Terça-feira, 22 de setembro – RESUMO DO DIA

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, selecionados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

Bolsonaro discursa na ONU e diz que Brasil sofre ‘brutal campanha de desinformação’ sobre Amazônia e Pantanal, e entidades classificam discurso como ‘delirante’ e ‘negacionista’. Câmara dos Deputados aprova projeto que muda o Código de Trânsito com regras mais brandas. Acaba a greve dos Correios. E os cariocas enfrentam um dia caótico por causa do forte temporal na cidade.

Bolsonaro na ONU

Discurso de Bolsonaro é exibido em telão na Assembleia Geral da ONU, a primeira realizada virtualmente. — Foto: United Nations/Handout via REUTERS
Discurso de Bolsonaro é exibido em telão na Assembleia Geral da ONU, a primeira realizada virtualmente. — Foto: United Nations/Handout via REUTERS

Como manda a tradição, o Brasil abriu a Assembleia Geral das Nações Unidas. Em seu discurso, o presidente Bolsonaro defendeu a política do governo em relação à pandemia e ao meio ambiente. Em um discurso polêmico, ele disse que o Brasil é vítima de campanhas de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal.

Bolsonaro afirmou que a Floresta Amazônica não pega fogo no interior, só nas bordas, porque é úmida. E, segundo ele, quem coloca o fogo são o ‘índio’ e o ‘caboclo’. O discurso provocou a reação de entidades e de ambientalistas, que o classificaram como ‘delirante’, ‘negacionista’ e ‘infundado’.

A equipe do Fato ou Fake checou as principais declarações de Bolsonaro. Veja aqui.

Por causa da Covid-19, a reunião da ONU neste ano, baseada na sede da entidade em Nova York, foi virtual.

  • Natuza Nery: Discurso traz inverdades, mas é mais profissional que o de 2019
  • Valdo Cruz: Presidente perde oportunidade de defender produtos brasileiros

Trump x China

As tensões entre Estados Unidos e China ficaram ainda mais claras na Assembleia Geral da ONU. Em seu discurso, o presidente americano, Donald Trump, culpou o país asiático pela disseminação do novo coronavírus, e voltou a chamar o Sars-Cov-2 de ‘vírus chinês’.

Já Xi Jinping, líder da China, rejeitou qualquer tentativa de politizar o assunto, e declarou que seu país ‘não tem intenção de travar uma guerra fria ou quente com nenhum país’. Veja esses e outros discursos de chefes de Estado.

  • Sandra Cohen: o púlpito virtual da ONU como palanque eleitoral

Que chuva! 😰☔

A terça-feira foi caótica para muitos cariocas. Cenas de chuvas fortes na cidade se repetiram, como a de pessoas agarradas às grades do Jardim Botânico. O município do Rio está em estágio de atenção e, segundo o Centro de Operações da Prefeitura, já choveu mais nas últimas 24 horas do que o esperado para todo o mês de setembro. Sirenes de alerta de 17 comunidades foram acionadas e o teto de três unidades de saúde caíram com a intensidade do temporal. Veja vídeos da cobertura completa e a previsão para os próximos dias.

  • Primavera deve levar chuva ao Pantanal e para boa parte do país

Morte de traficante

O traficante Elias Maluco, condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes, foi encontrado morto na Penitenciária Federal de Catanduvas, na região oeste do Paraná, segundo informações do Departamento Penitenciário (Depen).

Ainda não se sabe a causa da morte e a Polícia Federal vai realizar perícia no presídio federal de segurança máxima. Preso em 2002, o criminoso era conhecido pelos métodos bárbaros com que matava pessoas.

Covid no Brasil

Foram registradas mais 809 vítimas da Covid-19 nas últimas 24 horas. Desde o começo da pandemia, o país tem 138.159 óbitos e 4.595.335 diagnósticos da doença. Sete estados apresentam alta de mortes: RJ, AM, AP, BA, MA, PE e RN. É o maior número desde 22 de agosto.

  • Curado de Covid 2 semanas antes, Flávio Bolsonaro quis faltar a acareação por motivo de saúde
  • Governo aprova estudo da CBF para volta das torcidas ao futebol
  • Corrida de São Silvestre é adiada pela 1ª vez e fica para julho de 2021

Covid no Mundo

  • EUA atingem marca inédita de 200 mil mortos pela Covid
  • Novo lockdown atinge mais de 13 milhões de britânicos
  • Rússia registrará 2ª vacina até 15 de outubro, diz agência
  • No Peru, pandemia levou cerca de 300 mil alunos a desistirem da escola

Perícias no INSS

Nesta terça, 202 peritos médicos compareceram aos seus postos de trabalho em 86 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sendo realizados 1.071 exames durante a manhã. Enquanto o processo retorna em passos lentos ao normal, uma portaria autoriza a remarcação de perícia agendada e não realizada através do telefone 135.

Há uma semana, uma queda de braço entre governo e os funcionários paralisou o atendimento que deveria ser retomado no dia 14. Na noite de segunda, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) divulgou uma lista de agências ‘aptas’ e ‘aptas com restrições’ para as atividades com segurança; veja lista.

  • INSS prorroga suspensão da prova de vida por mais um mês

Código de Trânsito

O projeto que aumenta o limite de pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi para sanção do presidente Jair Bolsonaro. A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça, parte das modificações feitas pelo Senado no texto que altera trechos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Se as novas regras virarem lei, o motorista poderá somar até 40 pontos em infrações e a habilitação valerá por 10 anos; saiba as mudanças.

35 dias de paralisação

A greve dos Correios terminou na maioria dos estados. Segundo a estatal, 92,7% dos trabalhadores já voltaram aos postos. Na segunda, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou o fim da greve e aprovou um reajuste de 2,6% para os trabalhadores. O término da paralisação foi decidida pela maioria das associações em assembleias iniciadas na noite desta terça.

Vida imita a arte

A obra 'O Filho do Homem' — Foto: Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva/Divulgação
A obra ‘O Filho do Homem’ — Foto: Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva/Divulgação

Alunos de uma escola pública em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, colocaram em prática a frase ‘a vida imita a arte’ e recriaram quadros famosos de grandes artistas. A ideia do projeto ‘Qual fotografia você seria?’ era aproximar os estudantes em tempos de pandemia. Sob orientação de duas professoras de história, a atividade tem a reprodução de obras, como ‘A Leiteira’ e ‘O Filho do Homem’ (ao lado); veja fotos.

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E mais...

EDIÇÃO COMPLETA

Vídeos, Fotos e Links...

Clicar abaixo:

www.foconapolitica.com.br