19 de outubro, segunda-feira - DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que quase 5 mil crianças e adolescentes foram assassinados no ano passado. O levantamento mostra ainda que 66% dos presos no país são negros. Reportagem do Fantástico traz imagens exclusivas da saída de André do Rap da cadeia. O programa também explica a investigação que levou à condenação de Robinho por violência sexual na Itália. O Assunto fala sobre os desdobramentos do afastamento do senador Chico Rodrigues, flagrado com dinheiro na cueca. O Brasil completa uma semana com tendência de queda das mortes por Covid-19. A China divulga o resultado do PIB do 3º trimestre. Já a Bolívia aguarda a contabilização dos votos para definir o novo presidente do país. Com muito humor, Pequena Lo faz sucesso no TikTok. E os gols do domingo no Brasileirão.

agora_em_duas_edições.JPG

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE

ABRACAM NOTÍCIAS –

Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!

www.abracambrasil.org.br

FOCO NA POLÍTICA –

Um panorama da política nacional direto de Brasília

www.foconapolitica.com.br

BRAZILIAN NEWS –

O seu site de notícias de Brasília para o Mundo

www.braziliannews.com.br

PORTAL R10 – O seu portal de notícias

www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia

n o t  í c i a s 

Violência no Brasil

O Brasil teve ao menos 4.928 crianças e adolescentes mortos de forma violenta em 2019. É o que mostra o 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública neste domingo (18). O número representa 10% do total de mortes violentas do ano passado (47.773).

O anuário aponta também que, em 2019, o país registrou 13.705 mortes que ficaram sem esclarecimento e, por isso, não entraram nas estatísticas de homicídio.

  • Registros de armas de fogo aumentam 120% em 2020, mas apreensões estão em queda

A cada 3 presos, 2 são negros

Em 15 anos, a proporção de negros no sistema carcerário cresceu 14%, enquanto a de brancos diminuiu 19%. Hoje, de cada três presos, dois são negros, revela o 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Dos 657,8 mil presos em que há a informação da cor/raça disponível, 438,7 mil são negros (ou 66,7%).

A população negra também é a principal vítima da letalidade policial. Em 2019, das 6.357 pessoas mortas pela polícia, quase 80% eram negras. Os dados do anuário indicam ainda que os agentes de segurança pública nunca mataram tanto quanto no ano passado. Entre as vítimas da polícia estão Roger e Vitor, adolescentes mortos durante operação em uma comunidade. Conheça a história dos dois na reportagem abaixo do Fantástico:

Exclusivo: polícia brasileira nunca matou tanto quanto em 2019; quase 80% eram negros

Exclusivo: polícia brasileira nunca matou tanto quanto em 2019; quase 80% eram negros

A saída de André do Rap da cadeia

André do Rap: imagens exclusivas mostram momentos da saída do traficante da cadeia; VÍDEOAndré do Rap: imagens exclusivas mostram momentos da saída do traficante da cadeia.
 

Uma reportagem do Fantástico traz imagens exclusivas da saída do traficante André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap, da cadeia. O criminoso deixou a prisão no dia 10 após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello e está foragido desde que o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, anulou a sentença do colega. Por nove votos a um, o plenário do STF decidiu na semana passada manter o entendimento de FuxVeja a reportagem no vídeo acima.

Condenação de Robinho por violência sexual

rOBINHO — Foto: Arte G1 -
Uma onda de indignação pressionou Robinho e o time do Santos a suspenderem o contrato que traria de volta o jogador ao clube paulista. O atleta foi condenado, em primeira instância, por violência sexual contra uma mulher na Itália. Como foi a investigação, que contou até com uma escuta instalada no carro de Robinho? E quais são os próximos passos na Justiça? O Fantástico trouxe detalhes do caso. Veja na reportagem abaixo:
Caso Robinho: Fantástico explica 'escuta ambiental' que gerou provas contra jogador
 Caso Robinho: Fantástico explica 'escuta ambiental' que gerou provas contra jogador
  • Ana Paula Araújo lança livro sobre a cultura do abuso sexual: 'Estupro é o único crime em que a vítima sente culpa'

🎧 Dinheiro na cueca na Brasília do acordão

Imagem do relatório da PF mostra momento em que dinheiro foi encontrado na cueca do senador Chico Rodrigues — Foto: Reprodução/PF

 O senador Chico Rodrigues (DEM-RR), então vice-líder do governo, foi flagrado na semana passada com R$ 33 mil na cueca. Com 30 anos de Congresso, o parlamentar tem histórico de suspeitas de corrupção. No episódio desta segunda de O Assunto, Renata Lo Prete e Natuza Nery falam das reações ao afastamento do senador, como o presidente Jair Bolsonaro tenta se manter longe do escândalo e quais são as perspectivas para o parlamentar no Senado e no STF. Ouça abaixo:

Pandemia de Covid

O Brasil completou neste domingo uma semana em tendência de queda das mortes por Covid-19 após 28 dias em estabilidade. A média móvel de novos óbitos é de 483, o menor patamar desde o dia 7 de maio. Balanço do consórcio de veículos de imprensa aponta que o país registra 153.912 mortes e 5.233.677 casos confirmados da doença desde o início da pandemia.

Mesmo com a queda das mortes e dos casos, é preciso cuidado: eventos presenciais podem servir como superespalhadores do vírus. Por isso, especialistas criaram uma tabela que mostra o grau de risco de contágio.

Na Europa, que vive uma segunda onda de infecções, já foram mais de 250 mil vítimas do coronavírus, o equivalente a um quinto das mortes no mundo.

  • Itália bate pelo 4º dia seguido recorde de casos diários de Covid

PIB da China

economia da China cresceu 4,9% no 3º trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (19). A segunda maior economia do mundo tem se recuperado gradativamente do baixo crescimento observado nos primeiros meses do ano, quando o país foi impactado pela pandemia do coronavírus.

Eleições na Bolívia

Um homem Aymara vota em eleição presidencial em Jesus de Machaca, na Bolívia, no domingo (18) — Foto: AP Photo/Juan Karita

O resultado das eleições presidenciais da Bolívia - realizadas neste domingo - pode levar mais de um dia para ser conhecido, depois que o Tribunal Superior Eleitoral decidiu eliminar o sistema de apuração preliminar e manter apenas a contagem individual, muito mais lenta.

Os bolivianos votaram para escolher quem vai substituir Jeanine Añez, a presidente interina que assumiu em novembro de 2019, após a anulação da votação daquele ano e os distúrbios que levaram Evo Morales a renunciar. Pesquisas de boca de urna apontam vitória no primeiro turno de Luis Arce, aliado do ex-presidente.

Pequena Lo

lLorrane Silva, a Pequena Lo — Foto: Reprodução/Instagram

Lorrane Silva tem um canal no YouTube desde 2015, mas foi em 2020, ao entrar "sem pretensão" no TikTok, que ela viu o número de seguidores em suas plataformas crescerem. Conhecida como Pequena Lo, a psicóloga de 24 anos já conta com quase 2 milhões de seguidores e é um dos grandes nomes do humor na plataforma.

"Comecei dublando lá e o pessoal gostou muito por conta da interpretação, expressão. Também comecei a reproduzir os vídeos que já tinham sido gravados. Aí foi crescendo, crescendo... Tomou uma proporção enorme, que eu não imaginava", conta Lorrane ao G1.

G1 publica nesta semana entrevistas com mulheres que estão fazendo sucesso com humor em vídeos curtos nas redes sociais.

Futebol

O Flamengo venceu o Corinthians por 5 a 1e impôs à equipe paulista a maior goleadora sofrida em seu estádio. O clube carioca divide a primeira colocação do Campeonato Brasileiro com o Internacional, que ganhou do Vasco por 2 a 0 e leva vantagem nos critérios de desempate. O Fortaleza derrotou o Palmeiras por 2 a 0, mesmo placar que o Bragantino venceu o Sport. Veja os gols do Fantástico:

Gols do Fantástico: Flamengo goleia Corinthians; Inter vence Vasco e dorme na liderança

Gols do Fantástico: Flamengo goleia Corinthians; Inter vence Vasco e dorme na liderança

O Atlético-MG encara nesta segunda o Bahia fora de casa e pode retomar a liderança. Veja a classificação e os jogos de hoje:

  • 0h: Botafogo x Goiás
  • 20h: Bahia x Atlético-MG

13ºCongresso_ABRACAM-_3.JPGInscreva-se já no site www.abracambrasil.org,br

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E mais…

ESTA EDIÇÃO COMPLETA COM Vídeos, Fotos e Links…

Clicar abaixo:

www.foconapolitica.com.br