13 de outubro, terça-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

 

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, diretamente de Brasília


JORNALISMO
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia

A Johnson & Johnson’s suspendeu temporariamente seus testes com a vacina contra a Covid-19, por causa de uma doença em um dos 60 mil participantes. No Brasil, mais de 150 mil morreram com coronavírus e mais 5 milhões foram contaminados. A polícia procura o traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap, mas ele pode ter deixado o país. Seu nome deverá estar entre os procurados pela Interpol. O decano do STF Celso de Mello se aposenta. A seleção brasileira enfrenta o Peru. E vem aí um clima mais ameno, porém, mais chuvoso.

INSCREVA-SE
www.abracambrasil.org.br

Testes com vacina pausados

Johnson & Johnson anuncia a suspensão dos testes da vacina contra a Covid
Johnson & Johnson anuncia a suspensão dos testes da vacina contra a Covid 
Saiba mais... www.foconapolitica.com.br
O estudo com a vacina contra Covid-19 desenvolvida pela norte-americana Johnson & Johnson’s foi pausado devido a uma doença inexplicada em um dos 60 mil participantes. Em comunicado oficial, a companhia informa que “eventos adversos são uma parte esperada de qualquer estudo clínico” e que a doença do paciente está sendo “analisada e avaliada”. No Brasil, testes foram anunciados para 7 mil voluntários.
  • Estudo confirma 1º caso de reinfecção por Covid nos EUA

Pandemia no Brasil

O país chegou a 150.711 mortes e 5.102.696 casos confirmados de Covid-19, aponta balanço do consórcio de veículos de imprensa. A média móvel de novos óbitos nos últimos 7 dias foi de 562, a média mais baixa registrada desde o dia 9 de maio.

  • OMS: estabilidade no Brasil é positiva, mas números ainda são altos

O Assunto

Medidas anti-Covid frearam mortes por gripe. Máscaras, distanciamento social, higiene das mãos… As principais medidas de prevenção ao novo coronavírus se mostraram eficazes contra a disseminação de outros vírus que provocam doenças respiratórias. Debatem o tema com Renata Lo Prete Marcelo Gomes, coordenador do Infogripe, da FioCruz, e Marilda Siqueira, chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz.

Saiba mais... www.foconapolitica.com.br

André do RAP em fuga

André do Rap — Foto: Arte / TV Globo
André do Rap — Foto: Arte / TV Globo

A polícia procura o traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap, que está foragido. Ele foi libertado por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello. Luiz Fux suspendeu a decisão e mandou prendê-lo outra vez. Porém, o homem considerado um dos chefes do PCC, facção que atua dentro e fora dos presídios, desapareceu. Por considerar que o traficante fugiu do Brasil, a Polícia Federal (PF) pediu a inclusão dele na lista de procurados da Interpol.

  • Entenda por que o chefe de facção foi solto e as divergências no ST

E não foi a primeira vez que Marco Aurélio mandou soltar presos com base no trecho do pacote anticrime que trata de prisões preventivas, que beneficiou, por exemplo, André do Rap. Ele concedeu neste ano pelo menos 79 pedidos de soltura. O levantamento exclusivo feito pelo G1 leva em conta apenas decisões publicadas pelo STF, o que exclui processos em segredo de Justiça.

Prisão em segunda instância

Deputados anunciaram que vão entregar ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), um novo requerimento para retomar a comissão que discute a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. O tema consta em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estava sendo analisada por uma comissão especial. Os trabalhos foram suspensos em razão da pandemia da Covid-19 e, por isso, o debate está paralisado desde março. A discussão voltou à tona diante da soltura de André do Rap.

Mas e o pacote anticrime?

Moro comenta soltura de traficante André do Rap
O ex-ministro da Justiça Sergio Moro defendeu, em entrevista à GloboNews, que seja revisto o trecho do pacote anticrime que levou à soltura do traficante. Veja no vídeo abaixo

“Este é o momento de discutir a revisão dessa parte da lei, ou pelo Congresso, ou pelos tribunais. Daqui a pouco pode ter assassino sendo solto com base no mesmo dispositivo”, alertou.

Saiba mais... www.foconapolitica.com.br

Celso de Mello se aposenta

Celso de Mello selo — Foto: Arte G1
Celso de Mello selo — Foto: Arte G1

O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), se aposenta nesta terça-feira. Na semana passada, ele foi homenageado no plenário da Corte.

Eliminatórias

A seleção brasileira enfrenta o Peru, a partir das 21 horas, em Lima, em jogo das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. O técnico Tite vai esconder a escalação até pouco antes do jogo começar. Demais jogos:

  • 17 horas: Bolívia x Argentina
  • 18 horas: Equador x Uruguai
  • 19 horas: Venezuela x Paraguai
  • 21h30: Chile x Colômbia

Mais futebol

Campeonato Brasileiro

  • 18 horas: Flamengo Goiás

Curtas e rápidas:

  • Auxílio emergencial: Caixa libera saques e transferências para mais 4 milhões
  • Blog da Sandra Cohen: Pressa e cautela para confirmar juíza conservadora na Suprema Corte

Previsão do tempo

Semana começa com temperatura mais fresca e também mais chuvosa em parte do país. Veja previsão no vídeo abaixo:

Confira os destaques da previsão do tempo
Saiba mais... www.foconapolitica.com.br
  • Mudança climática é principal responsável pela duplicação das catástrofes, diz ONU
  • Onda de calor faz o brasileiro relaxar no uso da máscara
  • Longa estiagem causa seca em nascentes no interior de São Paulo

    Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

    E mais...

    ESTA EDIÇÃO COMPLETA COM Vídeos, Fotos e Links...

    Clicar abaixo:

    www.foconapolitica.com.br