Quinta-feira, 15 de outubro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado,destacados pelo jornalista Milton Atanazio, diretamente de Brasília.



JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia

Ministro do STF Luís Roberto Barroso determina afastamento do senador Chico Rodrigues, flagrado com dinheiro na cueca na última quarta (14). Por 9 votos a 1, STF mantém prisão do traficante André do Rap. Após recorde de queimadas, Pantanal tem 2º pior outubro em 22 anos. Conheça histórias de educadores brasileiros no Dia do Professor.

Dinheiro na cueca

Senador Chico Rodrigues — Foto: Reprodução/JN
Senador Chico Rodrigues — Foto: Reprodução/JN

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou, nesta quinta, que o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) seja afastado do cargo por 90 dias. O político foi alvo de busca e apreensão autorizada pela Corte na quarta, quando foi flagrado com R$ 33 mil na cueca. A determinação de Barroso será enviada ao Senado, ao qual cabe a palavra final sobre o afastamento do parlamentar.

  • Após flagrante do aliado, Bolsonaro lamenta desvios de recursos da saúde
  • ‘Quase união estável’: vídeo antigo mostra presidente e senador
  • Delegado desconfiou ao ver ‘volume na parte traseira’
  • Barroso diz que vai tirar sigilo do processo, mas não do vídeo de senador

Mais cedo, Chico Rodrigues deixou o cargo de vice-líder do governo no Parlamento para ‘aclarar os fatos e trazer à tona a verdade’. A ação da Procuradoria-Geral da República e da Polícia Federal buscou desmantelar um esquema milionário de desvio de recursos públicos que deveriam ter ido para o combate ao coronavírus. O suposto desvio envolve mais de R$ 20 milhões em emendas parlamentares. A Controladoria Geral da União (CGU) também participa da investigação.

Dados da pandemia

Brasil registrou 734 mortes por Covid nas últimas 24 horas, chegando ao total de 152.513 óbitos desde o começo da pandemia. Pelo 4º dia seguido, a curva de mortes indica tendência de queda, após 28 dias em estabilidade. Em casos confirmados, 5.170.996 brasileiros já tiveram ou têm o coronavírus.

  • Estados pedem que governo compre 1ª vacina aprovada no Brasil
  • Disputa política pode atrapalhar vacinação, alerta infectologista

📌 Eleições 2020

  • Ibope no Rio: Paes, 30%; Crivella, 12%; Martha, 8%; Benedita, 7%
  • Ibope em BH: Kalil, 59%; Xavier, 7%; Áurea, 3%; Engler, 2%
  • Ibope no Recife: João Campos, 33%; Mendonça Filho, 18%; Marília Arraes, 14%; Delegada Patrícia, 13%
  • Ibope em SP: Russomanno, 25%; Covas, 22%; Boulos, 10%; França, 7%; Tatto, 4%

Julgamento concluído

Por 9 votos a 1, STF mantém decisão de Fux que determinou prisão de André do RapVÍDEO www.foconapolitica.com.br

Por 9 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal decidiu pela manutenção da ordem de prisão do traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap. O único voto contrário foi o de Marco Aurélio Mello, que havia dado decisão liminar permitindo a soltura do traficante, atualmente foragido. O entendimento mantém decisão do presidente da Corte, Luiz Fux, que no último sábado derrubou a liminar de Marco AurélioVeja como votaram os ministros.

  • Marco Aurélio nega liberdade a comparsa de André do Rap

Em SP, uma força-tarefa formada por mais de 600 policiais civis dos três principais departamentos de segurança se mobiliza para recapturar André Oliveira Macedo, apontado como um dos chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção que age dentro e fora dos presídios do estado. Ele está na lista de procurados da Interpol.

No fim do julgamento, Fux e Marco Aurélio protagonizaram um momento de atrito. Marco Aurélio chamou Fux de autoritário, e presidente do STF disse que defendeu imagem do tribunal ao cassar liberdade de traficante. Veja a discussão no vídeo.

Ministro Marco Aurélio Mello e Luiz Fux, presidente do STF, discutem durante julgamentoVÍDEO www.foconapolitica.com.br
Fogo sem controle
Fotógrafo Araquém Alcântara registra fuga de animais e a destruição das queimadas no Pantanal. — Foto: Araquém Alcântara/Divulgação
Fotógrafo Araquém Alcântara registra fuga de animais e a destruição das queimadas no Pantanal. — Foto: Araquém Alcântara/Divulgação

Nos primeiros 14 dias de outubro, o Pantanal registrou 2.536 focos de incêndio — o segundo pior resultado para o mês desde 1998, atrás apenas do mesmo período em 2002, quando houve 2.761 focos. A região enfrenta a maior seca em 47 anos, o que contribui para o alastramento das chamas.

Helicóptero é engolido por nuvem de fumaça no Pantanal de MSVÍDEO www.foconapolitica.com.br

Ao sobrevoar a Serra do Amolar (MS), terça passada, um piloto de helicóptero do Ibama precisou fazer manobras para desviar de uma tempestade de cinzas e areia. Nas últimas semanas, as queimadas avançaram sobre a serra, uma das áreas mais preservadas da região.

Dia do professor 📖

Dia do Professor: reportagem faz homenagem aos profissionais da educaçãoVÍDEO www.foconapolitica.com.br

Neste 15 de outubro, o G1 contou histórias de educadores brasileiros. Entre elas, está a de Lília Melo, vencedora do prêmio Professores do Brasil e indicada ao Global Teacher Prize, que deu início a um projeto para motivar alunos que convivem com casos de violência na periferia de Belém (PA). Já na zona rural de Teresina (PI), Cristiane Barbosa, conhecida pela marca de mais de 300 alunos alfabetizados em 10 anos, celebrou o pequeno Gabriel, que aprendeu a ler pela internet durante a pandemia.

No Brasil, há 2,6 milhões de professores, o que equivale a 1,2% da população; 2,2 milhões são docentes da educação básica. O país é o 1º no ranking global de agressão a educadores. Em São Paulo, 48% dizem ter sofrido agressão verbal e 5% relataram violência física. No Distrito Federal, entre os agressores de professores, mais de 40% eram alunos.

Economia 📈

Prévia do PIB: índice de atividade econômica de agosto sobe 1,06%VÍDEO www.foconapolitica.com.br

1,06% foi o crescimento do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) — considerado uma ‘prévia’ do Produto Interno Bruto (PIB) — no mês de agosto, em comparação com julho. Apesar do 4º mês de alta, o ano ainda é de desaceleração do crescimento. No acumulado até agosto, a economia brasileira registra retração de 5,44%.

Desigualdade no trabalho

23% a menos, em média, é quanto ganham mulheres em cargos de liderança na comparação com homens que ocupam a mesma posição. A pesquisa, feita com 10 mil pessoas, aponta ainda que o salário é desigual em outros níveis hierárquicos, como supervisor/coordenador (-15%) e analista (-35%). A exceção ocorre na posição de assistente/auxiliar, na qual as mulheres costumam receber 2% a mais que os homens.

A Boa do Dia

Mc Caverinha tem 12 anos e história de superação — Foto: Divulgação
Mc Caverinha tem 12 anos e história de superação — Foto: Divulgação

O rap é o novo rock. Tanto que foi o trap, um subgênero do ‘ritmo e poesia’, o responsável por mudar a vida de MC Caverinha e transformá-lo em príncipe. Marcado por batidas substancialmente mais aceleradas que as de seus antepassados, o som é febre entre os jovens nascidos neste milênio. Por isso, não espanta que Caverinha tenha se tornado estrela aos 12 anos. No G1, conheça o ‘Príncipe do Trap’ ao som da playlist ‘O som de quem tem menos de 20 anos’.

O Assunto

www.abracambrasil.org.br

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil