Terça-feira, 13 de outubro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, diretamente de Brasília



JORNALISMO
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia

 n o t í c i a s 

Ricardo Salles afirma que cabe ao governo federal guardar apenas 902 mil dos 15 milhões de hectares do Pantanal, e especialistas criticam fala do ministro do Meio Ambiente. Jair Bolsonaro sanciona com vetos lei que permite até 40 pontos na carteira de motorista. A pedido da Polícia Federal, traficante André do Rap, foragido desde sábado, entra na lista de procurados da Interpol.

Queimadas no Pantanal

Ricardo Salles cita 'criação de gado' no Pantanal como ação de combate a incêndios
VÍDEO www.foconapolitica.com.br

Ricardo Salles cita ‘criação de gado’ no Pantanal como ação de combate a incêndios

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi ouvido nesta terça, pelo grupo de senadores que avalia as ações de combate às queimadas que vêm destruindo os biomas brasileiros. Na audiência, Salles disse que o governo federal tem competência para fiscalizar só 6% dos 15 milhões de hectares do Pantanal. Segundo o ministro, as demais partes do território são de responsabilidade dos estados.

Dados do Inpe mostram que 14% da área do Pantanal foi queimada apenas em setembro deste ano. No acumulado em 2020, 26% de todo o bioma já foi consumido pelas chamas.

‘Fogo frio’ e ‘boi bombeiro’

Durante a audiência, Salles também defendeu o uso de fogo controlado, conhecido como “fogo frio”, e a criação de gado para combater as queimadas no Pantanal. Na semana passada, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o boi é o “bombeiro” do bioma. Porém, especialistas dizem que a lógica do gado evitar as queimadas por comer matéria inflamável é um mito.

  • Webstories: Pantanal em chamas

Nova CNH

Com vetos, o presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta terça, a lei que faz alterações no Código de Trânsito Brasileiro, informou a Secretaria-Geral da Presidência. Entre outras mudanças, o projeto amplia a validade do documento e o número de pontos da carteira de habilitação. Os motoristas que não tiverem infração gravíssima registrada, por exemplo, podem acumular até 40 pontos. O texto ainda não foi publicado no ‘Diário Oficial da União’, e o governo ainda não divulgou a lista de vetos. Os trechos retirados por Bolsonaro serão reanalisados pelo Congresso, que pode restaurar as medidas ou derrubá-las.

Dados da pandemia

Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, o país registrou 354 mortes pelo coronavírus nas últimas 24 horas, chegando ao total de 151.063 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias foi de 499, uma variação de – 28% em relação aos dados registrados em 14 dias. Essa é a média mais baixa registrada desde o dia 7 de maio. Em casos confirmados, 5.114.823 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 12.220 desses confirmados no último dia.

  • Taxa de transmissão no Brasil fica abaixo de 1 pela 3ª vez
  • Toffoli testa positivo para coronavírus e está isolado em casa
  • Museus reabrem com agendamento e visitantes aprovam: ‘Antes era lotado’

Craque contaminado

O craque Cristiano Ronaldo foi dispensado pela seleção de Portugal após testar positivo para Covid-19 — Foto: Gonzalo Fuentes/ReutersO craque Cristiano Ronaldo foi dispensado pela seleção de Portugal após testar positivo para Covid-19 — Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters

A Covid-19 chegou a um dos principais astros do futebol mundial. Cristiano Ronaldo testou positivo para a doença e foi dispensado da seleção de Portugal, que enfrentará a Suécia pela Liga das Nações nesta quarta. De acordo com o comunicado da Federação Portuguesa de Futebol, o jogador é assintomático, se sente bem, e já está em isolamento. Na noite de segunda, porém, ele postou uma foto em que todo o elenco estava reunido para o jantar.

Corrida pela vacina

Johnson & Johnson suspende os testes da fase três da vacina contra Covid-19VÍDEO www.foconapolitica.com.br

Johnson & Johnson suspende os testes da fase três da vacina contra Covid-19

Após a suspensão dos testes da vacina da Johnson contra a Covid-19 devido a uma ‘doença inexplicada’ em um dos voluntários, a Anvisa informou, em nota, que o “evento adverso” foi no exterior. No Brasil, 12 voluntários, todos no Rio de Janeiro, já receberam a dose única da vacina ou um placebo. O grupo Johnson & Johnson revisará, de forma cuidadosa, todas as informações médicas da pesquisa antes de decidir se o estudo deve ser reiniciado. O fármaco é um dos quatro que receberam autorização para testes de fase 3 (a última) no Brasil.

  • VÍDEO: o que se sabe sobre a reação que parou teste da vacina da Johnson
  • Webstories: conheça as candidatas que estão sendo testadas no Brasil

Chefe de facção

André do Rap — Foto: Arte/TV GloboAndré do Rap — Foto: Arte/TV Globo

A pedido da Polícia Federal, a Interpol incluiu o nome de André do Rap na lista internacional de procurados. O traficante desapareceu depois de ter sido solto no sábado (10) com autorização do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal. Segundo blog do Valdo Cruz, nesta quarta-feira (14), o plenário da Corte deve rever, pelo menos em parte, a decisão que determinou a soltura com base na legislação que torna ilegal prisão preventiva que não for confirmada a cada 90 dias. Na lista dos criminosos mais procurados pela polícia de São Paulo, André Oliveira Macedo, de 43 anos, é considerado um dos chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção que atua dentro e fora dos presídios brasileiros.

  • Marco Aurélio usou mesmo critério para soltar outros 79 presos

Eleições no Rio

Tribunal Superior Eleitoral suspende decisão que tornava Marcelo Crivella inelegívelVÍDEO www.foconapolitica.com.br

Tribunal Superior Eleitoral suspende decisão que tornava Marcelo Crivella inelegível

O ministro Mauro Campbell, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu uma decisão liminar provisória que suspendeu a inelegibilidade do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos). Candidato à reeleição em 2020, Crivella foi tornado inelegível por seis anos por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), no fim de setembro. A defesa do prefeito recorreu ao TSE.

O TRE-RJ entendeu que houve abuso de poder político quando, em um evento da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), o filho do prefeito, Marcelo Hodge Crivella, foi apresentado como pré-candidato a deputado. Em nota, Crivella diz que “fez-se justiça” e negou ter cometido irregularidade.

Economia 📈

FMI reduz previsão de queda do PIB, em 2020VÍDEO www.foconapolitica.com.br

FMI reduz previsão de queda do PIB, em 2020

5,8% é a estimativa de tombo do PIB brasileiro em 2020, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). Em junho, a previsão era de contração recorde de 9,1%, a maior em 120 anos. Ao mesmo tempo, foram revisadas para baixo as previsões de crescimento em 2021. O Brasil deve crescer 2,8% — em junho, o percentual era de 3,6%.

Luto na TV

Conchata Ferrell, em foto de setembro de 2007 — Foto: Frazer Harrison/Getty Images América do Norte/Getty Images via AFP/ArquivoConchata Ferrell, em foto de setembro de 2007 — Foto: Frazer Harrison/Getty Images América do Norte/Getty Images via AFP/Arquivo

atriz Conchata Ferrell, conhecida por sua atuação como a diarista Berta na série ‘Two and a half men’, morreu aos 77 anos na Califórnia, por complicações causadas por uma parada cardíaca. Indicada duas vezes como atriz coadjuvante ao Emmy por seu trabalho na série cômica, Conchata Ferrell foi homenageada pelo ator Charlie Sheen numa rede social: ‘Uma querida absoluta, uma profissional completa, uma amiga genuína’, escreveu.

Manifestação política

Carol Solberg é punida com advertência pelo STJD após manifestação políticaVÍDEO www.foconapolitica.com.br

Carol Solberg é punida com advertência pelo STJD após manifestação política

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou, nesta terça, a atleta Carol Solberg por ter gritado ‘Fora, Bolsonaro’ durante transmissão ao vivo, após conquistar a medalha de bronze na primeira etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Em sessão online, a atleta foi advertida, mas não terá que pagar multa nem será afastada das competições. Em vídeo, Carol disse não se arrepender, apesar da advertência.

A boa do dia 🌊

Luedji Luna — Foto: DivulgaçãoLuedji Luna — Foto: Divulgação

♪ Luedji Luna não só dança, mas também canta a melodia das marés na faixa que intitula o novo álbum, Bom mesmo é estar debaixo d’água, programado para chegar ao mercado fonográfico nesta quarta (14). Em parceria com escritoras e poetas negras, a artista mergulha em suas referências, construindo um disco fluido, cuja narrativa dá autonomia aos sentimentos e desejos da mulher preta numa sociedade ainda racista e machista. De poemas da escritora mineira Conceição Evaristo a participações que ligam o álbum ao Quênia, veja mais detalhes na coluna de Mauro Ferreira.

O Assunto

 
INSCREVA-SE NO SITE www.abracambrasil.org.br

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E mais…

ESTA EDIÇÃO COMPLETA COM Vídeos, Fotos e Links…

Clicar abaixo:

www.foconapolitica.com.br