uma queda de 4,9%.

Ainda segundo a FGV, nos três meses encerrados em agosto houve uma alta de 4,4% ante os três meses anteriores. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, o PIB teve queda de 5,9%.

A Boa do Dia 🎭

Mulheres que estão fazendo sucesso com vídeos de humor
Mulheres que estão fazendo sucesso com vídeos de humor

Com quase 2 milhões de seguidores no TikTok, a psicóloga Lorrane Silva, conhecida como Pequena Lo, é um dos grandes nomes do humor nas redes. A mineira de 24 anos, nascida em Araxá, vem realizando o sonho de fazer as pessoas rirem. Nos seus planos estão ter um talk show e fazer stand-up comedy. Nessa semana, o G1 publica entrevistas com mulheres que estão fazendo sucesso com humor em vídeos curtos.

O Assunto

 

Bolsonaro diz que vacinação contra a Covid-19 não será obrigatória

Governo tem poder para determinar obrigatoriedade da vacinação, mas presidente afirmou que decisão já está tomada. Governador João Dória disse que, em SP, vacinação será obrigatória.

Presidente Jair Bolsonaro volta a dizer que vacina contra Covid não será obrigatóriaO presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (19) que a vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não será obrigatória.

Embora o governo tenha poder para determinar a obrigatoriedade da vacinação, Bolsonaro afirmou que cabe ao Ministério da Saúde definir o Programa Nacional de Imunizações e que já está decidido que a nova vacina não estará entre as obrigatórias.

A lei 13.979, assinada pelo próprio Bolsonaro em 6 de fevereiro deste ano, diz que poderá ser adotada para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus “a realização compulsória de vacinação e outras medidas profiláticas”.

“Tem uma lei de 1975 que diz que cabe ao Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunizações, ali incluídas possíveis vacinas obrigatórias. A vacina contra o Covid — como cabe ao Ministério da Saúde definir esta questão — ela não será obrigatória”, disse Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto para apresentação de pesquisa sobre um medicamento.

Bolsonaro disse que qualquer vacina precisa ter comprovação científica e ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que não fará isso “a toque de caixa”.

Para o presidente, não se pode, por exemplo, obrigar quem já contraiu a doença e estaria imunizado a tomar a vacina.

“Então, o governo federal — repito e termino — não obrigará ninguém a tomar esta vacina”, afirmou.

Bolsonaro diz que vacinação contra a Covid-19 não será obrigatória
www.abracambrasil.org.br