Sexta-feira, 11 de setembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


O Brasil ultrapassa a marca de 130 mil mortos pelo coronavírus. O ministro do STF Celso de Mello determina que o presidente Jair Bolsonaro preste depoimento presencialmente sobre a suposta interferência na Polícia Federal. No Rio de Janeiro, a ex-deputada federal Cristiane Brasil e o secretário de Educação, Pedro Fernandes, são presos em operação anticorrupção. E a Justiça diz que o prefeito Marcelo Crivella protagonizava esquema ‘gigantesco’ de corrupção.

Depoimento presencial

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, determinou que Bolsonaro preste depoimento pessoalmente à Polícia Federal no inquérito que apura a suposta interferência no órgão. Mello negou o pedido do presidente para responder às perguntas por escrito. Na decisão, o ministro afirma que o depoimento presencial só é permitido aos chefes dos Três Poderes da República que figurem como testemunhas ou vítimas, e não quando estiverem na condição de investigados ou de réus. Nesta tarde, Bolsonaro se reuniu com o advogado-geral da União, José Levi, para avaliar se deve recorrer do entendimento de Celso de Mello.

Pandemia no Brasil

Mais de 130 mil brasileiros perderam a vida por causa da Covid-19. Os dados do consórcio de veículos de imprensa desta sexta mostram que quatro estados aparecem com alta de óbitos: Acre, Pará, Roraima e Ceará. Nas últimas 24 horas, mais 899 vítimas foram registradas. Com isso, a média móvel é de 699 na última semana. Veja como estão os casos e mortes no seu estado.

Retomada das atividades

Pela 1ª vez, São Paulo tem todas as cidades na fase que libera o funcionamento de bares, restaurantes, comércio e outras atividades não essenciais. Franca e Ribeirão Preto eram as únicas regiões na categoria laranja e passaram para a amarela nesta sexta. Segundo o governo do estado, para que as regiões evoluam para a fase verde — em que são permitidos eventos, convenções e atividades culturais com público em pé — é necessário uma estabilidade de 28 dias na amarela. Entenda.

Reconhecimento

A IBC, mais influente convenção da indústria de mídia, entretenimento e tecnologia no mundo, homenageou o jornalismo feito por TVs na cobertura da pandemia com a entrega do prêmio International Honour for Excellence. Em 2020, a organização decidiu entregar o prêmio para as emissoras em conjunto, e o Grupo Globo está entre as empresas de mídia escolhidas para representar a excelência jornalística na cobertura do coronavírus.

Crivella investigado

No despacho que permitiu a operação de buscas e apreensão envolvendo Marcelo Crivella, a desembargadora do caso afirmou que o prefeito do Rio e o empresário Rafael Alves eram protagonistas de um esquema “gigantesco” de corrupção. Segundo a Justiça, a ‘subserviência do prefeito’ a Rafael Alves era ‘assustadora’. Eles negam acusações.

Suspeita de corrupção

ex-deputada federal Cristiane Brasil se apresentou à Polícia Civil do Rio nesta sexta. Havia um mandado de prisão contra ela na Operação Catarata, que investiga supostos desvios em contratos de assistência social. O esquema teria desviado R$ 30 milhões dos cofres públicos entre 2013 e 2018. Filha do deputador Roberto Jefferson, Cristiane diz que é vítima de ‘perseguição política’. Mais cedo, o secretário de Educação do estado do RJ, Pedro Fernandes, foi preso. Ele apresentou um exame positivo de Covid, o que transformou a prisão preventiva em domiciliar. O secretário se diz ‘indignado’.

Desmatamento

A Amazônia teve 1.359 km² sob alerta de desmatamento em agosto, apontam dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). A área, com cerca de 300 km² a mais do que a cidade de Belém, é a segunda maior em cinco anos. Já o Cerrado teve 189 km² da região sob alerta, o menor número desde 2018. O mês passado marca o início da temporada de medições de desmatamento nos biomas brasileiros.

11 de setembro

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o candidato democrata Joe Biden participaram nesta sexta de cerimônias em homenagens às vítimas do 11 de setembro. Ambos visitaram, separadamente, o campo da Pensilvânia, onde um dos aviões sequestrados caiu em 2001. Quase 3 mil pessoas morreram nos ataques terroristas que derrubaram as Torres Gêmeas e atingiram o Pentágono.

Agora é Assim?

O microbiologista Atila Iamarino e a infectologista Mirian Dal Ben debateram quais são as mudanças definitivas da Covid-19 no dia a dia dos brasileiros na live “Agora é Assim?”. Eles falaram sobre como a situação da pandemia está mais controlada, mas reforçaram a importância de manter as medidas de cuidado e redução de riscos. Afirmaram que é possível receber amigos em casa, até como parte de um reforço para a saúde mental e emocional, mas que é bom limitar o convívio a pequenos grupos constantes. Reveja aqui.

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil


www.abracambrasil.org.br
www.abracambrasil.org.br
www.abracambrasil.org.br

E MAIS...

VÍDEOS, FOTOS E LINKS E MAIS NOTÍCIAS...

CLICAR ABAIXO: Edição Completa

www.foconapolitica.com.br