Quarta-feira, 30 de setembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, selecionados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília

Guedes diz agora que o governo não vai usar o dinheiro do pagamento de dívidas para bancar o Renda Cidadã. Bolsonaro na ONU volta a acusar sem provas ONGs por crimes ambientais. O debate (ou bate-boca?) entre Trump e Biden nos EUA. E o adeus a Quino, o pai da Mafalda.

Guedes descarta usar precatórios para bancar o Renda Cidadã

Depois da repercussão desastrosa, o ministro Paulo Guedes disse hoje que o governo não vai usar o dinheiro dos precatórios para bancar o substituto do Bolsa Família, batizado de Renda Cidadã. O uso da verba que seria destinada para pagamento de dívidas provocou uma queda de braço entre as alas política e econômica desde que foi proposto há 2 dias. Especialistas consideram que a proposta cheira a calote.

“Não para financiar programas, que não é regular, não é uma fonte saudável, limpa, permanente, previsível [de recursos]. Mas é natural, se estamos querendo respeitar teto [de gastos], passar uma lupa em todos os gastos”, disse Guedes. O ministro afirmou que deu essas explicações para “baixar o barulho”.

Bolsonaro volta a atacar ONGs

Sem apresentar provas, o presidente Bolsonaro voltou a atacar ONGs por crimes ambientais e disse que há uma cobiça pela Amazônia. A fala foi durante seu discurso na cúpula da ONU sobre biodiversidade, que reuniu líderes de mais de 50 países. Como fez outras vezes, presidente não mostrou documentos nem citou nomes. Já sobrou até para os índios, governadores e o ator Leonardo Di Caprio; relembre aqui.

Sucessão no STF

Um novo nome entrou para a lista de cotados para substituir o ministro do STF Celso de Mello, que se aposenta no dia 13 de outubro. A sinalização de Bolsonaro de que pode indicar o desembargador federal Kassio Nunes Marques à vaga foi bem recebida por integrantes da Corte, segundo o colunista Gerson Camarotti. O presidente e Kassio Nunes se encontraram com Gilmar Mendes e Toffoli ontem à tarde.

O caos

Veja os destaques do primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden

O eleitor americano foi o grande perdedor do debate caótico e raivoso entre Trump e Biden na noite de ontem. Os dois candidatos ao comando dos EUA passaram os 90 minutos trocando acusações, se atropelando e se xingando. “Espetáculo deplorável é extensão de um país dividido”, escreveu a colunista Sandra Cohen.

Desemprego

O desemprego bateu recorde histórico no trimestre fechado em julho. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgados hoje, a taxa é de 13,8%. Mais de 13 milhões de pessoas são afetadas. Já o emprego com carteira assinada mostrou sinais de recuperação em agosto. Mais de 249 mil vagas formais foram criadas, segundo o Ministério da Economia. O resultado é o melhor para o mês em 10 anos. Mas, no acumulado do ano, as demissões ainda superam as contratações.

Covid-19 no Brasil

O Brasil chegou a 143.886 mortes por Covid. Foram 876 óbitos registrados nas últimas 24 horas, segundo o consórcio de veículos de imprensa. O país tem mais de 4,8 milhões de casos de coronavírus.

Enquanto os números avançam, o governador de SP, João Doria, afirmou que vacinará médicos contra o coronavírus já em dezembro. Um contrato com o laboratório chinês Sinovac foi assinado hoje para o recebimento de 46 milhões de doses.

‘Senhoras banqueiras’

Em meio à crise econômica causada pela Covid-19, comunidades formadas por minorias sociais nos EUA têm recorrido a um método alternativo de poupança para superar as dificuldades de acesso a crédito no país. São as “senhoras banqueiras”, que organizam socorro financeiro a latinos durante a pandemia. Conheça como funciona o sistema, que também oferece riscos.

Adeus ao pai da Mafalda

Nesta foto de arquivo de 15 de setembro de 2014, o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, também conhecido como Quino, posa ao lado de sua personagem Mafalda na exposição 'O Mundo Segundo Mafalda', em Buenos Aires, na Argentina — Foto: Natacha Pisarenko/AP/Arquivo

Nesta foto de arquivo de 15 de setembro de 2014, o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, também conhecido como Quino, posa ao lado de sua personagem Mafalda na exposição ‘O Mundo Segundo Mafalda’, em Buenos Aires, na Argentina — Foto: Natacha Pisarenko/AP/Arquivo

Quino, cartunista argentino que criou a personagem Mafalda, morreu hoje aos 88 anos em Mendoza. As histórias sobre a menina de 6 anos esperta e inconformada com as injustiças do mundo fazem metáforas sobre problemas políticos e sociais e marcaram gerações ao redor do mundo. Segundo a imprensa argentina, Joaquín Salvador Lavado sofreu um AVC. (Foto: Natacha Pisarenko/AP)

Réu na Lava Jato

Frederick Wassef, ex-advogado da família Bolsonaro, virou réu na Lava Jato. Ele é acusado de desvios de recursos no Sistema S e lavagem de dinheiro. Além dele, o ex-presidente da Fecomércio no Rio, Orlando Diniz, também virou réu. Segundo as investigações, Diniz contratou escritórios de advocacia para supostamente defender a Fecomércio. Mas, na prática, os advogados trabalhavam para mantê-lo no comando da instituição. Wassef nega os crimes, e Orlando Diniz disse que se manifestará nos autos.

Eleições em números

2 em cada 5 candidatos a prefeito, vice e vereador nas eleições deste ano declararam não ter nenhum bem. São mais de 212 mil postulantes com ‘patrimônio zero’. Outros 2% dos candidatos são milionários. Juntos, candidatos informaram ter R$ 1,3 bilhão em dinheiro vivo. Veja mais estatísticas das eleições em números.

6 medalhas

Medalhistas da Olimpíada Internacional de Matemática. Da esquerda para a direita, na primeira linha estão: Carlos Gustavo e Matheus Secco; na segunda linha, estão Guilherme Zeus, Gabriel Ribeiro Paiva, Pablo Andrade Carvalho Barros. Na terceira linha, estão Bernardo Peruzzo, Pedro Gomes Cabral, Francisco Moreira Machado. — Foto: Divulgação/Impa

Medalhistas da Olimpíada Internacional de Matemática. Da esquerda para a direita, na primeira linha estão: Carlos Gustavo e Matheus Secco; na segunda linha, estão Guilherme Zeus, Gabriel Ribeiro Paiva, Pablo Andrade Carvalho Barros. Na terceira linha, estão Bernardo Peruzzo, Pedro Gomes Cabral, Francisco Moreira Machado. — Foto: Divulgação/Impa

O Brasil conquistou o melhor resultado em 39 anos da Olimpíada Internacional de Matemática. O time brasileiro, formado por estudantes de 14 a 19 anos, ficou em 10º lugar na competição. Com o resultado, o país ficou à frente de Japão, França, Canadá e Alemanha. Em entrevista ao G1, o coordenador da equipe, Carlos Gustavo Moreira, contou um pouco da preparação e, ao se referir aos jovens talentos, lamentou a possível fuga desses “cérebros” para outros países.

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E mais...

EDIÇÃO COMPLETA

Vídeos, Fotos e Links...

Clicar abaixo:

www.foconapolitica.com.br