Quinta-feira, 1º de outubro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacado pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


Bolsonaro escolhe o desembargador Kassio Nunes Marques para a vaga no STF. O Pantanal bate recorde de focos de incêndio. A Anvisa começa a análise do 1º pedido de registro de vacina contra a Covid. E as pistas sobre o mistério das sementes.

O escolhido

O desembargador federal Kassio Nunes Marques — Foto: Divulgação/Ascom/TRF-1
O desembargador federal Kassio Nunes Marques — Foto: Divulgação/Ascom/TRF-1

O presidente Jair Bolsonaro anunciou durante uma live agora à noite que vai indicar o desembargador Kassio Nunes Marques para a vaga do ministro Celso de Mello no STF, que se aposenta no dia 13. Segundo Bolsonaro, a indicação será publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (2). Após a nomeação, Kassio Nunes ainda terá de passar por sabatina no Senado e ter o nome aprovado em plenário. Ele tem 48 anos, nasceu em Teresina e atuou como advogado por 15 anos. Leia o perfil.

Fogo sem controle

Entenda como as queimadas no Pantanal afetam a vida dos animais da região

Entenda como as queimadas no Pantanal afetam a vida dos animais da região

A três meses do final de 2020, o Pantanal já bateu o recorde anual de queimadas. Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que de 1º de janeiro até 30 de setembro, foram 18.259 focos de incêndio. Antes disso, o maior número havia sido registrado ao longo de todo o ano de 2005: 12.536. A alta é de cerca de 46%.

  • ANDRÉ TRIGUEIRO: ‘É um desastre e 2021 pode ser pior’

Só no mês passado, foram 8.106 pontos de incêndio. Foi o pior setembro desde 1998, quando começou o monitoramento. A Amazônia também teve alta no número de focos de incêndio, que subiram 61% em comparação a setembro de 2019.

  • Governo diz à Justiça que alta no desmatamento não tem relação com Salles
  • Ministro terá que explicar ao STF decisão que tirou proteção de manguezais

Vacina: 1º passo para o registro

A Anvisa informou hoje que começou a análise do 1º pedido de registro de uma vacina contra a Covid-19 no Brasil. Esse é o passo inicial para a autorização. A solicitação foi feita pela farmacêutica AstraZeneca, parceira da Universidade de Oxford na produção de uma dessas vacinas. Na terça, a agência de vigilância reduziu a exigência da documentação inicial e simplificou o processo. É bom lembrar que a aprovação da vacina ainda depende da conclusão dos testes, que estão em andamento. Mas os técnicos da Anvisa já podem avaliar os primeiros resultados.

Panorama da pandemia

O Brasil registrou mais 881 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e chegou a 144.767. Os dados do consórcio de veículos de imprensa apontam ainda que há mais de 4,8 milhões de casos no país. No total, 4 estados apresentam alta de mortes: Espírito Santo, Amazonas, Roraima e Ceará.

Que calor é esse? 🥵

Dia de muito calor em São Paulo nesta quinta-feira (01). Termômetro de rua marca 41ºC na Av. Luiz Dumont Villares, na Zona Norte da capital paulista. — Foto: Roberto Casimiro/FotoArena/Estadão Conteúdo
Dia de muito calor em São Paulo nesta quinta-feira (01). Termômetro de rua marca 41ºC na Av. Luiz Dumont Villares, na Zona Norte da capital paulista. — Foto: Roberto Casimiro/FotoArena/Estadão Conteúdo

O calorão chegou com tudo nesta semana em boa parte do país. A capital paulista registrou a maior temperatura do ano e teve ontem a segunda tarde mais quente da história. Em Cuiabá, os termômetros atingiram os 44º C, e a previsão é de mais calor até domingo. Mas por que o Brasil está fervendo? Um bloqueio atmosférico e um jato polar explicam essa elevação nas temperaturas. Entenda aqui.

A novela Renda Cidadã

O governo ainda não definiu de onde vai sair o dinheiro para bancar o novo programa social, o Renda Cidadã. A falta de consenso ganhou um novo capítulo hoje, com o vice-presidente Hamilton Mourão reconhecendo que o governo não tem de onde tirar os recursos para o substituto do Bolsa Família. Ontem, o ministro Paulo Guedes descartou o uso da verba dos precatórios, o que irritou os líderes no Congresso. Agora, a ala política já fala em adiar o debate pra depois da eleição.

Mistério das sementes

A China voltou a negar hoje o envio de sementes misteriosas que chegaram por correio a brasileiros de 8 estados. O mistério também foi registrado em outros países, como EUA, Canadá e Reino Unido. Nenhum deles chegou a uma explicação definitiva sobre os grãos, mas a principal suspeita é de que as sementes estejam relacionadas a uma fraude conhecida como “brushing”. Leia a explicação no blog do Altieres Rohr.

‘Prometo que…’

Os candidatos a prefeitos divulgaram seus planos de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de 2020. Com os dados públicos, o G1 reuniu os principais pontos dessas promessas para as capitais brasileiras. Veja os planos de governo aqui.

  • Listas de candidatos: saiba quem está na disputa

Eleição em números

8.704 candidatos adotaram títulos religiosos no nome de urna na eleição deste ano. O mais comum é “pastor” ou “pastora”, mas também tem muito “irmão” e “bispo”. Esta eleição também está mais fardada. O número de candidatos militares é o maior dos últimos 16 anos: são 6,7 mil, um aumento de 12,5% em comparação com 2016. Confira mais dados da eleição em números.

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E mais...

EDIÇÃO COMPLETA

Vídeos, Fotos e Links...

Clicar abaixo:

www.foconapolitica.com.br