Presidente da Câmara Municipal de Parauapebas (PA) visita a ABRACAM

Presidente da Câmara Municipal de Parauapebas (PA) visita a ABRACAM

O presidente da ABRACAM Rogério Rodrigues da Silva, recebeu ontem (31) na sede da ABRACAM – Associação Brasileira de Câmaras Municipais em Brasília, o Sr. Luiz Alberto Moreira Castilho, presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, no estado do Pará, onde foram tratados diversos assuntos da pauta municipalista.

O presidente Rogério Rodrigues, fez uma apresentação dos trabalhos executados pela ABRACAM e as ações que a entidade representativa das Câmaras Municipais vem fazendo para dar nacionalmente o respaldo na defesa da autonomia do Legislativo Municipal.

A ABRACAM foi fundada em 1999 e há vários anos vem fazendo inúmeras ações que buscam dar capacidade e qualificação aos vereadores e vereadoras, para que possam exercer suas funções da melhor maneira possível, dando à prática parlamentar municipal, o exercício pleno do Estado Democrático de Direito.

Luiz Castilho é vereador de primeiro mandato e pelas qualidades de bom articulador, já conseguiu se eleger presidente da casa legislativa parauapebense.

O município de Parauapebas, localizado no sudeste paraense, no norte brasileiro, é conhecido por estar assentado na maior província mineral do planeta, a Serra dos Carajás. Em 2014, o produto interno bruto per capita do município foi de 59 018,97 reais, um dos maiores do Pará. Em 2015, o produto interno bruto chegou a 11,2 bilhões de reais, ficando apenas atrás do PIB da capital. Quatro anos antes o PIB chegou a ser o maior de todo o estado do Pará.

Com a descoberta de uma das maiores reservas minerais do mundo na Serra dos Carajás nos anos 1960 e o direito concedido à empresa Vale S.A. (antigamente Companhia Vale do Rio Doce) de explorar minério de ferro, ouro e manganês no local, esta empresa construiu uma rodovia asfaltada entre a cidade de Marabá e as instalações da empresa com cerca de 200 km.

A Vale (até 2007 Companhia Vale do Rio Doce - CVRD) é uma mineradora multinacional brasileira e uma das maiores operadoras de logística do país. É uma das maiores empresas de mineração do mundo e também a maior produtora de minério de ferro, de pelotas e de níquel. A empresa também produz manganês, ferrovia, cobre, bauxita, potássio, caulim, alumina e alumínio. No setor de energia elétrica, a empresa participa em consórcios e atualmente opera nove usinas hidrelétricas, no Brasil, no Canadá e na Indonésia.

Parauapebas tem também como característica, a grande miscigenação, com forte presença de maranhenses, mineiros e goianos.

Em virtude dos últimos acontecimentos e as tragédias de Mariana (MG) e agora Brumadinho (MG), onde o País inteiro acompanha as equipes de resgates em Minas Gerais, o presidente Luiz Castilho pediu apoio técnico da ABRACAM, para realização de uma reunião que pretende fazer sobre as barragens da Vale na região. Desejam contratar técnico especialistas e independentes para fazer um estudo sobre as condições das barragens do município. O presidente da ABRACAM, Rogério Rodrigues se colocou à disposição, no que for necessário.

Sugeriu ainda, nessa esteira de ações entre a ABRACAM e a Câmara Municipal de Parauapebas, que fosse realizado um seminário regional de vereadoras e vereadores em parceria com a ABRACAM objetivando a qualificação dos Agentes políticos e também trazer inovações e modelo de excelência de gestão paras as Câmaras Municipais. Os dois gestores, ficaram de detalhar os procedimentos e execuções.

Curriculum

Luiz Alberto Moreira Castilho (Luiz Castilho) é natural de Juiz de Fora-MG.

Desde cedo, Luiz Castilho demonstrou uma aguçada inteligência, senso de observação e capacidade inata de liderança. Proativo, ele tornou-se o braço direito do pai no trabalho e mais tarde no gerenciamento e na administração dos negócios da família. Atuou também de forma expressiva como líder de projetos sociais nas comunidades mais carentes. O gene político, herdado do pai, já se manifestava em suas ações.

Sua trajetória em Parauapebas foi de muito trabalho e conquistas. Fez leais amigos, exerceu várias atividades profissionais, dentre elas a de funcionário público e gerente de grandes empresas.

Estudioso, talvez por intuição, Luiz resolveu ampliar seus conhecimentos sobre as ciências políticas e escolheu o curso de Gestão Pública, concluído, com louvor, no ano de 2004.

Motivado pelos amigos que reconheceram nele as qualidades necessárias a um bom legislador e motivado pela oportunidade de contribuir para o bem-estar social e para o engrandecimento desta cidade, filiou-se ao Pros, candidatou-se a vereador no pleito de 2016 e foi eleito com 1.640 votos, classificado em 8° lugar dentre os quase 300 candidatos.

Este é Luiz Castilho, cidadão e legislador parauapebense, por escolha e merecimento. Seu passado o legitimou pela confiança nele depositada nas urnas, para contribuir no presente, objetivando um futuro melhor para o povo de Parauapebas.