26 de agosto, quarta-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


tombo da economia do Brasil será enorme, mas ainda assim será menor do que o da maioria dos países da zona do euro e de outros países da América Latina. Exclusivo: a demanda de água potável pode aumentar quase 80% até 2040. O avanço da pandemia no país seis meses após o primeiro registro do novo coronavírus por aqui. O Assunto, que está completando um ano, debate sobre a facilidade de ter uma arma. Marzy Teixeira da Silva, filha da deputada federal Flordelis, ganhou da mãe uma missão: contratar alguém para matar o pastor Anderson do Carmo. Hoje tem futebol, com rodada do Brasileirão e decisões no RS e MG.

PIB do Brasil

Apesar da projeção de tombo recorde no 2º trimestre, a queda do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil será menor do que o da maioria das economias da zona do euro e de outros países da América Latina como México, Colômbia, Chile e Peru. O dado oficial da economia brasileira, que será divulgado no dia 1º, deve mostrar uma contração de até 10%, índice menor que o desempenho das maiores economias do mundo, pois em 18 países a queda no 2º trimestre foi superior a 10%. A recuperação por aqui, no entanto, ainda será lenta.

Exclusivo: abastecimento de água

A demanda de água potável no Brasil pode aumentar quase 80% até 2040 diante de mudanças econômicas, demográficas e climáticas. É o que aponta um estudo do Instituto Trata Brasil com a Ex Ante Consultoria e obtido com exclusividade pelo G1. O governo vai ter que se planejar para atender a população de forma eficiente e sustentável.

O avanço da pandemia

São Paulo completa hoje seis meses do primeiro caso de coronavírus no Brasil. Na ocasião, o homem de 61 anos, que mora na capital paulista, fez uma viagem para a Itália entre 9 e 21 de fevereiro. Desde então, os números da doença só cresceram no estado e no Brasil, gerando reflexos no cotidiano da vida dos paulistanos e também de todos os brasileiros.

E, em meio a reabertura, a pandemia segue sem perspectiva de queda de novos registros. O país tem 116.692 mortes e 3.674.721 casos de Covid-19. A média móvel de novos óbitos no Brasil nos últimos 7 dias foi de 950. 5 estados apresentaram alta de mortes: RJ, GO, AP, TO e BA.

O Assunto

Ter armas de fogo se tornou mais fácil. Entenda no papo de Renata Lo Prete com a repórter do Fantástico Sônia Bridi, que detalha a autorização oficializada pela PF para a compra de até quatro armas por pessoa, e com Carolina Ricardo, diretora executiva do Instituto Sou da Paz.

O Assunto completa um ano. Desde sua estreia, em 26 de agosto de 2019, o programa superou 33 milhões de downloads. São 261 episódios, mais de 105 horas gravadas e mais de 360 convidados. Ontem, Lo Prete respondeu a perguntas dos ouvintes. Veja como foi.

“A multiplicidade e a pluralidade de vozes são sempre recomendáveis no jornalismo. Mas tornam-se imperativas quando a sociedade está tão polarizada, tão avessa ao contraditório”, escreve Renata Lo Prete.

Eleições no Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por 6 votos a 1, que a divisão de recursos de financiamento de campanhas e o tempo de propaganda no rádio e TV devem ser divididos proporcionalmente entre candidatos negros e brancos nas eleições. Entenda.

Fundeb

O Senado aprovou por unanimidade a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera regras e torna permanente o Fundeb – fundo que financia a educação básica. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), promulga a emenda esta manhã em sessão do Congresso. Mas para que serve o Fundeb e por que essa mudança é tão importante? Clique aqui e entenda.

Eleições nos EUA

A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, prestou homenagem às famílias afetadas pela pandemia do novo coronavírus no país durante seu discurso na segunda noite da Convenção Nacional do Partido Republicano. O secretário de Estado, Mike Pompeo, falou direto de Israel, onde está em uma missão oficial. Hoje, discursam o vice-presidente Mike Pence e a assessora de Donald Trump, Kellyanne Conway.

Mortes durante protestos

A cidade americana de Kenosha, no estado americano de Wisconsin, viveu mais uma madrugada, a terceira consecutiva, de protestos depois de uma violenta abordagem policial que deixou um homem negro gravemente ferido. A polícia afirmou que durante o ato desta quarta duas pessoas morreram baleadas e uma ficou ferida.

Caso Flordelis: ‘Barra pesada’

Marzy Teixeira da Silva, filha da deputada federal Flordelis, ganhou da mãe uma missão: contratar alguém para matar o pastor Anderson do Carmo. Segundo os investigadores, a parlamentar entendia que isso seria melhor do que se divorciar de Anderson do Carmo. Policiais descobriram que Marzy pesquisou no Google por termos que a levassem a alguém para executar o serviço:

  • “Assassino onde achar”
  • “Alguém da barra pesada”
  • “Barra pesada online”

Auxílio emergencial

5,7 milhões recebem o auxílio emergencial nesta quarta. Veja o calendário e tire dúvidas.

Mega-Sena

O concurso 2.293 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 47 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h, na cidade de São Paulo.

O preço da telona

Acha caro ir ao cinema? Entenda como se calcula o valor dos ingressos e a divisão da bilheteria.

Curtas e rápidas:

  • Peruanos dizem adeus a vítimas de Covid-19 em outdoors
  • Empresas adotam ponto digital para otimizar o trabalho em home office

Messi fora do Barcelona?

A notícia que mexeu com o mundo do futebol ontem foi a confirmação por parte da imprensa europeia de que Lionel Messi comunicou ao Barcelona que quer deixar o clube. Acompanhe hoje se o craque vai mesmo trocar de camisa.

Futebol

Brasileirão

  • 19 horas: São Paulo x Athletico-PR
  • 21h30: Corinthians x Fortaleza

Copa do Brasil

  • 16 horas: CRB x Cruzeiro
  • 19 horas: Paraná x Botafogo-RJ
  • 21h30: Vitória x Ceará
  • 21h30: Goiás x Vasco

E mais: Atlético-MG e Tombense iniciam hoje, às 21h30, a decisão do Campeonato Mineiro. O segundo jogo está marcado para domingo (30). E, no Rio Grande do Sul, Caxias e Grêmio também começam nesta noite, a partir das 21h30, a disputa pelo caneco estadual – a segunda partida também será no próximo domingo.

Com informações da Agências Brasil,Câmara e Senado, G1 e Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E MAIS...

CLICAR ABAIXO: Edição Completa NOTÍCIAS, FOTOS, VÍDEOS E LINKS

www.foconapolitica.com.br