Terça-feira, 6 de outubro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília


Conselho Nacional de Educação (CNE) aprova ensino remoto até dezembro de 2021 e fusão de anos letivos. Com sabatina marcada para o dia 21 de outubro, Kassio Nunes Marques se reúne com senadores em busca de apoio para o STF. Homem, negro, casado, de 46 anos e com ensino médio completo: conheça o perfil médio dos candidatos nas eleições municipais. Luto na música: o lendário guitarrista Eddie Van Halenmorre aos 65 anos.


ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!

www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília

www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo

www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
www.abracambrasil.org.br

Desafios na Educação

Araraquara recebe inscrições para educação infantil  — Foto: A Cidade ON/Araraquara
Araraquara recebe inscrições para educação infantil — Foto: A Cidade ON/Araraquara

Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, por unanimidade, a validade do ensino remoto até dezembro de 2021 devido à suspensão das aulas presenciais pela pandemia. As diretrizes valem para todas as redes do país, desde a educação básica até o ensino superior, sejam elas públicas, privadas ou comunitárias.

O texto aprovado também torna possível que estados e municípios optem pela fusão dos anos letivos de 2020 e 2021 na educação básica e um ano letivo ‘suplementar’ para estudantes do 3º ano do ensino médio. A decisão ainda deverá ser homologada pelo Ministério da Educação (MEC).

  • São Paulo pretende unificar anos letivos de 2020 e 2021 na rede estadual
  • Em Pernambuco, Justiça suspende volta às aulas nas escolas estaduais

Especialistas analisam os desafios da volta às aulas na pandemia9 vídeos

Mais de 147,5 mil mortos

coronavirus – webstories — Foto: giphy – Matthew Butler

Segundo o consórcio de veículos de imprensa, o Brasil registrou mais 798 mortes pela Covid-19 — o total chega a 147.571 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel nos últimos 7 dias foi de 652. É a segunda semana com essa média abaixo da casa dos 700. Cinco estados apresentam alta de mortes: Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e Ceará. Já são quase 5 milhões de casos confirmados da doença no país.

Sabatina marcada

O desembargador federal Kassio Nunes Marques — Foto: Divulgação/Ascom/TRF-1
O desembargador federal Kassio Nunes Marques — Foto: Divulgação/Ascom/TRF-1

Indicado ao Supremo Tribunal Federal pelo presidente Jair Bolsonaro, o desembargador Kassio Nunes Marques se reuniu com senadores em busca de apoio. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado marcou para o dia 21 de outubro a sabatina do possível substituto do ministro Celso de Mello. Para assumir a vaga, Marques terá de ser aprovado primeiro na sabatina. Depois, seu nome será submetido à votação no plenário, onde precisará de apoio da maioria absoluta dos senadores.

  • Camarotti: advogado Wassef aproximou desembargador da família Bolsonaro
  • Andreia Sadi: Kassio procura senadores e se prepara para sabatina

Economia

IGP-M de setembro foi de 4,34%, a maior alta mensal em 17 anos
IGP-M de setembro foi de 4,34%, a maior alta mensal em 17 anos
 undefined

17,94% é a taxa do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), a maior na variação em 12 meses dos últimos 17 anos. Na comparação mensal, o indicador teve alta de 4,34% em setembro, contra um avanço de 2,74% em agosto. Os dados são da Fundação Getulio Vargas (FGV). Veja 7 dicas para negociar o seu aluguel.

  • Preços dos imóveis têm maior alta mensal desde 2014, diz Fipezap
  • Inflação para famílias de baixa renda acelera a 0,89% em setembro

Eleições 2020

  • Perfil médio do candidato em 2020 é homem, negro, casado e com 46 anos
  • Número de candidatos da área da saúde cresce 15% em meio à pandemia
  • Dona de casa e comerciante são ocupações que mais encolheram
  • Ibope em Curitiba: Greca, 47%; Francischini, 6%; Goura, 5%
  • Ibope em Natal: Álvaro Dias, 33%; Kelps, 12%

Alerta: ondas de calor 🔥

Calor e umidade baixa em Cuiabá — Foto: Fablício Rodrigues
Calor e umidade baixa em Cuiabá — Foto: Fablício Rodrigues

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para o perigo de morte por hipertermia em partes do Centro-Oeste e do Sudeste, além de áreas do Tocantins. A hipertermia é a condição caracterizada pela elevação da temperatura corporal quando o organismo produz (febre) ou absorve mais calor do que consegue dissipar. O aviso é emitido quando as temperaturas registradas superam em cinco graus a temperatura média em determinada região, explicou o meteorologista Olivio Bahia.

Trump com Covid

Com Covid, Trump tira a máscara ao chegar à Casa Branca — Foto: Reuters/Erin ScottCom Covid, Trump tira a máscara ao chegar à Casa Branca — Foto: Reuters/Erin Scott

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está “extremamente bem” e não apresenta nenhum sintoma da Covid-19, disse o médico da Casa Branca nesta terça (6). Segundo relatório, Trump descansou bem em sua primeira noite em casa. ‘Sinais vitais e exames físicos se mostraram estáveis e seu nível de oxigenação está com a saturação entre 95% e 97%’, relatou Sean Conley, comandante da Marinha e médico do presidente.

Numa rede social, Trump voltou a afirmar que planeja participar do segundo debate de candidatos à presidência, contra Joe Biden, marcado para o dia 15 de outubro.

  • Sandra Cohen: Trump, o superespalhador de coronavírus
  • Diagnóstico aumenta interesse no debate entre candidatos a vice

Luto no rock

Eddie Van Halen toca o acorde final de 'Jump' durante show do Van Halen no Continental Airlines Arena, em East Rutherford, em junho de 2004 — Foto: John Munson/NJ Advance Media via AP/APEddie Van Halen toca o acorde final de ‘Jump’ durante show do Van Halen no Continental Airlines Arena, em East Rutherford, em junho de 2004 — Foto: John Munson/NJ Advance Media via AP/AP

Eddie Van Halen, o lendário guitarrista e fundador da banda Van Halen, morreu aos 65 anos nesta terça-feira (6), após uma longa luta contra um câncer na garganta. Dono de riffs e solos virtuosos, o músico estava internado no hospital St. John na cidade de Santa Monica, nos Estados Unidos. Segundo o site TMZ, a situação de Eddie piorou nas últimas 72 horas, quando os médicos descobriram que seu câncer tinha se espalhado para o cérebro e outros órgãos.

  • ‘Eddie não era apenas um superguitarrista, mas uma alma genuinamente bonita’: veja repercussão
  • Veja fotos da carreira
  • Vídeos: relembre cinco solos marcantes do artista

Desvendando o universo 🌠

Nobel de Física vai para trio de cientistas por descobertas sobre buracos negros
Nobel de Física vai para trio de cientistas por descobertas sobre buracos negros  undefined

Os ganhadores do Prêmio Nobel 2020 de Física são os cientistas Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez por descobertas sobre buracos negros, um lugar no espaço onde a gravidade é tão forte que nem a luz consegue escapar dela. Os vencedores dividirão o valor de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).

  • O que a ciência já sabe sobre buracos negros?
  • Webstories: história e curiosidades sobre a premiação
Ilustração mostra os vencedores do Nobel de Física 2020: Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez — Foto: Reprodução/Twitter/NobelIlustração mostra os vencedores do Nobel de Física 2020: Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez — Foto: Reprodução/Twitter/Nobel

Andrea Ghez é a primeira mulher premiada neste ano e a quarta a ganhar um Nobel na categoria: ‘Espero poder inspirar outras jovens mulheres para uma área que tem tantos prazeres, se você tem paixão pela ciência. Há muito para ser feito’, declarou a cientista.

A Boa do Dia 📺

'Sob Pressão: Plantão Covid' homenageia profissionais de saúde durante a pandemia
‘Sob Pressão: Plantão Covid’ homenageia profissionais de saúde durante a pandemia
undefined

Como a pandemia afetou as emoções e a vida prática dos profissionais de saúde? Com estreia nesta terça-feira (6) na Globo, a edição especial da série‘Sob Pressão – Plantão Covid’abordará em dois episódios a história de pacientes infectados com o coronavírus e os dramas de um hospital de campanha no Rio de Janeiro. A equipe foi uma das primeiras a filmar fora do confinamento; veja os bastidores da gravação.