22 de setembro, terça-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


Jair Bolsonaro abre a Assembleia Geral da ONU. O governo informou que 149 peritos do INSS retornaram ao trabalho e prevê mais profissionais trabalhando hoje. A Justiça aprovou reajuste de 2,6% para os funcionários dos Correios e decidiu que os trabalhadores devem retomar as atividades. A primavera promete chuva para boa parte do Pantanal e outras regiões do país. Cientistas brasileiros estimam que a imunidade de rebanho contra a Covid-19 foi alcançada em Manaus. Mas a Europa anda assustada com uma nova onda do coronavírus. Em entrevista ao G1, socialite Paris Hilton fala que “não precisa mais se provar”.

Assembleia Geral da ONU

Jair Bolsonaro irá abrir a Assembleia Geral da ONU — Foto: Reuters
Jair Bolsonaro irá abrir a Assembleia Geral da ONU — Foto: Reuters

No ano em que comemora 75 anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza pela primeira vez em sua história uma Assembleia Geral virtual. Líderes de todo o mundo não estarão reunidos em Nova York, como tradicionalmente, mas discursam em vídeos pré-gravados.

O primeiro a falar é o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, às 10 horas. O chefe de estado do Brasil abre o debate geral desde 1947. Em um momento de críticas internacionais à política ambiental no Brasil, com aumento nos registros de queimadas na Amazônia e no Pantanal, o discurso de Bolsonaro deve tratar da questão ambiental.

Bolsonaro será seguido pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Ainda no período da manhã, irão se pronunciar os presidentes da China, Xi Jinping; Cuba, Miguel Diaz Canel; Rússia, Vladimir Putin; Irã, Hassan Rouhani; e França, Emmanuel Macron.

Perícia do INSS

O governo informou que 149 peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retornaram ao trabalho ontem, e que foram feitas 1.376 perícias presenciais, em 57 das 100 agências que estavam abertas.

Ao todo, o INSS tem 3,5 mil peritos, mas nem todas as agências estão liberadas para o retorno desses profissionais – e parte deve seguir em trabalho remoto.

O país tem cerca de 1,5 milhão de processos na fila, incluindo 790.390 que aguardam perícia médica. E a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) divulgou lista com 87 agências consideradas aprovadas para retorno dos peritos médicos.

Correios

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou reajuste de 2,6% para os funcionários dos Correios e decidiu que os trabalhadores devem retomar as atividades. Se os funcionários não retornarem aos postos, a categoria fica sujeita a multa diária de R$ 100 mil. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT) agendou assembleias com os sindicatos filiados e com os profissionais da categoria.

Primavera

A primavera deve trazer chuva para o Pantanal e também para o restante do país, exceto para o Nordeste . Estação no Hemisfério Sul começa às 10h31 desta terça e termina em 21 de dezembro às 7h02. Veja previsão para todas as regiões do país.

Pandemia no Brasil

O Brasil registra 137.367 mortes e 4.560.361 casos confirmados de Covid-19. Com isso, a média móvel de novos óbitos nos últimos 7 dias foi de 748 – primeiro crescimento de mortes desde 10 de agosto.

  • MÉDIA MÓVEL: veja como estão os casos e mortes no seu estado
  • PANDEMIA NAS CIDADES: consulte casos e mortes por município

Imunidade de rebanho

Cientistas brasileiros estimam que a imunidade de rebanho contra a Covid-19 foi alcançada em Manaus, que pode ter até 66% da sua população infectada pelo Sars-Cov-2. A pesquisa avaliou a presença de anticorpos em mais de 6,3 mil amostras retiradas de bancos de sangue. O artigo foi publicado como prévia em uma plataforma que reúne pesquisas ainda não divulgadas em revistas científicas, ou seja, que ainda não foram revisadas por outros cientistas.

Acareação

Flávio Bolsonaro não comparece a acareação com Paulo Marinho
VÍDEO  www.foconapolitica.com.br

 

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) não compareceu a uma acareação com o empresário Paulo Marinho, sobre o suposto vazamento da Operação Furna da Onça, em 2018. Em nota, informou que a “ausência se deveu a compromissos da sua agenda oficial, que o fizeram estar no Amazonas”.

Pouco depois das 15h, ele postou foto com um apresentador de TV em Manaus. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra ele, o irmão e deputado federal Eduardo Bolsonaro e a equipe do programa cantando em coro uma música crítica a “maconheiros”.

Covid volta a assombrar a Europa

Episódio debate uma nova onda de coronavírus na Europa, o que obriga um novo distanciamento social em algumas regiões, como a capital da Espanha. No Reino Unido as autoridades de saúde alertam para um nível crítico.

Paris Hilton

A socialite Paris Hilton  — Foto: Geoff Robins / AFP Photo
A socialite Paris Hilton — Foto: Geoff Robins / AFP Photo

Paris Hilton decidiu, aos 39 anos, que era hora de mudar imagem construída ao longo dos últimos 20 anos. “This is Paris”, documentário lançado neste mês no YouTube, mostra uma rotina de viagens exaustivas, brigas familiares e momentos de vulnerabilidade. Em entrevista ao G1, a socialite fala que “não precisa mais se provar”.

Curtas e rápidas:

  • Auxílio emergencial: saques e transferências são liberados para mais 3,6 milhões nesta terça
  • Empresárias faturam com a entrega de comida em casa durante a pandemia
  • Justiça condena RJ a pagar indenização de R$ 120 mil a PM por falta de capacete em operação na Mangueira
  • Hyundai HB20 Sense: primeiras impressões

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E mais...

EDIÇÃO COMPLETA

Vídeos, Fotos e Links...

Clicar abaixo: 

www.foconapolitica.com.br