14 de outubro, quarta-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, diretamente de Brasília.

jornalismo.JPG

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE

ABRACAM NOTÍCIAS – Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!

www.abracambrasil.org.br

FOCO NA POLÍTICA – Um panorama da política nacional direto de Brasília

www.foconapolitica.com.br

BRAZILIAN NEWS – O seu site de notícias de Brasília para o Mundo

www.braziliannews.com.br

PORTAL R10 – O seu portal de notícias

www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia


n o t í c i a s 

O plenário do STF deve começar a julgar hoje o caso de André do Rap e o embate jurídico e político em torno da soltura, seguida de fuga, do traficante é o tema do podcast ‘O Assunto’. Bolsonaro sanciona com vetos lei que permite até 40 pontos na CNH. O governo prorroga até o fim do ano o programa que permite redução de jornada e salário. A média móvel de mortes por Covid no Brasil fica abaixo de 500, sendo o menor índice desde 7 de maio. E a quarta-feira será com possibilidade de chuva em grande parte do país.

Chefe de facção solto

André do Rap — Foto: Arte/TV Globo
André do Rap — Foto: Arte/TV Globo

O plenário do Supremo Tribunal Federal deve começar a julgar hoje o caso do traficante André do Rap, que foi solto no fim de semana por decisão do ministro Marco Aurélio. Segundo ministros do STF, uma ala do Tribunal será favorável à decisão do presidente do Supremo, Luiz Fux, que cassou a liminar de Marco Aurélio Mello. Nesta terça, a Interpol incluiu o nome do traficante na lista internacional de procurados.

Lembre o caso: na noite de sábado, horas após a libertação de André do Rap, o presidente do STF suspendeu a decisão de Marco Aurélio Mello e determinou uma nova prisão para o traficante. O Ministério Público e a Polícia Federal acreditam, no entanto, que ele tenha fugido em jatinho particular para o Paraguai ou a Bolívia.

Veja também:

  • VÍDEO: 5 pontos para entender o caso André do Rap
  • STJ mantém condenação de André do Rap por tráfico internacional de drogas
  • Marco Aurélio mandou soltar quase 80 presos usando mesmo critério do caso André do Rap

O Assunto

O embate jurídico e político em torno da soltura, seguida de fuga, do traficante André do Rap é tema da conversa de Renata Lo Prete com Dora Cavalcanti, advogada criminalista, e com Thiago Bottino, professor e coordenador acadêmico da graduação da FGV Direito do Rio de Janeiro, que realizou uma pesquisa sobre habeas corpus em tribunais superiores.

Dados da Covid

Média móvel de mortes por Covid no Brasil fica abaixo de 500 pela 1ª vez desde 7 de maio
VÍDEO www.foconapolitica.com.br

Média móvel de mortes por Covid no Brasil fica abaixo de 500 pela 1ª vez desde 7 de maio

Pela primeira vez desde maio, a média móvel de mortes pela Covid-19 no Brasil ficou abaixo de 500. É o segundo dia seguido com a curva de mortes apontando queda, após 28 dias em estabilidade. Vale ressaltar que, assim como nos finais de semana, em feriados prolongados é comum se ver queda nos registros devido às reduzidas equipes de plantão. Por isso, a sensação de baixa nas mortes pode ser enganosa. O país tem 151.078 óbitos e 5.115.061 casos confirmados desde o início da pandemia.

Emprego na pandemia

O governo prorrogou até dezembro o programa que autoriza empresas a reduzirem proporcionalmente, ou suspenderem, a jornada e o salário dos funcionários. Como as medidas só valem enquanto durar o estado de calamidade pública, os acordos deverão ser encerrados no último dia de 2020. Saiba mais.

  • Veja os direitos previdenciários e trabalhistas de quem contraiu a Covid-19
  • 6 empresas abrem vagas de estágio e trainee; veja lista

Mudanças no Código de Trânsito

Motoristas enfrentam trânsito intenso na Marginal Pinheiros, sentido bairro, na altura da Raia da USP, na zona sul de São Paulo — Foto: Marivaldo Oliveira/Código 19/Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que torna o Código de Trânsito menos rigoroso. Entre mudanças, o texto aumenta para dez anos o prazo de renovação da carteira de motoristas para quem tem até 50 anos, e dobra o limite máximo de pontos por infrações de motoristas profissionais para efeito de suspensão da habilitação. A lei entra em vigor daqui a seis meses.

Eleições 2020

Mais de 3 mil candidatos doaram para a própria campanha valor superior ao patrimônio declarado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quase todos esses candidatos (97%) declaram não ter qualquer patrimônio apesar de terem colocado dinheiro na própria campanha. O levantamento feito pelo G1 mostra ainda que as diferenças entre autodoação e patrimônio chegam a R$ 45 mil.

Fique informado sobre as eleições municipais:

  • Saiba o que pensam os candidatos à prefeitura sobre diversos temas
  • Veja as pesquisas eleitorais
  • Conheça os planos de governo dos candidatos a prefeito das capitais
  • Confira a cobertura completa

Fundação Palmares

Presidente da Fundação Palmares exclui Marina Silva da lista de personalidades negras da instituição — Foto: JN
Presidente da Fundação Palmares exclui Marina Silva da lista de personalidades negras da instituição — Foto: JN

O presidente da Fundação Palmares anunciou em uma rede social que excluiu o nome da ex-ministra e ex-candidata à presidência Marina Silva da lista de personalidades negras da instituição. Segundo Sérgio Camargo, ela foi excluída porque “não tem contribuição relevante para a população negra do Brasil”.

Camargo também declarou que os deputados David Miranda e Talíria Petrone (ambos do PSOL-RJ), o ex-deputado Jean Wyllys e a cantora Preta Gil declaram-se negros “por conveniência”. Parte das pessoas atacadas reagiu. O partido de Marina Silva divulgou nota de repúdio.

Arte e luta contra o racismo

Rapper mineiro Djonga é o único brasileiro em um prêmio internacional de hip-hop

O rapper mineiro Djonga é o primeiro brasileiro indicado a um dos principais prêmios de hip hop do mundo, que acontece nos Estados Unidos. De Elza Soares, Milton Nascimento, Cazuza aos Racionais, essa mistura ajudou Djonga a traduzir em rimas as desigualdades sociais, a violência e o racismo:

“A gente tem que lutar de fato, e como que a luta é muito mais pesada e mais séria do que parece. Não é uma coisa só de boca para fora”. Veja a entrevista.

VÍDEO www.foconapolitica.com.br

Buraco negro engole estrela

Concepção artística de uma estrela sendo desfeita por forças de maré exercidas por um buraco negro

Telescópios registraram o momento em que uma estrela é “espaguetificada” ao ser engolida por um buraco negro. Veja no vídeo acima.

Até que a quarentena nos separe 💔

Gusttavo Lima e Andressa — Foto: Reprodução/InstagramGusttavo Lima e Andressa — Foto: Reprodução/Instagram

As pesquisas por divórcio no Google explodiram na pandemia. Segundo o Colégio Notarial do Brasil, os pedidos de divórcios extrajudiciais registrados nos cartórios de todo o país cresceram 16% na comparação entre julho de 2019 e julho de 2020. E no mundo dos famosos não é diferente. Gusttavo Lima e Andressa Suita anunciaram fim do casamento de cinco anos na última sexta (9). O divórcio do cantor e da modelo é a mais recente de uma série de separações na quarentena. Veja lista com celebridades que se separaram no período.

  • Veja também: Gusttavo Lima e Andressa Suita dão versões diferentes sobre divórcio; veja o que cada um disse

Ioga na Lagoa

O Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) denunciou os dois homens que gravaram vídeos expondo mulheres praticando ioga na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio. Ricardo Machado de Sá Roriz e Celso Lins Bastos são acusados dos crimes de perturbação da tranquilidade e ato obsceno.

Previsão do tempo ☔

Confira os destaques da previsão do tempo

E o calorão perde a força. Em Cuiabá, a máxima não passa dos 35ºC; Campo Grande, 33ºC; Goiânia, 32ºC; Brasília, 29ºC; e Rio de Janeiro, 30 ºC. Todas com chuva. A única capital com temperatura na casa dos 40ºC é Teresina. Veja a previsão do tempo no vídeo acima.

Futebol

Campeonato Brasileiro

  • 18 horas: Palmeiras x Coritiba
  • 19h15: Grêmio x Botafogo
  • 20h30: Santos x Atlético-GO
  • 21h30: Atlético-MG x Fluminense
  • 21h30: Sport x Internacional
  • 21h30: Athletico-PRx Corinthians

Copa do Brasil

  • 19h15: Fortaleza x São Paulo

Veja a agenda completa de jogos

Curtas e rápidas:

  • Auxílio emergencial: 3,6 milhões recebem nova parcela nesta quarta
  • Mega-Sena pode pagar R$ 6,5 milhões nesta quarta-feira

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

13ºCongresso_ABRACAM-_3.JPG

INSCREVA-SE pelo site www.abracambrasil.org.br