Quarta-feira, 9 de setembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília


arroz mais caro no prato do brasileiro engorda a inflação dos alimentos. E o governo decide zerar o imposto de importação até o fim do ano. A Lava Jato mira advogados por supostos desvios de mais de R$ 150 milhões. E áudios revelam que Trump admitiu a jornalista sobre a gravidade da Covid-19, mas decidiu minimizar os riscos para a população. E o que se sabe até agora sobre a pausa nos testes da vacina de Oxford.

Prato mais caro

O preço dos alimentos foi destaque para a alta de 0,24% na inflação oficial do país em agosto. A alta não tem apenas um alimento responsável, pois a maioria deles está com preços recordes no campo. Mas 2 deles chamaram a atenção nos últimos dias: o arroz, com valorização de 19,2% no ano, e o óleo de soja, que subiu 18,6%. Entre os motivos estão o dólar alto e o estímulo do consumo com o auxílio emergencial. Entenda aqui.

Diante dessa disparada nos preços, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou o imposto para importação de até 400 mil toneladas de arroz até o fim do ano. A alta na cesta básica tem preocupado o governo, e Bolsonaro se reuniu com o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto, para discutir o assunto. Segundo ele, os supermercados não são ‘vilões’. O Ministério da Justiça pediu mais explicações.

Saiba mais… www.abracambrasil.org.br

Testes pausados

Em reunião com investidores, o presidente do laboratório AstraZeneca, Pascal Soriot, deu mais detalhes sobre a suspensão dos testes da vacina contra a Covid. Uma voluntária apresentou sintomas neurológicos que podem estar vinculados a uma inflamação rara da medula, conhecida como mielite transversa. Soriot afirmou que o diagnóstico ainda não foi confirmado, e que a voluntária deve ter alta nesta quarta.

  • Por que estudo foi suspenso? Quando retorna? Veja perguntas e respostas

Hoje, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elogiou a decisão de pausar os testes da vacina da AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, e declarou que a ‘segurança é o foco’. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nenhum voluntário brasileiro apresentou ‘eventos adversos’ nos testes realizados no país.

  • Reação pode não estar ligada à vacina, diz infectologista

Ele sabia

Áudios de entrevistas de Donald Trump ao jornalista Bob Woodward mostram que o presidente dos EUA sabia da gravidade do coronavírus e decidiu minimizar os riscos para a população. As gravações foram feitas em fevereiro e divulgadas hoje. As revelações estão em um livro que o jornalista escreveu. Na época, Trump insistia diante das câmeras que o vírus estava sob controle nos EUA, e que a Covid não era mais grave do que gripes sazonais.

  • SANDRA COHEN: Trump manobra para se livrar de mais uma acusação de estupro
  • Pesquisa: Trump está 12 pontos atrás de Biden nas intenções de voto

Pandemia no Brasil

O Brasil voltou a ter mais de mil mortes por coronavírus em 24 horas. De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, foram 1.136 óbitos, e o total desde o início da pandemia chega a 128.653. Mesmo assim, o país segue em tendência de queda considerando a média móvel. No mundo, o número de mortos pela doença passou de 900 mil.

Lava Jato

Os advogados Frederick Wassef, Ana Tereza Basílio e Cristiano Zanin e Roberto Teixeira foram alvos de nova fase da Lava Jato nesta quarta. Eles já representaram, respectivamente, a família Bolsonaro; o governador afastado do Rio, Wilson Witzel; e o ex-presidente Lula.

A força-tarefa investiga desvios de mais de R$ 150 milhões no Sistema S — que engloba Fecomércio, Sesc e Senac — por escritórios de advocacia no Rio e em São Paulo. A polícia cumpriu 50 mandados de busca e apreensão, e 26 alvos viraram réus. A ação foi vista pela OAB como ‘uma clara iniciativa de criminalização da advocacia brasileira’. Bolsonaro, Lula e Witzel não são investigados na operação.

  • Eduardo Cunha é condenado pela 2ª vez
  • PGR prorroga Lava Jato no Paraná até janeiro de 2021

Tragédia no Ninho do Urubu

Documentos e mensagens revelam que o Flamengo foi alertado sobre a situação de ‘grande risco’ no alojamento nove meses antes do incêndio que matou dez atletas da base, em fevereiro de 2019. A documentação consta no processo que corre na Justiça do RJ. Em um e-mail de 11 de maio de 2018, os responsáveis pela administração do centro de treinamento receberam um relatório feito por um técnico contratado pelo time que apontava problemas em vários itens do sistema elétrico.

Pantanal em chamas

Incêndios atingem o Pantanal de Mato Grosso há mais de um mês — Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Incêndios atingem o Pantanal de Mato Grosso há mais de um mês — Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

A área queimada no Pantanal em 2020 já passa de 2 milhões de hectares, tamanho equivalente a quase 10 vezes as cidades de São Paulo e Rio juntas, segundo dados do Prevfogo, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos incêndios florestais do Ibama. O Pantanal é o bioma brasileiro mais afetado pelas queimadas proporcionalmente, mas em Mato Grosso os incêndios estão espalhados por todo o estado.

  • Onça-pintada ferida em incêndio no Pantanal volta a caminhar

Geração 2000

Agnes Nunes — Foto: Reprodução/Instagram/Agnes Nunes
Agnes Nunes — Foto: Reprodução/Instagram/Agnes Nunes

Parece que foi ontem. Mas enquanto você dançava ‘Hey Ya!’ nas festinhas ou ouvia ‘Velha Infância’ pensando no crush no mp3 player, nascia uma nova geração da música brasileira. O G1 mostra os bastidores e a carreira de artistas nascidos nos anos 2000, como a cantora Agnes Nunes, que busca uma ‘estética diferenciada’ em clipes ao misturar MPB e R&B. A jovem conta que começou a gravar vídeos pelo celular em Campina Grande (PB) como forma de esquecer do racismo que sofria a caminho da escola. Os vídeos viralizaram e cantores como Iza e Caetano Veloso começaram a seguir Agnes nas redes sociais.

Mudança no Oscar

Mais diversidade no cinema. Para concorrer ao Oscar de melhor filme a partir de 2024, as produtoras terão que cumprir novos critérios de inclusão dentro e fora das telas. As exigências serão observadas através de fiscalizações das gravações e do diálogo entre a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos e cineastas e distribuidoras. Conheça os critérios.


Saiba mais…  www.abracambrasil.org.br

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E MAIS...

CLICAR ABAIXO:

Edição Completa

COM VÍDEOS, FOTOS E LINKS E MAIS NOTÍCIAS...

www.foconapolitica.com.br