Quinta-feira, 3 de setembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


reforma trabalhista chega ao Congresso. A proposta do governo para mudar as regras do serviço público tira a estabilidade de futuros servidores. Novas normas restringem quem pode receber o auxílio emergencial. Vereadores do Rio livram Crivella do processo de impeachment. E mais um caso chocante de brutalidade policial contra um homem negro causa revolta nos EUA.

Reforma no serviço público

A reforma administrativa proposta pela governo chegou ao Congresso hoje. As mudanças, se aprovadas, valerão só para futuros contratados. O texto cria 5 perfis de funcionário, prevê fim da estabilidade e atinge os três poderes, incluindo estados e municípios. Entenda em detalhes aqui.

Crivella se salva

Por 25 votos a 23, os vereadores do Rio de Janeiro decidiram barrar o processo de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos). O pedido foi motivado pelo caso dos ‘guardiões’, assessores que constrangiam repórteres e pacientes em hospitais. As discussões duraram quase quatro horas, em uma sessão híbrida (presencial e remota). No total, a Câmara tem 51 vereadores e a votação se deu por maioria simples: para aprovação, bastava a maioria dos votos dos parlamentares presentes. Veja voto a voto.

Brutalidade policial

Mais um caso de violência policial contra um homem negro veio à tona e engrossou revolta nos EUA. O caso de Daniel Prude aconteceu em março, em Rochester (NY), mas o vídeo só foi divulgado agora. A polícia foi acionada pela própria família da vítima, que buscou ajuda por supostos problemas mentais de Prude. As imagens mostram o momento em que os oficiais colocam um capuz na cabeça dele, que morreu asfixiado. Só hoje, após a repercussão do vídeo, a prefeita de Rochester anunciou a suspensão dos policiais envolvidos.

Monitor da violência

O número de pessoas mortas pela polícia aumentou 7% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. Foram registradas 3.148 vítimas em 2020, contra 2.934 em 2019. Os casos de policiais que morreram em serviço e fora dele também cresceram: foram 103, contra 83 no ano passado. Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo G1 com base em 25 estados (menos GO) e no DF.

O levantamento também mostra que quase metade dos estados não divulga as raças das vítimas. Os dados disponíveis apontam que mais de 75% são negras.

Dados da Covid

O Brasil se aproxima de 125 mil mortes por Covid, sendo que nas últimas 24 horas foram registrados 830 óbitos. Com isso, a média móvel é de 858 óbitos. Em casos confirmados, já são 4.046.150 brasileiros infectados desde o começo da pandemia. Dois estados apresentaram alta de mortes: Amazonas e Tocantins.

Novas regras do auxílio

O auxílio emergencial terá novas regras para o pagamento das parcelas de R$ 300 por mais quatro meses. Publicada nesta quinta no Diário Oficial, a Medida Provisória proíbe que presos em regime fechado — que chegaram a receber parcelas de R$ 600 antes de serem excluídos do programa —, moradores no exterior e alguns dependentes recebam o valor, entre outras restrições. O texto também não prevê reabertura de inscrições para o programa.

Com informações da Agências Brasil,Câmara e Senado, G1 e Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E MAIS...

CLICAR ABAIXO: Edição Completa

COM VÍDEOS, FOTOS E LINKS E MAIS NOTÍCIAS...

www.foconapolitica.com.br