Segunda-feira, 5 de outubro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, selecionados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


Mesmo sem estar 100% recuperado da Covid-19, Trump deixa hospital e segue para Casa Branca. PIX já tem mais de 3,5 milhões de cadastros. Relator diz queRenda Cidadã ainda não tem verba, mas respeitará teto de gastos. Nobel de Medicina vai para trio que descobriu vírus da hepatite C. E o calorão? Com altas temperaturas, animais se refrescam com picolés de frutas em zoológico.

13ºCongresso_ABRACAM_Dezembro_2020.JPG

INSCREVA-SE JÁ   www.abracambrasil.org.br

Trump deixa hospital

Donald Trump, presidente dos EUA, usa máscara ao deixar Centro Médico Militar Walter Reed em Bethesda, Maryland, nesta segunda (5) — Foto: Jonathan Ernst/Reuters
Donald Trump, presidente dos EUA, usa máscara ao deixar Centro Médico Militar Walter Reed em Bethesda, Maryland, nesta segunda (5) — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

Internado desde sexta-feira (2) após ser diagnosticado com Covid, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou o Centro Médico Militar Walter Reed e retornou à Casa Branca, onde continuará o tratamento contra a doença. O chefe da equipe médica, Sean Conley, disse que o presidente norte-americano não teve febre nas últimas 72 horas e apresenta oxigenação normal e estável. Segundo Conley, Trump terá uma equipe médica disponível 24 horas por dia na Casa Branca.

  • Como Trump foi infectado? Quais sintomas teve? Veja o que se sabe e o que falta saber
  • Evento com aglomeração na Casa Branca pode explicar contágios
Médicos falam do estado de saúde de Donald Trump: 'Já pode ter alta'
Médicos falam do estado de saúde de Donald Trump: ‘Já pode ter alta’

O médico também afirmou que o presidente não pressionou para ter alta e apresentava condições de saúde que permitiram sua liberação, embora o quadro ainda inspire cuidados.

  • Porta-voz da Casa Branca e mais 10 estão com Covid
  • Sandra Cohen: Passeio inconsequente mostra que Trump não aprendeu nada

Mais de 146 mil mortos

Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, o Brasil registrou mais 398 mortes pela Covid-19 — o total chega a 146.773 óbitos desde o começo da pandemia. Nas últimas 24 horas, 25.593 casos foram diagnosticados, totalizando 4.940.499 infectados pela nova doença. No total, 4 estados apresentam alta no número de mortes: Amazonas, Roraima, Ceará e Sergipe.

  • Coronavírus pode ser transmitido pelo ar, diz órgão de saúde dos EUA

Educação na pandemia

Mesmo com a volta às aulas programada em oito estados, os desafios da retomada após o ‘apagão na educação’ vão se estender para os futuros prefeitos eleitos em 2020. De acordo com o relatório ‘Educação Já – Municípios’, feito pela organização Todos pela Educação, quase 1 mil municípios do país pioraram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), obtendo uma nota menor nos últimos dois anos. O documento também propõe orientações para as próximas gestões, como ações integradas entre todos os Poderes.

  • Aprovação automática ou reprovar todos? Veja 5 alternativas das escolas
  • Mães demitidas: ‘Tentei conciliar trabalho com meu bebê, mas perdi o emprego’

PIX: 1º dia de sucesso

O Banco Central informou, nesta segunda, que atingiu, às 18h30, 3,5 milhões de cadastros de “chaves” de identificação para uso do PIX, o novo sistema de pagamentos e transferências desenvolvido pela instituição. Clientes de alguns dos principais bancos privados no Brasil reclamaram de dificuldades para acessar os aplicativos de celular e demais canais digitais das instituições financeiras. Alguns usuários atribuíram a instabilidade nos sistemas dos bancos à demanda pelo cadastro de senha no PIX.

  • Veja perguntas e respostas sobre o novo sistema
PIX: bancos começam a cadastrar dados de clientes nesta segunda (5)
PIX: bancos começam a cadastrar dados de clientes nesta segunda (5)

 Depoimento de Bolsonaro

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, marcou para quinta-feira (8) o julgamento do recurso sobre o formato do depoimento do presidente Jair Bolsonaro no inquérito sobre suposta interferência política na Polícia Federal. A decisão foi tomada após um pedido do relator do caso, ministro Celso de Mello, que se aposenta na próxima terça-feira (13). Defensor do depoimento presencial, o decano quer participar do julgamento antes de deixar a Corte.

Renda Cidadã

'Será dentro do teto', diz Bittar sobre financiamento do Renda Cidadã
‘Será dentro do teto’, diz Bittar sobre financiamento do Renda Cidadã

Após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o senador Márcio Bittar(MDB-AC) disse que planeja apresentar, nesta quarta-feira (7), seu texto do programa Renda Cidadã. Relator da proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC emergencial, Bittar afirmou que o projeto ainda não tem verba, mas estará ‘dentro do teto’ de gastos públicos. Nas últimas semanas, a fonte de renda para o programa substituto do Bolsa Família rendeu debates entre o governo e seus aliados.

  • Camarotti: Maia defende teto de gastos após reunião com Bolsonaro
  • Valdo Cruz: Bolsonaro pede a ministros e aliados para diminuírem ‘diferenças’

Eleição 2020

Funciona Assim: eleição na pandemia
Funciona Assim: eleição na pandemia
  • Ibope em Salvador: Bruno Reis, 42%; Pastor Sargento Isidório, 10%; Major Denice , 6%; Olívia Santana, 6%
  • Ibope em Ribeirão Preto: Nogueira, 26%; Chiarelli, 17%; Coronel Usai, 6%; Suely Vilela, 6%
  • Ibope em Porto Alegre: Manuela, 24%; Fortunati, 14%; Melo, 11%; Marchezan, 9%
  • Ibope em Florianópolis: Gean Loureiro, 44%; Angela Amin, 15%; Pedrão, 9%; Professor Elson, 7%
  • Ibope em João Pessoa: Cícero, 18%; Nilvan, 15%; Ricardo, 12%; Wallber, 10%
  • Menos de 1% dos municípios tem só mulheres na disputa pela prefeitura
  • Erro de preenchimento faz candidatos virarem ‘bilionários’; apenas um tem mais de R$ 1 bilhão

Calorão 🥵

Frutas ou sucos congelados complementam a alimentação dos animais durante o calor, em Cascavel — Foto: Zoológico de Cascavel/Divulgação
Frutas ou sucos congelados complementam a alimentação dos animais durante o calor, em Cascavel — Foto: Zoológico de Cascavel/Divulgação

A semana será quente em grande parte do Brasil: a temperatura deve ficar entre 37°C e 43ºC, com chance de novos recordes. A frente fria do final de semana não teve força para avançar sobre a massa de ar seco no interior do país. Com o calor, beba bastante água e evite atividades físicas ao ar livre nos horários de pico do sol. No Zoológico de Cascavel, no Paraná, os animais (foto) se refrescaram com picolé de frutas.

  • WEBSTORIES: entenda por que está tão quente

Nobel de Medicina

Imagem projetada dos três vencedores do Nobel de Medicina: Harvey J. Alter, Michael Houghton e  Charles M. Rice — Foto: Claudio Bresciani/AP

Imagem projetada dos três vencedores do Nobel de Medicina: Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice — Foto: Claudio Bresciani/AP

Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice são os ganhadores do Prêmio Nobel 2020 em Medicina, anunciou a Academia Sueca nesta segunda-feira (5). Em 1989, o trio descobriu o vírus da hepatite C, que causa uma inflamação do fígado que pode se tornar crônica e causar câncer, levando à morte. A doença, que é transmitida pelo sangue ou outros fluidos corporais, é considerada um problema mundial de saúde. Os cientistas só foram reconhecidos agora, mais de 30 anos após a descoberta.

A Boa do Dia

Com visual retrô, Ana Maria Braga celebra volta do 'Mais Você' direto de SP após 12 anos no Rio  — Foto: Reprodução/Instagram
Com visual retrô, Ana Maria Braga celebra volta do ‘Mais Você’ direto de SP após 12 anos no Rio — Foto: Reprodução/Instagram

🎵 ‘Enche a casa de flor que eu tô voltando’, foi ao som de ‘Tô Voltando’, da cantora Simone, que Ana Maria Braga celebroua volta do ‘Mais Você. De franjinha e luvas, a apresentadora usou o mesmo visual de quando estreou o programa, há 20 anos. Direto de São Paulo, ela anunciou o retorno após seis meses de participação especial no ‘Encontro’. ‘Tem uma hora que o lar chama a gente de volta’, disse ao lado de Louro José.