28 de agosto, sexta-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


afastamento de Witzel do cargo. O Auxílio emergencial vai ganhar sobrevida? O Renda Brasil vai sair do papel? Shinzo Abe anuncia que vai renunciar ao cargo de premiê no Japão. Donald Trump inicia sua corrida à releição atacando o adversário Joe Biden e a China. A NBA contra o racismo nos EUA. É possível ganhar dormindo“Katypédia” e as lives de hoje.

Witzel afastado do cargo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou nesta sexta-feira (28) o afastamento imediato do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), do cargo e prendeu o Pastor Everaldo, presidente do PSC e ex-candidato à Presidência da República.

Não há ordem de prisão contra o governador. Em nota, a defesa de Witzel diz que recebeu o afastamento “com grande surpresa”, que decisão é “monocrática” e que tomará as “medidas cabíveis”.

O STJ também expediu mandados de prisão contra Lucas Tristão, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, e Sebastião Gothardo Netto, médico e ex-prefeito de Volta Redonda.

Há ainda mandados de busca e apreensão: contra a primeira-dama, Helena Witzel, no Palácio Laranjeiras; André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa (Alerj); e desembargador Marcos Pinto da Cruz.

A ordem de afastamento e os mandados de prisão decorrem das investigações das operações Favorito e Placebo e da delação premiada de Edmar Santos, ex-secretário de Saúde.

Acompanhe na GloboNews as últimas notícias e análises sobre o afastamento de Witzel.

Auxílio emergencial e Renda Brasil

A Caixa começa a pagar hoje a última das cinco parcelas do auxílio emergencial já aprovadas pelo governo. O benefício, no entanto, pode ganhar sobrevida: na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a ajuda será estendida até dezembro e a expectativa é de um anúncio sobre o tema nesta sexta.

O valor do benefício, no entanto, não foi oficialmente definido. O colunista Gerson Camarotti afirma que a equipe econômica do governo chegou aos R$ 300 pedidos pelo presidente.

Com a discussão ainda em andamento, o anúncio do programa Renda Brasil – inicialmente previsto para hoje – foi adiado. A discussão sobre o tema deixa claro que a criação do novo programa causa desgaste com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Premiê japonês vai deixar o cargo

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, durante uma coletiva de imprensa na residência oficial do premiê em Tóquio — Foto: Franck Robichon / AP Photo
O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, durante uma coletiva de imprensa na residência oficial do premiê em Tóquio — Foto: Franck Robichon / AP Photo

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, confirmou sua intenção de renunciar ao cargo por motivos de saúde. O premiê, porém, não informou a data em que deixará o governo.

“Minhas condições de saúde não são perfeitas. Problemas de saúde podem levar a decisões políticas erradas … Decidi renunciar ao cargo de primeiro-ministro”, disse Abe em entrevista coletiva.

Eleições nos EUA

Presidente Donald Trump, fala na última noite da Convenção Nacional do Partido Republicano  — Foto: Evan Vucci / AP Photo
Presidente Donald Trump, fala na última noite da Convenção Nacional do Partido Republicano — Foto: Evan Vucci / AP Photo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fechou a Convenção Nacional do Partido Republicano. Seu discurso abriu a corrida à Casa Branca, com as eleições americanas marcadas para novembro. Ele criticou o democrata e adversário Joe Biden, a quem chamou de “fraco” e “made in China”.

Trump afirmou que a eleição “será a mais importante da história dos EUA” e que “nunca antes os eleitores encontraram uma escolha clara entre dois partidos, duas visões, duas filosofias e duas agendas”.

O bilionário voltou a subir o tom com a China. Disse que o país asiático terá que se responsabilizar pela pandemia. Ele também discorreu sobre outros temas, entre os quais, emprego, muro na fronteira com o México, pandemia, vacina, armas e criticou a violência dos manifestantes nos recentes protestos antirraciais.

  • Do lado de fora do evento republicano, manifestantes pediram saída de Trump
  • VÍDEOS: Trump fala em ‘vírus chinês’ e promete vacina ‘em tempo recorde’
  • Eleições nos EUA: entenda como funciona a escolha do presidente pelo colégio eleitoral

Perda de vegetação

O uso da terra para a agropecuária foi responsável por 90% da perda de vegetação natural do Brasil. Os dados, contabilizados entre 1985 e 2019, são monitorados pelo Mapbiomas, um projeto que envolve ONGs, universidades e empresas de tecnologia. Veja o levantamento.

Avanço da pandemia

O Brasil atingiu 118.743 mortes e 3.765.011 casos confirmados de Covid. A média móvel de novos óbitos nos últimos 7 dias foi de 900 vítimas, a média mais baixa desde 22 de maio.

  • MÉDIA MÓVEL: veja como estão os casos e mortes no seu estado
  • PANDEMIA NAS CIDADES: consulte casos e mortes em cada município do Brasil

Adoção em meio à pandemia

O número de adoções de crianças e adolescentes no Brasil no 1º semestre deste ano caiu pela metade em meio à pandemia do novo coronavírus. É o que mostram dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento obtidos com exclusividade pelo G1.

Órfãos da Covid

Filhos relatam como encaram o luto meses depois da morte de parentes. G1 conversou com famílias que tiveram perdas durante a pandemia. Grupo com dezenas de voluntários ajuda parentes enlutados pelo país.

Educação

As ações para conter o abandono dos estudos e a evasão das escolas públicas ainda são raras nas secretarias de ensino, aponta um levantamento feito em 20 redes públicas. Os dados apontam que, em geral, os únicos responsáveis para conter a fuga dos alunos são os gestores das escolas e os professores.

Pânico no Rio

O traficante Cosme Roberto dos Santos, o Macumba, preso até agosto do ano passado, é apontado pela polícia como um dos chefes da invasão ao Complexo de favelas do São Carlos, na Região Central do Rio de Janeiro. Em 2019, o criminoso progrediu de regime e foi autorizado pela Justiça a sair da prisão para trabalhar. Ele chegou a ser contratado, mas não foi nem um dia ao trabalho.

A invasão ao conjunto de favelas levou pânico e mortes ao São Carlos e a bairros próximos. O confronto, que começou na quarta-feira (26), durou mais de 24 horas e terminou com cinco mortos.

O Assunto

O histórico boicote da NBA contra o racismo. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com o comentarista Guga Chacra e com repórter Guilherme Roseguini, ambos baseados em Nova York. Guga explica como essas manifestações compõem a agenda da campanha eleitoral americana. Guilherme resgata o único boicote anterior na NBA, protagonizado pelo lendário pivô Bill Russell, do Boston Celtics, em 1961.

O podcast O Assunto completou um ano. Desde sua estreia, em 26 de agosto de 2019, forma mais de 33 milhões de downloads. São 261 episódios, mais de 105 horas de programa e mais de 360 convidados. Ouça hoje - pela primeira vez ou de novo - 12 episódios sobre Meio Ambiente.

Dose certa contra o câncer

Aparelho é composto por um sistema de iluminação com 16 leds controlados individualmente — Foto: Divulgação
Aparelho é composto por um sistema de iluminação com 16 leds controlados individualmente — Foto: Divulgação

A USP desenvolveu aparelho para paciente com câncer calcular dose de remédio e evitar efeito colateral. O dispositivo indica a dose de luz e a quantidade de medicamentos necessários para matar células cancerígenas.

Ganhe dormindo

Brasileiro transmite noite de sono com boneco Chucky no TikTok — Foto: Reprodução / TikTok
Brasileiro transmite noite de sono com boneco Chucky no TikTok — Foto: Reprodução / TikTok

Por que as pessoas estão transmitindo suas horas de sono em lives nas redes sociais? Usuários dormindo por horas a fio têm se destacado no algoritmo das plataformas. Eles dizem que sonecas aumentam engajamento, atraem seguidores e podem até render dinheiro.

“Katypédia”

G1 analisa todas as eras de Katy Perry até chegar ao novo “Smile”. “Enciclopédia” dos discos da cantora compara teor das letras, dançabilidade e sentimentos mais comuns em cada música em duas décadas, do romantismo ao deboche. Entenda em gráficos.

Lives e drive-in

Tássia Reis, Day e Lara e Teresa Cristina fazem shows online hoje. Veja a lista completa das apresentações. No Rio, os eventos drive-in irão atender a diversos públicos, com jogos de futebol, filmes, shows e até apresentação de humorista. Veja a programação.

  • Museu do Amanhã reabre ao público em setembro com novos protocolos; venda de ingressos só pela internet

Curtas e Rápidas:

  • Pesquisa mostra desafios do home office para CLTs e freelancers
  • 21 empresas abrem vagas de emprego no país; veja lista
  • ‘Vergonha pra mídia 2’ busca repetir fenômeno que uniu funk a rap de protesto
  • Versão para PCD do Volkswagen T-Cross perde rodas de liga leve, central multimídia e até emblema na linha 2021
  • Cientistas descobrem embrião preservado de dinossauro que viveu há 80 milhões de anos

Com informações da Agências Brasil,Câmara e Senado, G1 e Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E MAIS...

CLICAR ABAIXO: Edição Completa COM VÍDEOS, FOTOS E LINKS E MAIS NOTÍCIAS...

www.foconapolitica.com.br

Chamada_2_do_Curso_Abracam_Setembro_2020.JPG

FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

https://www.abracambrasil.org.br/component/smarteventos/evento/26