Veja o que se sabe até agora sobre o rompimento das barragens

incidente-brumadinho-v6.jpg

RESUMO

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu nesta sexta, em Brumadinho, Região Metropolitana de BH. Há 4 feridos e 200 desaparecidos.

A Vale informou que o rompimento ocorreu no início da tarde de hoje, na Mina Feijão e que há possibilidade de vítimas.

Imagens aéreas mostram que um mar de lama destruiu casas da região do Córrego do Feijão.

Rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Cidades à margem do Rio Paraopeba temem contaminação.

Governo montou gabinete de crise, e 3 ministros estão a caminho; Bolsonaro também quer ir ao local.

As barragens 1 e 6 ficam próximas. A estrutura da 1, utilizada para disposição de rejeitos, foi construída em 1976 e tem volume de 12 milhões de metros cúbicos.

Já a barragem 6 é usada para recirculação de água e contenção de rejeitos em eventos de emergência. Foi construída em 1998, e tem cerca de 1 milhão de metros cúbicos.

O Ibama disse à Globonews que o volume de rejeitos que vazou no rompimento desta sexta-feira (25) é de 1 milhão de metros cúbicos (50 vezes menor que na tragédia de Mariana, em 2015).

Segundo a Vale, os rejeitos atingiram a área administrativa e parte da comunidade da Vila Ferteco.

Até a tarde desta sexta, quatro feridos haviam sido resgatados em helicópteros e os bombeiros contabilizavam cerca de 200 desaparecidos.

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão no local; cinco helicópteros resgatam pessoas ilhadas em diversos pontos;

Ao menos seis prefeituras emitiram alerta para que população se mantenha longe do leito do Rio Paraopeba, pois o nível pode subir. Às 15h50, os rejeitos atingiram o rio;

Rodovia estadual que leva a Brumadinho está fechada;

Governo montou gabinete de crise, e 3 ministros estão a caminho; Bolsonaro também quer ir ao local.

Por precaução, o Instituto Inhotim está retirando funcionários e visitantes do local.

REPERCUSSÃO

Jair Bolsonaro, presidente, no Twitter

"Lamento o ocorrido em Brumadinho-MG. Determinei o deslocamento dos Ministros do Desenvolvimento Regional e Minas e Energia, bem como nosso Secretario Nacional de Defesa Civil para a Região. Nossa maior preocupação neste momento é atender eventuais vítimas desta grave tragédia. O Ministro do Meio Ambiente também está a caminho. Todas as providências cabíveis estão sendo tomadas."

Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, no Twitter

"Acompanho com perplexidade a situação dos moradores de Brumadinho (MG). Coloquei o Ministério à disposição de todas as autoridades federais e faço o mesmo com relação aos governos estadual e municipal. O momento é de dar total assistência aos atingidos."

Greenpeace, ONG, no Twitter

"É com tristeza e revolta que estamos acompanhando o desastre em Brumadinho esta tarde, por conta do rompimento da barragem de rejeitos da Vale. Uma equipe do Greenpeace seguirá para o local e em breve compartilharemos mais informações com vocês."

SOS Mata Atlântica, ONG, no Twitter

"Toda nossa solidariedade aos atingidos e aos moradores de Brumadinho, na bacia do rio Paraopeba, que é formadora do Rio São Francisco. Vamos acompanhar de perto mais essa tragédia anunciada. Isso é muito triste. Os responsáveis não podem ficar impunes!"

Com informações do G1

FOTO1-~1.JPGBarragem I – Mina Córrego do Feijão — Foto Reprodução.jpgImagem aérea mostra destruição após rompimento de barragem da Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG) — Foto DivulgaçãoPolícia Milita.jpg