25 de agosto, terça-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


A prisão do secretário de Saúde do Distrito Federal. A queda do número de mortos pela polícia no Rio de Janeiro após determinação do STF. A morte do jornalista Washington Novaes. Flávio Bolsonaro ainda mais complicado no caso das rachadinhas e O Assunto debate a proximidade dessas investigações do presidente Jair Bolsonaro. O Fundeb em votação no Senado. O crescimento das classes D e E. O caso da deputada Flordelis, que agora é ré pela morte do marido. E Trump esquenta as eleições no EUA.

Secretário de Saúde do DF preso

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, foi preso preventivamente na manhã desta terça-feira (25), em uma operação que investiga supostas irregularidades na compra de testes para detecção da Covid-19.

Mortes pela polícia no RJ

O número de pessoas mortas pela polícia caiu 76% no Rio de Janeiro depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu operações durante a pandemia da Covid-19. A determinação do ministro Edson Fachin, no dia 5 de junho, proibiu as ações das policias Militar e Civil. No último dia 17, o STF decidiu ampliar as restrições depois que a maioria dos ministros votou pela imposição de novas regras para a segurança pública do RJ.

Operação contra facção de SP

A Polícia Federal deflagrou a Operação Expurgo, contra a tentativa da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) de estabelecer uma base no Rio de Janeiro.

Morte de Washington Novaes

Washington Novaes e indígenas — Foto: Arquivo/TV Anhanguera

Washington Novaes e indígenas — Foto: Arquivo/TV Anhanguera

O jornalista Washington Novaes, de 86 anos, morreu, na noite de segunda-feira (24), após passar por uma cirurgia para a retirada de um tumor no intestino em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital goiana.

2 vezes com Covid

Um paciente na Holanda e outro na Bélgica foram reinfectados pelo novo coronavírus, o Sars-CoV-2. O relato dos dois casos europeus acontece um dia depois que cientistas de Hong Kong confirmaram o primeiro caso de reinfecção.

  • É possível pegar Covid-19 duas vezes? Veja perguntas e respostas
  • Reinfecção pelo coronavírus não parece ser comum, diz OMS

No Brasil, já são 115.476 mortes e 3.627.961 casos confirmados de Covid-19, aponta o balanço do consórcio de veículos de imprensa. Os óbitos estão subindo em cinco estados.

  • MÉDIA MÓVEL: veja como estão os casos e mortes no seu estado
  • PANDEMIA NAS CIDADES: consulte casos e mortes em cada município do Brasil

Contas, dinheiro ‘vivo’ e ‘rachadinha’

Uma análise dos extratos bancários da quebra de sigilo da loja de chocolates do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) mostra que o parlamentar fez retiradas, como sócio, nos mesmos dias em que a franquia recebeu depósitos em dinheiro vivo. Promotores indicam relação direta entre as contas bancárias do senador e esquema ilegal da “rachadinha”. Defesa nega irregularidade.

Casa Verde e Amarela

O presidente Jair Bolsonaro lança hoje um novo programa habitacional. Batizado de Casa Verde e Amarela, o programa irá substituir o Minha Casa Minha Vida e vai permitir a construção de cômodos, como banheiro, quarto, cozinha, com recursos públicos.

Fundeb

O Senado votará a proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumenta a participação da União no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e torna o fundo permanente. Senadores ouvidos pelo G1 disseram que a expectativa é aprovar o texto já em dois turnos hoje e sem mudanças ao conteúdo aprovado pela Câmara dos Deputados no mês passado.

  • Entenda o que é o Fundeb

Classes D e E vão crescer

A recessão provocada pela pandemia, que atingiu uma economia já fragilizada e com baixo crescimento, vai empurrar milhões para a camada social mais pobre do país: 3,8 milhões de domicílios devem passar a engrossar as classes D e E. Ao todo, serão cerca de 15 milhões de brasileiros.

Caso Flordelis

A deputada Perpetua Almeida (AC), líder do PCdoB, pediu ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que a própria mesa diretora da Casa tome a iniciativa de encaminhar ao Conselho de Ética o caso da deputada Flordelis (PSD-RJ), que se tornou ré em ação penal. A parlamentar é apontada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro como a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo. Outras 11 pessoas foram denunciadas pelo MP do Rio.

A deputada responderá pelos crimes de homicídio, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. Ela não foi presa em razão da imunidade parlamentar.

Segundo a investigação, o pastor sabia dos planos da família para tentar matá-lo. Houve ao menos oito tentativas frustradas, seis delas por envenenamento com arsênico ou cianeto. A família tentou ainda forjar dois latrocínios – roubo seguido de morte –, que acabaram não sendo levados adiante pela quadrilha.

O pastor escapou de uma emboscada anterior porque trocou de carro, diz testemunha. Flordelis chegou a combinar a morte dele até em troca de mensagens. A polícia recuperou textos que a deputada federal enviou a um dos filhos. Ela pede ajuda e sugere até simular um assalto.

“Até quando vamos ter que suportar esse traste?”‘

  • ‘1ª geração’ dos filhos de Flordelis comia melhor, indica investigação
  • Flordelis prometia vantagens financeiras para manipular filhos, aponta investigação
  • Veja a cronologia do caso

Eleições nos EUA: Trump oficializado

O Partido Republicano nomeou formalmente o presidente Donald Trump como candidato para um segundo mandato de quatro anos na Casa Branca. O bilionário fez um discurso com críticas aos seus rivais do Partido Democrata.

“Estão usando a Covid-19 para roubar as eleições”, afirmou Trump.

Com Trump confirmado, republicanos iniciaram sua convenção rotulando democratas de “radicais socialistas”. Noite teve ainda políticos leais a Trump, como a ex-embaixadora dos EUA na ONU Nikki Haley, e os advogados Mark e Patricia McCloskey que ameaçaram ativistas do Black Lives Matter com armas em St. Louis.

O Assunto: o risco Queiroz

A pergunta que tirou Jair Bolsonaro do sério se fundamenta na investigação do MP do Rio de Janeiro sobre o esquema de rachadinha na Alerj. Os extratos bancários de Fabrício Queiroz e de sua mulher, Márcia Aguiar, apontam repasses à conta da primeira-dama desde 2011, que totalizam R$ 89 mil. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com a repórter da TV Globo Fernanda Graell, que detalha todos os capítulos da investigação e mostra como diferentes fios dela se aproximam do presidente.

E mais: O podcast O Assunto completa 1 ano. Renata Lo Prete vai responder a sua pergunta e também contar um pouco dos bastidores do programa em uma live às 18h30. Participe!

Bebel Gilberto

Os últimos anos não foram fáceis para Bebel Gilberto. Primeiro, ela perdeu o grande amigo Mário Vaz de Mello, depois a mãe, Miúcha e, seis meses depois, se despediu do pai, João Gilberto. Ela lança o disco “Agora” e fala ao G1 que sente a presença dos pais. Leia a entrevista.

Curtas e rápidas:

  • Mais de 5 milhões de crianças de 0 a 3 anos precisam de creche no Brasil, aponta levantamento
  • Auxílio emergencial: 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família recebem a 5ª parcela nesta terça; veja o calendário
  • Presos perdem regime semiaberto após vazar foto tirada dentro de presídio no interior de SP

E MAIS...

CLICAR ABAIXO:

Edição Completa NOTÍCIAS, FOTOS, VÍDEOS E LINKS

https://foconapolitica.com.br/25-de-agosto-terca-feira-destaques-do-dia/

Com informações da Agências Brasil,Câmara e Senado, G1 e Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil